15/08/20

Religião Nossa Senhora - A tradição católica afirma que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.


«Assunção de Nossa Senhora

A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto.

A tradição católica afirma que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.

Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido e, por isso, a igreja também dá a esse acontecimento o nome de "Dormição de Nossa Senhora".

A Assunção de Maria é vista também como uma antecipação da ressurreição que os cristãos um dia irão experimentar.

Em 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou como dogma de fé a Assunção da Virgem Santíssima na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus afirmando que: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Por isso, em muitos países de Tradição Católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.

Feriado de Assunção de Nossa Senhora

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. Não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo e posteriormente repostos. Estes foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.

Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal, estando ligada aos principais acontecimentos da história da independência de Portugal.

A festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto, celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades. Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

O Dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro, é outro feriado nacional em que se invoca a importância de Nossa Senhora.

Outras Datas Comemorativas

Ago 22 SÁB Dia de Nossa Senhora Rainha

Dez 18 SEX Dia de Nossa Senhora do Ó

Jul 16 QUI Dia de Nossa Senhora do Carmo

Set 15 TER Dia de Nossa Senhora das Dores

Fev 02 DOM Dia de Nossa Senhora das Candeias

Ago 05 QUA Dia de Nossa Senhora das Neves» in https://www.calendarr.com/portugal/assuncao-de-nossa-senhora/


(Feriado de Portugal, 15 de Agosto, Nossa Senhora da Assunção, 1989)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover