Treinador sueco assinou um contrato válido até 2027.
Magnus Andersson está de regresso ao FC Porto para treinar a equipa de andebol em 2024/25. O técnico de 58 anos, que em 2018/19 comandou o clube à primeira dobradinha da história e, em cinco anos, até 2023, conquistou quatro Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e duas Supertaças, volta agora ao Dragão Arena com um contrato válido até 2027 e será apresentado às 11h00, numa cerimónia com transmissão em direto e exclusivo no Porto Canal e na FC Porto TV. Ao seu lado no banco, terá Carlos Martingo, que retorna a casa após uma curta experiência no Önnereds HK (Suécia).
O sueco chegou à Invicta há seis anos com um largo palmarés internacional enquanto jogador: fez parte dos chamados “Bengan Boys”, orientados por Bengt Johansson, que preencheram a sala de troféus dos nórdicos entre 1990 e 2002 com dois Campeonatos do Mundo, quatro Campeonatos da Europa e três medalhas de prata em Jogos Olímpicos, e foi ainda distinguido como o melhor central no Europeu realizado em Portugal, em 1994. Os créditos firmados enquanto responsável máximo no banco de suplentes foram atestados por um palmarés com duas Ligas e uma Taça na Dinamarca, uma Liga na Suécia e duas Taças EHF, a última das quais conquistadas no ano anterior ao ingresso no FC Porto.
Não foi, por isso, uma surpresa a ascensão europeia do clube, que arrebatou os adeptos com triunfos contra os maiores tubarões da modalidade. Tudo começou com a vitória épica no Dragão Arena sobre os alemães do Magdeburgo, um emblema histórico com um dos mais ricos palmarés a nível nacional, europeu e mundial, que qualificou os portistas para a fase de grupos da Taça EHF de 2018/19. A caminhada na prova levou-os até à Final 4 de Kiel (Alemanha), de onde saíram no terceiro posto.
Seguiram-se prestações históricas na Liga dos Campeões. Em três épocas consecutivas (2019/20, 2020/21 e 2021/22), o FC Porto atingiu os oitavos de final da mais prestigiante competição de clubes. No primeiro ano, foi travado pela covid-19 quando se preparava para defrontar o Aalborg; no segundo, ficou pelo caminho após empatar a 56 no agregado das duas mãos frente ao conjunto dinamarquês - os do Norte da Europa seguiram em frente devido ao número de golos marcados fora de casa -, que chegou à final da prova; no terceiro, um empate em casa diante do Montpellier comprometeu as aspirações para o jogo de França, de onde saiu derrotado.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240613-pt-magnus-andersson-de-regresso-ao-fc-porto
Imagens da apresentação do Treinador: https://www.fcportotv.com/app/watch/5756211900?play=true
Histórico do Treinador: https://www.fcportotv.com/app/watch/4046142043?play=true
#fcporto #andebol #treinador #magnusanderson #contratação #regresso
Sem comentários:
Enviar um comentário