24/11/20

Zoologia - Uma mensagem alemã perdida por um pombo-correio foi encontrada cerca de 110 anos depois de ter sido enviada, em Ingersheim, França.


«Mensagem militar alemã enviada por pombo-correio aparece 110 anos depois

Uma mensagem alemã perdida por um pombo-correio foi encontrada cerca de 110 anos depois de ter sido enviada, em Ingersheim, França.

De acordo com o canal televisivo CNN, a mensagem foi encontrada num campo, em meados de setembro, por um casal que passeava em Ingersheim, no nordeste de França.

Segundo Dominique Jardy, curador do Museu Memorial de Linge, que fica nas proximidades, a mensagem foi enviada através de um pombo-correio por um oficial alemão a outro, em 1910, quando esta região ainda fazia parte da Alemanha.

O responsável do museu acrescenta que a mensagem foi dobrada dentro de uma pequena cápsula de alumínio e o que nela está escrito é difícil de decifrar. Um amigo alemão, a quem Jardy pediu o favor de traduzir a mensagem, disse que o oficial, que estava baseado na cidade de Colmar, estava a relatar exercícios militares alemães na área.

“O pelotão Potthof recebe fogo quando alcança a fronteira oeste do campo de manobras, o pelotão Potthof pega fogo e recua depois de um tempo. Em Fechtwald, meio pelotão foi desativado. O pelotão Potthof recua com pesadas perdas”, pode ler-se na mensagem, de acordo com a agência France-Presse.

Jardy explica que estas perdas são uma estimativa baseada nos jogos de guerra e não nas mortes reais, explicando que esta é uma prática comum durante os exercícios militares.

Segundo a CNN, a dificuldade em decifrar o que está escrito neste pedaço de papel está a gerar algum debate sobre se a mensagem foi enviada em 1910 ou 1916. No entanto, o curador do museu está convencido de que se trata da primeira opção, não só porque não está a par de nenhuma manobra militar em torno de Colmar em 1916, mas também porque a nota usa termos específicos para exercícios militares em vez de guerra.

Jardy explica ainda que artefactos como esta mensagem quase nunca são encontrados nos dias que correm, logo, é algo “muito raro” e “verdadeiramente excecional”.

A mensagem vai agora ser exibida no Museu Memorial de Linge, que conta a história de uma batalha entre as forças francesas e alemãs em 1915.

França cedeu Ingersheim e a sua área circundante à Alemanha, em 1871, depois da guerra franco-alemã, mas o território voltou a mãos francesas, em 1918, com a vitória dos Aliados na Primeira Guerra Mundial.» in https://zap.aeiou.pt/mensagem-militar-110-anos-depois-358483

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover