09/08/20

História e Arqueologia - Uma equipa de arqueólogos analisou uma embarcação naufragada, descoberta em 2015 em Israel, e encontrou vários símbolos cristãos e islâmicos, que remontam ao século VII.



«Encontrados símbolos cristãos e islâmicos em naufrágio do século VII em Israel

Uma equipa de arqueólogos analisou uma embarcação naufragada, descoberta em 2015 em Israel, e encontrou vários símbolos cristãos e islâmicos, que remontam ao século VII.

Há 1.300 anos, um barco com cerca de 25 metros de comprimento afundou a apenas algumas dezenas de metros da costa de Israel.

Os arqueólogos desconfiam que ninguém morreu no incidente, mas a embarcação continha 103 ânforas cheias de produtos agrícolas, inúmeros objetos da tripulação, várias inscrições em árabe e grego e muitos outros artefactos, que foram engolidos pelo mar. Felizmente, a água salgada e a areia guardaram estes segredos durante séculos.

O naufrágio foi descoberto em 2015 e a embarcação foi analisada pelo Instituto de Estudos Marítimos da Universidade de Haifa, em Israel. O Jerusalém Post avança que os primeiros resultados da análise acabaram de ser divulgados pela instituição.

Os escombros revelaram a maior carga marítima de cerâmicas bizantinas e islâmicas algumas vez revelada em Israel. No entanto, dois dos seis tipos de vasos encontrados nunca haviam sido catalogados até hoje, tornando os destroços ainda mais valiosos.

“Não conseguimos determinar a causa do naufrágio, mas acreditamos que provavelmente foi um erro de navegação. Estamos a falar de uma embarcação muito grande, que foi cuidadosamente construída e está maravilhosamente conservada”, disse Deborah Cvikel, arqueóloga da universidade israelita.

“Não sabemos se a tripulação era cristã ou muçulmana, mas encontramos vestígios de ambas as religiões“, adiantou ainda a especialista.

A pandemia de Covid-19 obrigou a suspender as novas buscas ao local do naufrágio. Brevemente, os cientistas querem explorar a parte traseira da embarcação e analisar com mais detalhe os ossos de animais encontrados e os utensílios de cozinha.

Os primeiros resultados da investigação foram publicados na Near Eastern Archaeology.» in https://zap.aeiou.pt/simbolos-cristaos-islamicos-naufragio-338936


#história    #arqueologia    #israel    #jerusálem    #embarcação    #naufrágio

#religião    #igrejacatólica    #islamismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover