30/07/10

CéU - Grande Revelação da Música Moderna Brasileira, no Feminino!

CéU - "Lenda"
CéU - "Ave Cruz"
CéU - "Rainha"
CéU - "Malemolencia"
CéU - "Cangote"
Céu - "Sonhando"
CéU - "O Ronco da Cuíca" - (Programa Ensaio)
CéU - "Roda"
MOACIR SANTOS & CéU - "Early Morning Love"
CéU - "Concrete Jungle"
CéU with Amsterdam Symphony Orchestra
CéU e João Bosco

«Céu (cantora)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Céu
Céu @ sesc pompéia.jpg
Céu ao vivo em São Paulo em 13 de Agosto de 2009
Informação geral
Nome completo Maria do Céu Whitaker Poças
Apelido Céu
Data de nascimento 17 de abril de 1980 (30 anos)
Origem São Paulo, São Paulo
País Brasil
Gêneros MPB, bossa Nova, afrobeat, soul, R&B, jazz, world music
Ocupação Cantora e compositora
Instrumentos Vocal
Período em atividade 2002 - hoje
Gravadora(s) Urban Jungle, Ambulante, Universal Music, Warner Music e Six Degrees
Influência(s) Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazaré, Orlando Silva, Cibelle, Bebel Gilberto, Marisa Monte, Jorge Ben, Manu Chao, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Lauryn Hill, Beto Villares, Billie Holiday, Bob Marley e Erykah Badu.
Página oficial CeuMusic.com
Céu (nome artístico de Maria do Céu Whitaker Poças, São Paulo, 17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora brasileira de música popular brasileira.
Iniciou sua carreira artística em 2002. Seu trabalho traz influências tanto de música originalmente brasileira (particularmente o samba), como de hip hop, afrobeat, jazz, R&B etc.[1] Já afirmou em entrevista que não rejeita o rótulo de MPB, mas considera que ele já ficou limitado:
Cquote1.png O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas. Gostamos de ouvir música da Jamaica, agora estou escutando música etíope. Não penso que [tipo de] música estou fazendo. Simplesmente faço um som.[2] Cquote2.png
.
No dia 7 de Julho de 2009, Céu, lançou seu segundo álbum "Vagarosa", que recebeu grande aclamação da crítica internacional. No mesmo ano, foi considerada pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009, vendendo mais de 25 mil cópias na Europa e, 100 mil nos Estados Unidos.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Céu é filha de Edgar Poças, um maestro e compositor brasileiro, responsável pelos arranjos musicais do grupo Balão Mágico e de Carolina Whitaker, artista plástica. Entrou em contato com a música ainda jovem, e aos 15 anos decidiu seguir carreira na área. Chegou a gravar vocal em jingles publicitários.
Aos 18 anos foi morar em Nova York, onde trabalhou em bares e teve empregos variados: faxineira, garçonete, guardadora de casacos. Em Nova York encontrou por acaso o músico Antonio Pinto,[3] que posteriormente descobriu ser um primo distante, e com quem dividiu um apartamento enquanto ele passava por problemas financeiros.
Antonio Pinto juntou-se a Beto Villares[3]— como ele produtor e compositor atuante em trilhas sonoras de filmes brasileiros — para produzir o primeiro disco de Céu. Ela é co-autora de 12 das suas 15 faixas.[2] Foi lançado no Brasil em 2005, pelos selos Urban Jungle e Ambulante Discos (de Beto Villares), e posteriormente distribuído na América Latina pela Warner Music. Em 2007 foi lançado nos EUA (onde vendeu 30 mil discos na duas primeiras semanas[4]) e no Reino Unido, bem como em diversos outros países, da Europa ao Japão. Nos EUA, o álbum foi lançado na série Starbucks Hear Music Debut, vendido tanto em lojas tradicionais como na rede estadunidense Starbucks; Céu foi a primeira artista estrangeira a ter um álbum nessa série.
Sua música "Lenda" compôs a trilha sonora da novela Pé na Jaca, e "Malemolência" compôs a trilha sonora da novela Beleza Pura, ambas da Rede Globo. Em 2005, foi considerada pela revista francesa Les Inrockuptibles como uma das cinco revelações do ano.[5] Seu primeiro disco apareceu na primeira posição nos rankings "Heatseekers (new artist)" e "World Music", e na posição 57 do "Hot 100", todos da Billboard.[4] Foi a mais alta posição nas paradas dos EUA já alcançada por uma artista brasileira, desde Astrud Gilberto com "Garota de Ipanema", em 1963.[6]
Em 2006 foi indicada para o Grammy Latino na categoria melhor artista revelação,[5] e para o Prêmio Tim de Música na categoria melhor cantora..[7] Em 2007, foi indicada para o Grammy na categoria melhor álbum de world music contemporânea,[5] e apresentou-se na abertura dos XV Jogos Panamericanos, no Rio de Janeiro.[8]
O CD vendeu 25 mil cópias na Holanda e na França, e os bons números renderam shows na Europa, no Estados Unidos vendeu mais de 100 mil cópias, 15 mil só na primeira semana. Foi considerada pela revista Época uma dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[9]

[editar] Discografia

Discografia de Céu
Lançamentos
Álbuns de estúdio 2
Álbuns para Internet 1
EPs 2
Singles 3
Vídeos musicais 2
Ano Álbum Billboard - Paradas estadunidenses Vendagem EUAs
Estados Unidos Top Independent Albums Top Heatseekers Top World Music Albums
2005 "CéU" 57 2 1 1 100,000
2007 "Remixed EP" (iTunes Digital download)*
2009 "Cangote EP" 11
2009 "Vagarosa" 2
Total de Vendas 105,000 mil

[editar] Singles

Ano Single Lista Álbum
Hot100Brasil
2006 "Malemolência" 42 "CéU"
2007 "Lenda" 75
2008 "10 Contados" 60

[editar] Prêmios

Nomeado

Referências

[editar] Ligações externas


"Rainha

Céu

Composição: céu

Dê água pra Ela beber
Dê roupa pra Ela vestir
Saúde pra dar e vender
Dê paz pra Ela descansar
Adubo pra Ela crescer
Dê rosas pra Ela enfeitar
África,
Cadê
Seu trono de Rainha
Cadê
Dona da Realeza
Cadê
Mãe da matéria-prima
Cadê
Vai levar a vida inteira pra lhe agradecer
África,
Cadê
Seu trono de Rainha
Cadê
Dona da Realeza
Cadê
Mãe da matéria-prima
Cadê
vai levar a vida inteira pra lhe agradecer"


Sem comentários:

Enviar um comentário