17/04/10

Hóquei Patins: F.C. do Porto Império Bonança 5 vs Follonica Hockey 2 - Dragões Apurados para a Final da Liga Europeia, com Dupla Vitória!




«FC Porto nos seis melhores da Europa


A equipa de hóquei em patins do FC Porto venceu estar tarde o Follonica de Itália por 5-2 no Dragão Caixa, em jogo da segunda mão do "Play-off", e garantiu a presença na "Final Six" da Liga Europeia.


Os portistas até estiveram a perder por 0-2 mas a formação comandada por Franklim Pais conseguiu dar a volta ao resultado, à semelhança do que aconteceu na primeira volta do Play-off.


A equipa portuense alinhou inicialmente com Edo Bosh na baliza, Filipe Santos, Pedro Moreira, Reinado Ventura e Pedro Gil. Os Dragões traziam uma vantagem de 6-4 do jogo da primeira volta disputado na Itália no "Play-off" de acesso à "Final Six" da Liga Europeia.


A equipa do Follonica adiantou-se no marcador logo aos seis minutos de jogo por intermédio do incontornável Mariano Velasquez. O ex-jogador do Benfica voltou a marcar, aos 12 minutos, através de livre directo.


Pedro Gil, a dois minutos do fim da primeira parte, conseguiu reduzir a vantagem, também através de um livre directo.
Durante algum tempo da primeira parte, a equipa portuguesa mostrou-se um pouco desconcentrada e com alguma ineficácia nos momentos de finalização. Só nos últimos cinco minutos é que os portistas reagiram com fulgor às investidas do Follonica.


Ao intervalo a equipa italiana vencia o FC Porto por 1-2.


Na segunda parte, logo aos cinco minutos, o avançado Jorge Silva empatou o encontro depois de um grande passe da direita de Reinaldo Ventura. Nos minutos seguintes, os octocampeões nacionais desperdiçaram duas grandes oportunidades de se adiantar no marcado falhando dois livres directos.


As seis minutos do fim, Pedro Gil bisou através de um livre directo, colocando os Dragões em vantagem.


O capitão Filipe Santos e o argentino Emanuel Garcia apontaram os últimos dois golos, perto do final do encontro, e selaram o resultado em 5-2.


O FC Porto terá agora pela frente o temível Barcelona, em jogo já a contar para a "Final Six" da Liga Europeia, a ser disputado no dia 27 de Maio e no dia seguinte reencontra o Valdagno.
O lote da "Final Six" fica então constituído pelas equipas espanholas do FC Barcelona, Pati Vic e Esportiu Noia, os italianos Valdagno, a equipa portuguesa do FC Porto, e fica-se à espera do resultado do encontro entre o Réus e o Lloret para saber qual delas se junta aos seis melhores da Europa.


Nota ainda para a boa assistência no Dragão Caixa: 1620 espectadores. Mais do que em alguns jogos da primeira Liga de futebol portuguesa.» in http://desporto.sapo.pt/hoquei/artigo/2010/04/17/fc_porto_nos_seis_melhores_da_eu.html

«FC Porto Império Bonança garante «final six» com vitória categórica


O FC Porto Império Bonança está qualificado para a «final six» da Liga Europeia, depois de bater este sábado os italianos do Follonica, por 5-2. Os Dragões repetiram o triunfo obtido em Itália (6-4), na primeira mão do play-off, e terão agora pela frente Barcelona e Valdagno, na fase decisiva da competição. A vitória da equipa portuguesa foi clara, com destaque para uma segunda parte absolutamente demolidora.

No início da partida, o FC Porto teve dificuldades em contornar uma equipa fechada defensivamente e apostada em explorar o contra-ataque, como é tradicional nas formações italianas. O Follonica chegou mesmo ao 2-0, anulando a desvantagem na eliminatória, mas os azuis e brancos aumentaram o ritmo do jogo e reduziram para 2-1 ainda antes do intervalo, através de um livre directo de Pedro Gil.

Na etapa complementar, os Dragões não tiraram o pé do acelerador, e, cinco minutos depois do recomeço, Jorge Silva restabeleceu o empate (2-2). Perante um FC Porto desinibido, agressivo e com várias soluções de qualidade no banco – o técnico Franklim Pais aplicou a habitual rotatividade –, os italianos não voltaram a ter hipótese de discutir o resultado. Pedro Gil, numa fantástica execução de um livre directo, Filipe Santos e Emanuel Garcia estabeleceram o marcador final. Pelo meio, Giovanni Fontana, guarda-redes italiano, ainda evitou um par de tentos portistas.

No final do encontro, Franklim Pais reforçou a ideia de missão cumprida: «Não entrámos bem, mas, no final da primeira parte, já conseguimos impor uma maior intensidade. Apesar de ter dito que devíamos encarar o jogo como se a eliminatória estivesse 0-0, a vantagem trazida de Itália pairou sempre no subconsciente dos jogadores. Penso que foi uma vitória justa. Na ‘final six’ é fundamental vencermos o primeiro jogo, mas sabemos que os nossos adversários são candidatos ao título».

FICHA DE JOGO

FC Porto-Follonica, 5-2

Liga Europeia, segunda mão do play-off de acesso à «final six»
17 de Abril de 2010
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.620 espectadores

Árbitros: Luis Crespo e Francisco Romero

FC PORTO: Edo Bosch, Filipe Santos «cap», Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Jorge Silva, Emanuel Garcia e André Azevedo.
Treinador: Franklim Pais

FOLLONICA HOCKEY: Giovanni Fontana, Pierluigi Bresciani, Mariano Velásquez «cap», Sebastian Molina e Franco Polverini
Jogaram ainda: Riccardo Salvadori e Massimo Bracali
Treinador: Federico Paghi

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Mariano Velásquez (6m e 12m), Pedro Gil (23m e 43m), Jorge Silva (30m), Filipe Santos (47m) e Emanuel Garcia (49m)» in site F.C. do Porto.



Grande Vitória do F.C. do Porto que se apurou para a Final-Six, da Liga dos Campeões!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover