24/06/20

Liga NOS: F.C. do Porto 4 vs Boavista F.C. 0 - FC Porto goleia Boavista na noite mais longa da Invicta e isola-se no comando do campeonato com três pontos de vantagem sobre o rival.

«SÃO JOÃO AZUL E BRANCO

FC Porto goleia Boavista (4-0) na noite mais longa da Invicta e isola-se no comando do campeonato com três pontos de vantagem sobre o rival.

A Invicta é azul e branca. Em dérbi portuense na noite de São João, o FC Porto superiorizou-se largamente (4-0) ao Boavista e dissipou todas as dúvidas que pudessem existir quanto ao poder de fogo do Dragão. No seu reduto, o coletivo azul e branco voltou a entrar bem no jogo, todavia, à ida para as cabines, o marcador registava uma igualdade a zero. O timoneiro do emblema da casa fez duas mexidas ao intervalo e descobriu o antídoto para a falta de eficácia da sua equipa perante o bloco baixo da formação do Bessa.

Para contrariar a tração à retaguarda que o Boavista apresentou, com uma linha de 5 no momento defensivo, Sérgio Conceição optou por começar com outros tantos jogadores de caraterísticas ofensivas: Otávio, Tecatito Corona, Luis Díaz, Marega e Soares. E, tal como nas jornadas anteriores, os Dragões iniciaram bem o jogo. Logo ao terceiro minuto, Sérgio Oliveira dispôs de uma boa chance, sob a forma de um livre direto à entrada da área axadrezada. O FC Porto instalou-se no terreno contrário e o médio mais recuado da equipa voltou a criar perigo, ao colocar a bola - após livre lateral na esquerda - para Pepe cabecear a centímetros do poste direito da baliza Norte. A melhor jogada da primeira parte teve a co-autoria de Tomás Esteves e Tecatito Corona. Os dois combinaram na perfeição pela direita e, de calcanhar, o arcoense assistiu sublimemente Marega, que viu a tentativa de finalização ser intercetada.

Na segunda metade do primeiro tempo houve menos ação. O FC Porto mantinha-se dono e senhor da partida, o Boavista seguia fiel à estratégia de lançar bolas longas nas costas da defesa azul e branca e só no período de compensação voltou a haver adrenalina no Estádio do Dragão. Desde o seu flanco predileto, Marega cruzou tenso e rasteiro, porém Soares tornou difícil o que parecia fácil e, de calcanhar, falhou uma bola que levava selo de golo. 

Durante o descanso, Sérgio Conceição quis mudar o figurino com uma dupla substituição que se viria a revelar decisiva para o desfecho da contenda. Manafá e Matheus Uribe renderam Tomás Esteves e Luis Díaz e, aos 53 minutos, as duas apostas já estavam justificadas: numa jogada que começa nos pés de Manafá, Otávio serve Uribe, o colombiano solta para Tecatito Corona que, com a enorme capacidade técnica que o carateriza, roda sobre o eixo boavisteiro para servir Marega numa bandeja perfeita. O maliano teve a frieza que lhe faltou na primeira parte e, frente a frente com Helton Leite, não perdoou. As gentes das Antas podiam soltar os fogos, estava feito o primeiro para a equipa da casa. Cinco minutos depois, o mesmo Marega torna a aparecer em zona de tiro e só com recurso à falta é que seria parado. Gustavo Dulanto atinge o camisola 11 portista no seu pé de apoio e Artur Soares Dias não teve dúvidas em apontar para a marca dos onze metros. O regressado Alex Telles encarregou-se da marcação do castigo máximo e de enganar o guardião do Bessa. Bola para um lado, Helton Leite para o outro e 2-0 para os Dragões. 

Nesta altura só dava Porto. O Boavista não conseguia lidar com a avalanche ofensiva dos azuis e brancos e voltou a cometer falta para penálti. Desta feita com a mão, Dulanto tornou a ser o responsável pela infração em nova disputa com Marega. Sérgio Oliveira assumiu a cobrança do pontapé de grande penalidade para fazer o terceiro tento da noite mais longa da Invicta. Alargada a vantagem, o treinador portista esgotou as alterações ao lançar Fábio Silva, Danilo e Fábio Vieira, mas enganou-se quem pensou que o FC Porto ia retirar o pé do acelerador. O menino de Argoncilhe que carrega o dorsal 50 justificou os motivos que o levaram a ser chamado ao plantel principal e, com o pé esquerdo, ofereceu todas as hipóteses para Marega bisar. O avançado do Mali teve tempo e classe para dar a primeira assistência de Fábio Vieira na Liga NOS. O dérbi da Invicta terminava com 4-0 favorável ao maior clube da cidade, que marcou tantos golos e somou tantos pontos como o Santa Clara havia feito, momentos antes, na Luz e dilatou para um jogo de distância a vantagem sobre o Benfica na liderança do campeonato.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20200623-pt-sao-joao-azul-e-branco

Highlights | Resumo: FC Porto 4-0 Boavista - (Liga 19/20 #28)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover