31/07/10

Amarante - Hospital de Amarante sem cirurgiões aos fins-de-semana para poupar nas horas extra!

«Amarante sem cirurgiões aos fins-de-semana para poupar nas horas extra

O Hospital de São Gonçalo, em Amarante, vai deixar de ter cirurgiões a partir da meia-noite de hoje, sábado, para reduzir os custos com as horas extraordinárias, mas a mudança "não vai afectar os doentes", garante a administração."
Ao fim-de-semana os dois ou três cirurgiões que são precisos para garantir as 24 horas do serviço não tinham grande trabalho, raramente eram chamados a intervir, e isso significa que oneravam muito as contas do hospital em termos de horas extraordinárias", justificou à Agência Lusa a porta-voz da unidade de saúde.
"Somos quase obrigados a racionalizar os recursos ao nível das horas extraordinárias, que representam um valor elevadíssimo que, em termos de prestação de cuidados de saúde, não tem retorno", acrescentou a mesma fonte, garantindo, no entanto, que "os doentes não são afectados nem a qualidade das prestação de cuidados de saúde é prejudicada".
Assim, a partir de 1 de Agosto, "as necessidades dos doentes passam a ser tratadas com recurso aos profissionais do hospital de Penafiel", que em conjunto com o de Amarante compõem o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, adianta.
Assim, em vez de haver um cirurgião disponível para os pequenos casos que normalmente são resolvidos localmente, é chamado um cirurgião que percorre os 30 quilómetros que distam entre Penafiel e Amarante para acorrer às necessidades. Os casos mais graves, como sempre aconteceu, são transferidos para o hospital de Penafiel, que é um hospital distrital e que, por isso, está mais equipado para responder às necessidades mais complexas.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1631490
-------------------------------------------------------------------------------
O Doutor Armindo Abreu continua a referir que Amarante não tem perdido serviços para Penafiel durante a sua governação. Pois bem, todas as semanas há mais um serviço que vai para Penafiel. Ele diz que Amarante ficará a ganhar com o novo Hospital de Proximidade, que está a ser construído... mas será que ficaremos mesmo a ganhar em termos de valências e de serviços prestados?!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover