14/03/10

Hóquei Patins: Juventude de Viana 3 vs F.C. do Porto Império Bonança 6 - Dragões cada vez mais Eneacampeões Nacionais, 9 Títulos Consecutivos é Obra!

«FC Porto Império Bonança venceu (6-3) em Viana do Castelo

Mais uma jornada, mais um obstáculo superado. O FC Porto Império Bonança bateu este sábado o vice-campeão Juventude de Viana, no Minho, e tem o caminho aberto para o eneacampeonato. O resultado final não deixa dúvidas: 6-3 a favor dos Dragões, com mais dois tentos de Pedro Gil. A oito jornadas do fim da prova, os azuis e brancos têm 13 pontos de vantagem sobre o Benfica, segundo classificado.
No entanto, os Dragões tiveram de suar para bater a formação de Viana do Castelo. No Pavilhão Municipal de Monserrate, o FC Porto foi a primeira equipa a colocar-se em vantagem, aos 15 minutos, por Pedro Gil. Os minhotos deram depois a volta ao marcador, só que o espanhol restabeleceu a igualdade (2-2) antes do intervalo. No recomeço, o FC Porto disparou para o triunfo, com golos de Filipe Santos, Jorge Silva e Pedro Moreira. Emanuel Garcia carimbou o resultado final de 6-3 e confirmou a vitória num dos terrenos mais difíceis do campeonato.» in site F.C. do Porto.

Sub19 - Académica de Coimbra 0 vs F.C. do Porto 2 - Jovens Dragões também foram vencer a Coimbra!

«Sub-19 também venceram em Coimbra

À imagem da equipa principal, os sub-19 do FC Porto também venceram (0-2) este sábado, em Coimbra, em partida do Campeonato Nacional de Juniores A. Sérgio Oliveira, aos 63 minutos, colocou os Dragões em vantagem e Bacar, aos 87, fechou a contagem.
O treinador Patrick Greveraars fez alinhar o seguinte: Maia, David, Ricardo, Abdoulaye, Bacar, Renato, Caetano (Claro, 88m), Dias, Gilmar (Christian, 72m), Sérgio Oliveira (Katalin, 77m) e Alex.» in site F.C. do Porto.

Liga Sagres: Académica de Coimbra 1 vs F.C. do Porto 2 - Dragões sofrem muito, mas lá vencerem este jogo muito difícil!

«Fibra na reviravolta: Académica-FC Porto, 1-2

Por um golo assim, capaz de misturar um positivo género fúria e colocação, vale a pena esperar. Mais ainda tratando-se de um golo redentor, dos que fazem as pazes com a justiça. Depois de muitos ensaios e prenúncios, aconteceu já ao 87º minuto. No pé esquerdo de Rodríguez e no desenlace de uma demonstração de fibra, que acabaria por reverter um resultado negativo, trocando as voltas ao destino que as manchas de um jogo pareciam irreversivelmente traçar.
Num encontro de equipas gémeas na estratégia e semelhantes na atitude, foi a qualidade de execução que traçou distâncias, alargadas em menos de vinte minutos, sensivelmente o tempo bastante para o FC Porto vincar superioridade e dispor de três ocasiões soberanas para se colocar em vantagem, antes mesmo de Ricardo ter ganho o duelo a Falcao, na ponta final de uma de várias jogadas de entendimento entre Rúben Micael e Rodríguez.
Sem que se percebesse exactamente como ou porquê, a bola parava na marca de grande penalidade, por indicação do árbitro, no pressuposto de que Bruno Alves, na disputa da posição, teria derrubado Sougou. Académica em vantagem. Mas por três minutos apenas.
Refeito da exibição do cartão amarelo que surpreendeu toda a plateia, poucos segundos depois de Nuno Coelho ter interrompido com o braço um lance de ataque portista na área da Académica, sem sanção técnica ou disciplinar, Bruno confirmou o golo do empate sobre a linha de baliza, atenuando a injustiça e reduzindo os efeitos do resultado a um mal menor.
A reversão ficava guardada para mais tarde, para lá de um sem-número de situações em que a vantagem portista se fazia anunciar e da reconfiguração do adversário numa trama de contra-ataque claramente assumido. A justiça, que tardou, chegou aos 83 minutos, num remate fulminante de Rodríguez, superiormente assistido por Varela.

FICHA DE JOGO

Liga, 23ª jornada
Estádio Cidade de Coimbra
13 de Março de 2010

Árbitro: João Capela
Assistentes: Gabínio Evaristo e Tiago Rocha
4º Árbitro: Jorge Tavares

ACADÉMICA: Ricardo; Pedrinho, Luiz Nunes, Orlando «cap» e Emídio Rafael; Tiero, Nuno Coelho e Cris; Sougou, Éder e João Ribeiro
Substituições: Ricardo por Rui Nereu (45m), Éder por Vouho (72m) e Cris por Paulo Sérgio (79m)
Não utilizados: Lito, Bru, Bibishkov e Hélder Cabral
Treinador: André Villas-Boas

FC PORTO: Beto; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Belluschi, Raul Meireles e Rúben Micael; Varela, Falcao e Rodríguez
Substituições: Rúben Micael por Mariano (69m) e Mariano por Tomás Costa (83m)
Não utilizados: Nuno, Guarín, Valeri e Addy
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Sougou (32m, g.p.), Bruno Alves (35m) e Rodríguez (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Bruno Alves (31m), Sougou (35m), Tiero (38m), Cris (40m) e Rui Nereu (90m)» in site F.C. do Porto.» in site F.C. do Porto.

Highlights

Freekicker | MySpace Video

Resumo de um Jogo nem sempre bem disputado, mas em que houve raça e querer dos Dragões!

Andebol: F.C. do Porto Vitalis 29 vs S. Bernardo 23 - Dragões Somam e Seguem Rumo ao Título de Campeões Nacionais!

«FC Porto Vitalis continua imparável

O FC Porto Vitalis venceu, este sábado, o S. Bernardo, por 29-23, em desafio da 20.ª jornada do campeonato de andebol, elevando, desta forma, para sete o número de triunfos consecutivos na prova.
Os Campeões Nacionais já não perdem para a competição principal do andebol português há 17 partidas, um registo notável que lhes permite ocupar a liderança isolada da classificação.
A jogar em casa, no Pavilhão Dragão Caixa, os azuis e brancos voltaram a apresentar-se bastante consistentes na defesa, superiorizando-se por completo ao adversário.
Os golos da equipa orientada por Ljubomir Obradovic foram apontados por Dario Andrade (8), Tiago Rocha (5), Ricardo Moreira (5), Filipe Mota (3), Pedro Spínola (3), Wilson Davyes (2), Inácio Carmo (2) e Álvaro Rodrigues (1).» in site F.C. do Porto.

12/03/10

Educação em Portugal - haja Alguém que queira defender a escola Pública e a Sanidade Física e Psicológica dos seus Actores!

«CDS-PP agenda debate de urgência sobre violência nas escolas

O CDS-PP vai agendar um debate de urgência na Assembleia da República sobre «violência, agressões e indisciplina na escola» e sobre «bullying em meio escolar», anunciou o líder do partido, Paulo Portas.
Paulo Portas defendeu que o CDS-PP tem sobre este assunto a “autoridade” de «há muito tempo» defender a necessidade de «reforçar a autoridade dos professores», de tornar regra o dever de participação à comissão de menores ou ao Ministério Público «quando há casos de indisciplina e agressões», bem como a necessidade de «sancionar os comportamentos indisciplinados e agressivos de alunos».» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1517459
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- Qual foi o Governo que desautorizou completamente o Papel do Professor em Portugal?

- Quem foi a Ministra da Educação que apelidou de Professorecos, os Professores Portugueses?!

- Quem semeou ventos... e não quer as tempestades?

- Quem deu a entender que os Professores Portugueses eram um Bando de Malandros?

- O Bullying também existe sobre Professores, é verdade sim senhor. Não eram necessárias estas duas Mortes trágicas, bem recentes, do aluno de Mirandela e do professor que se suicidou recentemente, para saber que o Bullying está mais activo do que nunca, nas Escolas Portuguesas. Quem contribuiu para este aumento acelerado deste fenómeno?

- Cada vez mais vejo Professores atormentados por terem que enfrentar uma determinada Turma, de quem será a culpa disto?

- Cada vez mais assisto a um ambiente mais tenso e mais frio nas Escolas Portuguesas, quem será responsável por isto?

- Como dizia o outro, o Socialista que fez de Portugal um Pântano e que se pirou para bem longe, é só fazer as contas...

- Os meus sentimentos à Escola Portuguesa que fez mais duas vítimas de Bulliying, no meio de tanta gente que sofre em silêncio! A Escola Portuguesa deveria estar mesmo de luto, por tudo isto e por muito mais!

- Parabéns ao CDS-PP, por ser o único Partido Político que se mostra preocupado com o estado calamitoso a que o PS deixou chegar a Escola Pública Portuguesa!

11/03/10

F.C. do Porto - Neste Clube a Formação dos Jovens Atletas é vista de Forma Holística e Humana!

«FC Porto associa-se à campanha 1GOAL

O FC Porto é o segundo clube do Mundo, depois do FC Barcelona, a aderir à campanha 1GOAL – Education for All (Educação para Todos). Esta iniciativa integra-se na Class of 2015, um projecto lançado pelas Nações Unidas em Setembro de 2008, e que conta com signatários como a rainha Rania da Jordânia, o cantor Bono, Bob Geldof, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia.
O objectivo é alcançar o ensino primário universal, tendo como pressuposto que a educação vence a pobreza. Há 72 milhões de crianças em todo o mundo sem acesso à escola e o Mundial 2010, na África do Sul, é tido como uma oportunidade única para influenciar a audiência futebolística global. A 1GOAL não quer o dinheiro dos cidadãos, mas sim as suas assinaturas, de forma que os líderes mundiais coloquem a educação global no topo das suas prioridades.
A educação dos jovens jogadores sempre foi uma prioridade para o FC Porto, e essa orientação foi reforçada, mais recentemente, no âmbito do projecto Visão 611. A escolaridade mínima para os jovens atletas é o 12.º ano, e a taxa de sucesso actual é praticamente total. Por isso, o FC Porto associa-se com todo o gosto ao 1 GOAL. «O nosso clube sempre teve a educação dos jovens jogadores como objectivo, porque temos a consciência de que se trata do valor mais importante que podem ter na sua vida. Se todos os clubes, empresas e indivíduos puderem dar um pequeno contributo, será possível construir um futuro brilhante para todas as raparigas e rapazes do planeta», sublinha o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa.

Conheça o 1Goal» in site F.C. do Porto.

Amarante - Cineclube de Amarante Apresenta na Próxima 6.ª feira, Julie & Julia de Meryl Streep!

«Esta 6ª feira vamos ver Meryl Streep que perdeu o Oscar para... Sandra Bullock!!!!!

Em anexo uma crónica de Inês Pedrosa.

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira às 21: 30
Telefone: 255 431 084

Julie e Julia
Título original: Julie & Julia
De: Nora Ephron
Com: Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci
Género: Biografia, Comédia Romântica
Classificacao: M/12

EUA, 2009, Cores, 123 min.

http://www.sonypictures.com/homevideo/julieandjulia/
Nos finais dos anos 40, Julia Child (Meryl Streep) acompanha o marido a Paris, onde ele foi nomeado adido cultural dos EUA. A sua paixão pela cultura francesa culmina com a edição de um livro de gastronomia chamado "Mastering the Art of French Cooking", que se torna um fenómeno de popularidade no seu país, alterando para sempre a culinária americana.
Décadas mais tarde, em Nova Iorque, Julie Powell (Amy Adams) está em crise: aos 30 anos, sente que não alcançou nenhum dos supostos patamares de realização e que não consegue dar um rumo à sua vida medíocre. Um dia, em casa da sua mãe, depara-se com o famoso livro de Julia Child e, com o total apoio do marido, decide iniciar o projecto Julie/Julia: num ano, vai testar as 524 receitas e publicar o resultado num blogue que se revela um sucesso colossal.
Inspirado no livro autobiográfico de Julie Powell, sobre duas mulheres que, embora separadas no tempo, encontraram na arte culinária uma forma de dar sentido às suas vidas.
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Julia Child (1912-2004) popularizou-se como divulgadora da cozinha francesa nos EUA; Julie Powell (n.1973)é uma herdeira directa do seu trabalho. Através destas duas personagens primorosamente interpretadas por Meryl Streep (Julia) e Amy Adams (Juie), Nora Ephron propõe-nos algumas saborosas lições de gastronomia e também um descomplexado regresso às regras da comédia dramática. Sugere-se um bom vinho a acompanhar.
João Lopes, Diário de Notícias a 19 de Novembro de 2009
O girl power do fogão
A cozinha como fonte da realização pessoal da mulher moderna - numa alta comédia transportada por duas actrizes de eleição.
Como se não chegasse uma, "Julie e Julia" baseia-se em duas histórias verídicas e, sabendo nós como Hollywood adora histórias verídicas (que muitas vezes deixam de o ser assim que chegam ao écrã...), isso deixa logo a pulga atrás da orelha. Uma é a história de Julia Child, espécie de Maria de Lourdes Modesto que revelou à América, nas décadas de 1950 e 1960, a riqueza da cozinha francesa pela qual se apaixonara em Paris após a II Guerra. A outra é a história de Julie Powell, uma trintona nova-iorquina que, em 2002, frustrada com o modo como a sua vida não seguira o curso que ela esperava, embarca no projecto meio insane de cozinhar, ao longo de um ano, as 500 receitas que Child incluira no seu livro de culinária francesa.
Improvavelmente, do cruzamento entre as duas histórias Nora Ephron (a escritora que reinventou a comédia romântica para os anos 1990 como argumentista de "Um Amor Inevitável", 1989, e autora de "Sintonia do Amor", 1993, e "Você Tem uma Mensagem", 1998) tira uma elegantíssima alta comédia sobre duas mulheres que nunca se conheceram nem nunca se cruzaram mas que se encontraram a si próprias do mesmo modo - através da culinária. O truque (e é mais engenhoso do que parece) é o de usar precisamente a divisão da casa à qual as mulheres foram relegadas durante anos como base do seu triunfo e da sua realização pessoal - de "escrava do fogão" a "girl power" através do poder da manteiga e do refogado. Melhor ainda: não estamos a falar de mulheres desfavorecidas (Child era casada com um diplomata, Powell tinha uma vida de classe média, ambas estão perdidamente apaixonadas pelos maridos) e isso é também refrescante - sobretudo porque o objectivo de Child ao escrever o seu livro era o de provar que o requinte da boa comida estava ao alcance da dona de casa média, e o filme explora sabiamente essa "normalidade" tantas vezes maltratada pelo cinema como banal e desinteressante. Como quem diz: sim, as pessoas normais não têm nada de excepcional, e qual é o problema?
"Julie e Julia" torna-se, assim, numa deliciosa subversão dos cânones feministas ao usar, com clássica e discreta elegância, a cozinha como fonte da realização pessoal da mulher moderna (tanto Julia como Julie encontram na partilha das suas descobertas culinárias aquilo que lhes falta para se sentirem completas, mesmo que isso implique ter de assassinar lagostas a sangue-frio), mas sem reduzir as personagens a meras fachadas que apenas existem para a cozinha. É óbvio que ajuda, e muito, ter duas actrizes do calibre de Amy Adams e, sobretudo, Meryl Streep, a quem a comédia está a ficar cada vez melhor (a sua Julia Child é uma criação portentosa para juntar à lista) - e também é verdade que ninguém pensaria em considerar "Julie e Julia" uma obra-prima (para isso, seria preciso mais de substância, até porque há momentos em que o paralelo Julie/Julia a 50 anos de distância é forçado). Mas é tão raro ver uma boa alta comédia hoje, ainda por cima divertida, inteligente, impecavelmente interpretada, que esta quase faz figura de obra-prima. E acabamos por nos esquecer que, em vez de uma, o filme de Nora Ephron se baseia em duas histórias verídicas...
Jorge Mourinha, Público, 19/11/2009»

Informação gentilmente fornecida pela Minha Colega e Amiga, Professora, Elsa Cerqueira.


Trailer - Julie & Julia

The Prodigy - Uma Banda da Música Moderna Contemporânea de Vanguarda!




The Prodigy - "No Good" - (Start The Dance)

The Prodigy - "Breathe"

Prodigy - "Baby´s Got A Temper"

The Prodigy - "Spitfire"

The Prodigy - "Wind It Up"

The Prodigy - "Warrior's Dance"

The Prodigy - "Voodoo People"

The Prodigy - "Pandemonium"

The Prodigy - "We Are The Ruffest"

The Prodigy - "Scienide"

The Prodigy - "Everybody In The Place"

The Prodigy - "Fire"

The Prodigy - "Warning"

The Prodigy - "Take Me To The Hospital" - (Josh Homme / Liam Howlett wreckage remix)

«The Prodigy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

The Prodigy
Prodigy.Switzerland.2007.jpg
A banda em show na Suíça (2007)
Informação geral
Origem Essex, Inglaterra
País Reino Unido
Gêneros Big Beat
Hardcore techno
Electro rock
Dance-punk
Electropunk
Dance alternativo
Período em atividade 1990 — atualmente
Gravadoras XL Recordings e Take Me to the Hospital
Página oficial www.prodigy.co.uk/
Integrantes
Keith Flint
Liam Howlett
Maxim Reality
Ex-integrantes
Leeroy Thornhill
Sharky

The Prodigy é uma banda britânica de música eletrónica, considerada uma das maiores referências de um sub-género desta, o big beat. Iniciaram a sua carreira em 1990, quando Liam Howlett, Keith Flint e Leeroy Thornhill se cruzaram num clube na cidade onde viviam, Essex e decidiram formar um grupo. A intenção era Keith e Leeroy ocuparem a posição de dançarinos, dando assim um contributo para que a música que Liam criava ganhasse vida em cima dos palcos. O primeiro concerto aconteceu no The Labyrinth em 1990, ao qual se juntou por divertimento Maxim Reality (no papel de MC), acabando por ficar até hoje nessa função.

Desde então a banda que começou a tocar em raves pelo Reino Unido tem realizado concertos em vários pontos do mundo, passando pelos principais palcos e festivais da Europa, Austrália e Estados Unidos, até aos destinos menos usuais, como Líbano, Indonésia e Malásia. A banda possui já anos de experiência, com altos e baixos, sendo o auge da carreira em termos comerciais quando o compacto "Firestarter" em 1996 despontou na grande mídia. A par do compacto seguinte, "Breathe", "Firestarter" criou condições para que o terceiro álbum da banda The Fat of the Land fosse topo de parada em vários países (22 ao todo, na primeira semana seguinte ao lançamento) expandindo assim ainda mais a sua base de fãs. A banda já recebeu várias nomeações e prémios da indústria discográfica, no qual o destaque vai para Grammys e vitórias em várias categorias da entrega anual dos Prémios Europeus de Música da MTV.

Em 2000, Leeroy Thornhill abandona o grupo de forma definitiva, dedicando-se ao seu projecto Flightcrank e ao djing. A sua saída, só se fez sentir no espectáculo ao vivo, já que este nunca contribuiu para a música da banda.

Em 2004, lançam Always Outnumbered, Never Outgunned, álbum que não conta com os préstimos de Keith e Maxim nas vocalizações, tendo o mentor dos The Prodigy, preferido por convidar outros artistas, como a actriz Juliette Lewis, Liam Gallagher dos Oasis ou Twista. O álbum não foi bem acolhido, quer pela critica quer pelos fãs, por possuir uma sonoridade electro, género que se viria a tornar popular pouco depois.

Em 2005, é lançada a compilação Their Law, The Singles, uma compilação que agrupa todos os singles da banda, excepto Fire e Babys Got a Temper. É lançado ao mesmo tempo um DVD, com o mesmo nome, que reune os telediscos da banda e uma actuação ao vivo de 1997 na Brixton Academy

Em 2006, abandonam a sua gravadora de sempre, a XL-Recordings, e formam a sua própria editora, Take Me To The Hospital, que está indexada à Cooking Vinyl.

Em 2007 a banda deu alguns concertos sobretudo em festivais, em países como o Dubai, Portugal (Creamfields), Espanha e Bélgica, preparando o próximo álbum de originais.

O novo álbum, editado no dia 23 de Fevereiro de 2009, chama-se Invaders Must Die. O primeiro avanço de apresentação deste álbum, foi disponibilizado gratuitamente no site da banda e com um vídeo, apesar desta faixa, "Invaders Must Die" (que conta com a participação de James Rushent dos Does It Offend You Yeah?) não ser um single, já que não houve edição física do disco ou venda digital do mesmo. A faixa "Run With The Wolves" e a "Stand Up" tem a participação de Dave Grohl, (Foo Fighters, Nirvana). O primeiro single chama-se Omen (este tema na alemanha chama-se apenas O, devia a ameaça judicial de um grupo de eurodance dos anos noventa, chamado Magic Affair, já que estes tiveram um sucesso nos anos 90 com uma música intitulada de Omen III (pode ser ouvida no youtube).

O primeiro single do álbum Invaders Must Die foi Omen (Fevereiro 2009), o segundo Warriors Dance (Maio 2009) e o terceiro Take Me To The Hospital (Agosto 2009).


Índice

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[editar] Prodigy em Portugal

A banda já actuou em Portugal no Super Bock Super Rock de 1996 (sob a pala de Alcântara, em Lisboa), no Festival Imperial 1997 (no Coliseu do Porto, Porto), esteve agendada para o Festival Ilha do Ermal de 1999 (mas viria a cancelar este concerto), no Super Bock Super Rock 2005 (no Parque do Tejo, em Lisboa), no Festival Sudoeste 2006 (na Zambujeira do Mar), no Festival Creamfields 2007 (no Parque da Bela Vista, capital portuguesa), no Festival Marés Vivas 2008 (em Gaia) e no Festival Optimus Alive 2009 (em Álges).

Pela primeira vez, se apresentou em nome próprio em Portugal, que não em festivais, no dia 7 de Dezembro de 2009 no Pavilhão Atlântico, com abertura pelos Enter Shikari.

[editar] Membros

[editar] Atuais

[editar] Em palco

[editar] Ex-integrantes

[editar] Discografia

[editar] Álbuns de estúdio

[editar] Colectâneas

[editar] EP

[editar] Compactos

De Experience
De Music for the Jilted Generation
  • 1993 - "One Love"
  • 1994 - "No Good (Start the Dance)"
  • 1989 - "Voodoo People"
  • 1995 - "Poison"
De The Fat of the Land
  • 1996 - "Firestarter"
  • 1996 - "Breathe"
  • 1997 - "Smack My Bitch Up"
Compacto não integrado em álbuns
  • 2002 - "Baby's Got a Temper"
De Always Outnumbered, Never Outgunned
De Their Law The Singles 1990-2005
  • 2005 - "Voodoo People (Pendulum Remix)"
  • 2005 - "Out Of Space (Audio Bullys Remix)"
De Invaders Must Die
  • 2009 - "Omen"
  • 2009 - "Warrior's Dance"
  • 2009 - "Take Me To The Hospital"

[editar] Vídeo

  • 1995 - "Electronic Punks" em VHS
  • 2002 - "Baby's Got a Temper" DVD single
  • 2005 - "Their Law, The Singles" DVD compilatório com os vídeos da banda e concerto na Brixton Academy

[editar] Ligações externas


"Breathe

The Prodigy

Composição: Keith Flint / Liam Howlett / Maxim Reality

Breathe the pressure
Come play my game I'll test ya
Psychosomatic addict, insane

Breathe the pressure
Come play my game I'll test ya
Psycho, somatic addict, insane

Come play my game
Inhale, inhale, you're the victim
Come play my game
Exhale, exhale, exhale"


#hardcoretechno
#electrorock
#dance-punk
#electropunk
#dancealternativo

AMARANTE: Um morto confirmado em queda de um viaduto no IP4 - Proteção civil!

AMARANTE: Um morto confirmado em queda de um viaduto no IP4 - Proteção civil (COM VÍDEO)

«AMARANTE: Um morto confirmado em queda de um viaduto no IP4 - Proteção civil (COM VÍDEO)
(11-03-2010)



DR
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Estavam 20 trabalhadores na obra do viaduto que ruiu quarta feira à noite no IP4, em Amarante, quando se verificou a derrocada, indicou mais cedo o comandante dos bombeiros, Fernando Rocha


Armindo Mendes/Lusa




Multimédia

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Um morto confirmado em queda de um viaduto

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Um homem, de 23 anos, foi encontrado morto dentro do automóvel que ficou sob os escombros do viaduto que caiu cerca das 20:30 de quarta feira no IP4, revelou à Lusa fonte da Proteção Civil.
“Dentro do automóvel foi encontrado um indivíduo do sexo masculino. O homem era o condutor e único ocupante do veículo (um BMW)”, indicou a mesma fonte, revelando que a vítima foi transportada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.
As operações de resgate do cadáver duraram cerca de três horas com a vítima a ser retirada do automóvel cerca das 05:00 de hoje.
De acordo com a mesma fonte, agora vão prosseguir as operações de remoção dos escombros - muitas toneladas de cimento e ferro - recorrendo às quatro retroescavadoras presentes no local, prevendo-se que o trânsito seja restabelecido durante a tarde de hoje.
Estavam 20 trabalhadores na obra do viaduto que ruiu quarta feira à noite no IP4, em Amarante, quando se verificou a derrocada, indicou mais cedo o comandante dos bombeiros, Fernando Rocha.
Oito feridos deram entrada no hospital, seis em Amarante e dois em Penafiel, todos feridos ligeiros, todos trabalhadores na obra em curso e todos homens, com idades compreendidas entre os 23 e os 50 anos, segundo fonte do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Equipas de socorro e operários da obra estiveram a regar com água o cimento, com receio de que secasse, o que dificultaria as operações de remoção dos destroços.
O local da derrocada - no início do troço entre Amarante e Vila Real do IP4 - está a ser alargado com vista à sua transformação em autoestrada.
Segundo a GNR, na sequência do acidente, a A4 está cortada no sentido Porto-Amarante e o IP4 entre Vila Real e Amarante, estando o trânsito a ser desviado, nomeadamente no nó de Padornelo (IP4), para a Estrada Nacional 210.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2962


APM/LMP
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Lusa/fim

AMARANTE - A Feira de Stock-off de Amarante, uma organização da Associação Empresarial, vai realizar-se de 12 a 14 de Março!

AMARANTE: Produtos a preços reduzidos na Feira Stock-Off
«AMARANTE: Produtos a preços reduzidos na Feira Stock-Off

(11-03-2010)

Miguel Carvalho
© Todos os direitos reservados


Certame promovido pela AEA vai realizar-se de 12 a 14 de Março


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O objectivo da iniciativa, que decorre uma vez mais no parque de estacionamento do pavilhão municipal, é o mesmo de anos anteriores e passa pelo escoamento de stocks dos comerciantes locais, com a venda dos produtos a preços ainda mais baixos do que os saldos.
Como noutros anos, a Feira de Stock-Off terá expositores de pronto-a-vestir, calçado, acessórios de moda, mobiliário, electrodomésticos, ópticas, tapeçaria e têxteis-lar.
No ano passado os comerciantes ficaram satisfeitos com os muitos clientes que visitaram o certame.
Segundo o presidente da Associação Empresarial, de Amarante, Luís Miguel Ribeiro, a feira atrai à cidade muitos forasteiros que fazem compras e acabam também por circular na cidade, potenciando o comércio local”.
A AEA espera o sucesso da feira, tanto na perspectiva do negócio dos expositores, como na óptica dos clientes que vão encontrar produtos de qualidade a preços muito acessíveis.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2965

Educação em Portugal - Bullying, a forma moderna de dizer que a perseguição e a coacção Física e Psicológica, há muito vivem na Escola!


«Bullying

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O bullying escolar na infância é uma prática observada em várias culturas.

Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Índice

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[editar] Caracterização do bullying

No uso coloquial entre falantes de língua inglesa, bullying é frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo mais fraco. O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define bullying em três termos essenciais:[2]

  1. o comportamento é agressivo e negativo;
  2. o comportamento é executado repetidamente;
  3. o comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O bullying divide-se em duas categorias:[1]

  1. bullying direto;
  2. bullying indireto, também conhecido como agressão social

O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:

  • espalhar comentários;
  • recusa em se socializar com a vítima
  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima
  • criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

O bullying pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência. Os atos de bullying configuram atos ilícitos, não porque não estão autorizados pelo nosso ordenamento jurídico mas por desrespeitarem princípios constitucionais (ex: dignidade da pessoa humana) e o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. A responsabilidade pela prática de atos de bullying pode se enquadrar também no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram nesse contexto.[3]

[editar] Características dos bullies

Pesquisas[4] indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido[5] que um deficiente em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser fatores de risco em particular. Estudos adicionais[6] têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de auto-estima.[7] Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a auto-imagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas.[8] É freqüentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:

"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."[9]

O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal.

[editar] Tipos de bullying

Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:

  • Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
  • Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
  • Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
  • Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
  • Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
  • Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
  • Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
  • Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
  • Isolamento social da vítima.
  • Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
  • Chantagem.
  • Expressões ameaçadoras.
  • Grafitagem depreciativa.
  • Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com freqüência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma "vítima perfeita").

[editar] Locais de bullying

O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.

[editar] Escolas

Em escolas, o bullying geralmente ocorre em áreas com supervisão adulta mínima ou inexistente. Ele pode acontecer em praticamente qualquer parte, dentro ou fora do prédio da escola.[10] Um caso extremo de bullying no pátio da escola foi o de um aluno do oitavo ano chamado Curtis Taylor, numa escola secundária em Iowa, Estados Unidos, que foi vítima de bullying contínuo por três anos, o que incluía alcunhas jocosas, ser espancado num vestiário, ter a camisa suja com leite achocolatado e os pertences vandalizados. Tudo isso acabou por o levar ao suicídio em 21 de Março de 1993. Alguns especialistas em "bullies" denominaram essa reação extrema de "bullycídio". Os que sofrem o bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos muitas vezes irreversíveis, que podem até levar a atitudes extremas como a que ocorreu com Jeremy Wade Delle. Jeremy se matou em 8 de janeiro de 1991, aos 15 anos de idade, numa escola na cidade de Dallas, Texas, EUA, dentro da sala de aula e em frente de 30 colegas e da professora de inglês, como forma de protesto pelos atos de perseguição que sofria constantemente. Esta história inspirou uma música (Jeremy) interpretada por Eddie Vedder, vocalista da banda estadunidense Pearl Jam. Nos anos 1990, os Estados Unidos viveram uma epidemia de tiroteios em escolas (dos quais o mais notório foi o massacre de Columbine). Muitas das crianças por trás destes tiroteios afirmavam serem vítimas de bullies e que somente haviam recorrido à violência depois que a administração da escola havia falhado repetidamente em intervir. Em muitos destes casos, as vítimas dos atiradores processaram tanto as famílias dos atiradores quanto as escolas. Como resultado destas tendências, escolas em muitos países passaram a desencorajar fortemente a prática do bullying, com programas projetados para promover a cooperação entre os estudantes, bem como o treinamento de alunos como moderadores para intervir na resolução de disputas, configurando uma forma de suporte por parte dos pares. Dado que a cobertura da mídia tem exposto o quão disseminada é a práctica do bullying, os júris estão agora mais inclinados do que nunca a simpatizar com as vítimas. Em anos recentes, muitas vítimas têm movido ações judiciais diretamente contra os agressores por "imposição intencional de sofrimento emocional", e incluindo suas escolas como acusadas, sob o princípio da responsabilidade conjunta. Vítimas norte-americanas e suas famílias têm outros recursos legais, tais como processar uma escola ou professor por falta de supervisão adequada, violação dos direitos civis, discriminação racial ou de gênero ou assédio moral. O bullying nas escolas (ou em outras instituições superiores de ensino) pode também assumir, por exemplo, a forma de avaliações abaixo da média, não retorno das tarefas escolares, segregação de estudantes competentes por professores incompetentes ou não-atuantes, para proteger a reputação de uma instituição de ensino. Isto é feito para que seus programas e códigos internos de conduta nunca sejam questionados, e que os pais (que geralmente pagam as taxas), sejam levados a acreditar que seus filhos são incapazes de lidar com o curso. Tipicamente, estas atitudes servem para criar a política não-escrita de "se você é estúpido, não merece ter respostas; se você não é bom, nós não te queremos aqui". Freqüentemente, tais instituições (geralmente em países asiáticos) operam um programa de franquia com instituições estrangeiras (quase sempre ocidentais), com uma cláusula de que os parceiros estrangeiros não opinam quanto a avaliação local ou códigos de conduta do pessoal no local contratante. Isto serve para criar uma classe de tolos educados, pessoas com títulos acadêmicos que não aprenderam a adaptar-se a situações e a criar soluções fazendo as perguntas certas e resolvendo problemas.

[editar] Local de trabalho

O bullying em locais de trabalho (algumas vezes chamado de "Bullying Adulto") é descrito pelo Congresso Sindical do Reino Unido[11] como:

"Um problema sério que muito frequentemente as pessoas pensam que seja apenas um problema ocasional entre indivíduos. Mas o bullying é mais do que um ataque ocasional de raiva ou briga. É uma intimidação regular e persistente que solapa a integridade e confiança da vítima do bully. E é freqüentemente aceita ou mesmo encorajada como parte da cultura da organização".

[editar] Vizinhança

Entre vizinhos, o bullying normalmente toma a forma de intimidação por comportamento inconveniente, tais como barulho excessivo para perturbar o sono e os padrões de vida normais ou fazer queixa às autoridades (tais como a polícia) por incidentes menores ou forjados. O propósito desta forma de comportamento é fazer com que a vítima fique tão desconfortável que acabe por se mudar da propriedade. Nem todo comportamento inconveniente pode ser caracterizado como bullying: a falta de sensibilidade pode ser uma explicação.

[editar] Política

O bullying entre países ocorre quando um país decide impôr sua vontade a outro. Isto é feito normalmente com o uso de força militar, a ameaça de que ajuda e doações não serão entregues a um país menor ou não permitir que o país menor se associe a uma organização de comércio.

[editar] Militar

Em 2000 o Ministério da Defesa (MOD) do Reino Unido definiu o bullying como : "…o uso de força física ou abuso de autoridade para intimidar ou vitimizar outros, ou para infligir castigos ilícitos".[12] Todavia, é afirmado que o bullying militar ainda está protegido contra investigações abertas. O caso das Deepcut Barracks, no Reino Unido, é um exemplo do governo se recusar a conduzir um inquérito público completo quanto a uma possível prática de bullying militar. Alguns argumentam que tal comportamento deveria ser permitido por causa de um consenso acadêmico generalizado de que os soldados são diferentes dos outros postos. Dos soldados se espera que estejam preparados para arriscarem suas vidas, e alguns acreditam que o seu treinamento deveria desenvolver o espirito de corpo para aceitar isto.[13] Em alguns países, rituais humilhantes entre os recrutas têm sido tolerados e mesmo exaltados como um "rito de passagem" que constrói o caráter e a resistência; enquanto em outros, o bullying sistemático dos postos inferiores, jovens ou recrutas mais fracos pode na verdade ser encorajado pela política militar, seja tacitamente ou abertamente (veja dedovschina). Também, as forças armadas russas geralmente fazem com que candidatos mais velhos ou mais experientes abusem - com socos e pontapés - dos soldados mais fracos e menos experientes..[14]

[editar] Alcunhas ou apelidos (dar nomes)

Normalmente, uma alcunha (apelido) é dada a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Em alguns casos, a concessão é feita por uma característica que a vítima não quer que seja chamada, tal como uma verruga ou forma obscura em alguma parte do corpo. Em casos extremos, professores podem ajudar a popularizá-la, mas isto é geralmente percebido como inofensivo ou o golpe é sutil demais para ser reconhecido. Há uma discussão sobre se é pior que a vítima conheça ou não o nome pelo qual é chamada. Todavia, uma alcunha pode por vezes tornar-se tão embaraçosa que a vítima terá de se mudar (de escola, de residência ou de ambos).

[editar] Ver também

Referências

  1. O que é Bullying? em bullying.com.br
  2. Student Reports of Bullying, Resultados do 2001 School Crime Supplement to the National Crime Victimization Survey, US National Center for Education Statistics
  3. CALHAU, Lélio Braga. Bullying: o que você precisa saber. RJ, Impetus, 2009, p. 21-36.
  4. The Harassed Worker, Brodsky, C. (1976), D.C. Heath and Company, Lexington, Massachusetts.
  5. Petty tyranny in organizations , Ashforth, Blake, Human Relations, Vol. 47, No. 7, 755-778 (1994)
  6. Bullying and emotional abuse in the workplace. International perspectives in research and practice, Einarsen, S., Hoel, H., Zapf, D., & Cooper, C. L. (Eds.)(2003), Taylor & Francis, London.
  7. Bullies and their victims: Understanding a pervasive problem in the schools, Batsche, G. M., & Knoff, H. M. (1994) School PSYCHOLOGY REVIEW, 23 (2), 165-174. EJ 490 574.
  8. Areas of Expert Agreement on Identification of School Bullies and Victims, Hazler, R. J., Carney, J. V., Green, S., Powell, R., & Jolly, L. S. (1997). School Psychology International, 18, 3-12.
  9. Anti-Bullying Center Trinity College, Dublin.
  10. NOVA ESCOLA - REPORTAGEM - Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal
  11. Bullied at work? Don't suffer in silence in Trades Union Congress - TUC.
  12. The Values and Standards of the British Army – A Guide to Soldiers, Ministry of Defence, GB, Março de 2000, parágrafo 23.
  13. Social Psychology of the Individual Soldier, Jean M. Callaghan e Franz Kernic, 2003, Armed Forces and International Security: Global Trends and Issues, Lit Verlag, Munster
  14. Military bullying a global problem, BBC, GB, segunda-feira, 28 de novembro de 2005.

[editar] Ligações externas

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