Portistas venceram o CD Póvoa (76-64) num jogo em atraso da 1.ª jornada da Liga.
O Póvoa liderou o duelo durante a primeira parte - e manteve o resultado em aberto até aos últimos minutos -, mas o FC Porto regressou melhor dos balneários e arrecadou a quinta vitória da temporada, segunda no campeonato (76-64), no embate em atraso da 1.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões, que continuam invictos em casa, juntaram-se à Oliveirense no topo da tabela classificativa (4 pontos). Phil Fayne (16 pontos e 11 ressaltos) e Toney Douglas (16 pontos, 3 assistências e 3 ressaltos) foram os homens em maior destaque nos azuis e brancos.
O equilíbrio foi nota dominante nos primeiros dez minutos. Max Landis apenas precisou de três segundos para inaugurar o marcador, mas o Póvoa entrou com vontade de surpreender, conseguiu igualar forças e saiu mesmo em vantagem do quarto inaugural (15-18), muito por causa da inspiração de Nicolaos Arsenopoulos (7 pontos).
Alertados por Fernando Sá, os Dragões voltaram ao jogo com uma atitude distinta e passaram para a frente com quatro pontos sem resposta (19-18). Os forasteiros voltaram à dianteira graças à eficácia no lançamento de três pontos (24-30) e o treinador portista parou o encontro para dar novas diretrizes aos atletas. A toada, ainda assim, manteve-se e o adversário regressou aos balneários em vantagem (32-37).
Os indicadores não foram os desejados nos primeiros minutos da segunda parte, mas uma mudança súbita cativou os 486 adeptos presentes nas bancadas. Num ápice, o FC Porto recuperou oito pontos de desvantagem, igualou a partida (de 34-42 para 42-42) e, após vários minutos de equilíbrio, passou para a dianteira (48-47). Com Phil Fayne em plano de destaque (14 pontos e 7 ressaltos), os anfitriões chegaram em vantagem ao derradeiro período (52-50).
Uma entrada à Porto deu aos da Invicta a maior distância de que haviam disposto até então (58-52) e ajudou-os a congelar a reação poveira. A qualidade que atribuiu favoritismo na antecâmara da partida transpareceu nos últimos minutos e foi determinante para os azuis e brancos manterem o pleno na Liga (76-64).
“Acima de tudo, quero realçar que, mesmo jogando mal, conseguimos vencer e conseguimos atingir a vitória. Estamos com muito pouco tempo de treino, as competição são seguidos e isto são coisas que podem acontecer. As equipas vêm aqui motivadas, os índices de lançamento vão subir e, perante o cansaço, temos de tomar melhores decisões. Felizmente, na segunda parte mudámos a nossa atitude em termos defensivos, ganhámos mais bolas, fizemos mais transições, mais lançamentos fáceis e conseguimos vencer. Para além do trabalho que realizamos para preparar jogos, uma das grandes vitórias dos treinadores é a melhoria dos jogadores. O Phil Fayne não foi o único e estou convencido de que as coisas vão melhorar ”, explicou Fernando Sá após o término do encontro.
Os Dragões vão agora viajar para a Hungria, onde têm encontro marcado com o Szolnoki na 4.ª jornada da FIBA Europe Cup (quarta-feira, 17h00, Porto Canal)
FICHA DE JOGO
FC PORTO-CD Póvoa, 76-64
Liga Portuguesa de Basquetebol, 1.ª jornada
26 de outubro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Paulo Marques, Bruno Maciel e Paulo Pereira
FC PORTO: Gonçalo Delgado (3), Max Landis (9), Tanner Omlid, Xeyrious Williams (11) e Toney Douglas (16)
Suplentes: Miguel Maria (2), Devyn Marble (12), Hugo Ferreira, João Guerreiro, Miguel Queiroz (7), Luís Silva e Phil Fayne (16)
Treinador: Fernando Sá
CD PÓVOA: Clyde Trapp Jr (15), Nicolaos Arsenopoulos (12), Nathan Johnson (8), Miguel Rodrigues (3) e Shiloh Robinson (9)
Suplentes: Somtochukwu Dimanochie (4), Jorge Rodrigues (5), Ville Tahvanainem (3), Guilherme Nunes, Diogo Monteiro, James Okemirie (2) e Nuno Barbosa (3)
Treinador: José Ricardo
Ao intervalo: 32-37
Parciais: 15-18; 17-19; 20-13; 24-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20241026-pt-em-casa-manda-o-fc-porto
Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/701584054?play=true
#fcporto #basquetebol #liga #portuguesa #vitória #fayne #toneydouglas
Sem comentários:
Enviar um comentário