14/04/10

Meteorologia - "Tromba de água no Rio Tejo - as mudanças climáticas de que tanto se fala, estão a chegar a Portugal!"

tornado

Tiago Gomes Pedro

«Tromba de água no Rio Tejo

Foi avistada esta quarta-feira à tarde uma tromba de água no Rio Tejo. Começou por afirmar-se que se tratava de um mini-tornado, mas o Instituto de Meteorologia esclarece que "o fenómeno registado no Tejo não é um tornado ou mini-tornado mas antes uma tromba de água".

São fenómenos aparentemente idênticos mas que diferem pelo local onde se formam. O tornado é formado em terra e registado pelas estações meteorológicas, as trombas de água são formadas no mar.
Ao que a SIC apurou a sua passagem terá causado estragos na zona de Santa Apolónia. Os Bombeiros Sapadores de Lisboa confirmam várias ocorrências, sendo o Bairro Belo Horizonte a zona mais afectada. Há cinco prédios que ficaram parcialmente sem telhas devido a ventos muito fortes.
Há também registo de inundações noutras zonas da capital, como São Sebastião da Pedreira ou Marquês de Pombal.
"Estão a ocorrer diversas situações na zona das Olaias e no Alto de São João, todas elas relacionadas com queda de árvores, destelhamento e danos em coberturas de habitações", descreveu à agência Lusa o diretor da Protecção Civil Municipal de Lisboa, Vítor Vieira.
De acordo com o responsável, "as situações de maior dimensão envolveram prédios no Bairro Belo Horizonte e a Escola Patrício Prazeres".
"Estão no local técnicos do Regimento de Sapadores Bombeiros e da Protecção Civil e estamos a acionar os meios da Câmara, por parte da Brigada do Arvoredo e da Direcção Municipal das Obras, para verificarem as situações em concreto", acrescentou.
Fonte da Polícia Municipal de Lisboa revelou à Lusa não existirem "feridos nem desalojados" e assegurou que "a ideia é colocar de imediato a cobertura nos prédios afetados".
No local estão quatro viaturas e 16 bombeiros, bem como a Protecção Civil e a Polícia Municipal
Um telespectador, José Martins, que entretanto entrou em contacto com a SIC, relata que a Rua Poços Negros, em S. Bento, está inundada.
Não é primeira vez que Portugal regista fenómenos deste tipo, já em Março deste ano um outro foi visto em Sesimbra.

Com Lusa» in

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover