18/09/13

Desporto Futebol Corrupção - O Marítimo revelou hoje ter enviado uma participação à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que esta averigúe factos denunciados pelo presidente do União da Madeira.

Marítimo quer que Liga averigue denúncias do presidente do União da Madeira

«Marítimo quer que Liga averigúe denúncias do presidente do União da Madeira

O União da Madeira recebeu e perdeu com o Marítimo B por 1-0, em encontro da sétima jornada da II Liga.

O Marítimo revelou hoje ter enviado uma participação à Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para que esta averigúe factos denunciados pelo presidente do União da Madeira.

«Na sequência das declarações proferidas pelo presidente do União Futebol SAD imediatamente após o encontro entre aquele clube e a equipa B do Marítimo e tendo em vista salvaguardar a verdade desportiva, e porque importa evitar que subsistam quaisquer dúvidas relativamente à conduta dos responsáveis do clube, e/ou demais atores envolvidos, vem o Marítimo da Madeira Futebol SAD requerer que seja aberto, com caráter de urgência, o procedimento de inquérito que conduza ao cabal e indispensável apuramento de toda a verdade», pode ler-se no site oficial do Marítimo.

Os dirigentes da equipa maritimista reagiram assim às declarações proferidas pelo presidente do União da Madeira, Filipe Silva, logo após o jogo com o Marítimo B, disputado no passado sábado, em que este garantiu que tinha sido avisado que seria prejudicado nesse jogo, adiantando que iria denunciar a situação ao presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira.

O União da Madeira recebeu e perdeu com o Marítimo B por 1-0, em encontro da sétima jornada da II Liga.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/09/18/mar_timo_quer_que_liga_averigue_.html

Vila de Baião - A principal jóia do património baionense, o Mosteiro de Santo André de Ancede, tem um novo horário para visitas e estará aberto seis dias por semana.



«Baião: Mosteiro de Santo André de Ancede aberto seis dias por semana

A principal joia do património baionense, o Mosteiro de Santo André de Ancede, tem um novo horário para visitas e estará aberto seis dias por semana.

Este espaço irá estar aberto de segunda-feira a sábado, entre as 11h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h00.

Aos domingos as visitas ao Complexo Arquitetónico, que é composto pelo Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho, pela Capela do Senhor do Bom Despacho e as Alas Principais do Mosteiro, estão sujeitas a marcação.

As marcações devem ser feitas através dos seguintes contactos: turismo@cm-baiao.pt e do número 255-540562.

A entrada é livre para as crianças até aos 12 anos de idade e tem um custo de 1 euro para os jovens entre os 12 e os 18 anos de idade, para os portadores de cartão de professor e para os cidadãos com mais de 65 anos de idade.

A entrada para o restante público tem um custo de 2 euros, enquanto os grupos (mínimo de 20 pessoas) têm um custo de 1 euro por pessoa.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzY4MiI7fQ==


(Mosteiro de Ancede)


Exploração agrícola no Mosteiro de Ancede (Baião)


(Baião Recuperação da Capela do Mosteiro de Ancede HD)

17/09/13

Óbitos - O presidente da Junta de Freguesia de Queirã, Vouzela, que sofreu queimaduras num incêndio naquele concelho a 23 de agosto, morreu hoje no Hospital de São João, no Porto, confirmou à Lusa fonte hospitalar.



«Morre autarca ferido em incêndio em Queirã

Joaquim Mendes, presidente da Junta de Freguesia de Queirã, Vouzela, ficou com  60% do corpo queimado quando ajudava os bombeiros a combater as chamas.

O presidente da Junta de Freguesia de Queirã, Vouzela, que sofreu queimaduras num incêndio naquele concelho a 23 de agosto, morreu hoje no Hospital de São João, no Porto, confirmou à Lusa fonte hospitalar.

O autarca tinha ficado com cerca de 60% do corpo queimado, quando ajudava a combater o incêndio. Internado inicialmente no Hospital de Viseu, acabou por ser transferido para o Hospital de São João devido à gravidade do seu estado.  

Além do presidente da junta, Joaquim da Silva Mendes, que foi considerado na altura ferido grave, ficou ferido no incêndio de Queirã um elemento da equipa de Sapadores Florestais de Vouzela, mas ligeiramente.  

Durante o incêndio, foram destruídas duas viaturas, uma da junta de freguesia e outra dos Sapadores Florestais.» in http://expresso.sapo.pt/morre-autarca-ferido-em-incendio-em-queira=f830888#ixzz2fBqHTCKn

Justiça Portuguesa - Um homem que tentou assaltar uma pastelaria e churrascaria em 2011 está a pedir uma indemnização de 15 mil euros às vítimas do roubo, num processo que está a ser julgado no Tribunal de Albergaria-a-Velha.



«Assaltante reclama indemnização a vítimas de roubo em Albergaria-a-Velha

Homem queixa-se de ter sido agredido pelo dono do estabelecimento e por outros dois homens que o manietaram no local do crime, até à chegada da GNR.  O caso ocorreu a 17 de Setembro de 2011.

Um homem que tentou assaltar uma pastelaria e churrascaria em 2011 está a pedir uma indemnização de 15 mil euros às vítimas do roubo, num processo que está a ser julgado no Tribunal de Albergaria-a-Velha. 

O assaltante queixa-se de ter sido agredido pelo dono do estabelecimento e por outros dois homens que o manietaram no local do crime, até à chegada da GNR. 

Durante as alegações finais, que decorreram nesta terça-feira, o Ministério Público, que acompanha a acusação, pediu a condenação dos três arguidos. O dono do estabelecimento, que foi atingido com um tiro nos membros inferiores pelo assaltante, e outros dois homens que vieram em seu socorro, estão acusados de um crime de ofensa à integridade física. 

O caso ocorreu na noite de 17 de Setembro de 2011, quando o assaltante entrou na pastelaria com a cara tapada e ameaçou com uma espingarda de caça o dono do estabelecimento, que acabou por ser baleado na anca, quando ofereceu resistência. 

Apesar de continuar com a arma nas mãos, o suspeito, que ainda chegou a dar um segundo tiro acertando no estabelecimento próximo, seria manietado no local por outras duas pessoas até à chegada da GNR. Foi depois transportado ao hospital para receber tratamento a ferimentos na cabeça, tendo ficado internado. 

No passado mês de Abril, o assaltante foi condenado pelo tribunal de Albergaria-a-Velha a quatro anos de prisão efectiva, por um crime de roubo qualificado na forma tentada, e ao pagamento de quase 18 mil euros de indemnização. 

O tribunal deu como provado que o assaltante, desempregado, conhecia "as rotinas" do estabelecimento e planeou o roubo na tentativa de conseguir dinheiro para o vício de drogas pesadas.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=122323

Arte Poesia - A Professora e Poetisa, Anabela Borges, interpela-nos com o Poema: "OURO ENVELHECIDO".




"OURO ENVELHECIDO

Porque estás sentada nos braços da solidão,
e as tuas horas são feitas de silêncios, 
e querias ter a casa preenchida
de vidas que foram tão tuas,
e das tarefas infindas
que te enchiam os dias. 
Querias. 
Porque querias percorrer as ruas 
com o ânimo renovado 
no regresso a casa. 
E querias que as presenças 
que não te esperam mais 
te curassem as feridas, 
as fendas que se abriram em ti,
como as que o tempo abre na terra. 

Dizem que tens a idade maior,
que é feita de ouro. 
Será. Mas é de um ouro envelhecido,
como o ouro das arrecadas, 
que guardas apertadas nas mãos, 
sinal da tua passagem, outrora, 
passado apagado pelo vento que passa,
de mão em mão. 
E já nada brilha como o ouro novo, agora. 

Querias.
Mas como pode parecer tão simples
o que querias?
Pássaros que era costume esperarem-te 
de bicos abertos no ninho?
Memórias. São memórias,
uma seita de memórias embrulhadas em bruma
e com um cheiro escarninho, acre e doce do que foste feita.

Não consegues lembrar-te do dia
em que a casa ficou vazia, 
e tudo se degradou, até quase se desmoronar,
porque todos os pássaros foram voando
para longe de ti, até deixarem de regressar.

E tu ficaste, ouro envelhecido,
empoeirado de branco como os teus cabelos,
dependurada de ti, nesse silêncio enevoado,
com uma pergunta nos olhos 
e um fio de lágrima que desce lento,
como a água de um ribeiro
que seja estreito de leito.

Ficas, nessa delonga, 
dependurada por um fio,
para seres apenas sombra."

Anabela Borges, Poetisa

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=571954329507002&set=a.114014221967684.7650.112890882080018&type=1&theater


16/09/13

Política de Educação - Esta manhã, dia 16 de setembro, o início do novo ano letivo ficou marcado pelo protesto simbólico junto à Escola Secundária do Marco de Canaveses; recorde-se que as obras nesta escola pararam em dezembro de 2012 mas apenas um terço da obra está construído.







«Pais e alunos protestaram na Escola Secundária do Marco de Canaveses

Esta manhã, dia 16 de setembro, o início do novo ano letivo ficou marcado pelo protesto simbólico junto à Escola Secundária do Marco de Canaveses. Recorde-se que as obras nesta escola pararam em dezembro de 2012 mas apenas um terço da obra está construído.

Vestidos de verde, cor da esperança, toda a comunidade escolar se uniu para relembrar que estão atentos à situação da escola, que espera a retoma das obras de construção.

A iniciativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação mobilizou a comunidade em torno desta causa. Numa manifestação pacífica, alunos e professores queixaram-se de falta de condições e anseiam a conclusão das obras.

A informação recente transmitida à comunidade escolar e à autarquia, através do diálogo com a tutela da educação e a Parque Escolar, é que as obras vão ser retomadas. Espera-se a inclusão do financiamento no próximo Orçamento de Estado e que os trabalhos iniciem rapidamente.

Mensagens foram deixadas num mural situado na paragem de autocarros e foi feito um cordão humano à volta da escola. Agora, as aulas serão iniciadas e aos alunos e professores resta esperar pelos desenvolvimentos.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3Njc3Ijt9

Criminalidade - Dois homens, incluindo um de uniforme, abriram fogo esta segunda-feira no Washingotn Navy Yard, um antigo estaleiro naval norte-americano que actualmente funciona como centro administrativo e militar da Marinha, o Washington Post fala em quatro mortes, ainda que as autoridades confirmem apenas a existência de "pelo menos" dez feridos.



«Tiroteio em Washington faz pelo menos 4 mortos e 10 feridos

Dois homens, incluindo um de uniforme, abriram fogo esta segunda-feira no Washingotn Navy Yard, um antigo estaleiro naval norte-americano que actualmente funciona como centro administrativo e militar da Marinha. O Washington Post fala em quatro mortes, ainda que as autoridades confirmem apenas a existência de "pelo menos" dez feridos.

A CNN avança que os dois homens já foram "neutralizados", segundo confirmação do director dos Assuntos Públicos da Marinha no distrito de Washington, Ed Zeigler. Resta saber se os suspeitos foram mortos ou detidos. A mesma fonte afirma ainda que "várias" pessoas perderam a vida.

"Temos motivos para crer que há mortos e vários feridos", disse o porta-vos do Pentágono, George Little. A Marinha fala em "vários feridos confirmados e relatos de fatalidades".

Entre os feridos acredita-se que estão oito civis e dois polícias.

A Marinha norte-americana afirma que foram ouvidos três disparos por volta das 8h20 (hora local) no edifício onde trabalham cerca de 3 mil pessos.

Vários funcionários que se encontravam no local na altura do tiroteio expressaram o seu medo nas redes sociais. No Twitter, uma pessoa descrevia que estava presa no quarto andar do edifício enquanto o atirador disparava a partir do terceiro andar. Outras pessoas expressavam ainda a sua incredulidade por alguém ter conseguido entrar na sede dos comandos da Marinha com armas de fogo.» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=85659


(Tiroteio em prédio da Marinha dos EUA)

Criminalidade - A GNR deteve um pastor de 61 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na área do Parque Natural da Serra da Estrela.



«GNR deteve pastor suspeito de atear chamas em Gouveia 

A GNR deteve um pastor de 61 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na área do Parque Natural da Serra da Estrela.

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse à agência Lusa que o homem foi detido, no passado sábado, por militares do Destacamento Territorial da GNR de Gouveia, após ter ateado as chamas nas proximidades de São Paio, onde reside. O detido confessou às autoridades a autoria do incêndio que justificou com a necessidade de "queimar pasto para renovar as pastagens para o gado".

A GNR apreendeu o isqueiro que o homem terá utilizado para realizar a queimada que destruiu cerca de 40 metros quadrados de pasto na área do Parque Natural da Serra da Estrela. "A intervenção rápida dos habitantes e dos bombeiros fez com que o fogo não tivesse alastrado", explicou a mesma fonte. O pastor foi notificado para comparecer na segunda-feira no tribunal de Gouveia para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventual medida de coação. A fonte da GNR da Guarda lamenta que "apesar das ações de sensibilização feitas junto dos pastores" relativamente à realização de queimadas, estas situações continuem a verificar-se no período em que as mesmas são proibidas.

"Continua a ser uma prática recorrente para a renovação das pastagens, que muitas vezes provoca incêndios de grandes proporções", observou. A GNR apela aos pastores e agricultores da região para que realizem apenas as queimadas nas épocas em que são permitidas, mediante autorização das autoridades competentes e sob vigilância dos bombeiros.» in http://www.guarda.pt/noticias/actualidade/Paginas/gnr-deteve-pastor-suspeito-de-atear-chamas-em-gouveia.aspx

Amarante Turismo - O concelho de Amarante foi “invadido” por trofenses, durante o dia de sábado, de cada um dos lados da ponte sobre o rio Tâmega, cerca de 1200 seniores, identificados por bonés verdes, dispersavam-se por várias zonas do centro histórico; enquanto uns aproveitavam as sombras das árvores para conversar e comer um gelado, outros apreciavam monumentos e edifícios, como mosteiro de S. Gonçalo.



«Centro histórico de Amarante “invadido” por 1200 trofenses

A autarquia da Trofa promoveu o passeio anual sénior e levou 1200 pessoas a Amarante, no sábado, 7 de setembro. 

O concelho de Amarante foi “invadido” por trofenses, durante o dia de sábado. De cada um dos lados da ponte sobre o rio Tâmega, cerca de 1200 seniores, identificados por bonés verdes, dispersavam-se por várias zonas do centro histórico. Enquanto uns aproveitavam as sombras das árvores para conversar e comer um gelado, outros apreciavam monumentos e edifícios, como mosteiro de S. Gonçalo.

Joaquim Costa, de S. Mamede do Coronado, era um dos que passeava por um dos corredores do centro. Em tempos idos, enquanto trabalhava, passou muitas vezes por Amarante, mas já sentia o local “estranho” pelo tempo que passou. “Adoro as paisagens e os monumentos”, afirmou ao NT. Já a conterrânea Maria Vieira aproveita todos os passeios e convívios proporcionados pela autarquia para “passear”, sob pena de “nunca sair de casa”. “Vim ver aquela igreja, onde tem S. Gonçalo, que é muito bonita”, relatou.

De Santiago de Bougado, Jacinta Cruz explicou que participa no passeio sénior para “conviver com outras pessoas, passear e conhecer terras”, opinião que é corroborada pela guidoense Laurinda Carvalho.

No parque florestal, mesmo junto ao rio, a Câmara Municipal colocou mesas para que os participantes pudessem almoçar e estarem confortáveis enquanto o Rancho Folclórico de Santa Cruz, de Vila Meã, atuava.

Joana Lima, presidente da autarquia, agradeceu “o civismo e a forma de estar” dos seniores e explicou que o passeio anual, desde que este executivo camarário tomou posse, “é organizado num lugar aprazível e próximo da Trofa, porque os seniores não podem fazer muitos quilómetros e para não ficar muito caro ao erário trofense”. “Desta forma, conseguimos conciliar a cultura, o bem-estar das pessoas e a contenção financeira da Câmara”, sublinhou.» in http://www.onoticiasdatrofa.pt/ntt/index.php/ultimas-noticias/edicao-papel/72-edicao-438/10950-centro-historico-de-amarante-invadido-por-1200-trofenses

15/09/13

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 4 vs F.C. Penafiel 0 - Jovens Dragões goleiam Penafidelenses e assumem liderança.



«SUB 17 BATEM PENAFIEL E SÃO LÍDERES

A equipa de Sub 17 do FC Porto goleou o Penafiel por 4-0, em jogo da 5.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de Juniores B e assumiu a liderança da classificação geral.

Generoso, aos 20 minutos, Luís Mata, aos 23 e 65 e Rui Nevez, aos 40, marcaram os golos do FC Porto, que viram, durante a segunda parte, os postes devolverem três bolas.

Com este resultado o FC Porto isolou-se na liderança da classificação, com 12 pontos, mais um dos que o Rio Ave. Na próxima jornada, o FC Porto desloca-se ao terreno do Gondomar, jogo marcado para 22 de Setembro.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futformsub17fcppenafiel_150913_77265.asp

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 6 vs Paços de Ferreira 1 - Jovens Dragões aplicam chapa 6 a congéneres Pacenses!



«SUB 15 GOLEIAM PAÇOS DE FERREIRA

A equipa de Sub 15 do FC Porto goleou na manhã deste domingo o Paços de Ferreira por 6-1, em jogo da 3.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de juniores C.

Com três golos em cada parte, a superioridade dos jovens Dragõezinhos nunca este em causa, com os golos a surgirem de forma natural.

Jorge Teixeira abriu o marcador aos sete minutos, Diogo Fernandes ampliou aos 11, Joºao Rodrigues bisou (27 e 51m), bem como Hélder Silva (55 e 60m). O golo de honra do paços de Ferreira foi apontado aos 65m.

Com três jornadas disputadas, o FC Porto é líder com nove pontos, mais dois do que o Boavista, que visita na próxima jornada, marcada para 22 de Setembro.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futformsub15fcppacosferreira_150913_77261.asp

Marco de Canavezes - Yevgen Sednyev, de 42 anos, morreu ontem de manhã, dia 13, depois de se ter cortado com um vidro da porta de casa, na rua Francisco Sá Carneiro, em Ariz.



«Marco de Canaveses: Morre cortado por vidro em Ariz

Yevgen Sednyev, de 42 anos, morreu ontem de manhã, dia 13, depois de se ter cortado com um vidro da porta de casa, na rua Francisco Sá Carneiro, em Ariz.

Quando uma vizinha da vítima – de nacionalidade ucraniana - saiu de casa, cerca das 08h45, ainda nada fazia prever a tragédia que aconteceria poucos minutos depois. Às 09h02, a Cruz Vermelha de Ariz recebeu o alerta de Volodymir Nechykalo, companheiro de casa da vítima. O homem, também ucraniano, terá relatado que o amigo chegou a casa embriagado e deu um murro na porta, partindo um vidro, que o atingiu num vaso sanguíneo do antebraço. 

A equipa de socorristas ainda encontrou a vítima com vida, mas aquela acabaria por não resistir aos ferimentos e morrer a caminho do hospital. O óbito foi declarado na freguesia de Tuias, junto à igreja, onde médicos da VMER foram ao encontro da ambulância da Cruz Vermelha.

“Quando saí de casa, estava tudo calmo. Não o vi nem me apercebi de nada. Mas já o cheguei a ver de manhã bêbedo”, confessou a mesma vizinha.

GNR e Judiciária estiveram no local, mas não há indícios de crime. O corpo foi transportado para o IML de Penafiel.

Autor: Ana Reis Almeida» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3NjcxIjt9

Liga Zon Sagres: F.C. do Porto 2 vs Gil Vicente 0 - Dragões vencem jogo na primeira parte e retiram pé do acelerador na segunda!



«A PERSISTÊNCIA COMPENSA

O FC Porto mantém o pleno de vitórias nos quatro jogos já disputados esta época para a Liga portuguesa, graças a um triunfo claro, por 2-0, sobre o Gil Vicente. Os Dragões, que continuam isolados no comando da Liga, tiraram partido da persistência dos seus jogadores, que marcaram ambos os golos – da autoria de Varela e do inevitável Jackson Martínez – em recargas a primeiros remates.

Há quem diga que a história não se repete, mas esse não é o caso no Dragão. Os gilistas foram a enésima equipa a apresentar-se fechada no estádio portista, com todos os sectores juntos, por vezes, num espaço de apenas 30 metros. O resultado foi igualmente o mesmo de sempre: a equipa de Barcelos perdeu, como sempre aconteceu nas anteriores visitas ao estádio do FC Porto, e apenas criou algum perigo na segunda parte.

Com Varela e Quintero como novidades no “onze” inicial, foi Licá – que cumpriu o 50.º jogo na Liga – a dar o primeiro sinal de perigo, aos seis minutos, obrigando Adriano a uma defesa incompleta. O primeiro golo surgiu só dois minutos depois, por intermédio de Varela, que bem mereceu esse momento. O tento nasceu de um pontapé de canto “arrancado” pelo internacional português sobre Luís Martins, quando a bola parecia perdida. Quintero fez o cruzamento e Maicon cabeceou para Varela, que viu o primeiro remate defendido por Adriano. Valeu a insistência do extremo, na recarga. Pela primeira vez na partida, a persistência compensou.

A toada do encontro manteve-se ao longo de toda a primeira parte e adivinhava-se que o segundo golo azul e branco estaria para chegar. E aconteceu mesmo, aos 27 minutos, na sequência de novo lance de insistência. Após uma jogada de envolvência na direita do ataque do FC Porto, a bola sobrou para Danilo, que a “meteu” na cabeça de Licá. Adriano defendeu para a frente e, mais uma vez, foi um portista o mais rápido: Jackson empurrou para o golo e assinou assim um arranque de Liga, em termos de tentos, ainda melhor do que o da época anterior. O colombiano vai em quatro golos e marcou em todos os encontros.

No segundo tempo, o FC Porto geriu o encontro a seu bel-prazer, tendo até em mente o desafio da próxima quarta-feira, no terreno do Áustria de Viena, a contar para a primeira jornada da Champions League. O Gil Vicente subiu mais no terreno, conseguiu alguns remates, mas nunca se libertou da teia portista. A melhor oportunidade ocorreu aos 82 minutos, quando Helton defendeu um disparo de Bruno Moraes e ainda perturbou a recarga de Avto.

Do lado portista, Varela – que ainda nem tinha jogado nesta edição da Liga, devido a lesão – esteve perto de “bisar”, aos 66 minutos, num remate cruzado que falhou o alvo por pouco. De resto, registo ainda para um lance em que o extremo foi derrubado na grande área do Gil Vicente, aos 76 minutos, recebendo como “prémio” um incompreensível cartão amarelo da mão de Hugo Pacheco, por uma simulação que nunca poderia ter existido.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Gil Vicente, 2-0
Liga, quarta jornada
14 de Setembro de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 36.517 espectadores

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
Assistentes: Alexandre Freitas e Pedro Miguel Ribeiro
Quarto árbitro: Manuel Oliveira

FC PORTO: Helton (cap.); Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Defour e Quintero; Varela, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Maicon por Mangala (17m), Licá por Lucho (62m) e Quintero por Ricardo (77m)
Não utilizados: Fabiano, Josué, Ghilas e Carlos Eduardo
Treinador: Paulo Fonseca

GIL VICENTE: Adriano; Gabriel, Peck’s, Luan e Luís Martins; Keita, César Peixoto (cap.) e João Vilela; Draman, Brito e Diogo Viana
Substituições: Draman por Bruno Moraes (34m), Brito por Pitbull (62m) e César Peixoto por Avto (77m)
Não utilizados: Caleb, Vítor Vinha, Vítor Gonçalves e Nélson Agra
Treinador: João de Deus

Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Varela (8m) e Jackson (27m)
Cartões amarelos: Mangala (41m), Luís Martins (62m) e Varela (76m)
Cartões vermelhos: -» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpgilvicentecro_140913__77237.asp


2013.09.14 (20h15) - FC Porto 2-0 Gil Vicente

14/09/13

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 4 vs Vitória de Guimarães 2 - Jovens Dragões batem congéneres Vimaranenses!



«SUB 19 BATEM GUIMARÃES

A equipa de Sub 19 do FC Porto venceu este sábado o Guimarães por 4-2, em jogo da 7.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional de Juniores A.

Com uma boa primeira parte, com intensidade ofensiva, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 2-0, golo de André Silva, aos 20 minutos, e Raul, aos 39.

Na segunda parte, o Guimarães reduziu logo aos 47, por intermédio de Júnior, mas Belinha (57m) e de novo André Silva (80m) ampliaram o marcador, com Nelson Horta a reduzir aos 85.

A equipa júnior do FC Porto estreia-se na quarta-feira, às 11h00, na Liga dos Campeões Sub 19, defrontando o Austria Vienna.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futjunfcpguimvit_140913_77229.asp

Liga Zon Sagres: F.C. do Porto Vitalis 31 vs Sporting C. P. 22 - Dragões esmagam Leões no Caixa Dragão, brilhantemente comandados por Wilson Davyes que apontou 9 golos!



«RAÇA DE DRAGÃO E FIBRA DE CAMPEÃO

O FC Porto Vitalis recebeu e venceu este sábado o Sporting, por 31-22, em jogo a contar para a 2.ª jornada do Andebol 1. Mesmo privado de vários jogadores, o pentacampeão exibiu-se a um nível altíssimo e somou o segundo triunfo no campeonato, com Wilson Davyes a contribuir com nove golos.

Com um Dragão Caixa vestido a preceito para mais um clássico do andebol português (1.843 espectadores), o FC Porto Vitalis, que actuou sem Tiago Rocha, Pedro Spínola e Álvaro Ferrer, mostrou ser imune às contrariedades e manteve o pleno no Andebol 1.

Numa reacção tremenda a uma entrada forte dos leões, o pentacampeão nacional partiu para uma exibição de grande qualidade, abrilhantada com momentos verdadeiramente espectaculares de andebol e com Alfredo Quintana e Hugo Laurentino imperiais entre os postes.

A diferença final de nove golos ajuda a ilustrar a supremacia portista num jogo em que ficaram acertadas as contas relativas à Supertaça 2013, que o FC Porto Vitalis deixou fugir precisamente para o Sporting. Dois triunfos em outros tantos jogos e um caminho que começa a ser vitoriosamente trilhado, com o objectivo do “hexa”.

O próximo jogo do FC Porto Vitalis, referente à 3.ª jornada do Andebol 1, está marcado para quarta-feira, às 20h30, no Pavilhão da Luz 2, frente ao Benfica.

O FC Porto Vitalis alinhou com: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (5), Daymaro Salina, João Ferraz (7), Wilson Davyes (9), Ricardo Moreira (3) e Mick Schubert (3). Jogaram ainda Hugo Laurentino e João Moniz (g.r.), Nuno Carvalhais, Belmiro Alves (1), Miguel Sarmento (2), Hugo Santos (1), Vasco Santos e Ruben Sousa.» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Andebol/Noticias/noticiaandebol_andfcpscpvit_140913_77225.asp

Amarante Política Local - Vamos todos Afirmar Amarante, algo que urge fazer, em prol de um Futuro melhor para todos nós!



«Afirmar Amarante

Ontem na apresentação da lista à União de Freguesias de São Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão, liderada por uma Grande Mulher, Dra. Amélia Oliveira, sem desprimor para todos os outros participantes, o Meu Amigo José Luís Gaspar proferiu um discurso muito forte, objetivo nos conteúdos e com um ritmo, força interior e capacidade de mobilização, extraordinários.

Parabéns José Luís Gaspar, desta forma a força Afirmar Amarante está tão forte, quanto a necessidade que temos dela! O Homem do leme está muito forte e convicto!

O Eng. Van Zeller a certa altura do seu discurso fez referência à força da Juventude Amarantina que nos acompanha e enforma a lista dos candidatos, fazendo referência a uma jovem brilhante: Cláudia Silva, que encima a candidatura à junta de Rebordelo, uma Jovem brilhante, que enquanto docente já tive o privilégio de assistir na ESA ao brilho da sua força interior e capacidade, invulgares!

Que dizer, de Carlos Carvalho, um jovem brilhante que está sempre com uma posição construtiva na política, tendo como ponto forte as ligação dos jovens à nossa terra e a necessidade destes, para desenvolver Amarante e para nunca desistirem desta nossa amada terra...

Porque a maior riqueza de Amarante, além das grandes riquezas patrimoniais, históricas e culturais... é esta força genética que nos enforma, somos amarantinos, somos bravos e trabalhadores.

Da Dra. Amélia digo sempre o mesmo: Mulher com M; não é preciso dizer mais nada, perante uma força da natureza, bastará ajudá-la a potenciar as suas enormes qualidades e virtudes!

Com esta Juventude e com o Dr. José Luís Gaspar, vamos todos Afirmar Amarante, com a urgência e qualidade, na proporção em que são necessárias!»


"Homem do Leme" - Xutos & Pontapés ao Vivo no Campo Pequeno

"O Homem Do Leme
Xutos & Pontapés

Sozinho na noite
um barco ruma para onde vai.
Uma luz no escuro brilha a direito
ofusca as demais.

E mais que uma onda, mais que uma maré...
Tentaram prendê-lo impor-lhe uma fé...
Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...

E uma vontade de rir, nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...

No fundo do mar
jazem os outros, os que lá ficaram.
Em dias cinzentos
descanso eterno lá encontraram.

E mais que uma onda, mais que uma maré...
Tentaram prendê-lo, impor-lhe uma fé...
Mas, vogando à vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...

E uma vontade de rir, nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida é sempre a perder...

No fundo horizonte
sopra o murmúrio para onde vai.
No fundo do tempo
foge o futuro, é tarde demais...

E uma vontade de rir nasce do fundo do ser.
E uma vontade de ir, correr o mundo e partir,

a vida é sempre a perder..."

Arte Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema de Natal: Grande luz chegando cá.".



"Grande luz chegando cá. 
Noite dentro, aclarada alegria, 
humaníssimo amor já nos habita. 
Do sonho exultando s’encaminham pastores 
até ao luzir sem par, lá por Bethlehem"

Ângelo Ochôa, Poeta



"Grande luz chegando cá." por Ângelo Ochôa


13/09/13

Liga2 Cabovisão: F.C. do Porto B 0 vs Moreirense 0 - O FC Porto B empatou 0-0 com o Moreirense, esta sexta-feira, em jogo a contar para a 6.ª jornada da Segunda Liga, somando o seu segundo empate consecutivo sem golos em jogos em casa.



«"BÊS" EMPATAM A ZERO NO REGRESSO A CASA

O FC Porto B empatou 0-0 com o Moreirense, esta sexta-feira, em jogo a contar para a 6.ª jornada da Segunda Liga, somando o seu segundo empate consecutivo sem golos em jogos em casa. Num jogo muito disputado, o ascendente portista não foi suficiente para bater a bem estruturada defensiva adversária, tendo o resultado final castigado a inoperância ofensiva dos Dragões.

A primeira parte do encontro foi discutida com bravura por ambas as equipas, com a equipa visitante a ceder ao FC Porto B a iniciativa de jogo. Coube fundamentalmente a Herrera “ligar” o jogo a meio-campo, uma missão que cumpriu bem, principalmente na primeira meia-hora de jogo. Defensivamente irrepreensível, a equipa portista falhou em dar seguimento a algumas boas jogadas que foram sendo criadas, tendo o Moreirense apenas ensaiado alguns (e inócuos) contra-ataques. O empate a zero que se registava ao intervalo ilustrava bem o que havia passado no terreno de jogo.

Na segunda parte, o FC Porto manteve-se a controlar a partida até ao momento em que Luís Castro mexeu com o jogo: a entrada de Vion (59m) fez com que o encontro se tornasse mais emotivo e aberto, aumentando a incerteza no desfecho. Aos 66 e 67 minutos, Tozé e Kléber desperdiçaram belíssimas oportunidades para colocar o FC Porto B em vantagem, sendo que Wagner (entrado aos 77m) também podia ter feito o marcador funcionar para o Moreirense já nos dez minutos finais.

O resultado final de 0-0 permite ao FC Porto, que se mantém com uma partida em atraso (a disputar quarta-feira, com o Marítimo B), partilhar a liderança da Segunda Liga com a equipa de Moreira de Cónegos, tendo ambos 14 pontos.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Moreirense, 0-0
Segunda Liga, 6.ª jornada
13 de Setembro de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 600 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (Funchal)
Assistentes: Nélson Moniz e Sérgio Serrão

FC PORTO B: Fabiano; Víctor García, Tiago Ferreira, Zé António e Quiño; Mikel (Vion, 59m), Herrera e Pedro Moreira (cap); Tozé, Ivo (Leandro, 79m) e Kléber (Caballero, 83m).
Não utilizados: Kadú, David Bruno, Tomás Podstawski e André Silva.
Treinador: Luís Castro

Moreirense: Carlos (cap.); André Simões, Sandro, Ricardo Nascimento, Elízio, Filipe Melo, Diogo Cunha, Luís Aurélio, Edgar Costa (Wagner, 77m), André Carvalhas (Mendy, 62m) e Tiago Borges (Idris, 83m).
Não utilizados: Marafona, Florent, Márcio Madeira e Pires.
Treinador: Vítor Oliveira

Disciplina: cartão amarelo a André Simões (35m), Mikel (54m), Luís Aurélio (61m), Leandro Silva (85m), Elizio (87m) e Filipe Melo (90+3m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpbmoreirensecro_130913_77217.asp

Papa Francisco I - O Papa acaba de receber um Renault 4L branco, modelo de 1984, de presente do padre Renzo Zocca, de uma paróquia de Verona, o veículo, que tem já 300 mil quilómetros, foi entregue ao papa no último sábado.



«Papa Francisco surpreende ao volante de uma velhinha 4L

O papa argentino recebeu de presente um Renault 4 com quase 30 anos e 300 mil quilómetros. Não só aceitou, como arrancou ao volante

O Papa acaba de receber um Renault 4L branco, modelo de 1984, de presente do padre Renzo Zocca, de uma paróquia de Verona. O veículo, que tem já 300 mil quilómetros, foi entregue ao papa no último sábado.

Tocado pelos esforços de Francisco de criar uma igreja para os pobres, o padre Zocca contou à revista italiana Famiglia Cristiana que gostaria de presentear o pontífice: "E que melhor presente, do que o meu velhinho Renault 4?"

O diário argentino Diário UNO conta que Zocca escreveu ao papa para oferecer o Renault 4 e, para sua surpresa, acabou por receber um telefonema do próprio Papa Francisco, no dia 10 de agosto, aceitando o presente: "Ele perguntou-me apenas se eu tinha certeza de que queria me desfazer do carro, se não faria falta a ninguém e, principalmente, se eu tinha um outro veículo."

Segundo o correspondente da BBC em Roma David Willey, os guarda-costas do pontífice ficaram surpresos quando Francisco pegou nas chaves do carro e arrancou ao volante. Conhecido por seu estilo humilde, o papa disse que costumava dirigir um carro do mesmo modelo quando morava na Argentina.

Recorde-se que, numa tentativa de estimular práticas austeras na Igreja, o Papa pediu a autoridades eclesiásticas que evitem fazer-se transportar em carros de luxo.» in http://visao.sapo.pt/papa-francisco-surpreende-ao-volante-de-uma-velhinha-4l=f748676#ixzz2emDsdaIx


(Papa Francisco escolhe um Renault 4 e já conduz a 4L no Vaticano)


Desporto Futebol - Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do Sporting; não é feito de somenos, quando se recordam nomes de outros guarda-redes que defenderam a baliza verde-e-branca como Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Meszaros ou Schmeichel .



«Vítor Damas: o «Eusébio» das Balizas

Vítor Damas é considerado o melhor guarda-redes que alguma vez vestiu a camisola do Sporting. Não é feito de somenos, quando se recordam nomes de outros guarda-redes que defenderam a baliza verde-e-branca como Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho, Meszaros ou Schmeichel . 

Ao longo da sua extraordinária carreira, Damas tornou-se não só de um símbolo leonino, mas como um dos grandes, para alguns o maior, guarda-redes de sempre no futebol lusitano. 

Numa época em que a cada quatro anos o Benfica ganhava três campeonatos e o Sporting um, Eusébio era a referência maior do universo futebolístico português, Damas surgiu como um esteio dos verdes-e-brancos, efetuando regulares e apaixonantes duelos com o «Pantera Negra». 

Um dia, o grande jornalista Carlos Pinhão, chamou-lhe de «Eusébio do Sporting», e a ideia pegou, pela feliz comparação, ao ponto de outros lhe começarem a chamar de «Eusébio das balizas», uma alcunha, que o próprio não menosprezava e o engrandecia, tal a comparação.

Aos estrear-se em 1968 na primeira equipa dos leões, Vítor Damas cedo se tornou um herói dos sportinguistas e não só. Ídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira ídolo das crianças e da juventude, de certa forma rivalizava com a estrela e ídolo nacional: Eusébio da Silva Ferreira.

Muitos duelos foram travados entre os dois. Que tinham uma enorme admiração pelo outro. Se uns dias Damas não conseguia impedir a máquina goleadora do Benfica, noutros por mais remates que Eusébio e companhia fizessem, a baliza do Sporting continuava sempre inviolada.

Damas representou o Sporting entre 1966/67 e 1974/75, altura em que se transferiu para os espanhóis do Racing Santander.

Regressou a Portugal para jogar no Vitória de Guimarães em 1980/81, e jogaria ainda no Portimonense antes de regressar ao Sporting em 1984/85. 

Vestiu a camisola leonina 743 vezes e foi internacional em 29 ocasiões, tendo estado presente no Euro 84 (onde não jogou) e no México 86, onde substitui o lesionado Bento para participar nas derrotas com a Polónia e Marrocos. 

Depois de terminar a carreira como jogador, foi treinador de guarda-redes do plantel sportinguista até 1999, altura em que se tornou treinador principal do Lourinhanse, para depois treinar o Sporting B de onde acabou por sair em 2001.

Viria a falecer em Lisboa apenas com 55 anos, a 13 de Setembro de 2003, vítima de doença prolongada.» in http://www.zerozero.pt/text.php?id=20
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Lembro-me ver este Senhor do futebol Português a conversar com o Mestre, José Maria Pedroto, antes de um jogo de reservas, entre o Vitória de Guimarães e o Amarante F.C. no atual estádio municipal de Amarante, ainda pelado... duas figuras cuja presença enchia os espaços, eram duas figuras enormes!


(A melhor defesa de sempre - Vitor Damas)

12/09/13

Amarante Criminalidade - Quatro menores, entre os 14 e os 16 anos, foram apanhados, em flagrante delito, por uma patrulha da GNR de Vila Meã, a atear fogo numa floresta, com recurso a isqueiro e fósforos, no lugar de Santa Cristina, em Figueiró, Amarante, cerca das 16h30 do dia 11.



«Amarante: Menores ateiam fogo em floresta

Quatro menores, entre os 14 e os 16 anos, foram apanhados, em flagrante delito, por uma patrulha da GNR de Vila Meã, a atear fogo numa floresta, com recurso a isqueiro e fósforos, no lugar de Santa Cristina, em Figueiró, Amarante, cerca das 16h30 do dia 11. 

Foram chamados a comparecer, no dia seguinte, no tribunal de Amarante.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.phpinfo=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI3NjY2Ijt9





«Vila Meã - Quatro adolescentes detidos pela GNR pela suspeita de fogo posto.

Quatro adolescentes foram, ontem, detidos pela GNR de Vila Meã, pela suspeita de fogo posto.

Os jovens, dois de 14 anos, um de 15 e outro de 16 anos, foram surpreendidos por militares da guarda alegadamente, a atearam fogo numa mata em Santa Cristina, Amarante. O caso foi comunicado ao Ministério Público no Tribunal de Amarante e notificados os pais dos jovens

Os rapazes são hoje presentes ao Ministério Publico que deve encaminhar o caso para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ).

O fogo que foi combatido pelos bombeiros de Vila Meã consumiu uma área de três mil metros, numa zona que, este ano, tem sido das mais fustigadas pelos fogos.

Anteontem, no vizinho concelho do Marco de Canaveses, a GNR deitou a mão a um outro alegado incendiário, este de 29 anos suspeito de quatro crimes de fogo florestal praticados no domingo, na freguesia de Rosém. O arguido, solteiro, trabalhador da construção civil foi entregue à PJ. “Terá agido sob influência de ingestão de álcool”, indicou fonte da judiciária.

Em 2013, a Polícia Judiciária procedeu à identificação e detenção de 61 suspeitos de autoria do crime de incêndio florestal. Agora juntam-se mais quatro jovens de Amarante.

António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_vila_mea__quatro_adolescentes_detidos_pela_gnr_pela_suspeita_de_fogo_posto