18/07/10

Jogo de Apresentação - FC Porto 1 - Ajax 0 : "O primeiro disparo de James!"



«FC Porto-Ajax, 1-0: O primeiro disparo de James

O golo, percebeu-se desde cedo, era só uma questão de tempo. Tanto mais que a premonição era alimentada pela velocidade crescente nas alas, no arranque do incontornável Hulk e no ziguezague de James, um valor emergente.

Protagonistas num punhado de lances, os extremos, que se tocam, assumiriam também a condição de principais intérpretes no golo que fez a diferença; com o brasileiro a ganhar um lance que Vermeer, o guarda-redes do Ajax, já dera como perdido e o colombiano a encostar a dois passos da linha de golo.

Por de trás da face mais visível do Dragão escondia-se a hiperactividade do meio-campo, com João Moutinho e Belluschi na origem da maior parte dos movimentos ofensivos que se confundiam com o princípio de novo golo.

A inquestionável supremacia do FC Porto diante do vice-campeão holandês sofreu uma breve interrupção quando o Ajax quis mandar. Mas, na resposta à desvantagem, encontrou Helton sempre atento. No cabeceamento de De Jong ou no remate de Eriksen. E a hegemonia azul e branca, envolta numa variante amarela, prosseguiu após alguns momentos.

Hulk tinha mais estragos para provocar, embora os danos tenham ficado pela metade, travados por pormenores, como os centímetros que separaram Falcao do golo, na ponta final de uma assistência surpreendente e quase perfeita.

Exemplares foram também a exibição de Moutinho, ovacionado na substituição, e os breves sinais de classe emanados por Souza, um trinco de toque refinado, num ensaio global interessante, gerido a dois ritmos, e absolutamente prometedor.

FICHA DE JOGO

Apresentação 2010/11
Estádio do Dragão, no Porto
18 de Julho de 2010
Assistência: 40.207 espectadores

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e Bruno Rodrigues
4º Árbitro: Pedro Vilaça

FC PORTO: Helton «cap»; Sapunaru, Sereno, Maicon e Rafa; Tomás Costa, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Falcao e James
Jogaram ainda: Kieszek, Miguel Lopes, Fernando, Rúben Micael, Rodríguez, Ukra, Souza, Stepanov, André Pinto, Farias e Castro
Treinador: André Villas-Boas

AFC AJAX: Vermeer; Oleguer, Alderweireld, Vertohghen «cap» e Anita; Enoh e Lindgren; Sarpong, Eriksen e Emanuelson; De Jong
Jogaram ainda: Blind, Donald, Jun Suk e Ozbiliz
Treinador: Martin Jol

Ao intervalo: 1-0
Marcador: James (13m)
Disciplina: cartão amarelo a Vertonghen (86m)» in site F.C. do Porto.


(Jogo de Apresentação: F.C. do Porto 1 vs Ajax 0)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover