01/02/21

Desporto Futebol - O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, sagrou-se campeão sul-americano ao bater o Santos na final do Maracanã.


 «Histórico! Palmeiras de Abel Ferreira vence a Libertadores com golo aos 90+10'

Golo de Breno Lopes dá a segunda Libertadores ao Palmeiras. Abel Ferreira sucede a Jorge Jesus.

Mais uma Libertadores com dedo português! O Palmeiras, comandado por Abel Ferreira, sagrou-se campeão sul-americano ao bater o Santos na final do Maracanã. O golo de Breno Lopes, aos 90+9', dá a segunda Libertadores da história do Palmeiras, depois da conquista em 1999, com Scolari.

Abel Ferreira apostou no seu onze tipo para a final deste sábado, enquanto do outro lado Cuca promoveu uma alteração com a entrada de Sandry para o lugar de Lucas Braga.

Depois de um minuto de silêncio em memória das vítimas da COVID-19, começou-se a jogar no Maracanã e o primeiro grande momento do jogo surgiu aos três minutos quando John, guarda-redes do Santos, fez uma enorme defesa a uma bomba de Zé Rafael que nem era necessária, porque já havia falta do jogador do Palmeiras.

O Palmeiras dava iniciativa ao ‘Peixe’, que ia percorrendo o corredor direito aos poucos, mas devagar devagarinho, o Santos criou a primeira oportunidade quando Pará, de pé esquerdo, atirou ao lado da baliza defendida por Weverton.

Os oito minutos saiu o primeiro amarelo da partida e logo para um nome de que muito se tem ouvido falar com Portugal nos últimos tempos: Lucas Veríssimo foi amarelado logo aos oito minutos, depois de uma dura falta sobre Rony. Minutos depois, aos 11’, primeira jogada – a valer – de perigo do Palmeiras, com Rony, pela esquerda, a tentar o cruzamento já bem dentro da grande área. Valeu a defesa do Peixe.

Aos 14’, o Palmeiras voltou a rondar com perigo a baliza de John quando, após canto, Gómez cabeceou por cima da baliza do Santos.

A partida entrava numa fase mais faltosa, mais quentinha (mais do que os 32 graus que se sentiam no Rio), com o árbitro argentino Patrício Loustau a apitar por várias vezes, o que não ajudava ao ritmo de jogo.

Aos 20 minutos, o Santos respondeu ao perigo criado pelo ‘verdão’, com Viña a ser obrigado a cortar o cruzamento que levava perigo de Marinho.

A primeira oportunidade clara de golo surgiu aos 37 minutos quando Raphael Veiga, depois de uma perda de bola do Santos, arranca pela grande área do ‘Peixe’ e remata cruzado, com a bola a passar muito perto do poste da baliza. No minuto seguinte, foi o Santos, com Marinho a falhar o cabeceamento, após cruzamento de Jonatan.

Chegávamos ao intervalo com um marcador inalterado, um resultado que se justificava, num jogo que estava a ficar claramente aquém das expetativas, com zero remates enquadrados no final dos primeiros 45 minutos.

Sem mudanças nas equipas, o jogo recomeçou com o Palmeiras a chegar com perigo à grande área, quando Luiz Adriano recebeu a bola já na área do Santos, mas o lance estava invalidado por falta. Minutos depois, aos 53’, foi Rony a falhar por pouco o cabeceamento, depois de um belo cruzamento para o segundo poste de Gabriel Menino.

O Santos respondeu aos 59 minutos, através de livre direto após falta de Viña sobre Marinho. O avançado do Santos foi o responsável pela marcação da falta e pelo cruzamento que criou a primeira grande oportunidade do 'Peixe'. Lucas Veríssimo fugiu à defesa do Palmeiras para chegar ao segundo poste, mas com o timing errado que não permitiu o cabeceamento.

Eram as bolas paradas que iam criando perigo e aos 63 minutos, fruto de livre direto, Raphael Veiga, com um míssil, quase que acertava em cheio 'na gaveta'. Faltou o quase e a bola passou a rasar a barra.

Aos 76 minutos, Weverton foi obrigado a uma grande intervenção para travar a 'bomba' de Pituca, ainda do exterior da grande área. Na recarga, Jonatan atirou por cima da trave da baliza 'alviverde'.

Nos últimos dez minutos, o cansaço das duas equipas era visível e as oportunidades foram poucas. Só em cima do minuto 90, surgiu uma boa oportunidade com o remate de Kaio Jorge a ir diretamente às mãos de Weverton.

O Santos ficou sem o seu treinador no banco aos 90+5 (cinco de oito minutos dados pelo árbitro), quando Cuca impediu que Marco Rocha agarrasse a bola para a repor em campo, com o jogador do Palmeiras a dar um encosto ao técnico. O árbitro argentino mostrou vermelho direto ao treinador do Peixe.

E quando o prolongamento parecia certo, eis o golo! Breno Lopes, que tinha entrado no decorrer da segunda parte, apareceu no sitio certo para cabecear para o fundo da baliza do Santos, aos 90+9', após cruzamento de Rony.» in https://desporto.sapo.pt/futebol/copa-libertadores/artigos/historico-palmeiras-de-abel-ferreira-vence-a-libertadores-com-golo-aos-908

(ELE CHOROU! ABEL FERREIRA FALA APÓS PALMEIRAS SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover