23/08/20

Desporto Motociclismo - O português Miguel Oliveira (KTM) conquistou este domingo pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.



«Miguel Oliveira conquista primeira vitória em MotoGP

É um feito histórico para o motociclismo nacional.

O português Miguel Oliveira (KTM) conquistou este domingo pela primeira vez uma vitória no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, em Spielberg, na Áustria, quinta prova do campeonato.

Oliveira, que tinha como melhor resultado o sexto lugar em Brno, na República Checa, seguia no terceiro lugar e, na última curva, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaró (KTM), que ficaram a 0,316 e 0,540 segundos, respetivamente, para, pela primeira vez, subir ao pódio.

O português partiu do sétimo lugar da grelha e conquistou várias posições na segunda partida, para as últimas 12 voltas, depois do acidente do espanhol Maverick Viñales (Yamaha).

Com este resultado, Miguel Oliveira somou 43 pontos e subiu do 14.º ao nono lugar da classificação de pilotos, que continua a ser liderada pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha), com 70, mais três do que o italiano Andrea Dovizioso (Ducati).

A próxima etapa do Mundial de MotoGP, que vai terminar em Portimão, em 22 de novembro, está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.

"FIZEMOS HISTÓRIA, HOJE, PARA PORTUGAL"

"Fizemos história, hoje, para Portugal", afirmou hoje Miguel Oliveira (KTM), após ter conquistado a primeira vitória de um português no Mundial de MotoGP, ao vencer o Grande Prémio de Estíria, na Áustria.

"Não sei o que dizer, estou muito emocionado. Há tanto que gostaria de dizer. Quero começar por agradecer a toda a gente que acreditou em mim, a começar pela família, à equipa, os patrocinadores, os fãs portugueses, mostrámos que somos os melhores", começou por dizer o português, após o triunfo na quinta prova da temporada.

Prosseguindo com o agradecimento ao "apoio" dos adeptos, Miguel Oliveira destacou o feito, inédito, do motociclismo nacional.

"Fizemos história, hoje, para Portugal. Não podia estar mais feliz por tê-lo conseguido aqui em casa da Red Bull e da KTM", sublinhou o piloto da Tech3.

Miguel Oliveira, que cumpre a segunda temporada em MotoGP, tinha como melhor resultado o sexto lugar no Grande Prémio da República Checa, em Brno, disputado em 09 de agosto último.

O português seguia no terceiro lugar e, na última curva do circuito de Spielberg, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaro (KTM) para vencer a corrida.

Miller, que terminou no segundo lugar, felicitou Oliveira, destacando "a importância da vitória do Miguel para Portugal".

MIGUEL OLIVEIRA PASSOU A SER UM DOS FAVORITOS EM MOTOGP

O presidente da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), o português Jorge Viegas, afirmou hoje que Miguel Oliveira um dos favoritos às vitórias no Mundial de MotoGP", após o primeiro triunfo no campeonato de motociclismo de velocidade, na Áustria.

"Não podia estar mais orgulhoso", começou por dizer Jorge Viegas, em declarações à agência Lusa, acrescentando que já tinha antecipado a vitória do piloto da KTM na quinta prova do Mundial "ontem [no sábado] , em conversa com um amigo, que fazia anos".

Oliveira, que tinha como melhor resultado o sexto lugar em Brno, na República Checa, seguia no terceiro lugar e, na última curva, aproveitou a 'luta' entre o australiano Jack Miller (Ducati) e o espanhol Pol Espargaró (KTM), que ficaram a 0,316 e 0,540 segundos, respetivamente, para, pela primeira vez, subir ao pódio.

Jorge Viegas, que não pôde deslocar-se à Áustria devido à pandemia de covid-19, elogiou Miguel Oliveira, considerando que "esteve sempre no sítio certo" durante a corrida.

O dirigente acrescentou que esta vitória, a primeira de um português na categoria rainha do Mundial de motociclismo de velocidade, e também a primeira da Tech3, vai aumentar o interesse do Grande Prémio de Portugal, última prova da temporada, prevista para 22 de novembro.

"Isto é bom para o Grande Prémio de Portugal. Mas ainda faltam muitas corridas", sublinhou.

A próxima etapa do Mundial de MotoGP está marcada para 13 de setembro, em Misano, em Itália.

Viegas referiu que irá marcar presença nas próximas corridas de Misano e França, e que espera poder "a entregar próximo prémio no pódio ao Miguel".» in https://sicnoticias.pt/desporto/2020-08-23-Miguel-Oliveira-conquista-primeira-vitoria-em-MotoGP

Momento que fica para a história do Motociclismo Português:

https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/veja-a-ultrapassagem-na-ultima-curva-que-colocou-miguel-oliveira-na-historia

https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/narracoes-para-todos-os-gostos-recorde-a-vitoria-de-miguel-oliveira-agora-em-turco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover