08/06/16

Vila de Baião - A Câmara Municipal de Baião promove, no próximo dia 9 de junho, uma atividade ambiental e educativa que consistirá no repovoamento dos rios Teixeira e Ovil com aproximadamente 4000 trutas.



«Rios do concelho de Baião repovoados com 4.000 trutas

A Câmara Municipal de Baião promove, no próximo dia 9 de junho, uma atividade ambiental e educativa que consistirá no repovoamento dos rios Teixeira e Ovil com aproximadamente 4000 trutas.

A iniciativa conta com o apoio de técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e com a participação de alunos dos três Agrupamentos de Escolas do concelho que irão ajudar a trazer novos habitantes aqueles dois afluentes do rio Douro. Esta jornada destina-se a assinalar o Dia do Ambiente cuja data oficial é o dia 5 de junho.

“Trata-se de uma iniciativa destinada a promover a qualidade ambiental de Baião, que é o concelho com maior percentagem de áreas verdes em todo o distrito do Porto, com perto de 60 por cento do território composto por espaços florestais”, refere o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Baião, Henrique Gaspar Ribeiro.

O autarca assinala, ainda, a importância do envolvimento das escolas na atividade: “As gerações mais novas são muito importantes na preservação da natureza e ao envolvê-los nestas iniciativas estamos a contribuir para que estejam mais atentos a estas questões”.

Os espécimes que serão trazidos pelos técnicos do ICNF pertencem à variante Truta-Fário e estão ainda em fase de crescimento, sendo designados “Alevins”. A Truta-Fário encontra-se, em Portugal, principalmente nos rios do Norte e Centro. Estes espécimes vivem em águas correntes, bem oxigenadas, límpidas e frescas.

No rio Teixeira o repovoamento com trutas terá lugar a partir das 10h00 e irá decorrer no lugar de Várzea (União de Freguesias de Teixeira e Teixeiró). Naquele momento estarão presentes os alunos do Agrupamento de Escolas de Sudeste de Baião.

No rio Ovil, mais concretamente na Praia Fluvial de Outoreça (União de Freguesias de Campelo e Ovil) o repovoamento terá lugar às 12h00 e contará com o apoio de alunos dos Agrupamentos de Escolas de Vale de Ovil e de Eiriz-Ancede.

Em 2010 e 2014 foram promovidas iniciativas deste género destinadas a aumentar o número de trutas nos rios de Baião. Estima-se que nessas ocasiões os rios Teixeira e Ovil tenham recebido 9000 trutas.

O dia será complementado com um almoço de convívio entre todos os participantes a ter lugar na Praia Fluvial de Outoreça, no qual os alunos baionenses terão jogos tradicionais ao seu dispor.» in http://www.averdade.com/2016/06/08/rios-do-concelho-de-baiao-foram-repovoados-com-4-000-trutas/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover