01/06/16

F.C. do Porto - Nuno Espírito Santo é o novo treinador do FC Porto, tendo rubricado um vínculo para as duas próximas temporadas.



«NUNO ESPÍRITO SANTO É O NOVO TREINADOR DO FC PORTO

Contrato que o liga aos Dragões é válido por duas temporadas.

Nuno Espírito Santo é o novo treinador do FC Porto, tendo rubricado um vínculo para as duas próximas temporadas. Nuno regressa aos Dragões depois de cinco anos como jogador, altura em que conquistou 13 troféus, com destaque para a Taça Intercontinental em Yokohama, em que defendeu a baliza inclusive no desempate por pontapés da grande penalidade. Rui Pedro Silva (adjunto), Rui Barros (adjunto), António Dias (preparador físico) e Rui Barbosa (treinador de guarda-redes) integram a equipa técnica liderada por Nuno Espírito Santo.

Foi em 2010, após ter deixado o FC Porto, que Nuno iniciou a carreira de treinador, primeiro como adjunto de Jesualdo Ferreira. Após dois anos ao serviço do Rio Ave, deixou Vila do Conde rumo à Liga espanhola, na qual orientou o Valência. Em 2014/15, o emblema che protagonizou uma excelente temporada e acabou o campeonato na quarta posição, garantindo assim a qualificação para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Neste mesmo play-off, o Valência eliminou o AS Monaco de Leonardo Jardim e garantiu um lugar na mais importante competição de clubes do Velho Continente. No que ao campeonato diz respeito, a boa campanha do Valência registou momentos de relevo, como as vitórias sobre Real Madrid e Atlético de Madrid.

A temporada de 2014/15 não correu tão bem como a anterior e, no final de novembro de 2015, após uma série de resultados menos positivos, Nuno Espírito Santo deixou o comando técnico do Valência e era um treinador livre desde então. Aos 42 anos, está de regresso a uma casa que conhece bem e abraça o desafio de lutar por títulos em Portugal, agora com uma perspetiva diferente do relvado. ADN Porto, já se sabe, é coisa que não lhe falta. A expressão “Somos Porto”, de resto, está intimamente ligada a Nuno Espírito Santo, que a utilizou pela primeira vez numa conferência de imprensa conduzida pelo próprio na qual o plantel do FC Porto se insurgiu contra os castigos aplicados a Hulk e Sapunaru, na sequência do célebre “Caso do Túnel” após um Benfica-FC Porto do campeonato 2009/10.

Nuno Espírito Santo foi jogador do FC Porto durante cinco épocas e meia, nas quais venceu as mais importantes competições: quatro Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal, três Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Nuno-Espirito-Santo-e-o-novo-treinador-do-FC-Porto.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário