05/01/12

Criminalidade - Paco Bandeira foi acusado pelo Ministério Público de maus tratos, devassa da vida privada e detenção de arma proibida!

Paco Bandeira


«Paco Bandeira é acusado de violência doméstica contra a mulher e a filha


O músico deverá ser julgado, ainda este mês, por maus tratos à mulher e à filha ainda menor.


Paco Bandeira foi acusado pelo Ministério Público de maus tratos, devassa da vida privada e detenção de arma proibida. As vítimas serão a mulher, Maria Roseta, e a filha, Constança, de 12 anos, que, entre 1997 e 2009, terão sofrido de violência doméstica, na casa onde viviam com o músico, em Oeiras. A acusação indica que a mulher do cantor terá sido “humilhada, agredida e ameaçada”, chegando ainda a ter “um revólver encostado à cabeça com a filha de 3 anos ao colo”. De acordo com o mesmo documento da acusação, citado pelo “Correio da Manhã”, Paco Bandeira terá mandado instalar um sistema de imagem e som em casa para controlar a mulher com quem viveu durante 12 anos. O julgamento deverá começar ainda durante o mês de janeiro no Tribunal de Oeiras.


No Facebook, o cantor comentou a acusação de que é alvo: “É uma vingança contra mim. Não fujo de nada. Estarei onde for preciso de cabeça erguida. A verdade vem sempre ao de cima”.
Em 1996, a primeira mulher do músico, Fernanda, foi encontrada morta com um tiro na cabeça. O disparo foi feito com um revólver de Paco Bandeira, tendo as investigações concluído que se tratou de suicídio.» in http://aeiou.activa.pt/tv/celebridades/2012/01/04/paco-bandeira-e-acusado-de-violencia-domestica-contra-a-mulher-e-a-filha




(Paco Bandeira acusado de maus-tratos contra mulher e filha de 12 anos)

04/01/12

F.C. do Porto - Danilo já conhece o "ninho" dos Dragões!




«"ACHO QUE ME VOU DAR MUITO BEM AQUI"


Em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao www.fcporto.pt, Danilo garante que já percebeu a dimensão do seu novo clube. Pronto para lutar por um lugar na equipa, o brasileiro, que começa a treinar já na quinta-feira, diz ter sido bem recebido. O novo número dois dos Dragões tem contrato até Junho de 2016 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.


Quais são as primeiras impressões do clube e da cidade?


Ainda não deu para ver muito, mas já percebi que tenho um grupo de companheiros que recebem muito bem. O ambiente no clube é muito familiar e isso deixa qualquer um à vontade. E também fui muito bem recebido na cidade, pelas pessoas que foram auxiliar-me no aeroporto e no hotel. Acho que me vou dar muito bem aqui.


Já percebeu a importância do clube?


Desde que entrei no avião. Encontrei logo pessoas a dizer-me "tem de jogar bem", "tem de ganhar". Temos de estar acostumados a este tipo de pressão para jogar num clube vencedor como o FC Porto.


Quais são os seus desejos para esta experiência?


Como em todas as equipas por onde passei, o meu objectivo é ganhar títulos. Sempre fui muito bem visto por ser um jogador vencedor e espero que aqui não seja diferente. O Danilo e o FC Porto têm tudo para ser um excelente conjunto, com muitas vitórias.


Venceu quatro títulos em 2011, incluindo o Campeonato do Mundo de Sub20 e a Libertadores no Santos. O seu desejo é chegar aqui na segunda metade da época e ganhar tudo?


Claro. Temos de nos focar nisso. Vou lutar para conquistar a minha posição e um lugar na equipa, mas o meu primeiro objectivo é ajudar o FC Porto a vencer.


Quais são as primeiras impressões dos companheiros e da equipa?


Como já disse, o ambiente é muito familiar. Já estive no balneário, houve algumas brincadeiras e receberam-me muito bem. Isso é importante para que tudo dê certo.


Fisicamente está apto?


Parei durante 10 dias, mas creio que depois de uma semana de treinos já estou bem para jogar.


Já jogou com o número dois na selecção brasileira, mas este é também um número mítico no FC Porto. Está ciente dessa responsabilidade?


Já me contaram a história dessa camisola, a importância que tem no clube. Espero fazer jus a esse presente que me foi dado, jogar bem e manter a história da camisola dois no FC Porto.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futdaniloapres_040112_66094.asp



Danilo Luiz da Silva - "Welcome To Porto"

Amarante - A exemplo dos anos anteriores, a participação no 8º Encontro de Cantadores de Janeiras está aberta a ranchos folclóricos, bandas de música, tunas, grupos corais, associações culturais e recreativas e estabelecimentos de ensino, devendo as inscrições ser feitas nos serviços do Gabinete de Apoio à Presidência!

Sample Image


«Encontro de Cantadores de Janeiras em Amarante


Em Amarante, a tradição continua a ser o que era. Depois do êxito que constituíram os anteriores encontros de cantadores de janeiras, a Câmara Municipal de Amarante realiza, a 28 de Janeiro, no Tâmega Park, a oitava edição deste evento que tem como objectivo manter viva a tradição de cantar os Reis no Município e mostrar os grupos e associações que o fazem.


A exemplo dos anos anteriores, a participação no 8º Encontro de Cantadores de Janeiras está aberta a ranchos folclóricos, bandas de música, tunas, grupos corais, associações culturais e recreativas e estabelecimentos de ensino, devendo as inscrições ser feitas nos serviços do Gabinete de Apoio à Presidência.


O início das actuações está marcado para as 21 horas, com entrada livre.» in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15587&Itemid=30


(AMARANTE - Cantadores de Janeiras)

O Meu Amigo Poeta, Ângelo Ochôa, supera-se novamente, com o Poemeto: "Tijolo a tijolo"



"Tijolo a tijolo,
sobre o solo,
encho do sólido sol o livro;
andaimes venço à exaustão."


(Angelo Ochôa, Poeta)




("Tijolo a tijolo", Ângelo Ochôa)

Amarante - Exposição das obras que em 2011 concorreram ao prémio Amadeu de Souza Cardoso!





«Premio Amadeu de Souza Cardoso


Exposição das obras que em 2011 concorreram ao premio Amadeu de Souza Cardoso, atribuído pela autarquia de Amarante. Concorreram mais de 320 artistas, com mais de 500 obras.»

03/01/12

Amarante - Os utentes da linha ferroviária do Tâmega realizaram hoje, quarta-feira, às 12 horas, uma conferência de imprensa, junto à Estação da CP de Amarante, onde anunciaram o envio para a Assembleia da República de uma petição que exige a reabertura daquela linha ferroviária!




«AMARANTE: Utentes contra o encerramento da linha ferroviária do Tâmega


Os utentes da linha ferroviária do Tâmega realizaram hoje, quarta-feira, às 12 horas, uma conferência de imprensa, junto à Estação da CP de Amarante, onde anunciaram o envio para a Assembleia da República de uma petição que exige a reabertura daquela linha ferroviária, cujo texto é como segue:


«Após o encerramento da Linha do Tâmega a 25 de Março de 2009 e a promessa governamental da sua requalificação e abertura no prazo máximo de dois anos, um grupo de utentes, farto de promessas vãs, iniciou em Outubro passado uma recolha de assinaturas, para, em forma de petição à Assembleia da República, exigir a reabertura da linha.


Entretanto, no mês seguinte foi publicado o infame "Plano Estratégico de Transportes" que defende o encerramento definitivo da Linha do Tâmega, não obstante esta ser uma infra-estrutura importante e que em muito contribui para a melhoria das condições de vida dos habitantes da região.


A poucos dias do fim anunciado da Linha do Tâmega - e com ele do serviço de transporte rodoviário, feito em autocarros, assegurado pela CP -, este grupo de utentes da linha do Tâmega, honrando as cerca de 400 assinaturas que foram recolhidas em menos de 3 meses, afirma que mais do que nunca é necessário que esta petição seja atendida pela Assembleia da República e o encerramento da linha do Tâmega reconsiderado.


A região de Amarante e Marco de Canaveses não pode ser esquecida, nem levada ao empobrecimento e carregada com injustiças sociais devido as políticas do Governo. 


Apresentam-nos como único caminho a desertificação da região e a monopolização de determinados sectores essenciais para a população, como o é o dos Transportes.


A requalificação da linha do Tâmega potenciará o desenvolvimento da região, que tem um dos piores índices de pobreza e de desemprego, assim como contribuirá para que as pessoas mantenham um nível de vida digno, apostando num transporte colectivo sustentável e ecológico.


A falta do sector ferroviário levará a um aumento do custo de vida para as pessoas que dependem do caminho-de-ferro, para se deslocarem para as escolas, emprego e outras valias que na sua freguesia não existem.


Quando o serviço rodoviário de substituição da linha do Tâmega deixar de existir a partir de 1 de Janeiro, só duas opções restam às populações: ou deixam de ter mobilidade ou, mantendo-se no serviço rodoviário, suportam os "preços de mercado", ou seja, preços muito mais elevados que os praticados actualmente pela CP.


Posto isto, requeremos à Assembleia da República que, junto do Governo da República Portuguesa, solicite com carácter de urgência a requalificação da Linha do Tâmega, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento regional e a melhoria das condições de vida da população em causa; e que o serviço rodoviário de substituição se mantenha em funcionamento até à reabertura da linha do Tâmega».» in http://www.imprensaregional.com.pt/o_comercio_de_baiao/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiIyNTc4IjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7Tjt9

(Linha do Tâmega)

(A Linha do Tâmega Reportagem RTP anos 80)

(Linha do Tâmega: 20 anos sem comboio)

(Linha do Tâmega)

The Brave Ones - 4ª Aventura - (Vídeo - 4)
------------------------------------------------------------------------------------------------------
De facto, Amarante e a região do baixo Tâmega tem perdido muito nos últimos 20 a 30 anos...
Será que nós merecemos este triste destino, pois estamos impávidos e serenos a assistir ao afundamento de Amarante que já foi uma grande Vila, com uma elevada importância regional e agora é uma pequena Cidade, cada vez mais esvaziada de serviços, produção agrícola e industrial, centros de decisão e da garra que os amarantinos já tiveram na defesa da sua terra...

Desporto Motociclismo - O motociclista francês Sebastien Coue, participante no rali de todo-o-terreno Dakar2012, continua em estado crítico, após segunda-feira ter sido encontrado inconsciente, numa região de dunas!




«"Motard" Sebastien Coue em estado crítico


O motociclista francês Sebastien Coue, participante no rali de todo-o-terreno Dakar2012, continua em estado crítico, após segunda-feira ter sido encontrado inconsciente, numa região de dunas.


Segundo fontes do Hospital Teodoro J. Schestakow de Mendoza, onde está internado, Coue terá caído durante a segunda etapa da prova e depois foi sujeito a temperaturas de mais de 40 graus, antes de ser encontrado.


A sua temperatura corporal também subiu acima dos 40 graus, não sendo certo quanto tempo ficou exposto ao calor intenso.


«Ele entrou em estado crítico», disse o diretor do hospital, Armando Dauverne. «Não sabemos quanto tempo esteve exposto ao sol. Neste momento, está nos cuidados intensivos», acrescentou.
O Rali Dakar é considerado uma das mais perigosas provas do desporto automóvel e nesta edição tem já uma vítima mortal, o “motard” argentino Jorge Martinez Boero, a que se acrescentam duas pessoas que seguiam a prova em ultraleve.


Pela quarta vez em estradas e pistas sul-americanas, o rali tem disputadas até ao momento três etapas, permanecendo em território argentino, antes de passar para o Chile e Peru.» in http://desporto.sapo.pt/motores/artigo/2012/01/03/_motard_sebastien_coue_em_estad.html

http://uk.eurosport.yahoo.com/03012012/58/dakar-dakar-biker-coue-wakes-coma.html

Política Nacional - Cavaco Silva está preocupado com as medidas de austeridade; e quem não está?!




«O que quer Cavaco?


Cavaco Silva está preocupado com as medidas de austeridade. A tal ponto que pede uma agenda para o crescimento económico e emprego, sob pena de a situação social se tornar explosiva.


A angústia de Cavaco suscita duas interrogações: 1ª - por que não agiu há mais tempo? Ok, o Presidente já alertara para os riscos da política de Sócrates em 2010. Mas não fez o que devia ter feito: demitir o 1º ministro antes de este ter levado o país à bancarrota. Porquê? Porque queria ser reeleito e demitir Sócrates estragava-lhe os planos...


Vamos ao crescimento... que parte de dois preconceitos. O primeiro, tipicamente português, é a mania de que o Estado influencia o crescimento. É verdade que influencia... mas mal. Veja-se o resultado dos estímulos, ao crescimento e emprego, implementados por Sócrates: em 2007 a dívida pública pesava 68%, agora é de 100%. Ou seja aquilo que gastámos mal, pagamos agora com língua de palmo: recessão superior a 3% e desemprego de 15% (upa, upa!).


Puxar rapidamente pelo crescimento e emprego só seria possível se não tivéssemos um problema de competitividade, se houvesse crédito ou se tivéssemos moeda para desvalorizar (as reformas levam tempo a medrar)... Se calhar Cavaco tem ideias diferentes sobre como pôr a economia a crescer rápido. Se for o caso deve dizê-lo. Mesmo correndo o risco de pisar terrenos "executivos". Assim ficávamos a saber se a mensagem de Ano Novo é realista... ou se foi uma tirada típica do conforto das torres de marfim.


P.S. - Cavaco também pregou a utilidade da concertação social. Referia-se à paciência para aturar poucas vergonhas como a greve da CP?» in http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=529093
----------------------------------------------------------------------------
O Senhor Presidente da Republica fala demais em público e age pouco nos bastidores, em busca de sinergias efetivas na execução das medidas duras que Portugal tem que implementar... o que traz de benefício à estabilidade governativa e à tarefa hercúlea que se apresenta a Portugal, na luta contra a crise; esta mensagem do Ex.mo Presidente da República?... É caso para dizer: "Porque não te calas?..."


[Ricardo A Pereira e a mensagem de CAVACO (GOVERNO SOMBRA)]

Criminalidade - Depois de ter sido torturada pelos sogros numa tentativa de a forçarem a prostituir-se, a afegã de 15 anos, Sahar Gul, vai ser enviada para a Índia a fim de receber assistência médica!




«Afegã de 15 anos torturada pelos sogros


Depois de ter sido torturada pelos sogros numa tentativa de a forçarem a prostituir-se, a afegã de 15 anos, Sahar Gul, vai ser enviada para a Índia a fim de receber assistência médica.


De acordo com o ministério do interior do Afeganistão, a sogra e a cunhada foram detidas, ao passo que o marido ainda está a ser procurado pela polícia.


Sahar estava casada há pouco mais de sete meses e, segundo as autoridades locais que a libertaram, estava presa na cave da família do marido há cerca de seis. Terá sido aí que a queimaram com ferro quente, que lhe arrancaram as unhas e lhe partiram os dedos. Só na semana passada a menina foi libertada, na sequência de uma denúncia do tio.


Relatórios da polícia local indicam que os sogros estavam envolvidos em «actividades criminais» relacionadas com a venda de álcool e prostituição.


«Tentaram forçá-la a prostituir-se mas ela não concordou. Foi uma das razões para a terem detido e torturado na cave durante aquele tempo todo», disse Jawad Basharat, porta-voz da polícia de Baghlan.


O caso chocou o Afeganistão e foi considerado um dos mais graves dos últimos tempos por grupos activistas de direitos humanos.


AP/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=37694


(Sahar Gul Gul Sahar)

02/01/12

Poesia - O Meu Amigo e Poeta, Ângelo Ochôa, interpela-nos com o Poemeto: "De hoje em diante..."



"De hoje em diante, José,
a ternura, o esforço,
o Abril nítido repetido;
até quando, secreto sonho,
acordar o enigma a nos matar."


(Ângelo Ochôa, Poeta)


Ângelo Ochôa - "de hoje em diante"

Acidentes - NTS, membro do coletivo Recarga, encontra-se numa situação hospitalar extremamente delicada, após uma passagem de ano que acabou por terminar da pior foma possível para o jovem músico!




«Rapper português em coma após ter sido baleado por policia


NTS, membro do coletivo Recarga, encontra-se numa situação hospitalar extremamente delicada, após uma passagem de ano que acabou por terminar da pior foma possível para o jovem músico.


O rapper de 21 anos encontra-se, neste momento, em coma induzido, após ter sido baleado por um elemento da GNR. Aparentemente, o condutor da viatura onde se encontrava o jovem terá, numa primeira instância, tentado fugir a uma operação STOP, e seguidamente não terá respeitado as ordens de paragem dos elementos policiais.


A perseguição ocorreu por volta das 7 horas da manhã em Rio Meão, Santa Maria da Feira, e, de acordo com o TVI 24, só terá acabado após o jovem ter sido baleado.


Segundo a mesma fonte, NTS estará internado na Unidade de Cuidados Intensivos, encontrando-se sujeito a ventilação mecânica.


Entretanto, a Policia Judiciária já estará a investigar o caso.


No Facebook do artista, poderá ler-se o seguinte comunicado:


"Bem, custa-me estar aqui a escrever isto em lágrimas mas, para evitar a especulação e por respeito à familia do Nts Recarga, depois de falar com o Vitor Alpha, optámos por partilhar o que já se sabe até ao momento: O Fábio está em coma induzido e o estado é critico. A bala entrou pelo abdomen e saiu pela perna, sem atingir orgãos vitais, mas causando muitas hemorragias internas. Estas primeiras 48 horas são cruciais.


Em relação ao que se passou, sabe-se alguma coisa, mas há muito por explicar. Na madrugada de 1 Janeiro, às 7 da manhã, em Esmoriz, o Fábio (como passageiro) foi mandado parar pela GNR de Lamas numa operação stop. O condutor fez inversão de marcha e daí para a frente sabe-se pouco, ainda é tudo muito confuso, mas sabe-se o seguinte:


1- O tiro foi dado à queima roupa e a pé, pela trajectoria da bala.


2- A GNR chamou o INEM e preencheu o auto como "acidente de viação"


3- Foi o médico do hospital de Santa Maria da Feira que, ao vê-lo baleado, chamou a Policia Judiciaria.


4- A Policia Juciaria foi dar com a GNR de Lamas, no posto, a fazer a sua propria "peritagem", depois de terem retirado o carro do local do "acidente". Foi a PJ que encontrou a bala, cravada no assento do passageiro.


5- O que foi dito ao irmão do condutor e ao tio do Fábio: "lamentámos o sucedido, mas numa operação de rotina o nosso agente escorregou e atingiu o passageiro com um disparo de uma 9mm".


E é isto. A nossa prioridade é o Fábio. Quando ele recuperar, QUE VAI RECUPERAR, porque é forte como nenhum de nós é, vamos ao fundo com isto. Tá na cara que se a PJ não chega a tempo de apanhar essa bala no assento do carro, isto ia ser mais uma daquelas "ninguém sabe, ninguém viu". Pode ser que alguém escorregue para cima deles também. Tememos que abafem isto, se puderem. Tentar, já tentaram, foi tudo muito mal contado desde o inicio.


Fábio, amamos-te e queremos-te aqui. Força!"» in http://palcoprincipal.sapo.pt/noticias/Noticia/rapper_portugues_em_coma_depois_de_ter_sido_baleado_por_policia/0006630


Recarga - "Liberdade"

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - Curso CPTGEI, Workshop de Informática, os Meus Alunos portaram-se muito bem, estiveram à altura dos acontecimentos!


Sobre a apresentação, está muito boa, mas acho que o Miko ainda pensa que vai ser Top Model de moda infantil, mas tem que crescer um pouco... ainda não dá!
Respondendo à perguntas formulada no inicio do vídeo: "Sem o Curso CPTGEI seria um local de pessoas infinitamente mais tristes e desanimadas... por muito que queiram contradizer, o GEI é a TURMA!"

F.C. do Porto Hóquei Patins - O FC Porto lidera, com 2541 pontos, o Ranking Mundial de Clubes de hóquei em patins elaborado pelo site "rink-hockey.net"!

FC Porto lidera Ranking Mundial


«FC Porto lidera Ranking Mundial


O FC Porto lidera, com 2541 pontos, o Ranking Mundial de Clubes de hóquei em patins elaborado pelo site "rink-hockey.net", sucedendo assim ao SL Benfica, líder a 1 de Setembro de 2011.


A lista agora publicada contem os resultados dos jogos disputados desde 6 de Setembro de 2011 ate ao final do ano de 2011, para as equipas europeias, e durante o ano, para as restantes equipas.


Com apenas mais 40 pontos em relação ao segundo classificado, o líder da liga italiana, Amatori Lodi, e 64 em relação ao terceiro lugar, ocupado agora pelo FC Barcelona, de Espanha.


O SL Benfica, antigo líder deste ranking desceu para o 5º lugar do Ranking Mundial, atrás dos italianos do CGC Viareggio.


Em relação ao geral das equipas portuguesas, Portugal continua a subir no top10, tendo neste momento quatro equipas: o Porto em primeiro, Benfica em quinto, Candelária em sexto e Fisica de Torres Vedras em oitavo, enquanto a Espanha, eterna rival de Portugal conta com três: Barcelona em terceiro, Liceo em sétimo Igualada em nono e Noia em décimo.


POS. CLUBE PAÍS


1 FC Porto Portugal
2 Amatori Lodi Itália
3 FC Barcelona Espanha
4 Viareggio Itália
5 SL Benfica Portugal
6 Candelária Portugal
7 Liceo Espanha
8 Fisica de Torres Portugal
9 Igualada Espanha
10 Noia Espanha


ranking completo» in http://www.mundook.net/news/6245-fc-porto-lidera-ranking-mundial.html



(Benfica 5-7 Porto - Resumo)

História - Uma equipa de investigadores afirma conhecer a origem exacta de algumas das pedras de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado perto de Amesbury, em Wiltshire, na Inglaterra!




«Desvendado o mistério da origem de Stonehenge


Uma equipa de investigadores afirma conhecer a origem exacta de algumas das pedras de Stonehenge, um monumento megalítico da Idade do Bronze, localizado perto de Amesbury, em Wiltshire, na Inglaterra.


Durante muito tempo suspeitou-se que as rochas eram oriundas das colinas de Preseli. Agora uma investigação do Museu Nacional do País de Gales e da Universidade de Leicester, revela que as pedras são de uma zona localizada a 70 metros do Craig-y-Felin Rhos, perto de Pont Saeson, no norte do condado de Gales.


O director do museu, Richard Bevin, acredita que esta descoberta vai ajudar a perceber como foram deslocadas as pedras até Wiltshire. Durante 9 meses Bevin e Rob Ixer, do centro de Leicester, recolheram e identificaram amostras de rochas em Pembrokeshire, situado na costa do País de Gales, na tentativa de perceber a origem das pedras que edificam o monumento que é Património Mundial da Humanidade. Analisando o conteúdo mineral e a textura das rochas descobriram que 99% das amostras se assemelhavam às rochas de Pembrokeshire.


São rochas vulcânicas, riolitos, que, segundo ambos especialistas diferem dos outros afloramentos do sul do País de Gales e que se encontram exclusivamente numas centenas de metros quadrados. Depois de conhecida a origem, os arqueólogos terão de descobrir como vieram as pedras de Pembrokeshire para Stonehenge. Durante muito tempo, os especialistas questionaram-se sobre o transporte utilizado entre os 3.000 anos e 1.600 a.c.. Pensava-se que grandes lajes tivessem sido movidos em balsas através do rio Avon e do Canal de Bristol. O problema é que Pont Saeson está a norte de Preseli, a alguma distância desses corpos de água, o que complica essa hipótese. Uma alternativa é que tenha sido a própria natureza a mover as pedras de Stonehenge através de um glaciar da Idade do Gelo, mas como não há outras rochas com a mesma proveniência nessa parte do País de Gales essa opção também é pouco provável.


No ano 2000 realizou-se um teste movendo uma pedra gigante de Gales para Salisbury por terra e mar, uma viagem de 714 quilómetros, usando apenas a força muscular e as técnicas dos seres humanos de há 5.000. A pedra acabou enterrada no estuário de Milford Haven.


Fonte: http://www.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=47854&bl=1

(Stonehenge: Muitas perguntas e poucas respostas - Trilha IL Condor. Gigliola)
(Os Mistérios de Stonehenge)
(A Construção de Stonehenge)

(STONEHENGE)

01/01/12

Desporto Automóvel - Segundo a organização da prova, o piloto, que tinha de 38 anos e alinhava aos comandos de uma Beta, sofreu uma paragem cardíaca provocada pela queda e a equipa médica que socorreu cinco minutos após o acidente já não o conseguiu reanimar!



«Piloto argentino morre na primeira etapa do Dakar 2012


Segundo a organização da prova, o piloto, que tinha de 38 anos e alinhava aos comandos de uma Beta, sofreu uma paragem cardíaca provocada pela queda e a equipa médica que socorreu cinco minutos após o acidente já não o conseguiu reanimar.


Um comunicado da organização afirma que o acidente ocorreu às 10:19 locais (13:19 em Lisboa), ao 55. quilómetro da "especial", a apenas dois do final do troço cronometrado.


Apesar de terem chegado ao local do acidente de helicóptero, os médicos já não conseguiram reanimar Jorge Martínez Boero, que morreu quando era transportado para um hospital de Mar del Plata.


"A organização do rali apresenta à sua família e aos seus entes queridos as suas sinceras condolências", acrescenta o comunicado.


Natural de Bolívar, na província de Buenos Aires, Jorge Martínez Boero, que era filho de um campeão argentino de automobilismo, participava no Dakar pela segunda vez, depois de ter abandonado a edição de 2011 durante a sexta etapa, após sofrer uma queda antes de chegar a Iquique.


Ainda antes de a prova começar, o Dakar2012 já estava a correr mal para o "motard" argentino, que no sábado tinha dado conta, através da rede social Twitter, que o seu autocarro tinha sofrido um acidente e não podia ser reparado, mas continuava apostado em chegar a Lima em 15 de janeiro.


Hoje, antes de largar para a primeira etapa, "twitou" uma última mensagem: "Felicidades a todos e muitíssimo obrigado pelas mensagens. Vou dar tudo, o que não mata fortalece".


Segundo uma contagem efetuada pela agência francesa AFP, Jorge Martínez Boero foi o 21. concorrente a morrer em prova nas 33 edições do Rali Dakar, a mais importante competição de todo-o-terreno do Mundo, que começou em 1979 e decorreu durante 29 anos em Africa, antes de se mudar para a América do Sul, em 2009.


Para os concorrentes, o ano mais trágico foi o de 1988, quando morreram um "motard", um co-piloto de um automóvel e o navegador de um camião.


No entanto, com um total de cinco mortos, o acidente mais grave na história do Dakar continua a ser a queda do helicóptero em que viajavam o criador da prova, Thierry Sabine, e o cantor Daniel Balavoine, em 1986.


No total, o Rali Dakar já provocou 59 mortes, mais de 20 das quais entre os espetadores.


Lusa» in http://sicnoticias.sapo.pt/desporto/2012/01/01/piloto-argentino-morre-na-primeira-etapa-do-dakar-2012

(Especial EDV 2011: Historia Piloto Amateur y Profesional)

(Jorge Martínez Boero h Nº 175 Dakar 2012 largada simbólica)

(Martínez Boero (h) y la moto para el Dakar - Tercer Tiempo)