16/02/26

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Lateral esquerdo internacional português, Gilberto Duarte, reforça o plantel de andebol num regresso a casa prometido.



«Gilberto Duarte de regresso a casa 
16 de Fevereiro de 2026 16:00

Lateral internacional português reforça o plantel de andebol.

Gilberto Duarte está de regresso a casa. Dez anos depois de ter deixado a Invicta com um Heptacampeonato, duas Supertaças, uma Taça da Liga e dois Dragões de Ouro no currículo, o lateral esquerdo volta a vestir de azul e branco, assina até ao final da temporada e vai ajudar o plantel às ordens de Magnus Andersson a competir no Campeonato Nacional e na Liga Europeia de andebol.

Natural de Lagoa, no Algarve, o novo número 90 completou toda a formação no emblema local antes de rumar à Invicta para se estrear ao serviço do FC Porto com apenas 17 anos. Os Dragões vinham de quatro anos sem vencer a Liga, mas avizinhava-se um período histórico com o portentoso primeira linha como um dos protagonistas.

O internacional português foi uma peça fulcral para a inédita sequência de sete títulos consecutivos e é um dos três únicos Heptacampeões Nacionais, juntamente com Hugo Laurentino e de Ricardo Moreira. O mais vitorioso ciclo da história do andebol português permitiu voltar a ter representação na Liga dos Campeões, 14 anos depois, e dar um novo impulso à modalidade em solo luso.

Em 345 jogos pelo FC Porto, Gilberto Duarte marcou mais de 1.400 golos e, também por isso, acabou distinguido em duas galas do portismo. Em 2012, na 25.ª edição dos Dragões de Ouro, recebeu o galardão de Atleta Revelação do Ano; três anos mais tarde, subiu ao palco como Atleta de Alta Competição do Ano.

No final de 2015/16 seguiu para o Wisla Plock, da Polónia, e depois para o todo-poderoso FC Barcelona, ao serviço do qual viria a completar o pleno em Espanha e a vencer o Mundial de Clubes. A carreira prosseguiu nos principais campeonatos europeus, ao serviço dos franceses do Montpellier e do AIX, bem como dos alemães do Goppingen, e ainda fez escala em Atenas, onde ajudou o AEK a vencer uma Taça da Grécia e assinou 129 golos em 49 jogos.

Chamado a representar Portugal em 128 ocasiões com um registo de 320 remates certeiros, o especialista defensivo foi também um dos impulsionadores do crescimento da seleção nacional e participou em quatro fases finais: nos Jogos Olímpicos de 2021, no Mundial de 2021 e nos Europeus de 2022 e de 2024.

A partir de agora, Gilberto Duarte volta a fazer parte de um balneário que bem conhece e onde irá reencontrar Rui Silva e Daymaro Salina, colegas de equipa com quem já tinha convivido na primeira passagem pelo Dragão Arena.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20260216-pt-gilberto-duarte-de-regresso-a-casa


Reportagem: https://www.fcportotv.com/app/watch/4296084998?play=true



#fcporto    #andebol    #atletas    #internacionais    #contratação    #lateral

#esquerdo    #gilbertoduarte

Sem comentários:

Enviar um comentário