30/04/10

AMARANTE - Círculo Lago Cerqueira edita Diário do General Silveira e livro sofre a Defesa da Ponte de Amarante em 1809 nas Invasões Francesas!

«AMARANTE: Círculo Lago Cerqueira edita Diário do General Silveira e livro sofre a Defesa da Ponte de Amarante em 1809 nas Invasões Francesas
(29-04-2010)

DR
© Todos os direitos reservados

Apresentação de ambas as obras decorrerá no próximo domingo, a partir das 10 horas, no jardim da Casa da Calçada

-

O Círculo Lago Cerqueira vai apresentar, no próximo domingo, dia 2 de Maio, na Casa da Calçada, em Amarante, o Diário Oficial do General Silveira, que relata os momentos vividos aquando da heróica defesa da ponte de Amarante nas Invasões Francesas de 1809.
A edição deste diário recupera alguns textos do “Diário Oficial das operações do General Francisco da Silveira desde a Invasão dos Franceses até a sua total expulsão destes reinos”, publicado no mês de Junho de 1809, logo após a retirada dos franceses de Amarante.
A par da publicação do Diário do General Silveira, oficial que comandou as tropas portuguesas que durante 14 dias impediram a progressão das tropas de Napoleão na então vila de Amarante, o Círculo Lago Cerqueira vai apresentar também uma obra sobre a Defesa da Ponte de Amarante em 1809 nas Invasões Francesas.
Ambos os livros, que resultam da investigação realizada por Pedro Alves Pinto e compilação de vários textos que descrevem e enaltecem o heróico acto da resistência em Amarante às investidas dos militares de Napoleão em 1809, serão apresentados no domingo, dia 2 de Maio, a partir das 10 horas, no jardim da Casa da Calçada, em Amarante.
“Julgamos que ao enunciar a descrição destes dias - desde meados de Março até ao dia 9 de Maio – deparamo-nos com o período mais interessante para Amarante, já que retrata o que de mais importante aconteceu nesse período, sob o olhar do General Silveira, um dos protagonistas do nosso exército nessa época”, refere Pedro Alves Pinto.
A edição de ambos os livros pretende assinalar a passagem dos 200 anos das Invasões Francesas cujas comemorações da heróica defesa da ponte de Amarante se concluem com a passagem de mais um ano no início deste mês de Maio.
A partir de 1 de Maio o Círculo Lago Cerqueira promove também uma exposição acerca das invasões francesas de 1809, em Amarante, que se manterá patente, na Doçaria Mário, situada na rua Cândido dos Reis, até ao dia 6 de Junho.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3088

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover