24/08/11

História Paleontologia - O paleontólogo Octávio Mateus revelou ter descoberto as primeiras pegadas de dinossauro encontradas em Angola!



«Português descobre primeiras pegadas de dinossauro em Angola

O paleontólogo Octávio Mateus revelou ter descoberto as primeiras pegadas de dinossauro encontradas em Angola, durante uma expedição internacional ocorrida entre Julho e este mês naquele país.
O cientista português disse que se trata das «primeiras pegadas que se conhece em Angola», que se presume pertencerem a um dinossauro saurópode que terá vivido no Cretácico Inferior, há cerca de 128 milhões de anos.


Ao todo, a descoberta é composta por 70 pegadas de mamíferos e por dois trilhos de dinossauros, um deles ainda com «impressões de pele».


Os achados de pegadas de mamíferos levam a equipa de cientistas internacionais, composta ainda por dois americanos e por um holandês e com colaboração angolana, a admitir a descoberta de «mamíferos muito maiores do que aqueles que se pensavam existirem à época no resto do mundo», dada a dimensão de pegadas com cerca de cinco centímetros.


Pela primeira vez, foram encontrados fósseis de dinossauro na província do Namibe, no sul do país, saurópode seria um dos primeiros vertebrados da era Mesozóica, «o que abre novas pistas para a descoberta de novas jazidas» nessa zona.


Durante a expedição, foram ainda feitos achados de plesiossauros, pterossauros e mosassauros, de mamíferos marinhos e de baleias e crocodilos.


Duas novas espécies de mosassauros (répteis marinhos), que até agora se desconheciam existirem em Angola, foram descobertas: 'Carnodeus belgicus' e 'Mosasaurus hoffmani' (este com um crânio enorme de 1,5 metros).


A expedição foi realizada nas províncias de Cabinda, Bengo, Kwanza Sul, Benguela, Namibe, Huila e Lunda Sul.


Os achados seguem agora para estudo, ficando mais tarde expostos no Museu de Geologia da Universidade Agostinho Neto, em Luanda.


No âmbito destas expedições a Angola, Octávio Mateus foi o responsável pela descoberta nesse país em 2005 dos primeiros fósseis de dinossauro, que foi considerado uma nova espécie para a ciência a que deu o nome de 'Angolatitan adamastor'.


O dinossauro saurópode, conhecido nos filmes da saga Jurassic Park do norte-americado Steven Spielberg pelo seu pesado porte (13 metros de comprimento) e pelo pescoço comprido, «era já uma relíquia ao tempo em que viveu».


Lusa/SOL» in 
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=27011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover