29/07/10

Liga dos Campeões: S.C. Braga 3 vs Celtic 0 - Grande Braga, Grande Domingos Paciência!

«BRAGA: A SAGA CONTINUA

Guerreiros brilham na estreia para a Champions.

Aconteceu ontem, em Braga, com a equipa da casa a bater o Celtic de Glasgow, por 3-0, e a confirmar que mantém acesa a vitoriosa onda da temporada passada. Nada ainda está decidido, é verdade, mas um resultado destes, nos tempos que correm, não deixa de constituir margem folgada que concede as mais legítimas esperanças com vista à partida de "révanche".
Lembrarão os mais cépticos o que sucedeu ao Benfica - e logo por duas vezes - nos confrontos com estes católicos escoceses. Embora da primeira vez, só a profana moeda tenha decidido a questão. Num caso ou noutro, porém, o que ficou à vista foi a capacidade de transfiguração dos britânicos, enquanto anfitriões. Praticamente inexpugnáveis. O Braga, pois, que se cuide.
Ontem, é que não houve dúvidas. A equipa minhota foi sempre superior. Já o Celtic, optando por um equipamento à Abelha Maia (riscas horizontais amarelas e pretas), em vez das habituais e mais respeitáveis verdes e brancas, foi uma sombra daquilo que se lhe reconhece, descontado já o fulgor que o caracterizava nos seus tempos mais áureos e de maior familiaridade com os títulos.
Conseguiriam, ainda assim, os visitantes "empatar" o opositor, subscrevendo ambos um bocejante quarto de hora inicial, que fazia admitir um resultado afim e sem glória. Mas quando Paulo César, com um perigoso pontapé, pôs à prova o guardião Zaluska, tudo se modificou. O Braga passou a controlar o jogo, enervando o Celtic, que enveredou ainda mais pelo jogo duro e faltoso.
Tudo por força de um meio-campo muito mais esclarecido e povoado, a começar na experiência de Vandinho, cá atrás, secundado por A.Madrid. O preenchimento daquela zona era completado por Alan e P.César, nos flancos, e L.Salino, no meio, no apoio ao homem mais adiantado, Lima. Com os laterais M.Garcia e Elderson a adiantarem-se nos corredores, estava traçado o plano de acção.
A maior pressão bracarense permitiu-lhe ganhar um "penalty", por mão de Ki-Sung, após centro de M.Garcia. Alan fez o 1-0 e mais animou as hostes da casa, que chegaram para anular as tentativas de ataque do Celtic, protagonizadas por Samaras. Uma situação que se manteve durante boa parte do 2º tempo, mas com o Braga a não conseguir retirar dividendos desse ascendente. Até aos 66 minutos...
Nessa altura, Domingos trocou o extenuado Lima por Matheus e as coisas conheceram outro desenvolvimento. Matheus, na direita do seu ataque, revelou-se um verdadeiro bico de obra para Mulgrew e para a defesa escocesa em geral, cabendo-lhe o canto que proporcionou a Elderson o 2-0 e o livre de que ele próprio se encarregou para fixar o resultado da partida. Uma "bomba" a uns bons 30 metros da baliza de Zaluska, que ficou a falar sozinho...
Foi uma vitória merecidíssima dos "guerreiros do Minho", cuja exibição desmentiu a fragilidade ou, pelo menos, a menor coesão que se apontava a este Braga, depois de um defeso ingrato e rapace. Mas Domingos parece já ter reconstruído a equipa. O Campeonato só pode agradecer.» in http://desporto.sapo.pt/opiniao/jogo_limpo/artigo/1080996.html

BRAGA VS CELTIC - GOLOS (3 - 0)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover