04/12/13

AMARANTE – Com organização do Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP) e colaboração da Junta da Freguesia de Vila Chã do Marão, vai ter lugar, a 8 de dezembro, domingo, a partir das 10:00, no Centro Comunitário “Fraldas do Marão”, a Feira Rural.

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«AMARANTE: VILA CHÃ DO MARÃO ACOLHE FEIRA RURAL

AMARANTE – Com organização do Centro Local de Animação e Promoção Rural (CLAP) e colaboração da Junta da Freguesia de Vila Chã do Marão, vai ter lugar, a 8 de dezembro, domingo, a partir das 10:00, no Centro Comunitário “Fraldas do Marão”, a Feira Rural.

A iniciativa decorre ao longo de todo o dia e tem como objetivo manter um espaço para venda de produtos locais e, simultaneamente, mostrar as potencialidades da freguesia. A animação fica a cargo de Rui Monteiro e dos Acordeões do Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão.

Os participantes podem almoçar na feira, que conta com um prato regional (feijoada).» in http://local.pt/amarante-vila-cha-do-marao-acolhe-feira-rural/


(Amarante Festa das Colheitas Vila Chã)

03/12/13

F.C. do Porto Transferências - O internacional português Ricardo Quaresma será um dos reforços de inverno do FC Porto, avança esta segunda-feira a Antena 1.

Quaresma regressa ao Dragão no Natal

«Quaresma regressa ao Dragão no Natal

Extremo de 30 anos procura revitalizar a sua carreira no Dragão e convencer Paulo Bento a levá-lo ao Brasil.

Quaresma está de regresso ao Dragão. O internacional português Ricardo Quaresma será um dos reforços de inverno do FC Porto, avança esta segunda-feira a Antena 1.

Segundo a referida rádio, o extremo português, Ricardo Quaresma, vai assinar um contrato de duas épocas e meia com os "dragões" depois de acertar a rescisão com o Al Ahli, clube dos Emirados Árabes Unidos.

Quaresma está sem competir há mais de seis meses depois de ter contraído uma lesão grave que o afastou dos relvados. O extremo de 30 anos procura revitalizar a sua carreira no Dragão e convencer Paulo Bento a levá-lo para o Mundial 2014 no Brasil.

A confirmar-se o negócio é o regresso a uma casa onde foi muito feliz e encantou a exigente plateia do Dragão com assistências e golos.

Quaresma chegou ao FC Porto no verão de 2005, envolvido na transferência de Deco para o FC Barcelona. Custou seis milhões de euros aos cofres dos azuis-e-brancos.

O "Mustang" esteve quatro épocas no FC Porto e conquistiou, entre outros, uma Taça Intercontinental, três Ligas portuguesas e uma Taça de Portugal. Transferiu-se depois para o Inter de Milão, onde não foi muito feliz. Passou ainda pelo Chelsea, Besiktas e Ahly.

Nas três temporadas em que esteve nos Dragões, realizou 158 jogos e marcou 31 golos.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/12/03/quaresma_no_fc_porto.html


(Ricardo Quaresma [FC Porto] - The Trickster)


(Best of Ricardo Quaresma)


(Ricardo Quaresma RQ7 Skills)

Música Portuguesa - O brilhante cantautor Português, Sérgio Godinho, interpela-nos com um novo projeto de revisitação de velhos êxitos - "Caríssimas canções"


 
Sérgio Godinho - "Os Vampiros"


Zeca Afonso - Os Vampiros "Eles Comem Tudo" - (Original)


Sérgio Godinho - "Carinhoso"


Sérgio Godinho - "Heartbreak Hotel"


Sérgio Godinho - "Caríssimas Canções"


Sérgio Godinho - "A noite passada"



"O Rapaz da Camisola Verde
Frei Hermano da Câmara

De mãos nos bolso e de olhar distante,
Jeito de marinheiro ou de soldado,
Era um rapaz de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Perguntei-lhe quem era e ele me disse
"Sou do monte, Senhor, e um seu criado".
Pobre rapaz de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Porque me assaltam turvos pensamentos?
Na minha frente estava um condenado.
Vai-te, rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Ouvindo-me, quedou-se altivo moço,
Indiferente à raiva do meu brado,
E ali ficou de camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.

Soube depois ali que se perdera
Esse que só eu pudera ter salvado.
Ai do rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Ai do rapaz da camisola verde,
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado.
Negra madeixa ao vento,
Boina maruja ao lado."


Vila de Baião - No dia 6 de dezembro, sexta-feira, estreia a peça de teatro “Entre Espadas e Cruzadas”, uma produção do Teatro Regional da Serra do Montemuro, trazida ao território do Tâmega e Sousa pela Rota do Românico.



«Baião: Mosteiro e Igreja de Baião recebem estreia de peça de teatro “Entre Espadas e Cruzadas”

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, estreia a peça de teatro “Entre Espadas e Cruzadas”, uma produção do Teatro Regional da Serra do Montemuro, trazida ao território do Tâmega e Sousa pela Rota do Românico.

O espetáculo será levado à cena no Mosteiro de Ancede, pelas 21h00 horas, e no dia 08 de dezembro na Igreja de Valadares, pelas 16h00. Ambos os monumentos integram a Rota do Românico do Tâmega e Sousa e a entrada para estes espetáculos é gratuita.

Ainda no mês de dezembro, o espetáculo será exibido em Cinfães e em Resende.

“Entre Espadas e Cruzadas” contará com a participação do Grupo Coral de Ancede e dos Grupo de Danças e Cantares “Os Moleiros”, de Cárquere, Resende e do Rancho Folclórico de São Cristóvão de Nogueira, Cinfães.

A peça de teatro é financiada pela Rota do Românico e integra o seu programa cultural “Palcos do Românico”.

Resumo da peça:

Um coro de monges prepara-se para ensaiar. Três deles vagueiam pelo espaço. Um escriturário sentado no canto vai escrevendo no seu costumeiro, como que ninguém desse por ele, de vez em quando espirra para se fazer sentir. 

Um arquiteto mais o seu mestre-de-obras entram analisando a obra. Vão falando sobre as alterações que foram feitas ao projeto inicial e as dificuldades que o senhor abade tem tido em compreendê-las.

Pedem a um dos monges que vagueia pelo espaço para o ir chamar. Os ânimos exaltam-se entre o arquiteto e o prior. Ouve-se um som, é anunciada a chegada do aio do rei. O aio vem confrontar o arquiteto, perguntando-lhe por que motivo esta obra ainda não está concluída.

O arquiteto defende-se dizendo que o único culpado é o senhor abade, que não aceita as novas alterações no projeto. O prior defende-se, alegando que as alterações feitas vão contra o acordado no projeto. O aio do rei diz: “a obra tem de ser aprovada e apenas o rei tem poderes para decidir”.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTgiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NDoiNzk0MiI7fQ==

Amarante Fotografia - "A Criança Sob o Olhar de Eduardo Teixeira Pinto", no CAE Sala Afonso Cruz, Figueira da Foz, com entrada gratuita, de 5 de Dezembro e 5 de Dezembro!


(Exposição fotográfica do Autor Eduardo Teixeira Pinto, na Figueira da Foz)


(ORIGINAL TV_Noticiário de 27-12-12)

02/12/13

Música Clássica - Maria Callas foi uma cantora lírica americana de ascendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano e cantora de todos os tempos e se fosse viva faria 90 anos de idade!




«Maria Callas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação geral
Nome completo: Maria Cecilia Sofia Anna Kalogeropoulou
Nascimento: 2 de dezembro de 1923
Local de nascimento: Nova Iorque, Nova Iorque
 Estados Unidos
Data de morte: 16 de setembro de 1977 (53 anos)
Local de morte: Paris, Ile-de-France
 França
Gênero(s): Ópera
Ocupação(ões): cantora lírica
Extensão vocal: soprano
Período em atividade 1937 - 1974
Maria Callas (Nova Iorque, 2 de dezembro de 1923 — Paris, 16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana de ascendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano e cantora de todos os tempos. Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Índice  [esconder] 

1 Biografia
2 Vida pessoal
3 Características
4 Gravações
4.1 Independente
4.2 Pelo selo EMI
4.3 Pelo selo FONIT CETRA
5 Em Portugal
6 Referências
7 Ver também
8 Ligações externas

Biografia[editar]

Nascida Maria Cecilia Sofia Anna Kalogeropoulou (em grego Μαρία Καικιλία Σοφία Άννα Καλογεροπούλου), Callas era filha de imigrantes gregos e, devido a dificuldades econômicas, teve que regressar à Grécia com sua mãe em 1937. Estudou canto no Conservatório de Atenas, com a soprano coloratura Elvira de Hidalgo.
Existem diferentes versões sobre sua estreia. Alguns situam-na em 1937, como Santuzza em uma montagem estudantil da Cavalleria Rusticana, de Mascagni; outros, à Tosca (Puccini) de 1941, na Ópera de Atenas. De todo modo, seu primeiro papel na Itália teve lugar em 1947, na Arena de Verona, com a ópera La Gioconda, de Ponchielli, sob a direção de Tullio Serafin, que logo se tornaria seu "mentor".
Callas começou a despontar no cenário lírico em 1948, com uma interpretação bastante notável para a protagonista da ópera Norma, de Bellini, em Florença. Todavia, sua carreira só viria a projetar-se em escala mundial no ano seguinte, quando a cantora surpreendeu crítica e público ao alternar, na mesma semana, récitas de I Puritani, de Bellini, e Die Walküre, de Wagner. Ela preparara o papel de Elvira para a primeira ópera em apenas dois dias, a convite de Serafin, para substituir quem realmente faria aquele papel. Para se ter ideia do seu feito, é o mesmo que pedir para Birgit Nilsson, famosa soprano dramático para cantar Violetta em La Traviata, e como Callas não teve tempo para aprender o libretto completo, apenas a música, tanto que o ponto lhe soprou o texto.
A partir dos anos 1950, Callas começou a apresentar-se regularmente nas mais importantes casas de espetáculo dedicadas à ópera, tais como La Scala, Covent Garden e Metropolitan. São os anos áureos, e ao passo de sua fama como cantora internacional, também vai sua fama de tigresa, muitas vezes considerada temperamental pelo seu perfeccionismo. Famosa foi sua rivalidade com Renata Tebaldi e as brigas públicas, através de declarações para jornais, várias vezes lhe renderam a primeira página, assim como seus triunfos operísticos. Era uma figura extremamente pública e contribuiu para reacender o estrelismo do gênero ópera e de seus intérpretes. Alguns críticos inclusive afirmam que até nas gravadoras havia uma divisão, para acirrar as disputas entre Callas e Tebaldi, e para influenciar as comparações entre gravações feitas por Tebaldi ao lado do tenor Del Monaco, e Callas ao lado de Di Stefano. Sua voz começou a apresentar sinais de declínio no final dessa década, e a cantora diminuiu consideravelmente suas participações em montagens de óperas completas, limitando sua carreira a recitais e noites de gala e terminando por abandonar os palcos em 1965. Seu abandono deveu-se em grande parte ao desequilíbrio emocional da cantora, que ao conhecer o magnata grego Aristóteles Onassis, dedica-se integralmente ao seu amado, afirmando ter começado ali sua vida de verdade. Foi quando ela parou de ensaiar, adiou e cancelou apresentações, se tornou figura constante em noites de festa, bebendo inclusive, coisas que contribuíram para o declínio de sua voz e o fim da carreira. Em 1964, encorajada pelo cineasta italiano Franco Zefirelli, volta aos palcos em sua maior criação, Tosca, no Convent Garden, tendo como seu parceiro o amigo de longa data Tito Gobbi. Essa Tosca se encontra disponível em DVD (apenas o segundo ato) e em CD (completa) e entrou para a história do mundo operístico. Sua última apresentação em uma ópera completa foi como Norma e Paris, 1965, e devido à sua saúde vocal debilitada não aguentou ir até o fim, desmaiando ao cair da cortina no fim da terceira parte.
No início dos anos 1970, passou a dedicar-se ao ensino de música na Juilliard School. Em 1974, entretanto, retornou aos palcos para realizar uma série de concertos pela Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente ao lado do tenor Giuseppe di Stefano. Sucesso de público, o programa foi todavia massacrado pela crítica especializada. A voz já não era a mesma, mas o que mantinha o público firme nas apresentações era o amor. Sua atuação foi prejudicada, pois uma vez que tinha que fazer muito mais esforço para manter a afinação, a entrega à interpretação não foi tão sutil como no passado.
Cantou em público pela última vez a 11 de Novembro de 1974 no Japão.
Onassis, então casado com Mrs. Kennedy, tem sérios problemas de saúde e vem a falecer. Callas começa agora um período de claustro e, isolada do mundo, passa a viver na Avenue Georges Mandel, em Paris, com a companhia da governanta, Bruna, e do motorista, Ferruccio. Uma possível volta é ensaiada e entusiasmada pelo cineasta Franco Zefirelli, mas Callas não tem mais a segurança do passado. Faltava vontade. Tenta realmente outras funções, como professora, diretora artística, mestre de coral, mas nada lhe satisfazia. Não sabia sequer como deslocar um coro. Começa a impor exigências absurdas para que aconteçam as apresentações. Essa é agora sua maneira de dizer não, exigindo o impossível. Uma gravação da Traviata, com o tenor em ascensão Luciano Pavarotti é estudada, mas o projeto logo é abandonado por Maria. Amigos ainda a visitam com frequência. Giulini (maestro), o crítico John Ardoin, mas Callas ja está "morta" há muito tempo, e em 16 de setembro de 1977, ela simplesmente deixa de existir, pouco antes de completar 54 anos, no seu apartamento em Paris em decorrência de um ataque cardíaco.
Suas cinzas são jogadas no Mar Egeu, como era de sua vontade.

Vida pessoal[editar]

Túmulo de Maria Callas

Maria Callas foi a mais controversa e possivelmente a mais dedicada intérprete lírica. Com uma voz de considerável alcance, Callas encantou nos teatros mundiais de maior destaque. Esta intérprete, senhora de raros dotes vocais e interpretativos, revolucionou o mundo da Ópera, trazendo-a novamente às origens. Para Maria Callas a expressão vocal era primordial, em detrimento dos exageros vocais injustificados - tudo na Ópera tem que fazer sentido visando a dar ao público algo que o mova, algo credível.
Esta foi a mais destacada e famosa cantora lírica, e fez jus à sua fama, pois interpretou várias dezenas de Óperas de diversíssimos estilos. Callas perpetuou-se em papéis como Medea, Norma, Tosca, Violetta, Lucia, Gioconda, Amina, entre outros, continuando, nestes papéis, a não existir nenhuma artista que lhe faça sombra.
Um dos aspectos que certamente contribuiu para a lenda que se formou em torno de Maria Callas diz respeito a sua conturbada vida pessoal. Dona de um temperamento forte, que parecia o correlato perfeito para a intensa carga dramática com que costumava abordar suas personagens no palco (veja abaixo), tornou-se famosa por indispor-se com maestros e colegas em nome de suas crenças estéticas.
Em 1958, após, doente, ter abandonado uma récita de Norma na Ópera de Roma, foi fortemente atacada pela imprensa italiana, que julgou que a soprano queria ofender o presidente italiano, presente na plateia. O escândalo comprometeu sua carreira na Itália e, no mesmo ano, ela entrou em disputa com Antonio Ghiringhelli, dirigente do La Scala, que não mais a queria no teatro. Somente voltou a apresentar-se no La Scala em 1960, na ópera Poliuto de Donizetti; ainda em 1958, foi sumariamente demitida do Metropolitan por Rudolf Bing, que desejava que ela alternasse apresentações de La Traviata e Macbeth, óperas de Verdi com exigências vocais muito distintas para a soprano. À exigência de Bing, Callas celebremente respondeu que sua voz não era um elevador.
Em 1959, rompeu um casamento de dez anos com seu empresário, G. B. Meneghini, muito mais velho do que ela. Manteve, em seguida, uma tórrida relação com o milionário grego Aristoteles Onassis, com quem não foi feliz e que rendeu variado material para tablóides sensacionalistas.
Trabalhava intensamente e em mais de uma ocasião subiu aos palcos contra a recomendação de seus médicos. Com um forte resfriado, escapou em 2 de janeiro de 1958 da Ópera de Roma pela porta dos fundos após um primeiro ato sofrível de Norma, de Bellini, em uma récita prestigiada pelo então presidente da Itália, Giovanni Gronchi, o que gerou o escândalo acima referido. Em 29 de maio de 1965, ao concluir a primeira cena do segundo ato de Norma, Callas desfaleceu e a apresentação foi interrompida. Depois disso, ela só cantaria em ópera mais uma vez, numa última apresentação de Tosca no Covent Garden de Londres, ao lado de Tito Gobbi.
Poucos sopranos podem rivalizar com Callas no que diz respeito à capacidade de despertar reações intensas entre seus admiradores e detratores. Elevada à categoria de "mito" e conhecida mesmo fora do círculo de amantes de ópera, ela criou em torno de si uma legião de entusiastas capazes de defender a todo custo os méritos da cantora. Apesar da mútua amizade, as disputas entre seus fãs e os de Renata Tebaldi tornaram-se célebres, chegando mesmo em alguns casos às vias de fato.

Características[editar]

Callas possuía uma voz poderosa possuía amplitude fora do comum. Isto permitia à cantora abordar papéis desde o alcance do mezzo-soprano até o do soprano coloratura. Com domínio perfeito das técnicas do canto lírico, possuía um repertório incrivelmente versátil, que incluía obras do bel canto (Lucia di Lammermoor, Anna Bolena, Norma), de Verdi (Un ballo in maschera, Macbeth, (La Traviata) e do verismo italiano (Tosca), e até mesmo Wagner (Tristan und Isolde, Die Walküre).
Apesar destas características, Callas entrou para a história da ópera por suas inigualáveis habilidades cênicas. Levando à perfeição a habilidade de alterar a "cor" da voz com o objetivo de expressar emoções, e explorando cada oportunidade de representar no palco as minúcias psicológicas de suas personagens, Callas mostrou que era possível imprimir dramaticidade mesmo em papéis que exigiam grande virtuosismo vocal por parte do intérprete - o que usualmente significava, entre as grandes divas da época, privilegiar o canto em detrimento da cena.
Muitos consideram que seu estilo de interpretação imprimiu uma revolução sem precedentes na ópera. Segundo este ponto de vista, Callas seria tributária da importância que assumiram contemporaneamente os aspectos cênicos das montagens. Em particular, é claramente perceptível desde a segunda metade do século XX uma tendência entre os cantores em favor da valorização de sua formação dramatúrgica e de sua figura cênica - que se traduz, por exemplo, na constante preocupação em manter a forma física. Em última análise, esta tendência foi responsável pelo surgimento de toda uma geração de sopranos que, graças às suas habilidades de palco, poderiam ser considerados legítimos herdeiros de Callas, tais como Joan Sutherland ou Renata Scotto.

Gravações[editar]

Entre as diversas gravações célebres de Callas, encontram-se:

Independente[editar]

Verdi, Macbeth. Com Enzo Mascherini, Gino Penno e Mario Tommasini. Regência de Victor De Sabata. La Scala, 1952.
Puccini, Tosca. Com Tito Gobbi e Giuseppe di Stefano. Regência de Victor De Sabata. La Scala, 1953. Considerada por muitos gravações de referência para a ópera de Puccini.
Bellini, Norma. Com Ebe Stignani, Mario Filippeschi e Nicola Rossi-Lemeni. Regência de Tullio Serafin. La Scala, 1954.
Donizetti, Lucia di Lammermoor. Com Rolando Panerai, Giuseppe di Stefano e Nicola Zaccaria. Regência de Herbert von Karajan. Berlin, 1955. Outra das gravações de Callas considerada de referência.
Verdi, La Traviata. Com Ettore Bastianini e Giuseppe di Stefano. Regência de Carlo Maria Giulini. La Scala, 1955. Famosa gravação em que a direção de cena ficara a cargo do cineasta Luchino Visconti.
Verdi, Il Trovatore. Com Fedora Barbieri, Rolando Panerai e Giuseppe di Stefano. Regência de Herbert von Karajan. La Scala, 1956.
Donizetti, Anna Bolena. Com Giulietta Simionato e Gianni Raimondi. Regência de Gianandrea Gavazzeni. La Scala, 1957.

Pelo selo EMI[editar]

Norma
I Puritani
La Sonnambula
Carmen
Lucia di Lammermoor
Cavalleria Rusticana
La Gioconda
La Boheme
Madama Butterfly
Manon Lescaut
Tosca
Turandot
Il Barbiere di Siviglia
Il Turco in Italia
Aida
Un Ballo in Maschera
La Forza del Destino
Rigoletto
La Traviata
Il Trovatore

Pelo selo FONIT CETRA[editar]

"Incontri memorabili"
Vol. 1: Maria Callas Nicola Filacuridi, Regente: Oliviero de Fabritiis, 18 de fevereiro de 1952
Vol. 2: Maria Callas Beniamino Gigli, Regente: Alfredo Simonetto, 27 de dezembro de 1954
Vol. 7: Maria Callas Gianni Raimondi, Regente: Alfredo Simonetto, 19 de novembro de 1956
"Norma", 29 de junho de 1955
"Parsifal", 21 de novembro de 1950
"La Gioconda", 1952
"La Traviata", 1953
"Arie Celebri"

Em Portugal[editar]

Maria Callas cantou no Teatro Nacional de São Carlos em 27 de Março de 1958 a ópera La Traviata, com cenários de Alfredo Furiga.
Dois meses antes de vir a Lisboa, a soprano causara escândalo ao abandonar em Roma uma récita da «Norma» no primeiro acto.
O tenor Alfredo Kraus interpretou o principal papel masculino.

Referências[editar]

Maria Callas : A Musical Biography, de Robert Levine. ISBN 1579122833.
The Callas Legacy: The Complete Guide to Her Recordings on Compact Disc, de John Ardoin. ISBN 093134090X.
The Unknown Callas: The Greek Years, de Nicholas Petsalis-Diomidis. ISBN 157467059X.
Maria Meneghini Callas, de Michael Scott. ISBN 1555531466.
Maria Callas : A Mulher por trás do Mito, de Ariana Huffington.
Ver também[editar]

Callas Forever, filme ficcional sobre a cantora realizado em 2002 por Franco Zeffirelli
Ligações externas[editar]

Página oficial
Artigo de Anthony Tommasini
Artigo de Michael White» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Callas

Maria Callas

Maria Callas - "Madame Butterfly"

Maria Callas - "Ave Maria"



"Ave Maria
Maria Callas

Ave Maria
Gratia plena
Maria, gratia plena
Maria, gratia plena
Ave, ave dominus
Dominus tecum
Benedicta tu in mulieribus
Et benedictus 
Et benedictus fructus ventris
Ventris tuae, Jesus.
Ave Maria 

Ave Maria
Mater Dei
Ora pro nobis peccatoribus
Ora pro nobis
Ora, ora pro nobis peccatoribus
Nunc et in hora mortis 
Et in hora mortis nostrae
Et in hora mortis nostrae
Et in hora mortis nostrae
Ave Maria"


Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Manuel Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poema: "A verdade far-vos-á livres."



"A verdade far-vos-á livres.

Libertará aqueles cujos nomes constam do Livro da Vida,
porque passaram a grave tribulação: Suas túnicas, branqueadas
no Sangue do Cordeiro, torturados, gaseados, cremados,
cinzas dispersas, da ignomínia reviverão.
Crês isto contra senãos e desesperanças?
'Adeus, Príncipe, pela primeira vez encontrei um homem.'"

Manuel Ângelo Ochôa


"A verdade far-vos-á livres", Manuel Ângelo Ochôa

01/12/13

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto Fidelidade 14 vs SC Tomar 0 - Dragões vencem pela sexta vez em seis jogos, com goleada à moda antiga!



«DRAGÕES GOLEIAM SC TOMAR E REASSUMEM LIDERANÇA
01-12-2013

​O FC Porto Fidelidade goleou o SC Tomar, este domingo, por 14-0, em partida a contar para a 6.ª jornada do Campeonato nacional. Ao intervalo o marcador já mostrava 7-0, sendo que os goleadores de serviço do encontro foram Jorge Silva e Vítor Hugo (com três golos cada), que assim ajudaram os portistas a conseguir a sexta vitória em seis partidas nesta edição da prova.

Sem poder contar com Reinaldo Ventura, lesionado, o FC Porto Fidelidade dominou a partida a seu bel-prazer, apesar de o marcador ter funcionado apenas à passagem do minuto dez, com um golo de Jorge Silva. A partir daí, as dificuldades dos portistas terminaram e o resultado foi-se avolumando com naturalidade, com mais dois golos de Jorge Silva e os bis de Vítor Hugo e Hélder Nunes, terminando a primeira parte com 7-0.

A segunda metade trouxe mais do mesmo: os Dragões jogaram sempre em alta rotação e foram aumentando a diferença sobre a frágil formação vinda de Tomar. Houve tempo, por exemplo, para a entrada do jovem Diogo Cardoso e para ir continuando a construir oportunidades de golo, várias delas concretizadas com maestria e avolumando o resultado para 14-0. Destaque ainda para a grande exibição de Nélson Filipe, que manteve as suas redes invioladas com grandes intervenções.

O próximo jogo do FC Porto Fidelidade é com o HA Cambra, a 7 de Dezembro, às 18, no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-SC TOMAR, 14-0
Campeonato nacional, 6.ª jornada
01 de Dezembro de 2013
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Paulo Rainha e António Teixeira (Minho)

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r., cap.), Caio (2), Pedro Moreira (1), Jorge Silva (3) e Ricardo Barreiros (1)
Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Tiago Losna (2), Hélder Nunes (2), Vítor Hugo (3) e Diogo Cardoso
Treinador: Tó Neves

SC TOMAR: Fábio Guerra (g.r.), Nuno Domingues, Gonçalo Santos, Ivo Silva (cap.) e José Braga.
Jogaram ainda: João Lomba, Dário SAnto, Luís Silva e Gonçalo Marques
Treinador: Nuno Lopes

Ao intervalo: 7-0» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Fidelidade-goleia-SC-Tomar.aspx


Hóquei em Patins - Campeonato nacional (6.ª J): FC Porto Fidelidade

F.C. do Porto sub 17 Futebol: F.C. do Porto 3 vs Boavista 0 - Jovens Dragões cimentam liderança na prova ao bater boavisteiros!



«SUB17 VENCEM BOAVISTA E REFORÇAM LIDERANÇA

A equipa Sub17 do FC Porto bateu este domingo o Boavista (3-0), em jogo a contar para a 13.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B, cimentando assim a liderança da prova, agora com sete pontos de vantagem sobre o Rio Ave, segundo classificado.

​Num sempre vibrante dérbi portuense frente ao Boavista, Idrisa Sambu abriu as hostilidades na primeira parte (23m), bisando no início da segunda, logo após o reatamento (43m). Moreto Cassamá selou o 3-0 final já em cima do minuto 80, fechando as contas do sétimo triunfo consecutivo dos Dragões no campeonato. Na próxima ronda, a 14.ª, os azuis e brancos deslocam-se a Penafiel (8 de Dezembro, às 11h).

O FC Porto alinhou com Nico; Fernando, Sandro, Rui Varejão e David; Ruben Neves (cap.), João Cardoso (Madiu, intervalo) e Bruno Costa (José Pedro, 65m); Moreto Cassamá, Luís Mata (Generoso, 65m) e Idrisa Sambu.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub17-vencem-Boavista-e-refor%C3%A7am-lideran%C3%A7a.aspx


Formação: Sub17 - Campeonato nacional (13.ª J): FC Porto 3-0

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: Rio Ave 1 vs F.C. do Porto 3 - Jovens dragões obtêm a 14.ª vitória em 14 jogos!



«SUB15 MANTÊM O PLENO EM VILA DO CONDE 

A equipa Sub15 do FC Porto bateu este domingo o Rio Ave (3-1), em Vila do Conde, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores C, mantendo assim o pleno de vitórias nas 14 rondas já realizadas.

​Num jogo disputado no relvado sintético do Campo de Treinos n.º1 do Rio Ave, o FC Porto demonstrou alguma apatia no primeiro tempo, ainda que tenha ido para os balneários em vantagem, graças a um golo de Paulo Estrela (34m). Na etapa complementar, Hélder Silva (59m) e Sérgio Bastos (69m) apontaram os restantes golos dos azuis e brancos, que recebem o GD Cachão na próxima jornada (8 de Dezembro).
O FC Porto alinhou com Diogo Costa; Vítor Tavares (Sérgio Bastos, 58m), Diogo Queirós (cap.), Diogo Leite e Diogo Bessa (Diogo Dalot, intervalo); João Lameira, Jorge Teixeira (Leandro Teixeira, 66m) e Paulo Estrela; Diogo Fernandes (Fábio Borges, intervalo), João Rodrigues e Hélder Silva.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub15-mant%C3%AAm-o-pleno-em-Vila-do-Conde.aspx

Poesia - Só, somente, nada!


F.C. do Porto Basquetebol: CD Póvoa 45 vs Dragon Force 98 - O Dragon Force venceu este sábado o CD Póvoa, na Póvoa de Varzim, carimbando assim o passaporte para a Final a oito da Taça de Portugal, na qual estarão as derradeiras oito equipas que lutarão pela conquista do troféu.



«DRAGON FORCE SEGUE EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

O Dragon Force venceu este sábado o CD Póvoa (98-45), na Póvoa de Varzim, carimbando assim o passaporte para a Final a oito da Taça de Portugal, na qual estarão as derradeiras oito equipas que lutarão pela conquista do troféu.

​Num jogo dominado desde cedo pelo Dragon Force, que já vencia por 23 pontos de diferença ao intervalo (47-24), Miguel Queiroz (20 pontos), Pedro Bastos (13 pontos), Ferrán Ventura (11 pontos) e Pedro Figueiredo (10 pontos) foram os elementos mais inspirados no conjunto portista.

A equipa orientada por Moncho López alinhou com Hugo Sotta (7) André Bessa (8), João Grosso (7), Eduardo Guimarães (3), João Gallina (4), Ferrán Ventura (11), Pedro Bastos (13), Diogo Brito (4), Francisco Rothes (4), João Torrie (7), Pedro Figueiredo (10) e Miguel Queiroz (20).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Dragon-Force-segue-em-frente-na-Ta%C3%A7a-de-Portugal_2.aspx?p_page=1


Basquetebol - Taça de Portugal (oitavos-de-final)

Liga ZON Sagres: Académica de Coimbra 1 vs F.C. do Porto 0 - Se não têm orgulho na vossa camisola dispam-na; joguem à bola rapazes!



«DERROTA SURGIU 53 JOGOS DEPOIS
30-11-2013

​Cinquenta e três jogos e 661 dias depois, o FC Porto voltou a perder um jogo da Liga portuguesa. Um golo de Fernando Alexandre, a um minuto do intervalo, foi suficiente para a Académica bater os Dragões, que não atravessam um bom momento e protagonizaram uma exibição pálida. No entanto, os azuis e brancos tiveram várias ocasiões para marcar, algumas delas desperdiçadas de forma quase sobrenatural.

A primeira parte foi disputada a um ritmo alto, com a Académica – que não vencia os Dragões, em casa, para a Liga, há 43 anos – a confirmar-se como um adversário agressivo, o que de resto é habitual nas equipas orientadas por Sérgio Conceição. As oportunidades foram poucas para ambas as equipas: aos 19 minutos, Jackson recebeu um passe de Varela e dominou de peito, em boa posição, mas o guarda-redes Ricardo conseguiu defender. Aos 28, a equipa de Coimbra beneficiou de um lapso de Maicon, mas Helton evitou o sucesso do remate de Abdi, que se isolou.

Os últimos cinco minutos do primeiro tempo até começaram bem para o FC Porto, com Josué, após uma boa troca de bola, a atirar sobre a barra. Porém, o que se seguiria seria fatídico para os portistas: aos 43 minutos, Mangala evitou o golo da Académica, em cima da linha, mas o canto subsequente terminou mesmo com o 1-0 para a equipa da casa, num lance de carambola em que Fernando acaba por assistir Fernando Alexandre à boca da baliza, ao evitar tocar a bola com a mão.

Pedia-se mais pressão do FC Porto na segunda parte e foi isso que sucedeu desde o recomeço da partida, se bem que as bolas continuassem a ser perdidas com muita facilidade a meio-campo. De forma incrível, em duas situações, a bola teimou em não entrar: aos 49 minutos, após cruzamento de Josué, Jackson acertou na barra, com Ricardo completamente batido. Aos 61 minutos – já com Licá em campo, juntando-se a Jackson no eixo do ataque –, é inacreditável a forma como a bola não entra na baliza da Académica, após remates de Varela e Mangala.

A partir dos 75 minutos, Paulo Fonseca colocou a equipa a jogar com apenas três defesas, em risco máximo. O futebol portista passou a ser mais directo e, aos 84, após cruzamento de Danilo na direita, Aníbal Capela cometeu penálti sobre Jackson. Chamado a converter, Danilo permitiu a defesa de Ricardo, em mais um lance de infelicidade num dia não do Dragão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/7548207cdd2a44659312025a3e539534.aspx


2013.11.30 (20h15) - Academica 1-0 FC Porto

Arte Cinema - Hollywood ficou em estado de choque ao saber que o ator Paul Walker, celebrizado pela série de filmes «Velocidade Furiosa», morreu aos 40 anos num acidente de automóvel.



«Paul Walker, estrela de «Velocidade Furiosa», morre em acidente de carro

Hollywood ficou em estado de choque ao saber que o ator Paul Walker, celebrizado pela série de filmes «Velocidade Furiosa», morreu aos 40 anos num acidente de automóvel.

Paul Walker não ia ao volante no acidente que o vitimou aos 40 anos. O Porsche em que faleceu era conduzido por um amigo, que também não sobreviveu ao violento embate com um poste de eletricidade em Valencia, na California, que deixou o veículo em chamas. As vítimas foram declaradas mortas no local e vinham de um evento de solidariedade da Reach Out Worlwide. As autoridades referiram que a velocidade foi um fator decisivo no acidente.

«Todos nós na Universal estamos devastados», sublinhou o estúdio para o qual Paul Walker mais trabalhou, a Universal. «O Paul era verdadeiramente um dos mais amados e respeitados membros da família do nosso estúdio há 14 anos, e a sua perda é devastadora para nós, para todos aqueles envolvidos com os filmes da série «Velocidade Furiosa» e para incontáveis fãs», pode ler-se num comunicado enviado pelo estúdio.

Hollywood reagiu de imediato à notícia, com as estrelas a enviarem mensagens de condolências nas redes sociais. Uma das primeiras foi a de Vin Diesel, que com ele protagonizou a maioria dos filmes da série «Velocidade Furiosa», e que colocou no Instagram a mensagem: «irmão vou sentir muito a tua falta. Estou absolutamente sem palavras. O Céu ganhou um novo anjo. Descansa em paz».

A carreira de Paul Walker começou mal saiu do berço, com trabalhos de modelo com apenas dois anos. Aos 12 estreou-se no pequeno ecrã, com pequenos papéis em séries como «Chefe, Mas Pouco» e «Um Anjo na Terra», e em 1986 chegou ao cinema na comédia de terror «A Monster in the Closet», onde também participava uma muito jovem Stacy Ferguson, que mais tarde seria conhecida como Fergie, dos Black Eyed Peas.

Após muitos anos sem grande sucesso, o primeiro papel protagonista de Walker surgiu em 1998, com a comédia surfista «Meet the Deedles», que lhe possibilitou a participação em filmes com maior visibilidade, como «Pleasantville - Viagem ao Passado» (1998), «Varsity Blues - A Balada dos Campeões» (1999), «Ela é Demais» (1999) e «Sociedade Secreta» (2000).

O sucesso chegou com o êxito surpresa em 2001 de «Velocidade Furiosa», que daria origem a uma série de imenso sucesso, cujo sétimo filme está já em produção e da qual Walker só estaria ausente do terceiro título.

Daí para a frente, Walker protagonizou essencialmente «thrillers» e fitas de ação, o que não impediu de fazer alguns papéis secundários em filmes de prestígio como «Flags of Our Fathers - As Bandeiras dos Nossos Pais», de Clint Eastwood.

Entre os seus maiores sucessos contam-se «Não Brinques com Estranhos» (2001), «Resgate no Tempo» (2003), «Profundo Azul» (2005), «Antárctida - Da Sobrevivência ao Resgate» (2006) e o muito elogiado «Medo de Morte» (2006).

Tinha já terminado o «thriller» «Horas», que estreia em Portugal em janeiro, e tinha em produção a sétima fita da série «Velocidade Furiosa», cujas cenas principais já teriam sido filmadas, não sendo ainda claro se o falecimento do ator irá provocar alterações substanciais ao filme.» in http://cinema.sapo.pt/atualidade/noticias/paul-walker-estrela-de-velocidade-furiosa-morre-em-acidente-de-carro


(Paul Walker, de 'Velozes e furiosos', morre em acidente de carro)


Velocidade Furiosa 6 Trailer (Legendado Pt)


(Paul Walker na GQ Style inverno 2013)

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: Oliveirense 1 vs F.C. do Porto 5 - Jovens Dragões vencem na Oliveirense e mantêm liderança alargada!



«SUB19 GOLEIAM OLIVEIRENSE
30-11-2013

​A equipa Sub19 do FC Porto venceu este sábado por 5-1 no terreno da Oliveirense, em encontro da 15.ª jornada da zona norte do Campeonato nacional de juniores A.  Ruben Alves "bisou" e os Dragões continuam assim isoladíssimos na classificação, com 43 pontos, mais 17 do que o Sporting de Braga, segundo classificado.

O FC Porto entrou bem na partida, empurrando o adversário para o seu meio campo e chegando ao golo logo aos três minutos, por intermédio de Jonathan, após um remate à barra de Ruben Alves. Não fossem as bolas nos postes e a falta de eficácia na cara do guarda-redes, a vantagem poderia ter sido alargada até ao intervalo.

No segundo tempo, Ruben Alves fez o 0-2 aos 55 minutos, mas a Oliveirense reduziu apenas cinco minutos depois, moralizando-se em busca do empate. Porém, o FC Porto soube reagir e Ruben Alves (71), Vítor (87) e Rafa (90) materializaram um resultado justo face ao domínio portista.

A equipa comandada por Nuno Capucho alinhou com João Costa, Rui Silva, André Ribeiro, Ricardo Tavares, Rafa, Vítor Andrade (cap.), Ruben Macedo (Mesquita, 66m), Rui Moreira, Ruben Alves, Graça (Belinha, 68m) e Jonathan (Sérgio Ribeiro, 74m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-goleiam-Oliveirense.aspx