24/11/10

Política Nacional - Sócrates não vê razão para pedir ajuda ao FMI... será que este homem vai mentir até ao FIM, digo, até ao FMI?!

«Sócrates não vê razão para pedir ajuda ao FMI

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou segunda-feira à noite na SIC-Notícias que os problemas que afetam Portugal e a Irlanda não implicam um pedido de ajuda ao Fundo Monetário Internacional. Quanto a uma eventual remodelação governamental, evitou responder.

"Eu vejo para aí muitos dizerem que o país está de joelhos, que o país precisa disto e daquilo, eu vejo muitos a falarem no FMI escondendo mal o desejo que nós precisássemos de fazer um acordo com o FMI", afirmou José Sócrates em entrevista ao programa Sociedade das Nações.

Mais à frente e confrontado com os rumores de uma remodelação governamental, o primeiro-ministro não quis responder: "O que eu posso dizer é que o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Defesa fizeram um grande trabalho na preparação da cimeira da NATO".» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/socrates-nao-ve-razao-para-pedir-ajuda-ao-fmi
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Esta esquizofrenia política de Sócrates não nos deve distrair, nem despreocupar... Repare-se que desde o discurso de que Portugal escapava à crise, a evolução que tem sido a situação política nacional; sempre a descer, sempre a perder!

Com Sócrates será assim até ao FIM... ou até ao FMI! O Homem continuará a mentir com asua habitual pose de homem muito sério, ou seja, como um autêntico vendedor de ilusões...
Isto tudo, com uma conivência clara da Comunicação Social amiga e parceira do ilusionista; imaginem  o que seria um governo de centro direita a ter esta postura...

«Fundo Monetário Internacional
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fundo Monetário Internacional
FMI
Sede do FMI.
Sede do FMI.
IMF nations.svg

Mapa-múndi destacando os países que compõem o FMI (em verde).
Fundação 22 de julho de 1944
Tipo Organização internacional
Sede Washington, D.C.,  Estados Unidos
Membros Estados da ONU e Kosovo
Presidente Dominique Strauss-Kahn
Sítio oficial Site Oficial
O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira. Sua sede é em Washington, DC, Estados Unidos.

Índice

[esconder]

[editar] Introdução

O FMI se auto-proclama como uma organização de 185 países, trabalhando por uma cooperação monetária global, assegurar estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover altos níveis de emprego e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.
O FMI foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional, notadamente através da promoção da cooperação e da consulta em assuntos monetários entre os seus 184 países membros. Com exceção de Coréia do Norte, Cuba, Liechtenstein, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru, todos os membros da ONU fazem parte do FMI. Juntamente com o BIRD, o FMI emergiu das Conferências de Bretton Woods como um dos pilares da ordem econômica internacional do pós-Guerra. O FMI objetiva evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais. O Fundo favorece a progressiva eliminação das restrições cambiais nos países membros e concede recursos temporariamente para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos. Além disso, o FMI planeja e monitora programas de ajustes estruturais e oferece assistência técnica e treinamento para os países membros.

[editar] Objetivos

  • Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;
  • Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;
  • Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;
  • Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

[editar] Assembleia de Governadores


Assembléia de Governadores
A autoridade decisória máxima do FMI é a Assembleia de Governadores do Fundo Monetário Internacional, formada por um representante titular e um alterno de cada país membro, geralmente ministros da economia ou presidentes dos bancos centrais.
A diretoria executiva, composta por 24 membros eleitos ou indicados pelos países ou grupos de países membros, é responsável pelas atividades operacionais do Fundo e deve reportar-se anualmente à Assembleia de Governadores. A diretoria executiva concentra suas atividades na análise da situação específica de países ou no exame de questões como o estado da economia mundial e do mercado internacional de capitais, a situação economica da instituição, monitoramento economico e programas de assistência financeira do Fundo.
A Assembleia de Governadores do FMI é assessorada ainda pelo "Comitê Interino" e pelo "Comité de Desenvolvimento" (conjunto com o BIRD), que se reúnem duas vezes por ano e examinam assuntos relativos ao sistema monetário internacional e à transferência de recursos para os países em desenvolvimento, respectivamente.
Teoricamente, os governadores elegem o presidente do FMI, porém, na prática, o presidente do Bird é sempre um cidadão dos Estados Unidos da América, escolhido pelo governo norte-americano. Já o director-presidente do FMI é tradicionalmente um europeu.
O dinheiro do FMI vem dos 185 países-membros, entre os quais o Brasil e Portugal, por isso, o poder de voto depende da contribuição de cada país.

[editar] Diretoria Executiva

As discussões a respeito dos problemas financeiros das nações e suas possíveis soluções são discutidas três vezes por semana, e constitui dever da Diretoria Executiva. Ela é composta por 24 representantes. Existem 8 assentos permanentes e 16 membros da diretoria são eleitos bienalmente entre grupos de países. Os membros e seus respectivos grupos são:
Membros eleitos Grupos
 Bélgica Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Hungria, Cazaquistão, Luxemburgo, República Checa, Eslovênia, Turquia, Armênia, Eslováquia
 Países Baixos Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Chipre, Geórgia, Israel, Jugoslávia, Moldova, Holanda, Romênia, Ucrânia
 México Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Espanha, Venezuela
 Itália Albânia, Grécia, Itália, Malta, Portugal, San Marino, Timor-Leste
 Canadá Antígua e Barbuda, Baamas, Barbados, Belize, Canadá, Dominica, Granada, Irlanda, Jamaica, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas
 Finlândia Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Suécia
 Coreia do Sul Austrália, Kiribati, Coréia, Ilhas Marshall, Micronésia, Mongólia, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Samoa, Seychelles, Ilhas Salomão, Vanuatu
 Egito Bahrein, Egito, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Maldivas, Oman, Qatar, Síria, Emirados Árabes Unidos, Iêmen
 Malásia Brunei, Cambodja, Ilhas Fiji, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Cingapura, Tailândia, Tonga, Vietnã
Tanzânia Angola, Botswana, Burundi, Eritréia, Etiópia, Gâmbia, Quênia, Lesoto, Malaui, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Serra Leoa, África do Sul, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Uganda, Zâmbia
Suíça Azerbaijão, Quirguistão, Polônia, Sérvia e Montenegro, Suíça, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão
 Irã Afeganistão, Argélia, Gana, Irã, Marrocos, Paquistão, Tunísia
Brasil Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guiana, Haiti, Panamá, Suriname, Trindade e Tobago
 Índia Bangladesh, Butão, Índia, Sri Lanka
Argentina Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai
Guiné Equatorial Benim, Burquina Faso, Camarões, Cabo Verde, Chade, República do Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Gabão, Guiné Equatorial, Guiné, Guiné Bissau, Madagascar, Mali, Mauritânia, Maurício, Nigéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Togo

[editar] Moeda

O ativo financeiro do FMI é o Direito Especial de Saque. Substitui o ouro e o dólar para efeitos de troca. Funciona apenas entre bancos centrais e também pode ser trocado por moeda corrente com o aval do FMI. Tendo sido criado em 1969, começou a ser utilizado apenas em 1981. Seu valor é determinado pela variação média da taxa de câmbio dos cinco maiores exportadores do mundo: França (Euro), Alemanha (Euro), Japão (iene), Reino Unido (libra esterlina) e Estados Unidos (dólar estadunidense). A partir de 1999, o euro substituiu as moedas francesa e alemã neste cálculo. O Fundo possui hoje, aproximadamente, U$ 310 bilhões, ou DES 213 bilhões, disponíveis para empréstimo. A cotação do DES hoje (16 de maio de 2005) é de USD 1,49405.[2] Através de média ponderada: soma de uma quantia específica das 4 moedas com a cotação em dólar estadunidense, com base nas taxas diárias de câmbio do mercado de Londres.

[editar] Cotas

Cada país membro detém no FMI uma cota a ser determinada com base em seus indicadores econômicos, entre eles o PIB. Quanto maior a contribuição ao FMI, maior é o peso do voto nas decisões. Há uma revisão geral das cotas a cada cinco anos. O Fundo pode propor um aumento nas cotas de determinado país, mas é necessária a aprovação por 85 % dos votos para qualquer modificação. Os membros que queiram aumentar sua cota devem pagar ao Fundo a mesma quantia em DES correspondente ao aumento. Os cinco maiores acionistas são: Estados Unidos, Alemanha, Japão, França e Reino Unido. Cada país pode sacar 25 % de sua cota correspondente. Acima deste percentual, é preciso assinar um termo (carta de intenções, atrelada geralmente a um memorando técnico de entendimento) onde se compromete a reduzir o déficit fiscal e promover a estabilização monetária. A partir de 1980, o FMI passa a funcionar como supervisor da dívida externa. Recentemente, o combate à pobreza mundial vem-se tornando uma preocupação central.
  • Dez maiores cotistas
Posição↓ País Membro↓ Cotas (milhões DES)↓ % das cotas↓
 Estados Unidos 37.149,30 17,46
 Japão 13.312,80 6,26
 Alemanha 13.008,20 6,11
 Reino Unido 10.738,50 5,05
 França 10.738,50 5,05
 Itália 7.055,50 3,32
Arábia Saudita 6.985,50 3,28
 República Popular da China 6.369,20 2,99
 Canadá 6.369,20 2,99
10º  Rússia 5.945,40 2,79
  • O Brasil está na 17º posição, com DES 3036,10 milhões
  • Juntos, os 10 primeiros possuem 55,3% da capacidade total de votos.

[editar] Formas de financiamento

  • SBA - Acordo Stand-by (Stand-by agreement) - é a política mais comum de empréstimos do FMI. É utilizada desde 1952 em países com problemas de curto prazo na balança de pagamentos. Essa política envolve apenas o financiamento direto de 12 a 18 meses. O prazo de pagamento vai de três a cinco anos. São cobrados juros fixos de 2,22% mais uma taxa variável que pode chegar a 2%
  • ESF - Programa de Contenção de choques externos (Exogenous Shocks Facility) - Crises e/ou conflitos temporários vinculadas a outros países e que influem no comércio, flutuações no preço de commodities, desastres naturais. Duram de 1 a 2 anos. Foca apenas nas causas do choque. Todos os membros podem pleitear esse empréstimo, mas sob as regras de um Plano de Assistência Emergencial.
  • EFF - Programa de Financiamento Ampliado (Extended Fund Facility) - Problemas de médio prazo, destinados àqueles países que possuem problemas estruturais no balanço de pagamentos. Procura-se resolver os problemas através de reformas e privatizações. Seu prazo vai de 3 a 5 anos.
  • SRF -Programa de Financiamento de Reserva Suplementar (Supplemental Reserve Facility) - problemas de curto prazo de mais difícil resolução, como a perda de confiança no mercado ou ataques especulativos. Esses empréstimos são pagos em um prazo de até dois anos e, sobre eles, são cobrados juros fixos de 2,22% ao ano mais uma taxa que varia de 3% a 5%
  • PRGF - Programa de Financiamento para Redução da Pobreza e Desenvolvimento (Poverty Reduction and Growth Facility) - destinada a países pobres. Está ligada às estratégias de combate à pobreza e retomada do crescimento. É exigido um documento do país membro contendo as estratégias para combate à pobreza. Com taxas de 0,5 % anuais, e podem ser pagos com prazo de 5½ a 10 anos.
  • Assistência Emergencial (Emergency Assistance), para auxilio a países que sofreram catástrofes naturais ou foram palco de conflitos militares e ficaram economicamente desestabilizados.

[editar] Poder de voto

Membro do conselho representante↓ Total do poder de voto (%)↓
Guiné Equatorial 1,44
Argentina 1,99
 Índia 2,39
Brasil 2,46
 Irã 2,47
 Rússia 2,74
Suíça 2,84
 China 2,94
Tanzânia 3,00
 Malásia 3,17
Arábia Saudita 3,22
 Egito 3,26
 Austrália 3,33
 Noruega 3,51
 Canadá 3,71
 Itália 4,18
 México 4,27
 Países Baixos 4,84
 França 4,95
 Reino Unido 4,95
 Bélgica 5,13
 Alemanha 5,99
 Japão 6,13
 Estados Unidos 17,08

[editar] Apoio do FMI e do Banco Mundial à ditaduras militares

O propósito dos acordos estabelecidos em Bretton Woods se tornou controverso desde o período mais recente da Guerra Fria, devido ao fato de que o FMI apoiou ditaduras militares amigáveis aos interesses das corporações estadunidenses e européias. Alguns críticos também argumentam que o FMI é geralmente apático ou hostil aos valores de uma democracia, direitos humanos e direitos trabalhaistas. Estas controvérsias tem contribuido para dar sustentação ao movimento antiglobalização. Os argumentos a favor do FMI dizem que a estabilidade econômica é um precursor da democracia, entretando, os críticos demonstram vários exemplos em que países democráticos foram a bancarrota depois de receber os empréstimos do FMI. Nos anos 60, o FMI e o Banco Mundial apoiaram o governo do ditador militar brasileiro Castello Branco com dezenas de milhões de dólares de empréstimos e créditos que foram negados em governos anteriores eleitos democraticamente.
Países que estiveram ou estão sob uma ditadura militar e que são membros do FMI/Banco Mundial (empréstimos advindos de várias fontes em $ bilhões de dólares):[3]
País em dívida↓ Ditador↓ No poder desde↓ No poder até↓ dívida no ínicio da ditadura↓ dívida no fim da ditadura↓ dívida do país em 1996↓ dívida gerada pelo ditador $ bilhões↓ % sobre o total da dívida↓
Argentina Ditadura militar 1976 1983 9.3 48.9 93.8 39.6 42%
 Bolívia Ditadura militar 1962 1980 0 2.7 5.2 2.7 52%
Brasil Ditadura militar 1964 1985 5.1 105.1 179 100 56%
 Chile Augusto Pinochet 1973 1989 5.2 18 27.4 12.8 47%
El Salvador Ditadura militar 1979 1994 0.9 2.2 2.2 1.3 59%
 Etiópia Mengistu Haile Mariam 1977 1991 0.5 4.2 10 3.7 37%
Haiti Jean-Claude Duvalier 1971 1986 0 0.7 0.9 0.7 78%
Indonésia Suharto 1967 1998 3 129 129 126 98%
 Quênia Moi 1979 2002 2.7 6.9 6.9 4.2 61%
Libéria Doe 1979 1990 0.6 1.9 2.1 1.3 62%
Malawi Banda 1964 1994 0.1 2 2.3 1.9 83%
Nigéria Buhari/Abacha 1984 1998 17.8 31.4 31.4 13.6 43%
Paquistão Zia-ul Haq 1977 1988 7.6 17


Paraguai Stroessner 1954 1989 0.1 2.4 2.1 2.3 96%
Filipinas Marcos 1965 1986 1.5 28.3 41.2 26.8 65%
Somália Siad Barre 1969 1991 0 2.4 2.6 2.4 92%
África do Sul apartheid 1948 1992
18.7 23.6 18.7 79%
Sudão Gaafar Nimeiry/Sadiq al-Mahdi 1969 presente 0.3 17 17 16.7 98%
 Síria Assad 1970 presente 0.2 21.4 21.4 21.2 99%
 Tailândia Ditadura militar 1950 1983 0 13.9 90.8 13.9 15%
Zaire
República do Congo
Mobutu 1965 1997 0.3 12.8 12.8 12.5 98%

[editar] Críticas

O FMI tem sido muito criticado ultimamente, pois impõe medidas severas de contenção de gastos públicos, não considerando tais gastos como investimentos. A Ação Global dos Povos promoveu vários Dias Globais de Ação contra o Sistema Capitalista com manifestações por todo o mundo com início em 18 de Junho de 1999 (Colónia, Alemanha) durante a cimeira do FMI, marcando um novo tipo de mobilização do movimento antiglobalização. O nível de instabilidade em países em desenvolvimento gera um grau de desconfiança em relação ao Fundo, fazendo com que as medidas para a concessão de empréstimos sejam austeras. No entanto, alguns fatos vêm nos demonstrando que à medida que o grau de confiança do FMI aumenta, há uma flexibilização das condições dos empréstimos. Recentemente, foi concedido ao governo brasileiro um acordo piloto que permite utilizar US$ 1 bilhão em investimentos públicos sem que eles sejam contabilizados como gastos. Durante os próximos três anos, o governo brasileiro poderá utilizar esse dinheiro sem ter que contabiliza-lo como custo. O retorno financeiro é o fator mais importante na escolha de determinado projeto a ser implementado com base nessa folga orçamentária que será proporcionada pelo acordo piloto. A negociação já vem desde o governo passado, mas somente agora está sendo viabilizada. Aumentar e melhorar os mecanismos de controle de instituições nacionais com o intuito de evitar fraudes, como por exemplo, no INSS, também está na pauta do programa. A melhoria em infra-estrutura rodoviária já esta nos planos do governo. O Brasil não é único país em que o FMI esta começando a testar esse novo tipo de acordo e que poderá entrar como uma opção socialmente menos agressiva, pois não considera os gastos públicos como custos. A confirmação definitiva só virá no encontro do FMI a ser realizado na próxima Primavera.
Stiglitz (2004) cita em seu livro A Globalização e seus malefícios uma fotografia[4] de 16 de janeiro de 1998 em que aparecem o ex-presidente da Indonésia Haji Mohamed Suharto e o ex-diretor geral do FMI Michel Camdessus na ocasião da celebração de um programa de reformas[5] que a Indonésia teria que implementar em sua economia. A foto mostra Camdessus de braços cruzados em frente a Suharto, enquanto este assina os termos do programa de empréstimo de 43 bilhões de dólares. Na cultura javanesa, isso é sinônimo de ofensa, pois demonstra arrogância. Assim que Suharto viu a foto, o acordo foi cancelado.[6]
Alguns, como Stephen Kanitz, vêem o FMI como um organismo dotado de uma agenda particular, com interesses diversos daqueles dos países cotistas. Afirma-se que muitos de seus pronunciamentos e atuações não têm por escopo a manutenção da ordem financeira do sistema internacional, mas sim assegurar o poder de sua tecno-burocracia. [1]
Além disso, o FMI também foi amplamente criticado por sua atuação frente as crises financeiras internacionais e mais particularmente em relação à crise econômica da Argentina em 2002[7]. Atualmente, o organismo passa por uma série de reformas visando uma melhor adaptação de seus objetivos ao contexto internacional.

[editar] Diretor Geral

Datas Nome País
6 de maio de 1946 - 5 de maio de 1951 Camille Gutt  Bélgica
3 de agosto de 1951 - 3 de outubro de 1956 Ivar Rooth  Suécia
21 de novembro de 1956 - 5 de maio de 1963 Per Jacobsson  Suécia
1 de setembro de 1963 - 31 de agosto de 1973 Pierre-Paul Schweitzer  França
1 de setembro de 1973 - 16 de junho de 1978 Johannes Witteveen  Países Baixos
17 de junho de 1978 - 15 de janeiro de 1987 Jacques de Larosière  França
16 de janeiro de 1987 - 14 de fevereiro de 2000 Michel Camdessus  França
1 de maio de 2000 - 4 de março de 2004 Horst Köhler  Alemanha
7 de junho de 2004 - 2007 Rodrigo de Rato  Espanha
2007 - Dominique Strauss-Kahn  França

[editar] Notas

  1. STIGLITZ, Joseph E. A globalização e seus malefícios. São Paulo: Futura, 2002. p. 150
  2. http://www.imf.org/external/np/fin/rates/param_rms_mth.cfm
  3. Dictators and debt Jubilee 2000, acessado em 21 de setembro de 2007
  4. Foto em que aparecem Suharto e Camdessus
  5. http://www.an.com.br/1998/jan/16/0eco.htm
  6. http://www.pintak.com/Indonesia.htm
  7. HARDMAN REIS(T.), « La crise argentine et le FMI – Aspects juridiques ». Revista de Derecho Internacional y del Mercosur, Thomson International, Buenos Aires, Año 8, n. 1, march 2004, pp. 43-65.

[editar] Bibliografia

  1. Chossudovsky, Michel. A globalização da pobreza: impactos das reformas do FMI e do Banco Mundial. São Paulo: Moderna, 1999. ISBN 85-16-02212-9
  2. Palast, Greg. A melhor democracia que o dinheiro pode comprar. São Paulo: W11 (Francis) Editores, 2004. 384 p. ISBN 85-89362-26-4
  3. Passet, Rene. Elogio da Globalização por um Contestador Assumido. Editora Record, 2003. ISBN 85-01-06559-5
  4. Passet, Rene. A ilusão neoliberal. Editora Record, 2002. ISBN 85-01-06107-7
  5. Perkins, John. Confissões de um assassino econômico. São Paulo: Cultrix, 2005. ISBN 85-316-0880-5
  6. Stiglitz, Joseph E. A Globalização e seus Malefícios. São Paulo: Ed. Futura, 2002. 256 p. ISBN 85-7413-121-0
  7. Krugman, Paul R. Globalização e globobagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 221p. ISBN 85-352-0412-1

[editar] Ligações externas

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José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 1)

José Mário Branco - FMI - (ao vivo/audio - parte 2)

FMI

Xutos e Pontapés - "Sem Eira Nem Beira"


"Sem Eira Nem Beira
Xutos & Pontapés
Composição: Xutos & Pontapés

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um "passou bem"

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar, despedir
Ainda se ficam a rir

Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir encontrar mais força para lutar

Mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir

Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar, enganar
O povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a fuder

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a...

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção"


23/11/10

Política Nacional - Portugal é o País que melhor cuida dos Reformados Activos...

«REFORMADOS ACTIVOS - SOMOS OS MELHORES

Ao menos num capítulo ninguém nos bate, seja na Europa, nas Américas
ou na Oceânia: nas políticas sociais de integração e valorização dos
reformados.

Nos últimos tempos, quase não passa dia sem que haja notícias animadoras a este respeito. E nós que não sabíamos!

Ora vejamos:

O nosso Presidente da República é um reformado;

o nosso candidato a Presidente da República é um reformado;

o nosso ministro das Finanças é um reformado;

o nosso anterior ministro das Finanças já era um reformado;

o ex-Ministro das Finanças Ernâni Lopes que propõe que se cortem os
vencimentos dos Funcionários Públicos em 25 % é Reformado da CGD desde os 47 anos de idade!

o ministro das Obras Públicas é um reformado;

gestores activíssimos como o ex-ministro Mira Amaral são reformados;

o novo presidente da Galp, Murteira Nabo, é um reformado;

entre os autarcas, "centenas, se não milhares" de reformados - segundo dados da ANMP;

o presidente do Governo Regional da Madeira é um reformado;

E assim por diante...


- Digam lá qual é o país da Europa que dá tanto e tão bom emprego a reformados?

Só o Sócrates não é reformado ..... porque, segundo parece, nem sequer é FORMADO!!!»
------------------------------------------------------------------------------------
Há uma classe de privilegiados para os quais a crise não existe...

Arte Poesia - O Meu Amigo e Poeta Ângelo Ôchoa, interpela-nos com o Poema: "Cidade, com teu cais, luzes, ruas, jardins".



"Cidade, com teu cais, luzes, ruas, jardins

Cidade, com teu cais, luzes, ruas, jardins,
largos onde descansam olhos,
claridade nítida para pequenos nadas,
tais como fumo, água, café,
que intervalam caminhadas,
pesos, lutas e surpresas.
Para lutar há não só praças,
escolas, recintos, fábricas,
casas cheias da memória,
mas uma vontade grande de ver teu corpo limpo,
crianças pisando-te despreocupadas,
operários erguendo não já o que lhes pese."


Ângelo Ochôa, Poeta


Ângelo Ôchoa - "Cidade, com teu cais, luzes, ruas, jardins"

22/11/10

Amarante - Notícias frescas da Fábula de Curral de Burros de Chapéu de Palha...

Fábula de Curral de Burros de Chapéu de Palha, em Amarante!

Ora muito boa tarde, directamente do curral de Burros de Chapéu de Palha, em Amarante:

Não é que agora temos um elemento letrado que se julga moralmente superior, embora tenha traído o Partido do Curral, ao fazer campanha por outro Partido; escreve artigos contra o Partido do qual se diz militante; teve o rosto estampado em tábuas do curral, mas em campanha por outro Partido; defende o companheiro, para ele não se queimar na palha e, assim, preparar uma golpada nos próximos dois anos e ainda por cima, ajuda-o a arranjar militância para fazer o seu cacique, uma palavra que tanto utiliza... para atirar terra para os olhos dos Burros...

Mas, cá se vai andando com o chapéu entre as orelhas... porque um Burro de Chapéu de Palha, ganha sempre, mesmo quando leva uma grande banhada!

Interrompo a Fábula e dou a voz a um Poeta Popular, António Aleixo, pouco letrado, mas com muita sapiência:

"Sei que pareço um ladrão,
Mas há muitos que eu conheço,
Que não parecendo aquilo que são,
São aquilo que eu pareço!"

E até à próxima intervenção directamente do curral, que costuma ser semanal!

Alesha Dixon - Uma Voz Quente e Jovial para Alegrar este Outono triste!



ALESHA DIXON - "The Boy Does Nothing"

Alesha Dixon - "Let's Get Excited"

Alesha Dixon - "Ting A Ling"

Alesha - "Drummer Boy"

«Alesha Dixon

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Alesha Dixon
Alesha Dixon 4.jpgAlesha Dixon ao vivo
Informação geral
Nome completo Alesha Anjanette Dixon
Data de nascimento 7 de Outubro de 1978 (32 anos)
Origem Welwyn Garden City
País  Reino Unido
Gêneros Pop, R&B, Jazz
Período em atividade 1999 – presente
Gravadora(s) Asylum Records / Warner Music Group
Página oficial Página oficial
Alesha Anjanette Dixon, ou só Alesha Dixon (7 de Outubro de 1978) é uma cantora, compositora e modelo britânica. Depois de ter encontrado a fama no trio "Mis-Teeq",[1] a cantora lançou o seu álbum de estreia, The Alesha Show em 2008.
O seu single lançado em 2008, "The Boy Does Nothing", foi o seu primeiro single a entrar no Top 10 das tabelas musicais no Reino Unido, ficando em número cinco, como melhor posição e permaneceu três meses na tabela.[2] O seu segundo single "Breathe Slow", ficou na posição #3 na Europa e Reino Unido.[3] The Alesha Show, o álbum de estreia da cantora, está de momento a ser promovido em toda a Europa.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Alesha, tratada por Dixon, nasceu na Welwyn Garden City no Reino Unido, tem sete irmãos e os seus pais nasceram na Jamaica. A cantora foi educada na Monges Walk School, Welwyn Garden City, Hertfordshire, e tinha planeado tornar-se uma professora de Educação Física, após deixar colégio. Depois de receber um diploma, e ter planeado ocupar um lugar na Loughborough University, a cantora no comboio encontrou um produtor musical, que lhe perguntou se estava disposta a cantar, e no caminho para casa ela foi abordada novamente por alguém que perguntou se ela estava em alguma banda. A cantora decidiu então colocar a escola para segundo plano.

[editar] Carreira Musical

A sua carreira musical começou em 1999, quando Alesha conheceu Sabrina Washington, que a desafiou a entrar na "Dance Attic", uma popular academia de dança de Hip Hop, em Londres), e juntas formaram um duo e fizeram um demo intitulado "Inspiration". Durante uma audição conheceram Su-Elise Nash, formando assim um trio. Cedo, assinaram com a "Telstar Records" e numa audição conheceram Zena McNally e tornam-se numa popular banda de garagem, juntando Pop e R&B, de seu nome "Mis-Teeq".

[editar] Mis-Teeq (1999 - 2005)

A banda lançou o seu single de estreia "Why?" em 2000, e não tardou muito para que "Zena McNally" abandona-se a banda para prosseguir com a sua carreira solo, sendo assim a banda decidiu permanecer com três membros. Em 2001 lançaram o seu álbum de estreia, "Lickin' On Both Sides", com faixas como "All I Want", "One Night Stand", "B With Me" e duplo single "Roll On/This Is How We Do It". Depois do sucesso do álbum de estreia, em 2003 tornaram-se as caras das lojas "JD Sports".
Em 2003, a banda lançou o seu segundo álbum, Eye Candy, que incluía os singles "Scandalous", "Can't Get It Back" and "Style", devido ao sucesso lançaram uma compilação "Greatest Hits", com o apoio da Universal Records.
A última canção de Alesha na banda foi "Shoo Shoo Baby" para o filme da Disney Valiant. A Março de 2005, as cantoras anunciaram a separação e seguiram as carreiras solo.

[editar] Carreira solo (2005 - presente)

Alesha anunciou que tinha assinado um contrato com a Polydor Records. Durante um ano, a cantora esteve a preparar o seu álbum de estreia, Fired Up, com a ajuda de produtores e cantores como, Richard X, Xenomania, Johnny Douglas, Brian Higgins, Estelle e Paul Epworth.
Em Junho de 2005, a cantora anunciou o seu single de estreia iria se chamar "Superficial", mas acabou por mudar para "Lipstick", sendo assim o seu primeiro single. "Lipstick" foi lançado a 14 de Agosto de 2006, e ficou posicionada na posição #14, como melhor. O seu segundo single "Knockdown", lançado a 30 de Outubro de 2006 alcançou a posição #25 em UK.
A 6 de Novembro de 2006, com a Polydor Recods, obteve os direitos, para editar o seu primeiro álbum, Fired Up. O seu primeiro single do álbum, "Lipstick", foi número 1 na "Japan's international ringtone chart" e número 2 na "MTV Japan's hit list". Fired Up foi oficialmente lançado no Japão, a 20 de Fevereiro de 2008. A cantora compôs uma canção para um anuncio publicitário da Ford, '4 U I Will', usando na música partes de carros. A música encontra-se disponível para download desde 4 de Fevereiro de 2008.
A cantora assinou um contrato com a Asylum Records em 2008.[4] O seu novo álbum estava incluído no contrato, The Alesha Show, que foi editado na UK a 24 de Novembro de 2008 e a 21 de Novembro na Irlanda. O seu single oficial de apresentação, "The Boy Does Nothing", foi o seu primeiro single a solo a ficar no top dez da UK,[2] subindo da posição #84 para a #8.[2] O segundo single do álbum foi "Breathe Slow" e entrou para a tabela musical da UK, na posição #39.[3]
A cantora irá fazer uma digressão, acompanhada de Enrique Iglesias.
"The Boy Does Nothing" entrou nas paradas musicais de outros países, ficando em #4 na Finlândia, #4 na Turquia, #6 na Grécia, #9 na Noruega, #10 em Itália, #11 in Sweden.

[editar] Televisão

Esta tabela contém a lista de aparições da cantora em Televisão:
Ano Aparência Função
2001 BBC Convidada
2002 MOBO Awards Co-apresentadora, com LL Cool J
2004 Vídeo musical de N.E.R.D., "She Wants to Move" Dançarina
2005 CD:UK Apresentadora
2006 Vídeo musical de Ludacris, "Girls Gone Wild" Dançarina
BBC Convidada
2007 ITV cobertura dos The Brit Awards Apresentadora
VH1The Nation's Favourite Number 1 Men Apresentadora
Channel 4 Freshly Squeezed Co-apresentadora
Comic Relief Does Fame Academy Convidada
T4 Convidada
Strictly Come Dancing Competição, Vencedora
The Slammer (CBBC) Competição
2008 The National Lottery Apesentadora
Pick Me MTV Juiz
Lily Allen and Friends Convidada
Alesha: Look But Don't Touch (BBC)[5][6] Apesentadora
UK Kids Choice Awards Convidada
TMi Convidada
Loose Women Convidada
The X Factor Convidada
Strictly Come Dancing Actuação
GMTV Convidada
BBC's Children in Need Convidada Apresentadora e Actuação
Soccer AM Convidada
Something for the Weekend Convidada
Never Mind The Buzzcocks Convidada
The Graham Norton Show Actuação
Tubridy Tonight Actuação e Convidada
2009 Eurovision: Your Country Needs You Actuação ("Breathe Slow")
Kid Cudi — Day 'n' Nite Dançarina/Modelo ("Man On The Moon")
This Morning Actuação ("Breathe Slow")
BBC Breakfast Convidada
Late night with Thomas and Harald (Senkveld med Thomas og Harald, Norway) Convidada and performer ("The Boy Does Nothing")
Huuma Convidada Musical e Actuação ("The Boy Does Nothing")

[editar] Discografia

Ver página anexa: Discografia de Alesha Dixon

[editar] Singles

Referências

[editar] Ligações externas


"The Boy Does Nothing
Alesha Dixon

I got a man with two left feet
And when he dances down to the beat
I really think that he should know
That his rhythms go go go

I got a man with two left feet
And when he dances down to the beat
I really think that he should know
That his rhythms go go go

CHORUS
Does he wash up? Never wash up
Does he clean up? No, he never cleans up
Does he brush up? Never brushed up
He does nothing the boy does nothing
(Repeat chorus)

Hey boy how you been?
I got a thousand lines
Where do I begin?
And II been here, been there
Traveling
I saw you at the corner
My vibe kicked in

And
Two fields
I clock you
Wearing tight jeans
A real nice suit
He was smiling like you
Was just seventeen
I asked him for a dance
He said ‘yes please’

Take a sip of dancing juice
Everybody’s onto you
Through the left and to the right
Everybody hit the rhythm
It’s on tonight
I’m gonna feel the heat within my soul
I need a man to take control
Let the melody blow you all away

CHORUS
Does he wash up? Never wash up
Does he clean up? No, he never cleans up
Does he brush up? Never brushed up
He does nothing the boy does nothing
(Repeat chorus)

Work it out now
Work it, Work it out now

Do the mumbo
Shake it all around now

Everybody on the floor
Let me see you clap your hands

I wanna see you work
I wanna see you move your body in turn
I wanna see you shake your hips and learn

I wanna see you work it, work it, work it out now

I wanna see you work
I wanna see you move your body in turn
I wanna see you shake your hips and learn

I wanna see you work it, work it, work it out now

CHORUS
Does he wash up? Never wash up
Does he clean up? No, he never cleans up
Does he brush up? Never brushed up
He does nothing the boy does nothing
(Repeat chorus)

And if the man can’t dance, he gets no second chance"

Justiça Portuguesa - O caso do Casaco de Amarante, teve a vantagem de traduzir a realidade da Justiça Portuguesa, mas com um facto real totalmente absurdo!

«Um casaco de 4 mil euros

Um capricho de uma procuradora custou ao Estado cerca de 4 mil euros (€4.000). Tudo por causa de um casaco mal-cheiroso. Eis a metáfora do estado patético a que chegou a nossa justiça.
Henrique Raposo (www.expresso.pt)
8:54 Segunda feira, 22 de Novembro de 2010

I. No último Expresso (p. 26), Isabel Paulo conta a história, que vale por si. Um casaco "em estado de infeta degradação", roubado por um toxicodependente ao irmão, em 2006, só foi destruído no tribunal de Amarante na semana passada. Quatro anos de espera. E porquê quatro anos de espera? Porque existiu um recurso do Ministério Público. "O recurso da então procuradora do MP de Amarante, entretanto transferida para Vale de Cambra, terá custado ao bolso dos contribuintes mais de 4 mil euros em encargos administrativos, salários de quatro magistrados e de uma advogada oficiosa".

II. Fast forward: "em 2007, arquivado o caso após a morte do irmão queixoso, também toxicodependente, o casaco, à guarda do MP, acabou por transitar para outro processo" referente ao roubo de um veículo por parte do irmão mais novo. Fast forward: "em 2008, após sucessivas faltas de comparência do arguido no tribunal", o proprietário do veículo desistiu, "cansado da marcha lenta do processo. Inconformado, o MP acusa o então arguido por crime agravado de condução ilegal. Este acaba por ser absolvido". Fast forward: em janeiro, a juíza manda destruir o dito casaco. E é aqui que entra a fúria processual do MP: "foi então que a delegada do MP recorreu para a Relação do Porto, por não se conformar - reparem - "com o facto de a juíza não ter pedido a certidão de óbito do falecido nem notificado os familiares mais próximos para levarem o casaco". O casaco tinha diamantes?

III. Há um mês, a Relação do Porto foi obrigada a dizer o óbvio, em duas versões. Primeira versão (aquilo que toda a gente compreende): face ao estado de degradação do casaco, a juíza antecipou o óbvio. Segunda versão (aquilo que os magistrados deviam saber melhor do que ninguém): se seguíssemos apenas as "estritas regras jurídicas, acabaríamos num mundo de absurdos inúteis". Mas a questão não se resolve apenas com estes puxões de orelhas. Pelo que se sabe, a responsável por toda esta confusão continua a ser procuradora. Ora, quando se gastam 4 mil euros do erário público por causa de um velho casaco mal-cheiroso, a pergunta é legítima: esta pessoa merece continuar a ser procuradora? Esta pessoa não devia ser demitida? (Por amor de deus, houve um recurso para a Relação por causa de um blusão esburacado). E o Procurador-Geral não tem nada a dizer sobre isto?

IV. Ao ler esta história, um português começa a rir (fiz essa experiência este fim de semana). Ao ler esta história, um americano começa a pedir a cabeça dos responsáveis (também fiz essa experiência esta semana). O problema talvez comece aqui.» inhttp://aeiou.expresso.pt/um-casaco-de-4-mil-euros=f616878
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Se esta estória não representasse um caso sério para a vida dos Portugueses, até teria piada e resultaria, certamente, na criação de um bom filme cómico...
Uma Justiça que não consegue dar a volta aos aspectos formais, jamais terá força substantiva, ou ter uma práxis útil e não autofágica... será que este caso irá fornecer jurisprudência à Justiça Portuguesa?!!
Este aspecto da excessiva burocratização disseminou-se  por toda a Sociedade, por exemplo as Escolas e Serviços Públicos, vivem enredados em papeis e formalidades inúteis... será FADO?!

21/11/10

Desporto Futebol: Moreirense 0 vs F.C. do Porto 1 - Falcao entrou para marcar e os Dragões passam à 5.ª eliminatória da Taça de Portugal!

«Falcao desatou o nó

O FC Porto segue em frente na Taça de Portugal, depois de vencer no terreno do Moreirense, por 1-0. Falcao saiu do banco para marcar o único tento do encontro, na recarga a uma «bomba» de Belluschi. Os Dragões, vencedores das últimas duas edições do troféu, continuam em busca do «tri».

Fotos do jogo


O encontro de Moreira de Cónegos foi marcado pela luta. Num relvado de dimensões reduzidas, a equipa da casa apresentou-se de forma extremamente aguerrida e compacta, segurando assim o ataque dos Dragões, que tiveram o domínio da posse de bola. Os azuis e brancos foram moendo a oposição adversária até furarem a «muralha» com o tento do colombiano.

Ainda assim, o FC Porto poderia ter chegado ao intervalo na frente do marcador. Aos 23 minutos, Pintassilgo derrubou Hulk na grande área, mesmo nas barbas de Paulo Baptista. Ficou um penalti por assinalar. Um minuto depois, o árbitro assinalou falta e mostrou cartão amarelo a Maicon, num lance similar, pouco depois da linha de meio campo.

De qualquer forma, os Dragões, que nunca perderam o controlo do encontro, foram-se aproximando cada vez mais da área contrária. A resistência dos locais foi recuando no terreno e, na parte final da primeira parte, o golo esteve muito próximo: primeiro foi Hulk a criar perigo, num cruzamento-remate; depois, Belluschi ultrapassou vários adversários, combinou com Walter e atirou ligeiramente ao lado da baliza de Tigrão; por último, Walter rematou para defesa do guarda-redes da casa.

No início do segundo tempo, manteve-se a mesma toada. Logo no primeiro minuto, Hulk cruzou para o segundo poste, onde Ukra cabeceou para uma defesa difícil de Tigrão. Apesar do Moreirense apenas ultrapassar esporadicamente a linha de meio campo, o tento portista só chegou aos 75 minutos: um «tiro» de Belluschi foi desviado para o poste pelo guardião do Moreirense, mas Falcao estava lá para a recarga. O FC Porto estava finalmente na frente.

Até ao apito final, nada mais de relevante aconteceu. Os portistas guardaram a bola, enquanto que a equipa da casa já não tinha forças para mais. Por mérito da organização do Moreirense, o FC Porto venceu apenas pela margem mínima. Porém, os Dragões também não esperavam facilidades e mostraram que não facilitam. Segue-se novo desafio da Liga, frente ao Sporting, no próximo sábado.

Moreirense-FC Porto, 0-1
Taça de Portugal, quarta eliminatória
21 de Novembro de 2010
Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos

Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)
Assistentes: José Braga e Luís Tavares
Quarto árbitro: Pedro Ferreira

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Rafa; Guarín, João Moutinho e Belluschi; Hulk «cap.», Walter e Ukra
Substituições: Ukra por Falcao (56 m), Walter por Rúben Micael (67m) e Moutinho por Castro (85m)
Não utilizados: Kieszek, Fucile, Sereno e James
Treinador: André Villas-Boas

MOREIRENSE: Roberto Tigrão; Zé Alberto, André Micael, Anilton e João Vicente; Francisco Castro «cap.», Pintassilgo e Eriverton; Edson, Antchouet e Renato Santos
Substituições: Pintassilgo por Lico (75m), Eriverton por Bobô (82m) e Renato Santos por Luís Pinto (88m)
Não utilizados: Ricardo Ribeiro, Pinto, Castanheira e Lourenço
Treinador: Jorge Casquilha

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Falcao (75m)
Disciplina: cartão amarelo para Maicon (24m), Guarín (49m), Francisco Castro (49m), Sapunaru (69m), Rolando (91m) e Beto (93m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futmoreirensefcpcro_211110_57097.asp


Num campo tradicionalmente difícil para os Dragões, a entrada de Falcao foi decisiva para resolver um jogo que estava complicado...

Desporto Basquetebol: Sampaiense 75 vs F.C. do Porto Ferpinta 106 - Dragões somam e seguem, cinco jogos, cinco vitórias!

«Marçal MVP com Dragões a ultrapassar a centena


À quinta vitória em cinco jogos, o FC Porto Ferpinta ultrapassou a centena de pontos. Derrotou o Sampaense, em Oliveira do Hospital, por margem esclarecedora (75-106) e manteve a liderança, respondendo com uma exibição colectivamente soberba à pressão colocada de véspera pelo Ginásio.
Com uma entrada em jogo muito forte, que no final do primeiro período rendia já uma vantagem de 15 pontos (16-31), os Dragões impuseram sempre um ritmo intenso, revelando-se mais sólidos em todos os capítulos do encontro, ao qual acrescentaram velocidade no recomeço, ampliando diferenças e logo tornando impossível a recuperação do adversário.
Os extremos João Santos, com 14 pontos e 6 ressaltos, e Nuno Marçal, com 16 pontos e 4 ressaltos, foram os elementos em maior destaque dos azuis e brancos e do encontro, com o segundo a distinguir-se, inclusive, como o MVP da partida, mas o quinto triunfo portista na Liga fica especialmente marcado pela qualidade do desempenho colectivo, expressa no facto de sete jogadores terem composto pontuações com dois dígitos.

Os pontos anotados pelos Dragões: José Costa (3), Carlos Andrade (2), Nuno Marçal (16), Greg Stempin (10), Julian Terrell (10); Diogo Correia (10), Sean Ogirri (15), João Soares (13), Pedro Catarino (6), Miguel Miranda (5), David Gomes (2), João Santos (14).» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_bassampaensefcpcro_211110_57101.asp

Política Nacional - Portugal aderiu ao FMI há cinquenta anos e tudo indica que vai necessitar da sua ajuda, brevemente... o (des)governo de Sócrates assim o obriga!

António de Oliveira Salazar assinou o decreto-lei da adesão de Portugal ao FMI.
António de Oliveira Salazar assinou o decreto-lei da adesão de Portugal ao FMI.

«Portugal aderiu ao FMI há cinquenta anos
Económico com Lusa  
21/11/10 08:07

A economia portuguesa marca hoje meio século desde a adesão ao FMI, quando o País receia uma nova entrada da instituição.

"O Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte: É aprovado, para adesão, o acordo relativo ao Fundo Monetário Internacional", referia o texto do Decreto-Lei 43.338, de 21 de Novembro de 1960, assinado por Américo Thomaz e, logo de seguida, pelo presidente do Conselho de Ministros, António de Oliveira Salazar.

Com os mercados de dívida a tentar testar os limites das finanças públicas portuguesas e a tentar levar Portugal ao risco de incumprimento, a ameaça do Fundo Monetário Internacional (FMI) volta a aparecer na economia portuguesa, um regresso dos "homens de preto", como os portugueses chamaram aos técnicos da instituição nas intervenções passadas, em 1983 e 1977.

Se essas intervenções foram marcadas por políticas que tiveram, na altura, grandes consequências sociais, um eventual regresso da organização, dando apoio técnico ao fundo europeu de estabilidade financeira, seria mais suave, na opinião do historiador económico Pedro Lains.

Portugal passou de ilustre desconhecido a caso de sucesso do FMI


Nos cinquenta anos desde que aderiu ao FMI Portugal passou de membro tranquilo e desconhecido a um dos primeiros casos de sucesso da instituição, disse Braga de Macedo, à Lusa.
"Portugal já era membro desde 1960, um membro ordeiro. Eu lembro-me que, quando visitei o Fundo Monetário Internacional (FMI), em 1969, para fazer o meu primeiro livro, falei lá com o senhor Ragazzi, um italiano, que me disse: nunca vi cá um português" lembrou o antigo ministro das Finanças, que integrou o Departamento de Pesquisa da instituição.

Se um dos objectivos do Estado Nova à data da adesão, a 21 de Novembro de 1960, era recolher o reconhecimento da comunidade internacional, depois do 25 de Abril de 1974, Portugal passou de membro tranquilo que nunca pensaria em recorrer ao Fundo a encarar o FMI como o amigo das horas difíceis, com as intervenções de 1977 e 1983, para salvar a economia portuguesa.» in http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-aderiu-ao-fmi-ha-cinquenta-anos_104892.html
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Será que o Ditador Salazar, já pensava em ajudar o protofacista, Sócrates?!!!
Sócrates, claro, afirma aos sete ventos, que o FMI não entrará em Portugal, mas ele acha que alguém acredita nele... nem a equipa governamental já o leva a sério, com desmentidos e contradições sucessivas... ao menos o Brasil tem o Tiririca, pior do que está não fica!

Desporto Hóquei Patins: F.C. do Porto Império Bonança 11 vs Cronenberg 1 - FC Porto Império Bonança estreia-se na Europa com goleada!

«FC Porto Império Bonança estreia-se na Europa com goleada


O FC Porto Império Bonança iniciou este sábado a sua participação na fase de grupos da Liga Europeia 2010/11 com uma goleada aos alemães do Cronenberg, por 11-1. 


Pedro Gil marcou quatro golos, Reinaldo Ventura apontou um «hat-trick» e Gonçalo Suíssas bisou.

Ao intervalo, os azuis e brancos venciam «apenas» por 3-1 – enquanto tiveram força, os alemães mantiveram alguma organização defensiva. Na segunda parte, os Dragões arrancaram definitivamente para a goleada, proporcionando um bom espectáculo de hóquei em patins.

Reinaldo Ventura abriu o marcador aos sete minutos, na sequência de um movimento por trás da baliza adversária. Pedro Gil e Suíssas apontaram os outros dois tentos do primeiro tempo.

Seis minutos depois do reatamento, Pedro Gil ampliou a vantagem, com um movimento similar ao de Reinaldo Ventura no início do encontro. Depois, em apenas 10 minutos, os portistas conseguiram cinco remates certeiros, arrumando com a questão do vencedor. O jovem Henrique Magalhães e Emanuel Garcia fecharam a contagem, nos últimos cinco minutos.

No final, o técnico Franklim Pais analisou o encontro: «Não esperava um resultado tão dilatado, porque sabíamos que íamos encontrar uma equipa com muitos jogadores da selecção alemã. O nosso objectivo é chegar à fase final da Liga Europeia e sabíamos que não podíamos facilitar. Foi um bom espectáculo e um bom resultado. Neste tipo de jogos a diferença de golos tem importância, porque não sabemos o que se vai passar à frente. Esperamos repetir a exibição de hoje em Valdagno».

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Cronenberg, 11-1
Liga Europeia, grupo D, primeira jornada
20 de Novembro de 2010
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 780 espectadores.

Árbitros: Alberto Garrote (Espanha), Emílio Marinas (Espanha) e Sofia Ferreira (Portugal)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Filipe Santos «cap.», Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Emanuel Garcia, André Azevedo, Gonçalo Suíssas, Henrique Magalhães e Filipe Magalhães (g.r.)
Treinador: Franklim Pais

CRONENBERG: Sebastien Wilk (g.r.), Thomas Haupt «cap.», Mark Wochnik, Benjamin Nasch e Lowie Boogers
Jogaram ainda: Luís Coelho, Marco Bernadowitz, Andreas Paczia e Martin Schmahl
Treinador: Sven Steup

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Reinaldo Ventura (7m, 41m e 43m), Pedro Gil (8m, 31m, 34m e 36m), Luís Coelho (15m), Gonçalo Suíssas (24m e 33m), Henrique Magalhães (45m) e Emanuel Garcia (50m)
Disciplina: cartão azul para Gonçalo Suíssas (19m)» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/HoqueiPatins/Noticias/noticiahoquei_hoqfcpcronenberg_201110_57081.asp
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