14/12/20

Taça de Portugal: F.C. do Porto 2 vs Tondela 1 - FC Porto venceu o Tondela e carimbou assim o passaporte para os “oitavos” da Taça de Portugal.


«CAMPEÃO SEGUE EM FRENTE 
13 DE DEZEMBRO DE 2020 20:42

FC Porto venceu o Tondela por 2-1 carimbou o passaporte para os “oitavos” da Taça de Portugal.

O FC Porto está nos oitavos de final da Taça de Portugal. No segundo embate caseiro consecutivo diante do Tondela - desta feita relativo à quarta eliminatória da prova rainha do futebol português - os detentores do título receberam e venceram a formação auriverde por 2-1. Com cinco alterações de início em relação ao onze que, quatro dias antes, havia fechado com chave de ouro a fase de grupos da Liga dos Campeões, o conjunto de Sérgio Conceição tornou a apresentar-se a bom nível e criou oportunidades suficientes para justificar um triunfo por outros números. Só que, tal como na última jornada do campeonato, os Dragões foram perdulários e o Tondela mostrou-se eficaz nas poucas oportunidades de que dispôs. Exceto no último lance de ataque visitante, onde os beirões ainda sonharam com mais trinta minutos de futebol no reduto do campeão nacional. Tal não aconteceu e, graças à capacidade concretizadora da sua dupla de ataque, o FC Porto pode continuar a apontar à revalidação do estatuto de vencedor da Taça de Portugal.

O primeiro remate do final de tarde até pertenceu ao Tondela. Porém, ainda antes dos quatro minutos, Tecatito Corona desmarcou Mehdi Taremi com um passe rasteiro na direção da área visitante. Frente a frente com Pedro Trigueira, o guarda-redes forasteiro começou por levar a melhor, no entanto, o iraniano foi feliz e inaugurou o marcador no ressalto. Um quarto de hora depois, Marega soltou Otávio e o brasileiro falhou isolado. Na sequência do canto que se seguiu, o Tondela voltou a repetir a receita do sábado anterior e desferiu um contra-ataque letal. Apesar de Diogo Costa ter negado o primeiro remate com uma parada espetacular, os beirões fizeram o mesmo que os tripeiros e vaticinaram na recarga. A partir daí, só deu FC Porto. De dois em dois minutos, Corona cruzou de pé esquerdo para Taremi, sozinho, cabecear ao lado. Depois, Marega e Otávio voltaram a combinar: o maliano recebeu a primeira bola e o camisola 25 devolveu-lhe a gentileza sob a forma de um cruzamento à meia altura que Marega transformou em golo graças a uma finalização de primeira. O 41.º golo do avançado portista fê-lo ultrapassar Radamel Falcao na lista de melhores marcadores do Estádio do Dragão, ficando só com Jackson Martínez (49) pela frente. Antes do descanso, Diogo Costa ainda voltou a ser chamado à ação após uma tabela no ataque tondelense que o jovem guardião azul e branco interrompeu da melhor forma.

No regresso do balneários, Zaidu foi o principal protagonista. Logo ao terceiro minuto da etapa complementar, o nigeriano cruzou rasteiro na medida certa para Marega, na cara do golo, permitir a defesa a Pedro Trigueira. Pouco depois, o velocíssimo lateral esquerdo portista arrancou pelo flanco predileto, voltou a cruzar bem e a defesa tondelense não ganhou para o susto. Totalista em Atenas, na passada quarta-feira, o nigeriano mostrou alguns problemas físicos e viria a ser rendido por Luis Díaz logo a seguir, alteração que obrigou ao recuo de Corona para a direita do setor mais recuado e à troca de corredor de Manafá. João Mario e Romário Baró substituíram Mehdi Taremi e Sérgio Oliveira e foi já com a braçadeira de capitão no braço de Otávio que Toni Martínez rendeu Moussa Marega. No penúltimo minuto do tempo regulamentar, os campeões nacionais ainda tiveram calafrios: Souleymane apareceu sozinho no sítio certo para cabecear, já dentro da pequena área do FC Porto, mas não acertou entre os postes de Diogo Costa. Até ao apito final, Luis Díaz ainda viu o 3-1 ser anulado numa decisão, no mínimo, estranha, já que a bola embate num defensor do Tondela antes de chegar aos pés do colombiano. O lance viria a ser anulado por posição irregular do colombiano, mantendo assim o 2-1 no marcador favorável aos da casa.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20201213-pt-campeao-segue-em-frente

Highlights | Resumo: FC Porto 2-1 Tondela - (Taça de Portugal 20/21)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover