29/07/10

Desporto Atletismo - "Naide Gomes com salto do ano para a Prata, com a Comitiva Portuguesa em destaque neste Europeu de Atletismo"



«Naide Gomes com salto do ano para a prata


A saltadora em comprimento Naide Gomes repetiu hoje a prata de Gotemburgo 2006 com o seu melhor salto da temporada (6,92) nos Europeus Barcelona 2010, conquistando a 22.ª medalha para Portugal em eventos do género.
Após liderar, com um primeiro ensaio de 6,64 metros, a atleta do Sporting viu-se relegada para o quarto e até o quinto posto, com um salto nulo pelo meio, devido aos desempenhos da armada de Leste.
A vencedora do concurso e nova recordista letã (6,92), Ineta Radevica, que representou o FC Porto nos Campeonatos de Portugal, a russa Lyudmila Kolchanova, campeã em Gotemburgo2006, a compatriota Olga Kucherenko, líder continental, e a ucraniana Viktorya Ribalko colocaram a pressão do lado da portuguesa, mas Naide respondeu à altura.
Radevica igualou depois a marca da portuguesa, também ao quarto ensaio, e beneficiou do se

u concurso mais constante, com 6,73, 6,87 e 6,79, sempre acima dos 6,68, que constituíam a segunda melhor marca da lusa.
“Queria ganhar, lutei até ao fim, mas no último salto já entrei a medo por causa do joelho. E... uma medalha é uma medalha”, congratulou-se a saltadora originária de São Tomé e Príncipe, com 30 anos.
Kucherenko terminou com o bronze, graças aos 6,84 alcançados já na segunda metade da prova, enquanto Radevica e Gomes se ficaram pelos nulos nas derradeiras oportunidades, já com a prata e o ouro respectivamente garantidos.
“Há sempre o gosto amargo do empate. Nunca desmoralizei e pensava sempre em chegar lá à frente. O último salto também conta, como diz o meu treinador”, afirmou Naide Gomes, já vice-campeã mundial de pista coberta em Doha2010, após quartos lugares nos Mundiais ao ar livre de Berlim2009 e Osaca2007.» in http://desporto.sapo.pt/atletismo/artigo/2010/07/28/naide_gomes_com_salto_do_ano_par.html

«Naide Gomes

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Naide Gomes
Informações pessoais
Nome completo: Ezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes
Nacionalidade: Portugal Portugal
Data de nascimento: 20 de Novembro de 1979 (30 anos)
Local de nascimento: São Tomé e Príncipe
Peso: 70 kg
Altura: 1,81 m
Modalidade: Atletismo


Enezaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, mais conhecida como Naide Gomes (São Tomé, 20 de Novembro de 1979) é uma atleta portuguesa, que representa o Sporting Clube de Portugal desde 1998. O seu treinador é Abreu Matos.
É especialista no salto em comprimento, embora os seus primeiros resultados de nível internacional tivessem ocorrido nas provas combinadas, nomeadamente no pentatlo; no heptatlo, uma prova disputada ao ar livre, nunca alcançou qualquer medalha em Campeonatos da Europa, do Mundo ou Jogos Olímpicos.
As suas prestações menos boas no heptatlo comparativamente às que obteve no pentatlo devem-se a lesões que em algumas épocas lhe condicionaram a preparação ou impossibilitaram mesmo a sua participação nos Campeonatos do Mundo (Paris 2003) e na prova do heptatlo (Helsínquia, 2005), a ponto de a terem levado a especializar-se numa das provas em que era mais forte: o salto em comprimento. Colocou assim de lado o heptatlo e o pentatlo (a sua prestação nos 200 metros rasos e no lançamento do dardo, provas que constam do heptatlo e não do pentatlo, era inferior relativamente às restantes que compõem o heptatlo).

Índice

[esconder]


[editar] Biografia

Representou São Tomé e Príncipe, país onde nasceu, na prova de 100 metros barreiras nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000, isto depois de ter ficado a 21 pontos dos mínimos de qualificação na prova do heptatlo para a mesma competição.
Depois de um processo de naturalização moroso concluído em 2001, representou Portugal pela primeira vez no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena em 2002 e surpreendeu tudo e todos ao lutar pelo título até ao final dos 800 metros, tendo sido ultrapassada pela russa Yelena Prokhorova e obtendo desta forma a medalha de Prata e o estatuto de vice-campeã da Europa. Terminou esse pentatlo à frente da sueca Carolina Kluft, que aqui se deu a conhecer ao Mundo. Em Viena bateu o recorde nacional do pentatlo, que já era seu, ao atingir a marca de 4595 pontos.
Apostou muito no Campeonato da Europa ao Ar Livre, em 2002, que decorreu em Munique, tendo batido na preparação para essa prova o recorde nacional do heptatlo nas provas de Desenzano del Garda, na Itália, e de Ratingen, na Alemanha. No entanto, uma lesão condicionou-lhe a preparação e teve uma participação modesta.

[editar] 2003

Em 2003 participou no Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta em Birmingham, onde alcançou o 5º lugar. Ficou com expectativas reforçadas para o Campeonato Mundo de Atletismo ao Ar Livre de 2003, que decorreu em Paris, mas mais no entanto uma lesão impediu-a de alinhar na prova.

[editar] 2004

Naide Gomes sagrou-se campeã mundial do Pentatlo de Pista Coberta em Budapeste, Hungria, batendo o recorde nacional e conseguindo a melhor marca mundial do ano com 4759 pontos, numa prova que não contou com a participação da sueca Carolina Kluft. A medalha de prata coube à ucraniana Nataliya Dobrynska (4727 pontos) e a medalha de bronze à lituana Austra Skujyte (4679 pontos).
Nos Jogos Olímpicos em Atenas as expectativas eram altas. Ao final do primeiro dia do heptatlo, seguia na segunda posição atrás de Carolina Kluft. No entanto, o segundo dia não foi tão bom como o primeiro e terminou a prova no sexto lugar.

[editar] 2005

Em 2005, no Campeonato da Europa de Atletismo de Pista Coberta que decorreu em Madrid, optou por competir no salto em comprimento, e a aposta foi ganha. Venceu a medalha de ouro, sagrando-se campeã da Europa. A prova ficou marcada por um erro de um dos oficiais, que mediu erradamente o salto da alemã Bianca Kappler, como a própria reconheceu, o que fez com que a portuguesa só fosse declarada Campeã da Europa no dia seguinte à prova. Naide Gomes bateu nesta prova o recorde nacional de salto em comprimento com a marca de 6,70 m. A medalha de prata coube à grega Stilianí Pilátou (6,64 m) e a medalha de bronze à romena Adina Anton (6,59 m) e também à alemã Bianca Kappler (6,53 m) (forma encontrada pela AEA - Associação Europeia de Atletismo - para solucionar o problema provocado pela má medição do salto desta atleta).
Depois deste bom resultado seguia-se o Campeonato do Mundo de Atletismo ao Ar Livre, que em 2005 decorreu em Helsínquia. Apostou novamente no Salto em Comprimento. Mas não se conseguiu qualificar para a final, falhando o objectivo para a prova.

[editar] 2006

O ano de 2006 continuaria a ser marcado pela aposta no salto em comprimento. No Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta, que decorreu em Moscovo, conseguiu a medalha de bronze no último salto com 6,76m, marca que constituiu novo recorde nacional. Já em dois saltos anteriores batera esse recorde, com os 6,75 m obtidos num salto da final e os 6,73 da qualificação. Nesta competição a medalha de ouro coube à russa Tatyana Kotova (7,00 m) e a medalha de prata à norte-americana Tianna Madison (6,80 m).
No Campeonato da Europa de Atletismo ao Ar Livre que em 2006 decorreu em Gotemburgo, na Suécia, alcançou a medalha de Prata no Salto em Comprimento com 6,84 m marca, que só não constitui recorde nacional porque foi obtida com vento anti-regulamentar (+2.0 m/s). Foi vice-campeã da Europa, terminando o concurso atrás da russa Lyudmila Kolchanova, que em 2005 já a tinha relegado para o segundo lugar na prova de Salto em Comprimento nas Universíadas, evento que decorreu em Izmir, na Turquia. Na final, Naide obteve 6,56 m, contra 6,79 m de Kolchanova; a terceira posição foi ocupada por outra russa, Lebusova, com 6,51 m.
Ainda em 2006 ganhou a medalha de Prata na Taça do Mundo que teve lugar em Atenas, na Grécia.

[editar] 2007

Em 2007 conseguiu conquistar pela segunda vez consecutiva o título de Campeã da Europa de salto em comprimento nas provas de Atletismo de Pista Coberta em Birmigham, com a marca de 6,89 m (novo recorde nacional). A medalha de prata coube à espanhola Concepción Montaner (6,69 m) e a de bronze à checa Denisa Scerbová (6,64 m).
No Meeting de Madrid foi segunda classificada e voltou a bater o recorde nacional de salto em comprimento com um salto de 7,01 m, ultrapassando a mítica barreira dos 7 m.
No Campeonato do Mundo de Atletismo ao Ar Livre em 2007, que teve lugar em Osaka, depois de se ter qualificado para a final do salto em comprimento logo no primeiro salto com a melhor marca (6,96 m) de entre todas as concorrentes (ex-aequo com a russa Lyudmila Kolchanova) na final obteve a 4ª posição com a marca de 6,87m. Esta foi conseguida logo no primeiro salto, numa prova ganha pela russa Tatyana Lebedeva. No último ensaio foi ultrapassada pelas russas Lyudmila Kolchanova e Tatyana Kotova.

[editar] 2008

No Meeting de atletismo de pista coberta, em Estocolmo, bateu a marca nacional de salto em comprimento, com 6,93 m.
Qualificou-se para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, graças à marca alcançada na qualificação para a final do salto em comprimento no Mundial de Osaka.
Em Março, conquistou o título de campeã do mundo de atletismo de pista coberta no salto em comprimento, em Valência, Espanha, com a marca de 7,00 m, recorde nacional de pista coberta. O pódio foi completado pela brasileira Maurren Maggi, que saltou 6,89 m (novo recorde sul-americano), e pela russa Irina Simagina, com 6,88 m.
Em 19 de Agosto nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, apesar de favorita para a medalha de ouro, e em excelente forma física, fez dois saltos nulos consecutivos, e saltou 6,29 m. num terceiro, falhando assim inesperadamente a qualificação para a final.

[editar] 2009

Em Agosto, no Campeonato do Mundo de Atletismo, disputado em Berlim, na Alemanha, classificou-se para a final com a melhor marca de entre todas as saltadoras a concurso (6,86 m). Apesar do favoritismo e da garantia do seu treinador, José Barros, de que estaria "em grande forma",[1] Naide não foi além do quarto lugar[2] na final ficando fora das medalhas. O melhor salto da recordista portuguesa não foi além dos 6,77 m. A vencedora foi a norte-americana Brittney Reese que se sagrou campeã do mundo saltando 7,10 m.

[editar] 2010

Em Março conquistou a medalha de prata no salto em comprimento, nos Mundiais de Atletismo em pista coberta em Doha, no Qatar com um salto de 6,67 metros. No dia 27 de Julho Naide Gomes qualificou-se para a Final do Salto em Comprimento em Barcelona (Europeus de Atletismo). No dia 28 Naide Gomes sagra-se vice-campeã da Europa com um salto de 6,92m empatando com a campeã europeia que também saltou 6,92 m.

[editar] Resultados

Ano Prova Local Resultado Evento
1999 Jogos Pan-africanos Joanesburgo, África do Sul Heptatlo
2002 Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta Viena, Áustria Pentatlo
Campeonato Europeu Munique, Alemanha 10ª Salto em comprimento
2003 Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta Birmingham, Reino Unido Pentatlo
2004 Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta Budapeste, Hungria Pentatlo
2005 Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta Madrid, Espanha Salto em comprimento
Campeonato Mundial Helsínquia, Finlândia Salto em comprimento
Universíada İzmir, Turquia Salto em comprimento
2006 Campeonato Mundial de Atletismo de Pista Coberta Moscovo, Rússia Salto em comprimento, 6.76 RNi
Campeonato Europeu de Atletismo Gotemburgo, Suécia Salto em comprimento
2007 Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta Birmingham, England Salto em comprimento, 6.89 RNi
2008 Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta Valência, Espanha Salto em comprimento, 7.00 RNi
2009 Campeonato do Mundo de Atletismo Berlim, Alemanha Salto em comprimento, 6.77
2010 Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta Doha, Qatar Salto em comprimento, 6.67
2010 Campeonato Europeu de Atletismo Espanha, Barcelona Salto em comprimento, 6.92

[editar] Referências

  1. TSF (22.08.2009). Naide Gomes está em «grande forma», assegura seleccionador.
  2. TSF (23.08.2009). Naide Gomes falha pódio no salto em comprimento.

[editar] Ligações Externas



«Medalha de ouro para Radevica


A atleta do FC Porto Ineta Radevica ganhou a medalha de ouro no salto em comprimento nos Campeonatos da Europa de Atletismo que estão a decorrer em Barcelona. A letã alcançou a marca de 6,92. A prata foi para Naide Gomes e o bronze para Olga Kucherenko.
Radevica, recorde-se, faz parte da equipa azul e branca que conquistou recentemente o campeonato nacional feminino, interrompendo a hegemonia do Sporting na modalidade.» in site F.C. do Porto.

-------------------------------------------------------------------------------------
Estes Atletas são, sem dúvida, um orgulho para Portugal! Esforço, dedicação, sofrimento e sacrifício são o seu lema de vida! Parabéns a todos... note-se ainda que, Naide Gomes perdeu a medalha ouro vai para a letã Ineta Radevica, que por sinal Naide já conhece bem: é atleta do F.C. Porto.


Grande salto de Naide, nestes Europeus de 2010, mais uma excelente prestação da atleta portuguesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover