06/08/11

Amarante - A procissão dos diabos é um cortejo que tem lugar no dia 24 de Agosto e que celebra o regresso dos “Diabos de Amarante”!



«Procissão dos diabos

procissão dos diabos é um cortejo que tem lugar no dia 24 de Agosto e que celebra o regresso dos “Diabos de Amarante” (um diabo e uma diaba) a Amarante.
Na segunda metade do século XIX os “Diabos de Amarante”, foram adquiridos por um inglês que os expôs, em 1889, na Feira Internacional de Paris. Depois de diversos esforços diplomáticos os diabos foram devolvidos e à sua chegada sendo recebidos em massa pela população local, desde então é feita uma procissão até ao Largo de São Gonçalo.
Os diabos durante as celebrações são transportados em andores, e no cortejo seguem mais de 300 mascarados de diabos e diabas com trajes vermelhos ou pretos, depois tem lugar o baile dos mafarricos, que termina , à meia-noite, com uma queimada.
O “Diabo” e a “Diaba”, são estátuas em madeira negra talhadas no século XIX. O casal de diabos existiu até 1809, no Mosteiro de São Gonçalo, e fazia parte do culto da fertilidade. Foram danificados pelos soldados franceses durante invasões, depois foram queimados e vestidos com roupas sacerdotais roubados ao Mosteiro. O “Diabo” foi castrado por ordem do Bispo de Braga. No dia 24 de agosto a população local acreditava que o diabo andava à solta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prociss%C3%A3o_dos_diabos


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover