21/07/16

Amarante Lufrei - Excelente azulejo sobre a Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal.




«Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Reino.

Nas cortes celebradas em Lisboa no ano de 1646 declarou o rei D. João IV que tomava a Virgem Nossa Senhora da Conceição por padroeira do Reino de Portugal, prometendo-lhe em seu nome, e dos seus sucessores, o tributo anual de cinquenta cruzados de ouro. Ordenou o mesmo soberano que os estudantes na Universidade de Coimbra, antes de tomarem algum grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. 

Não foi D. João IV o primeiro monarca português que colocou o reino sob a protecção da Virgem, apenas tornou permanente uma devoção, a que os nossos réis se acolheram algumas vezes em momentos críticos para a pátria. D. João I punha nas portas da capital a inscrição louvando a Virgem, e erigia o convento da Batalha a Nossa Senhora, como o seu esforçado companheiro D. Nuno Alvares Pereira levantava a Santa Maria o convento do Carmo. 

Foi por provisão de 25 de março do referido ano de 1646 que se mandou tomar por padroeira do Reino Nossa Senhora da Conceição. Comemorando este facto cunharam-se umas medalhas de ouro de 22 quilates, com o peso de 12 oitavas, e outras semelhantes mas de prata, com o peso de uma onça, as quais foram depois admitidas por lei como moedas correntes, as de ouro por 12$000 réis e as de prata por 600 réis. 

Segundo diz Lopes Fernandes, na sua Memória das medalhas, etc., consta do registo da Casa da Moeda de Lisboa, liv. 1, pag. 256, v. que António Routier foi mandado vir de França, trazendo um engenho para lavrar as ditas medalhas, as quais se tornaram excessivamente raras, e as que aquele autor numismata viu cunhadas foram as reproduzidas na mesma Casa da Moeda no tempo de D. Pedro II. Acham-se também estampadas na Historia Genealógica, tomo IV, tábua EE. A descrição é a seguinte: JOANNES IIII, D. G. PORTUGALIAE ET ALGARBIAE REX – Cruz da ordem de Cristo, e no centro as armas portuguesas. Reverso: TUTELARIS RE­GNI – Imagem de Nossa Senhora da Conceição sobre o globo e a meia lua, com a data de 1648, e; nos lados o sol, o espelho, o horto, a casa de ouro, a fonte selada e arca do santuário. 

O dogma da Imaculada Conceição foi definido pelo papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, pela bula Ineffabilis. A instituição da ordem militar de Nossa Senhora da Conceição por D. João VI (V. o artigo seguinte) sintetiza o culto que em Portugal sempre teve essa crença antes de ser dogma. Em 8 de dezembro de 1904 lançou-se em Lisboa solenemente a primeira pedra para um monumento comemorativo do cinquentenário da definição do dogma. Ao acto, a que assistiram as pessoas reais, patriarca e autoridades, estiveram também representadas muitas irmandades de Nossa Senhora da Conceição, de Lisboa e do país, sendo a mais antiga a da actual freguesia dos Anjos, que foi instituída em 1589.» in http://www.arqnet.pt/dicionario/nsconcpad.html


Amarante Casa da Juventude - De 22 a 31 de julho, a Casa da Juventude de Amarante alojará 25 jovens internacionais, vindos da Eslovénia, Macedónia, Arménia, Geórgia e Portugal, participantes do projeto ‘Touch: on the road with Erasmus+ circus tour!’, organizado pela Equação, Crl.



«Casa da Juventude de Amarante recebe jovens voluntários do Erasmus+

De 22 a 31 de julho, a Casa da Juventude de Amarante alojará 25 jovens internacionais, vindos da Eslovénia, Macedónia, Arménia, Geórgia e Portugal, participantes do projeto ‘Touch: on the road with Erasmus+ circus tour!’, organizado pela Equação, Crl.

“Este projeto pretende promover a criatividade e a cultura, levando os jovens a ter um maior conhecimento sobre as oportunidades disponibilizadas pelo Programa da União Europeia Erasmus+”, justificou a autarquia.

Durante os dez dias em que estarão em Amarante, os participantes irão percorrer o interior do norte do país numa “tour interativa com apresentações e espetáculos de circo ao ar livre”. Esta tour irá chegar às cidades de Guimarães, Amarante (S. Gonçalo e Vila Meã) e Celorico de Basto.

“Os participantes do projeto aprenderão várias técnicas de artes circenses com alguns dos voluntários internacionais da Casa da Juventude, as quais ao longo do ano têm vindo a partilhar, através de workshops semanais, com a população local”, referiu a edilidade.

Outro dos eventos organizados pelos participantes será o EUROCAUCASIAN Food Day, dia 28 de julho, onde os participantes irão cozinhar e dar a provar os pratos vegetarianos típicos dos seus países. O evento é gratuito e decorre na Casa da Juventude pelas 20h.» in http://www.averdade.com/2016/07/21/casa-da-juventude-de-amarante-recebe-jovens-voluntarios-do-erasmus/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Amarante Fregim - A beleza da Rua da Boavista começa a dar mostras de todo o seu esplendor, neste início de verão de calor.


(Rua da Boavista, ou rua das cores maravilhosas, em Fregim)

20/07/16

Amarante Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso: O museu municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, recebe, de 6 de agosto a 25 de setembro, a exposição “20 Graveurs Portugal-France”.



«Gravuras de artistas portugueses e franceses em exposição em Amarante

O museu municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, recebe, de 6 de agosto a 25 de setembro, a exposição “20 Graveurs Portugal-France”. 

A exposição contempla o trabalho de dez artistas portugueses e franceses, entre eles quatro artistas de Amarante: Karin Somers, Júlio Cunha, Mário Peixoto e Manuel Augusto Silva.

O museu municipal recebe esta mostra após a sua exposição na mediateca de Fontenay-aux-Rose, em França. 

O presidente de Fontenay-aux- Roses, Laurent Vastel, considerou que “as obras que integram a exposição representam o panorama da gravura contemporânea em Portugal e França, o que mostra a rica diversidade da sua expressão”.» in http://www.averdade.com/2016/07/20/gravuras-de-artistas-portugueses-e-franceses-em-exposicao-em-amarante/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Tecnologia - A aplicação da Nintendo em parceria com a Niantic, que consiste em capturar todos os Pokémon, está em Portugal para ficar e já contagiou os três 'grandes': Benfica, Sporting e FC Porto aderiram ao fenómeno do Pokémon e utilizaram as redes sociais para não ficarem de fora da ação.



«Os Pokémon chegaram aos três 'grandes'

Benfica, Sporting e FC Porto aderiram à moda da captura virtual.

Não há como negar nem evitar ser vítima da ‘onda gigante’ que tem sido o lançamento de Pokémon GO. A aplicação da Nintendo em parceria com a Niantic, que consiste em capturar todos os Pokémon, está em Portugal para ficar e já contagiou os três 'grandes': Benfica, Sporting e FC Porto aderiram ao fenómeno do Pokémon e utilizaram as redes sociais para não ficarem de fora da ação.

Os tricampeões foram os primeiros a utilizar a aplicação para ter um contacto mais próximo com os adeptos. O clube da Luz revelou a localização de um 'ginásio', um dos componentes do jogo, perto do Estádio da Luz e incitou todos os utilizadores a visitarem o espaço à volta do recinto.

Ainda em Lisboa, mas em Alvalade, o Sporting também aderiu à moda da caça de Pokémon e divulgou a presença destas criaturas na área do estádio. O clube ‘leonino’ mostrou nas redes sociais uma fotografia de um Pokémon ‘perdido’ na loja verde do clube.

O FC Porto não se deixou ficar para trás e, de acordo com o clube, existe até um Pokémon raro no Estádio do Dragão. Os azuis e brancos também divulgaram imagens de redes sociais com Pokémon nas bancadas do recinto. Curiosamente, a ‘criatura’ encontrada no Estádio do Dragão é , de facto, um dragão azul.

Ao todo em Portugal já há mais de um milhão de pessoas rendidas a esta nova aplicação exclusiva a smartphones. A empresa responsável pelo lançamento apresentou, nos últimos dias, um crescimento a nível de ações de mais de 150 %. Pokémon GO já ultrapassou mesmo Cristiano Ronaldo na lista de procuras na internet.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2016/07/20/moda-dos-pokemon-chega-aos-tres-grandes

Amarante Gondar - Uma casa da Estrada Nacional n.º 15 com um azulejo muito bonito alusivo a S. José.


(Amarante, Gondar, azulejo de São José)

«São José


São José ou José de Nazaré ou José, o Carpinteiro é, segundo o Novo Testamento, o esposo da Virgem Maria e o pai de Jesus. O nome José é a versão lusófona do hebraico Yosef (יוסף), por meio do latim Iosephus. Descendente da casa real de David, é venerado como Santo pela Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana, e Igreja Católica, que o celebra como seu padroeiro universal. A Liturgia Luterana também dedica um dia ― 19 de março ― à sua memória, sob o título de "Tutor de Nosso Senhor". Operário, é tido como "Padroeiro dos Trabalhadores", e, pela fidelidade a sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como "Padroeiro das Famílias", emprestando seu nome a muitas igrejas e lugares ao redor do mundo.» in https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jos%C3%A9


(O Santo do Dia - São José)


Amarante Festival Mimo 2017 - Segunda edição realiza-se dias 21, 22 e 23 de julho do próximo ano, na bela cidade de Amarante,



«Festival MIMO já tem datas para 2017

Segunda edição realiza-se dias 21, 22 e 23 de julho do próximo ano.

O Festival brasileiro MIMO tem regresso marcado para 2017. Segundo a organização, o sucesso da primeira edição fora do Brasil – que ainda não terminou – fez com que a organização decidisse anunciar a data da próxima edição: 21, 22 e 23 de julho de 2017.

Estou muito feliz com os resultados desta primeira edição e, sobretudo, honrada com a forma carinhosa, respeitosa e, acima de tudo, apaixonada como fomos recebidos em Portugal”, afirmou Lu Araújo, diretora do MIMO.

Estamos apenas no início, mas não tenho dúvidas que o MIMO Amarante é uma feliz realidade. Um festival que nasce em 2016 e que vai continuar a trazer a verdade da Arte para esta cidade tão única. Vida longa ao MIMO Amarante!”, realçou o sócio, Luiz André Calainho.

Ao longo de três dias, mais de 20 mil pessoas participaram nas diversas atividades da programação do festival, que contou com espetáculos exclusivos de Tom Zé, Vieux Farka Touré, Hamilton de Holanda (com Silvia Perez Cruz, Mário Lúcio Sousa e Miguel Araújo), Pat Metheny e Ron Carter, entre outros, e que ofereceu também um conjunto de propostas culturais que englobaram conferências, cinema, masterclasses e visitas guiadas.» in http://www.tvi24.iol.pt/musica/festival-mimo/mimo-festival-amarante-ja-tem-datas-para-2017

19/07/16

Amarante Festival Mimo 2016 - Amarante recebe recebeu este fim de semana a primeira edição, em Portugal, do Mimo Festival, evento com origem no Brasil que contou com 30 atividades gratuitas, entre música, cinema e poesia.



«Festival Mimo regressa a Amarante em 2017

Amarante recebe recebeu este fim de semana a primeira edição, em Portugal, do Mimo Festival, evento com origem no Brasil que contou com 30 atividades gratuitas, entre música, cinema e poesia.

No final da estreia do festival em Portugal, a organização confirmou a realização de uma segunda edição nos dias 21, 22 e 23 de julho em Amarante.

O Mimo Festival realiza-se há 13 anos consecutivos, em várias cidades históricas do Brasil. Na sua primeira edição em Portugal, em Amarante,  o objetivo foi, segundo os seus promotores, "lançar um novo olhar sobre o património histórico-cultural, tendo a arte como estímulo sensorial.

Comparticipado por fundos comunitários e pela Fundação Millennium BCP, o festival teve como promotores a entidade "Turismo do Porto e Norte de Portugal", a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e Câmara de Amarante.

Do programa constaram as participações de Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, João Fênix, Aline Paes, Banda de Amarante, Orquestra do Norte, dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida, Walter Areia & Rafael Marques e Selma Uamusse.

A par da programação musical, realizou-se o Festival Mimo de Cinema, que teve lugar no Cinema Teixeira de Pascoaes, e que arrancou com uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé.» in http://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/festival-mimo-regressa-a-amarante-em-2017

Cidade de Amarante - A Cidade portuguesa de amarante convida o turista tanto pela cultura e belezas naturais, quanto pelo monumental património histórico.




«Amarante, em Portugal, satisfaz a carne e a alma

Cidade portuguesa convida o turista tanto pela cultura e belezas naturais, quanto pelo monumental património histórico.

Chegar em Amarante é quase inevitável quando se vai ao Norte de Portugal. Há apenas 40 minutos de carro do Porto, a pequena cidade com apenas 11 mil habitantes é um convite às belezas naturais, cortada pelo rio Tâmega; e à memória, com seu monumental património histórico. É exatamente este conjunto arquitetónico que faz de Amarante um cenário único, e que chamou a atenção da produtora brasileira Lu Araújo, idealizadora do festival Mimo.

No último final de semana, de 15 a 17 de julho, foi realizada nas igrejas e espaços públicos de Amarante a primeira edição internacional do festival, nascido em 2004 em Olinda. O evento, segundo a produtora, já tem a segunda edição agendada para julho de 2017, ampliando o calendário cultural e turístico da cidade, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Comunidade Intermunicipal da Tâmega e Sousa (CIM) e a Câmara Municipal de Amarante, com a participação financeira do Portugal 2020.

Apesar de pouco explorada no roteiro do turismo europeu, Amarante conta com boa rede de hospedagem, com hotéis de luxo tanto no centro histórico quanto na área rural. Restaurantes e tascas estão em várias esquinas, com cardápios onde as sugestões preferidas dos donos das casas são as carnes de caça, como vitela e coelho e, claro, o mais português dos pratos, o bacalhau. A região do Minho é uma referência de vanguarda na produção de vinho verde. Portanto, você encontrará a bebida em qualquer adega ou comedoria, dos rótulos mais caros às produções familiares das quintas portuguesas.

Fala-se que Amarante começou a ser povoada por conta da chegada de São Gonçalo (1187 - 1259), que peregrinava por Roma e Jerusalém. É em torno do aqui considerado santo casamenteiro que Amarante se ergue e se orgulha. E, apesar do lado religioso, que até hoje atrai peregrinos católicos à cidade, a população é festiva e simpática. A fama de ser um lugar propício para se arrumar um amor, transforma a busca pelo par perfeito em piadas prontas e traz bom humor com a venda de souvenires pitorescos e voltados ao tema.

O mais curioso de todos, que já virou até imã de geladeira, é a confecção de uma iguaria só vista em Amarante. O doce de São Gonçalo é uma espécie de churros com formato fálico. Motivo de brincadeiras entre visitantes e moradores de todas as idades, há na cidade até concurso para saber quem consegue produzir o doce de maior comprimento. Sabe-se que o recordista chegou a 21 metros!

Mas não é apenas São Gonçalo que é homenageado com os prazeres do açúcar! Se há uma coisa que a cidade exibe com orgulho e primor são os seus doces conventuais. Segundo historiadores, a tradição vem das monjas de Santa Clara, que do século 13 ao 18 - quando o mosteiro sofreu um incêndio - preparavam quitutes para as romarias e, principalmente para a Festa de São Gonçalo, que atrai milhares de turistas até hoje no primeiro final de semana de junho, também um ótimo período para visitar o lugar.

Amarante fica em uma zona de grande fertilidade agrícola, o que gerou uma aristocracia rural culta, que levantou belíssimos solares. O ambiente propiciou a chegada e permanência na cidade de grandes nomes no campo das artes e das letras, como Amadeo de Souza-Cardoso, um dos maiores expoentes da pintura moderna, e Teixeira de Pascoaes, que emprestou seu talento à literatura. A eles, juntam-se artistas como António Carneiro e Acácio Lino (pintores), António Cândido (orador parlamentar), Paulino António Cabral (poeta), Agustina Bessa-Luíz e Alexandre Pinheiro Torres (romancistas).

Vale a pena caminhar pelas ruas de Amarante, vivenciar o quotidiano de seus moradores, passar pela ponte de São Gonçalo, ir ao Parque Florestal e conhecer de perto seus principais monumentos históricos. Nos dias de sol, arrisque um piquenique regado à vinho verde às margens do Tâmega e não deixe de caminhar pelo calçamento rústico às margens do rio, em um encontro perfeito entre a história e a natureza.

* Aline Feitosa, em colaboração para a Folha de Pernambuco

Como chegar
Cidade de Amarante, em Portugal
Voos: A TAP opera com voos diretos Recife-Lisboa com conexão Lisboa-Porto, com preços a partir de R$ 1.091
As auto estradas de Portugal permitem o trajeto entre Lisboa e Porto com aproximadamente 2h30 de carro.
Distância: a 47 quilômetros do Porto
Clima em julho: Muito calor de dia e pouco frio à noite.» in http://www.folhape.com.br/cultura/2016/7/amarante-satisfaz-a-carne-e-a-alma-0186.html

(Guia Turístico Cidade de Amarante)

【HD】 Cidade de Amarante

(PORTUGAL - AMARANTE)


Amarante Arquitetura - Grande Hotel Silva, uma excelente recuperação que deixou Amarante sem vergonha do seu passado...





(Grande Hotel Silva, uma referencia de Amarante)

18/07/16

Amarante Pessoas - Diana é uma jovem mulher de 28 anos, oriunda de Amarante e com uma vontade gigante de conhecer o mundo.



«Esta portuguesa está a salvar vidas de crianças quenianas

Dizem os relatório das Nações Unidas que quase um milhão de meninas não vão à escola no Quénia. Mas os números reais podem ser bem mais elevados, uma vez que muitas das crianças nascidas em bairro de lata e zonas rurais invariavelmente nem sequer possuem um registo de nascimento. No caso dessas meninas nascidas em meios totalmente desfavorecidos, o seu destino é quase sempre o mesmo: “Sem educação, muito dificilmente irão conseguir sair do bairro de lata. Vão casar cedo com algum vizinho, vão ter quatro ou cinco filhos (ou mais) e vão lutar todos os dias para sobreviver. À porta de casa, vão colocar um tecido no chão e vender vegetais ou roupas em segunda mão”. Palavras de Diana Vasconcelos, a portuguesa responsável pelo apadrinhamento de 200 crianças das favelas de Nairobi.

Mais aqui:

Esta portuguesa está a salvar vidas de crianças quenianas» in https://www.linkedin.com/pulse/expresso-por-paula-cosme-pinto-diana-vasconcelos


(Diana Vasconcelos - Kibera Quénia)


(Dançar pela causa "Há ir e voltar")


(Help us to build a school for 78 girls in Kenya!)

Amarante Telões - Igreja de Telões, na coleção Fotoselo ROTEP, N.º 60, da autoria do Eng. Alvelos, Amarante, Portugal!


(Igreja de Telões, na coleção Fotoselo ROTEP, N.º 60, da autoria do Eng. Alvelos)



«Igreja românica de Telões

Situação Actual

Classificado

Categoria de Protecção

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público

Cronologia

Decreto n.º 129/77, DR, I Série, n.º 226, de 29-09-1977 (ver Decreto

Nota Histórico-Artística

Telões é uma interessante igreja românica do aro de Amarante, que ilustra bem a densidade de povoamento da região nos primeiros tempos da monarquia portuguesa. Apesar de não se saber, ao certo, quando foi construída, a igreja inscreve-se nos derradeiros tempos do Românico, eventualmente no século XIII, pouco depois de D. Afonso Henriques ter doado o mosteiro de Telões aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho (1173). O portal principal, hoje parcialmente escondido pela moderna galilé, revela bem o marco tardio da construção, com o seu arco ligeiramente apontado, de três arquivoltas assentes directamente nos pés-direitos e o tímpano sem qualquer decoração.

A história do templo, todavia, é ainda mais recuada, remontando as suas origens aos finais do século IX e à implantação de um mosteiro dúplice presumivelmente vinculado à autoridade asturiana. Este facto é de grande importância uma vez que o exterior da parede nascente da capela-mor conserva quatro contrafortes que, apesar de serem criticamente datados da primeira metade do século XII, têm um inequívoco ascendente asturiano (REAL, 2001: 32).

Por esta sucinta descrição, é de crer que o templo actual seja o resultado de duas fases distintas, uma ainda durante a primeira metade do século XII (eventualmente logo nos seus inícios) e outra mais tardia, eventualmente nos finais dessa centúria, mas com possibilidades de corresponder, mesmo, ao século XIII.

Ao longo dos tempos, a igreja foi sucessivamente enriquecida. No final da Idade Média algumas paredes do interior foram revestidas com painéis murais, cujas composições seriam historiadas, mas de que restam apenas frustes fragmentos. Bastante mais importantes foram as obras do período barroco. Em finais do século XVII, ergueu-se a galilé, que ocultou parte da frontaria, e, pouco depois, realizaram-se os retábulos de talha do interior, sendo particularmente tardio o retábulo-mor, estilisticamente conotado com a transição para o neoclássico.

O facto de a igreja ter sido restaurada em data tardia (já na década de 80 do século XX), favoreceu a preservação dos elementos artísticos da Época Moderna, ao contrário de muitas outras igrejas de origem medieval, expurgadas dos seus momentos de historicidade pela Unidade de Estilo praticada empiricamente pela DGEMN, no seu período áureo de intervenção.

PAF» in http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72942

Portugal - O novo equipamento surge no âmbito do projecto da Rede de Judiarias de Portugal e assinala o início da bienal cultural “Monsaraz Museu Aberto” a decorrer entre 15 e 31 de Julho.



«Monsaraz abre primeiro centro interactivo da história judaica


O novo equipamento surge no âmbito do projecto da Rede de Judiarias de Portugal e assinala o início da bienal cultural “Monsaraz Museu Aberto” a decorrer entre 15 e 31 de Julho.

A celebrar 30 anos, a bienal cultural “Monsaraz Museu Aberto” está de regresso até dia 31 de Julho. O festival pretende abordar o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo.

“É um evento com três décadas de História e que marca o calendário regional e nacional em termos de grandes eventos culturais, com uma programação artística, musical e expositiva de grande qualidade” revela à Renascença o presidente da câmara municipal de Reguengos de Monsaraz.

Inaugurado esta sexta-feira, o festival é também a oportunidade para abrir as portas do novo Centro Interactivo da História Judaica. A antiguidade da minoria hebraica de Monsaraz está, de resto, documentada no foral concedido por D. Afonso III, em 1276. De acordo com o município alentejano há várias fontes que indicam, com precisão, a existência de provas documentais e arqueológicas que atestam a subsistência de uma próspera comunidade judaica na vila medieval.

“É um centro interactivo que pretende estudar de forma séria e com mais conteúdos uma parte da história de Monsaraz e da sua judiaria que não tinha ainda vindo a público de forma tão trabalhada” conta José Calixto.

O autarca revela ainda que é “o primeiro a ser inaugurado” no âmbito de um projeto promovido pela Rede de Judiarias de Portugal, com o apoio do governo da Noruega e que envolve 15 municípios portugueses.

O novo espaço que resultou da requalificação da Casa da Inquisição tem como finalidade apresentar “conteúdos numa perspectiva de diálogo entre a fé e as religiões e que transmitam a todos os que nos visitam a relação e ligação existentes numa fase da história”, acrescenta.

“É um projecto que nos orgulha muito e é uma mais-valia para quem quer usufruir da riqueza patrimonial e da paisagem cultural que envolve Monsaraz. Hoje são quase 100 mil pessoas que nos visitam por ano”, atesta José Calixto.

Música e exposições. É só escolher.

Mestre António Chainho e Mafalda Arnauth (dia16), Miguel Gameiro e Polo Norte (dia 22),a Gala do Cante e Monsaraz Emotions (dia 22), Salvador Sobral (dia 24) e o cante alentejano (dias 29 e 30), marcam uma programação variada em géneros musicais.

Exposições também as há e são várias. Ficam patentes, diariamente, durante as três semanas do festival, de segunda a quinta-feira das 10h às 13h e entre as 16h e as 22h, e nos restantes dias das 10h às 23h.

João Cutileiro apresenta uma exposição de fotografia na Igreja de Santiago – Galeria de Arte e faz o pleno da vida do escultor, com uma seleção de trabalhos da sua coleção particular realizados entre 1959 e 2015.

No Museu do Fresco vai estar patente uma mostra de arqueologia intitulada “Monsaraz Antes da História – vestígios de um povoado da Idade do Bronze”.

Por seu lado, Luísa Ferro apresenta na junta de freguesia a mostra de pintura “Monsaraz, à luz de um céu imenso” e os alunos da Escola de Artes da Universidade de Évora oferecem a exposição “Anésia – Artes Visuais” na Casa Monsaraz.

Nas ruas da vila vai poder ser apreciada a exposição de fotografia “Paisagem Interior – Inner Landscape”, de Telmo Rocha e na Casa Lagareiro é possível visualizar uma mostra de design industrial e mobiliário, intitulada “Com quantos paus se faz um lugar ao sol”.

“Pessoas” é o título de outra mostra de esculturas em barro que Gil Kaalisvart que se apresenta na Torre de Menagem. Já o Grupo de Forcados Amadores de Monsaraz, que se estreou em 2004, abre a sua sede, à “Tertúlia Tauromáquica”, para mostrar os momentos mais importantes da vida deste grupo enquanto o restaurante Casa do Forno mostra os 30 anos de história do Monsaraz Museu Aberto.

Roteiro gastronómico e “experiências” nos agentes turísticos

A bienal cultural propõe pelo segundo ano um roteiro gastronómico com o menu Monsaraz Museu Aberto em 11 restaurantes da freguesia com um preço fixo: 12,5 euros.

Os agentes turísticos da região prepararam, igualmente, diversas atividades para os visitantes desfrutarem por estes dias. Assim, propõem um conjunto de “experiências”, nomeadamente conhecer o “Caminho das Oliveiras Milenares” (Horta da Moura), Chill Out Monte Alerta – Sentir o pôr-do-sol (Monte Alerta), astroturismo na Casa Saramago e no Observatório Lago Alqueva, manusear o barro na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, passeios de barco e Museu do Azeite (Restaurante Sem-fim) e visitas à horta biológica e a uma exposição no Monte do Laranjal.

Mas há mais. Os visitantes podem ainda ver o pôr-do-sol com vista panorâmica para a planície na Casa D. Nuno e na Casa do Cante, fazer passeios de barco e massagem hídrica na Casa D. Antónia, passeios a pé e de bicicleta pelo milenar Olival da Pega (Vila Planície), atividades náuticas, BTT e passeios a cavalo e de charrete no Centro Náutico de Monsaraz, mas também provas de vinho, caças ao tesouro, entre outras atividades no Hotel São Lourenço do Barrocal, apreciar a exposição e ver os artistas a pintar na Galeria Monsaraz, e conhecer o Museu tauromáquico José Mestre Batista.

“É uma programação tão rica culturalmente que agradará, seguramente, a quem nos visita” conclui José Calixto, presidente da câmara municipal de Reguengos de Monsaraz.» in http://rr.sapo.pt/noticia/59268/monsaraz_abre_primeiro_centro_interactivo_da_historia_judaica?utm_source=rss


(PORTUGAL - MONSARAZ)


(Monsaraz, Alentejo, Portugal)


(Monsaraz, Alentejo, Portugal)

17/07/16

F.G. do Porto Jogos Particulares - O FC Porto venceu o primeiro particular da temporada, disputado frente aos alemães do Osnabrück, com golos de Marcano e André Silva.



«DRAGÕES VENCERAM PRIMEIRO TESTE E MOSTRARAM MUITAS SOLUÇÕES

Golos de Marcano e André Silva no triunfo por 2-1 sobre o Osnabrück.

O FC Porto venceu o primeiro particular da temporada, disputado frente aos alemães do Osnabrück, por 2-1, com golos de Marcano e André Silva. O adversário ainda marcou primeiro, por intermédio de Heider, logo aos seis minutos, mas os azuis e brancos deram a volta num desafio que dominaram largamente. Mas, nesta fase, mais importante do que o resultado foi o facto de Nuno Espírito Santo ter proporcionado minutos a quase todos os jogadores (apenas Casillas e Indi não saíram do banco) e ter testado várias soluções, inclusivamente uma disposição em 4-4-2, com Hernâni e Quintero na frente. O adversário, da Terceira Liga alemã, era claramente inferior tecnicamente, mas apresentou já bons patamares físicos, visto que inicia a temporada oficial já a 31 de julho.

Logo aos cinco minutos, Aboubakar acertou no poste, após ter recuperado a bola à entrada da área adversária. Mas o arranque do jogo não seria fácil para os Dragões, que se viram em desvantagem logo no minuto seguinte, graças a um remate de Heider, após a defesa portista não ter sido rápida a afastar a bola. O adversário já estava motivado pela rara oportunidade de defrontar um grande europeu e ainda mais ficou com esta vantagem madrugadora. O Osnabrück foi sempre um adversário agressivo, só foi porém perdendo alguma organização à medida que os Dragões foram subindo linhas e o ritmo de troca de bola. Foi através de um dos vários pontapés de canto conseguidos na primeira parte, apontado na direita por Brahimi, que Marcano cabeceou para o 1-1. Até ao intervalo, os azuis e brancos asfixiaram o adversário, com o guarda-redes Lehmann a negar o segundo golo a Brahimi e Aboubakar, aos 43 e 44 minutos.

No início da segunda parte, Nuno manteve em campo apenas Felipe e Marcano, os dois centrais, Rúben Neves, que funcionou como verdadeira placa giratória do meio-campo, e, na frente, Brahimi e André Silva (desviado para o centro do ataque devido à troca de Aboubakar por Corona, que se posicionou na direita). O cariz do jogo manteve-se, com o FC Porto a dominar a posse da bola, mas sem a velocidade que apenas a chegada dos desafios oficiais vai permitir. Mas foi precisamente quando o jogo parecia esfriar, até devido a várias substituições do Osnabrück, que os portistas chegaram ao 2-1, graças a um belo remate de André Silva, à entrada da área, após lance entre João Texeira e Rúben Neves. 

Logo de seguida, Nuno substituiu os cinco jogadores que ainda restavam em campo do onze inicial, ensaiando um 4-4-2 móvel, com Quintero e Hernâni soltos na frente e, a meio-campo, Corona na direita, Otávio na esquerda e André André e João Teixeira no meio. A partida entrou numa nova fase e a velocidade e imprevisibilidade que estes jogadores imprimiram confundiu a defesa alemã. O pequeno Otávio quase marcava de cabeça, aos 68 minutos (após cruzamento de Varela, que alinhou como lateral direito), Corona acertou depois no poste e, aos 73, Quintero permitiu a defesa de Lehmann, na marcação de uma grande penalidade cometida sobre João Teixeira. Ainda houve mais oportunidades até ao apito final, num encontro em que terá sido o gaurdião alemão a brilhar mais e a evitar um resultado mais gordo. O próximo desafio irá fazer subir muito a fasquia de dificuldade, com o PSV Eindhoven a ser o adversário, na quinta-feira (20h00 de Portugal Continental), na primeira jornada da Fox Sports Cup, em Arnhem.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/dragoes-venceram-primeiro-teste-e-mostraram-muitas-solucoes-7-17-2016.aspx


Futebol: FC Porto-Osnabrück - (jogo particular, 17/07/2016)

Mondim de Basto - O Trilho das Fisgas de Ermelo, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto, permite aos caminhantes conhecer parte da bonita Serra do Alvão e, em particular, de uma das suas paisagens mais emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo.



«Os encantos do Trilho das Fisgas de Ermelo

O Trilho das Fisgas de Ermelo, com a designação de PR3 – Fisgas de Ermelo, no concelho de Mondim de Basto, permite aos caminhantes conhecer parte da bonita Serra do Alvão e, em particular, de uma das suas paisagens mais emblemáticas, as Quedas de Água de Fisgas de Ermelo.

Um novo trilho, com início na aldeia de Ermelo, permite percorrer a área das Fisgas, contemplando-as de diversas perspectivas. A aldeia de Ermelo é facilmente acessível a partir da vila de Mondim de Basto e o Trilho das Fisgas é uma autêntica descoberta da alma do Alvão. O trilho atravessa uma série de paisagens verdadeiramente surpreendentes que permitem, mais uma vez, confirmar aquilo que há muito desconfiávamos: Portugal é mesmo um dos países mais bonitos do mundo.

O Viajar entre Viagens esteve no Alvão e fez o trilho, recolhendo um conjunto de fotografias que o vão deslumbrar e deixar cheio de vontade de embarcar nesta aventura. Para preparar esta viagem poderá ver todas as dicas aqui.» in http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/os-encantos-do-trilho-das-fisgas-de-ermelo

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