26/03/09

Ainda o encerramento da Linha do Tâmega, visto pelas gentes de Vilarinho, Vila Caiz, Amarante!

«"Aqui não temos nada, isto é uma ilha"


População servida pela linha do Tâmega lamenta suspensão de um serviço que sustenta economia local
00h30m
FERNANDO BASTO


"Eu estou toda a tremer com a notícia. Tirar daqui a linha é levar a minha identidade". Há 57 anos, a linha do Tâmega viu Conceição Almeida nascer mesmo junto aos trilhos, em Vilarinho, numa casa vizinha da estação de Vila Caíz. Hoje, aquela reformada teme estar a assistir à morte anunciada e temida de um serviço público que, em escassos 10 minutos, assegura a ligação a tudo o que por ali não existe.
"Aqui não temos nada, isto é uma ilha. Não há farmácia, nem médicos, nem correio. A caixa multibanco mais perta fica a cinco quilómetros! Na automotora, chega-se em 10 minutos a Amarante. Mas de camioneta, é sempre uma meia hora", afirmou.
Conceição Almeida está indignada. Além da revolta por ninguém ter sido informado, com antecedência, da suspensão do serviço ferroviário, lamenta que o brilho e a pompa da festa do centenário, organizada no sábado passado, com a presença de elementos do Governo, tenha tido "tão triste fim" apenas três dias depois.
Luís Magalhães, 71 anos, engenheiro, morador no lugar de Passinhos, Vila Caíz, mostra-se igualmente atónito com a suspensão do serviço. "Têm feito tantas obras na linha, gastaram milhares de euros a eliminar passagens-de-nível e a pintar apeadeiros e estações e agora suspendem o serviço!". Recordou que o troço de Amarante até Arcos de Baúlhe foi suspenso pelas mesmas razões. "Nunca mais abriu. Será que eles [os decisores] não compreendem que esta linha garante a sustentabilidade das pequenas economias que há aqui?", interrogou.
É o que acontece com Joaquim Moreira, 63 anos, residente em Fregim. A automotora tem permitido levar os frutos da lavoura até à Livração, onde comercializa tudo o que os seus quintais dão.
Maria do Carmo Queirós, 72 anos, moradora em Vilarinho, assusta-se ao ver chegar a camioneta que passou a substituir a automotora. "As pessoas chegaram enjoadas, a vomitar", revelou. "As estradas são muitos estreitas e com muitas curvas. Não foram feitas para estas camionetas", explicou.» in http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1181658
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Voz ao Povo, essa entidade que nunca é ouvida por aqueles que governam, com os votos da mesma.

25/03/09

Liga Intercalar: F.C. Porto 2 vs Leixões S.C. 1 - Jovens Dragões passam às Meias-Finais ao vencerem Seniores Matosinhenses!

«Maturidade e classe valem presença nas meias-finais

Inspirados pelo sol que irradiava na Maia, os jovens atletas do F.C. Porto ofereceram um brilho intenso ao jogo realizado esta quarta-feira no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, aliando a uma exibição entusiástica a qualificação para as meias-finais da Liga Intercalar. Tudo isto frente aos seniores do Leixões.

Representada ao mais alto nível, quer dentro das quatro linhas quer no banco, onde se sentou inclusive o treinador José Mota, a equipa de Matosinhos viu os Dragões dominarem por completo os primeiros 45 minutos do encontro, assinalados por variadíssimas jogadas de elevada qualidade, que podiam ter apontado para um resultado mais volumoso ainda antes do intervalo.

Josué, ora a desmarcar os companheiros ora a bater os livres, foi dos mais perigosos, porém o golo acabou por sair dos pés de Rabiola, que aproveitou da melhor forma uma desatenção de um adversário. O avançado – único jogador do plantel principal Portista que marcou presença na Maia – fintou o guardião Berger e, com classe, atirou a bola para o fundo da baliza.

Antes desse momento de enorme sentido de oportunidade, já Diogo Viana e Chula tinham ameaçado as redes contrárias, em lances que por muito pouco não accionaram o marcador.

A perder e sem qualquer tipo de controlo sobre o jogo, José Mota lançou no desafio Rodrigo Silva, Braga e, mais tarde, Roberto Sousa, Castanheira e Brandon, conferindo total contornos de campeonato à partida, mas nem assim os jogadores leixonenses conseguiram impor-se sobre os sub-19 azuis e brancos.

Apesar de uma etapa complementar mais repartida, a verdade é que foi o F.C. Porto que voltou a mexer com o resultado, ampliando para 2-0 na sequência de um livre desferido com mestria por Rabiola. O nº 9 carimbou com a sua obra de arte a vitória dos Dragões, que viriam a sofrer um golo já depois dos 90 minutos, numa jogada algo confusa, que se seguiu à operação de uma substituição no conjunto de Rui Barros.

Logrado um lugar nas meias-finais nacionais (final a Norte), os azuis e brancos aguardam agora pelo vencedor do encontro entre Gondomar e Paços de Ferreira para saberem com que equipa vão disputar a passagem à Finalíssima da competição.

FICHA DE JOGO

Liga Intercalar (quartos-de-final)
Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia (25 de Março de 2009)

Árbitro: Luís Machado
Árbitros Assistentes: Hugo Campos e Ricardo Costa
4º Árbitro: Rui Cardoso Oliveira

F.C. Porto: Ruca; Ivo Pinto, Rafhael, Abdoulaye e Massari; Lucas, Josué e Ramon; Diogo Viana, Rabiola e Chula
Substituições: Ramon por Bosingwa (85m) e Diogo Viana por Vítor (92m)
Não utilizados: Maia; Roberto, Jaroslav, Jakubov e Miguel Galeão
Treinador: Rui Barros

Leixões: Berger; Vasco Fernandes, Sandro, Elvis e Angulo; Ruben, Bruno China e Hugo Morais; Jean Sony, Chumbinho e Zé Manel
Substituições: Zé Manel por Rodrigo Silva (46m), Ruben por Braga (46m), Vasco Fernandes por Roberto Sousa (54m), Chumbinho por Castanheira (61m) e Bruno China por Brandon (74m)
Não utilizados: Fonseca; Joel
Treinador: José Mota

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rabiola (39 e 68m) e Rodrigo Silva (92m)
Disciplina: cartão amarelo para Zé Manel (10m), Chumbinho (29m), Josué (38m), Elvis (42m) e Roberto Sousa (58 e 90m); cartão vermelho para Roberto Sousa (90m)

Rui Costa Apresenta o (N)ovo Reforço do Benfica!


Sem comentários... a imagem fala por si!

Comunicado do Movimento Cívico pela Linha do Tua, que também interessa aos amarantinos!

Comunicado


Exmos. Senhores,

Esta noite foram encerradas as Linhas do Corgo e do Tâmega. Na calada da noite e sem aviso prévio, tal como aconteceu em 1992, com a Linha do Tua, quando o Governo de então era chefiado pelo actual Presidente da Republica, o Prof. Aníbal Cavaco Silva.

As razões, as mesmas de sempre, a segurança! Este Governo não investe em Trás-os-Montes: fecha por motivos de segurança ou de economias de facilitismo de curto prazo.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua, não pode deixar de mostrar um profundo desprezo pelas iniciativas deste Governo no que toca às suas politicas para o caminho-de-ferro no Interior transmontano e à forma como atenta contra a dignidade das pessoas que teimam em viver na região. Viver no Interior profundo, viver em Trás-os-Montes, é uma prova de resistência e uma prova de amor à terra, no seu sentido mais profundo, que poucos parecem entender.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua solidariza-se com as populações das zonas afectadas pelo encerramento das linhas do Corgo e do Tâmega, e espera que também os deputados eleitos pelos circulos de Vila Real, Bragança e Porto, se manifestem e defendam os interesses dos cidadãos que os elegeram; uma oportunidade e um privilégio de poucos e que até ao momento têm ignorado, de forma politicamente consciente e pouco digna, convém sublinhar.

Exigimos assim, à semelhança do que tem sido a nossa postura face à Linha do Tua, respeito pelos utentes e pelas populações locais. Uma vez que se o esforço de consolidação de segurança é louvável, já não o é o estado a que deixaram chegar a infra-estrutura para ser preciso encerrá-la na sua totalidade. Ou, de forma tão flagrante como aquando da Noite do Roubo em Bragança em 1992, não estão a ser honestos quanto à verdadeira intenção destes encerramentos, pelo que se exige um plano de modernização e o início da intervenção na via imediatamente, e não em datas que nem a própria tutela sabe adiantar porque nem sequer pensaram nestas.

O Tua, Corgo e o Tâmega são sustentáveis e só terão futuro com as populações e para as populações.
Pelo desenvolvimento sustentável de toda a região duriense e transmontana,

Movimento Cívico pela Linha do Tua, 25 de Março de 2009

Entregem o Troféu aos Campeões, equipa do F.C. do Porto, que venceu de uma forma indiscutível!


«Há taças e… taças

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, afinal, sabe entregar troféus. Este sábado, entre confetis, cheerleaders e polémica, a Taça Carlsberg acabou nas mãos de um dos contendores, ao contrário do que sucede com o símbolo do Campeonato Nacional, que tarda em alcançar o seu destino. O Labaredas registou e este caso inaudito parece longe do epílogo lógico.» in site F.C. do Porto.

Ao Clube do Regime, mesmo perante Roubos de Igreja, entregam logo os troféus! Senhores da Liga Portuguesa de Futebol, demitam-se, tenham vergonha. Do Sr. Lucílio Batista nem vale a pena falar... Benfiquista dos sete costados!

Linha do Tâmega e Tua encerrada - Amarante sempre a perder com a governação socialista!



«COMBOIOS: Linhas do Corgo e Tâmega suspensas por razões de segurança, anunciam CP e REFER

As Linhas Ferroviárias do Torgo e Tâmega vão ser encerradas provisoriamente por razões de segurança até que sejam realizadas intervenções, previstas para se iniciarem dentro de quatro meses, e a Linha do Tua continuará suspensa, anunciaram hoje a CP e Refer.

Em comunicado conjunto, a CP e a Refer explicaram que esta decisão surge por terem sido "identificados factos negativos relacionados com a condição técnica das linhas de bitola métrica do Tâmega, Corgo e Tua" que surgem após o inquérito aos acidentes na Linha do Tua, determinados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de 24 de Outubro de 2008. 

No seguimento do inquérito, "a REFER e a CP concluíram pela necessidade de suspender a operação do serviço ferroviário nas linhas do Tâmega e do Corgo, e manter a suspensão do serviço na Linha do Tua entre o Cachão e a Foz do Tua, até se executarem as intervenções necessárias ao cumprimento do normativo técnico estabelecido". 

As duas empresas anunciaram ainda que as intervenções nas linhas do Tâmega e Corgo têm início previsto para dentro de quatro meses e que serão consultados previamente os municípios e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Norte.

Relativamente à Linha do Tua, as empresas explicam que o troço entre Mirandela e o Cachão "se encontra em boas condições técnicas e de segurança" e que a circulação entre o Cachão e a Foz do Tua "será condicionada à decisão que vier a ser tomada relativamente à construção da Barragem da Foz do Tua". 

O governador civil de Vila Real, Alexandre Alves, confirmou hoje o encerramento na quarta-feira da Linha do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, por razões de segurança. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega. 

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os Concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 

Fecho da Linha do Corgo comunicada pelo governador civil 

A Linha Ferroviária do Corgo, que liga Peso da Régua a Vila Real, vai ser encerrada a partir de quarta-feira por razões de segurança, revelou hoje o governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves. 

A decisão foi tomada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, e anunciada hoje à comunicação social pelo representante do Governo no distrito de Vila Real. "Esta decisão resultou de uma inspeção de qualidade que detetou que o percurso não estava nas melhores condições de segurança", afirmou Alexandre Chaves. 

O percurso, de 26 quilómetros, será agora assegurado por transportes rodoviários alternativos, com o mesmo horário dos comboios. 

O responsável garantiu que este encerramento é provisório, apesar de não adiantar quando a linha poderá reabrir, referindo apenas que vão ser elaborados de imediato os projetos necessários para o avanço das obras. 

Este é o único transporte público que passa por várias povoações da região, nomeadamente Alvações do Corgo e Santa Marta de Penaguião. 

A Linha do Corgo comemorou em 2006 o seu centenário, tendo na ocasião Nuno Moreira, vogal do Conselho de Administração da CP, afirmado que não havia da parte da empresa "qualquer decisão relativamente ao encerramento de qualquer linha ferroviária", contrariando assim algumas notícias que apontavam então para o encerramento das vias do Corgo, Tua e Tâmega.

Segundo este responsável, o que era necessário era "otimizar" os recursos disponíveis e concretizar parcerias com as autarquias para garantir um maior aproveitamento desta linha", que atualmente liga os concelhos da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real. 


Linha do Tâmega acaba de comemorar 100 anos 

O encerramento do Linha do Tâmega ocorre escassos dias depois de a população de Amarante ter comemorado o centenário da chegada do primeiro comboio à cidade, assinalado com uma recriação da primeira viagem realizada em 1909, apesar da falta de uma carruagem e locomotiva da época. 

Algumas dezenas de convidados fizeram a viajem entre a Livração e a estação de Amarante, o único troço de via férrea em atividade, que foram recebidos por mais algumas dezenas de pessoas na chegada à gare e por uma banda de música. 

O comboio chegou pela primeira vez a Amarante a 21 e Março de 1909, completando-se assim os primeiros 13 quilómetros da Linha do Tâmega, que ligavam as estações de Livração, na Linha do Douro, e Amarante. 

Participaram nas comemorações representantes da CP, da Refer e de associações de amigos do caminho-de-ferro. Na estação de Amarante, foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografias antigas. 

Numa pequena sessão evocativa, o presidente da autarquia, Armindo Abreu, assegurou que a linha não encerrará, considerando-a um fator de desenvolvimento económico, sobretudo por constituir uma porta de entrada na linha do Douro. 

Por outro lado, defende o autarca, a linha poderá assumir importante papel turístico quando estiver concluída a ecopista que está a ser construída a montante da estação de Amarante. 

O autarca já por diversas vezes assumiu que a Câmara de Amarante e a do Marco de Canaveses estão interessadas na exploração da linha férrea entre a Livração e Amarante se a Refer vier a abandonar a sua exploração comercial.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/D89F61DE-A112-4DE0-A514-47C44FFF1AE8.html


24/03/09

Atletas da Associação Desportiva de Amarante em grande destaque!

AMARANTE: Torneio de Atletismo do Norte no Pavilhão Municipal consagrou atletas infantis da ADA«AMARANTE: Torneio de Atletismo do Norte no Pavilhão Municipal consagrou atletas infantis da ADA
(24-03-2009)





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Luís Moura venceu na categoria de infantis masculinos e Pedro Lopes foi terceiro classificado. Sónia Carvalho foi a terceira melhor júnior no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, na Figueira da Foz


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O Pavilhão Municipal de Amarante acolheu, no sábado, o Torneio de Atletismo em Pavilhão do Norte, organizado pela Associação de Atletismo do Porto com a colaboração da Associação Desportiva de Amarante.
A edição deste ano registou uma participação recorde em torneios deste género contando com a participação de 172 atletas em representação de 16 clubes.
Neste Torneio de Atletismo do Norte o atleta da ADA, Luís Moura venceu em infantis masculinos. No mesmo escalão Pedro Lopes foi o terceiro classificado.
Em benjamins masculinos os atletas da ADA José Moura e Diogo Mota foram o 5º e 6º classificado, respectivamente.
Em benjamins femininos Ana Moura foi a 6º classificada, enquanto em infantis Jordânia Lays foi a 14ª.
Colectivamente a Associação Desportiva de Amarante classificou-se no 5º lugar, numa prova que foi ganha pelo Maia Atlético Clube, seguido pelo Futebol Clube do Porto.
Refira-se que este torneio de pavilhão ficou marcado por uma tarde desportiva de convívio e muita animação entre os diversos jovens atletas participantes.
Sónia Carvalho entre as três melhores atletas juniores no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto
A atleta da Associação Desportiva de Amarante, Sónia Carvalho, foi a 3ª melhor júnior no Campeonato Nacional de Corta Mato Curto, que decorreu, no fim-de-semana, na Figueira da Foz.
Sónia Carvalho terminou os quatro mil metros da prova do Campeonato Nacional no 21º lugar da classificação geral. A jovem atleta da ADA realizou uma excelente prova, intrometendo-se entre as melhores atletas portuguesas da actualidade.
Para o treinador o resultado “foi fantástico”, sublinhando que o desempenho da Sónia Carvalho é fruto de um ano de trabalho muito intensivo.
Os atletas juniores da ADA, Flávio Nunes, Dimitry e Luís Paiva também demonstraram um bom nível competitivo nesta prova de corta mato curto.
Na 19ª Meia Maratona de Lisboa, que se realizou no domingo, o atleta sénior da ADA Cláudio Matos terminou no 41º lugar, cumprindo o tempo de 1h14,54.
Para o treinador Manuel Varejão este é um excelente registo, sobretudo para um atleta que está a treinar apenas há um ano.
“É um atleta com muito potencial e que ainda tem muito para evoluir”, afirmou.
Participaram na 19ª Meia Maratona de Lisboa diversos atletas veteranos da ADA, Joaquim Costa, António Pereira, Osvaldo, Álvaro Cerqueira, Jorge Cerqueira, Jaime, Cândido, Macedo e Manuel Cardoso.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1813

José Mourinho, Doutor Honóris Causa, considera F.C. do Porto a melhor equipa que treinou!



«"FC Porto foi a melhor equipa que já treinei"

O técnico de futebol José Mourinho fez a revelação na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), após ter sido agraciado com o doutoramento "honoris causa".

Mourinho na faculdade onde há 20 anos tirou o curso superior de Educação Física
Mourinho na faculdade onde há 20 anos tirou o curso superior de Educação Física
Armando Franca/Lusa
O técnico de futebol José Mourinho revelou hoje que o FC Porto foi a "melhor equipa" que já treinou e que os quatro anos que passou no FC Barcelona foram "fundamentais" para a sua carreira.

Em conferência de imprensa na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), após ter sido agraciado com o doutoramento "honoris causa", Mourinho falou da "paixão à primeira vista" que teve quando ingressou no Chelsea e referiu que vencer o campeonato italiano será o "título mais difícil" da carreira."Se o FC Porto fosse um clube de um país com outro poder económico podia ter feito uma época marcante na Europa. Aquela equipa foi a melhor que já treinei. Foi destruída devido a factores económicos", disse o técnico, referindo à sua passagem pelos "dragões" em 2002/2003 e 2003/2004, que culminou com a conquista da Liga dos Campeões.Actualmente no comando do Inter de Milão, José Mourinho, vestido a rigor com típico traje académico de doutorado, recordou também a passagem pelo FC Barcelona, onde foi treinador adjunto do inglês Bobby Robson e do holandês Van Gaal.» in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/504777

Educação em Portugal: "Alunos dos CEF sentem-se enganados pela tutela!"

«Alunos do CEF sentem-se enganados por Ministério

Quando se inscreveram, há dois anos, nos cursos de Educação e Formação (CEF), os cerca de 50 mil alunos afirmam que receberam a garantia de que teriam as mesmas condições que os estudantes dos cursos regulares para fazerem o exame nacional de acesso à universidade. O problema é que os alunos do CEF descobriram que as matérias que dão, nada têm nada a ver com o exame nacional.
O número de alunos dos CEF que vão seguir para a universidade é ainda indefinido porque vão ser submetidos a exames nacionais com matérias que nunca deram e contrariando o que lhes foi dito inicialmente.
As queixas seguem para os Conselhos Executivos, que garantem que nunca deram essa informação.
«Vamos para os exames com matérias que nunca demos e vamos ter que estudar sozinhos», refere uma aluna do CEF.
Também os professores consideram que a escolha dos contéudos programáticos não foram os mais acertados.
«Há uma falta de adequação dos contéudos programáticos para alunos que queiram candidatar-se à universidade. Especificamente em relação à disciplina de Matemática não há compatibilidade entre o ensino do CEF e o que lhes vai ser exigido no exame»
A professora sublinha ainda que dificilmente os alunos que se submeterem ao exame de acesso à universidade vão conseguir ter êxito.
No entanto, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, desvaloriza esta preocupação referindo que «o professor não está lá para ser explicador dos alunos para os exames».
Valter Lemos recusa ainda responsabilidades e garante que as escolas sabiam que estes cursos tinham regras diferentes e deviam ter avisado os alunos.
«Um aluno que vai fazer por exemplo um CEF em hotelaria, que existe para formar um técnico de hotelaria, o que deve ser ensinado nesse curso é o que é preciso ser aprendido para ser um técnico de hotelaria», exemplificou.
«No final desse curso, o aluno quer candidatar-se ao ensino superior. Vê quais os requisitos que a universidade pede, tal e qual como outro aluno», concluiu.
Deste modo, as alternativas para estes alunos são arriscar fazer um exame com matérias que nunca leccionaram ou regressar ao 11º ano.» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1179301

23/03/09

Buraka Som Sistema - Som Urbano com Influências de África!





Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue Wegue)" - (OFFICIAL VIDEO)

Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue wegue)" - (Album Version)

Buraka Som Sistema - "Kalemba (Wegue Wegue)" - (live)

Buraka Som Sistema - "Kalemba"

Buraka Som Sistema feat. PongoLove - "Kalemba"

Buraka Som Sistema - "Sound of Kuduro"

Buraka Som Sistema - "Morte do Sonic"

Buraka Som Sistema - "Wawaba v1.8"

Buraka Som Sistema - "IC19"

Buraka Som Sistema - "TIROZA"

Buraka Som Sistema - "Aqui Para Vocês" - (2008)

Buraka Som Sistema - "Sem Makas"

Buraka Som Sistema - "LuandaLisboa"

Buraka Som Sistema - "Com Respeito"

Da Weasel feat. Buraka Som Sistema - "Dialectos da ternura"

Buraka Som Sistema - "Sound of Kuduro"

Buraka Som Sistema & PongoLove - "Sound of Kuduro" - (Music Box)

Os Contemporâneos - "MÚSICA BURAKA OBAMA"

«Buraka Som Sistema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Buraka Som Sistema
Origem Amadora
País Portugal Portugal
Gêneros Kuduro
Kuduro Progressivo
Grime
Breakbeat
Período em atividade 2005 – actualmente
Gravadoras Enchufada
Fabric
Sony BMG
Integrantes
Lil'Jonh
Riot
Conductor
Buraka Som Sistema é uma banda cuja sonoridade se integra no género musical Kuduro, sendo frequentemente apelidada como fundadora do novo som electrónico Kuduro Progressivo. Seu primeiro sucesso foi com a música "Yah!" em 2006, com a participação de Petty e Kalaf, seguindo-se novo sucesso com "Wawaba".

Índice

[esconder]


[editar] História

Em 2008 os Buraka Som Sistema lançaram a canção Sound of Kuduro. Esta conta com a participação de M.I.A, DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata, sendo este o primeiro single do álbum Black Diamond que foi lançado no Verão de 2008. A editar pela Enchufada em parceria com a Sony BMG, é o primeiro álbum dos Buraka Som Sistema, que sucede ao badalado EP From Buraka to the world, que deu a conhecer o kuduro progressivo do trio.

[editar] Origem do nome

A origem do nome Buraka Som Sistema é o da freguesia da Buraca na cidade da Amadora nos arredores de Lisboa e o conceito de Sound System, oriundo da Jamaica.

[editar] Membros

Os seus membros são Lil'John, Riot e Conductor. Têm como colaborador frequente Kalaf.

[editar] Discografia[1]


[editar] From Buraka To The World (2007)

EP (ENCHUFADA)
01. "Intro"
02. "Buraka Entra!" (Vocals: Petty, Conductor, Kalaf, João Pikeno)
03. "Yah!" (Vocals: Petty)
04. "A morte do Sonic"
05. "Com Respeito*" Includes vocals sample taken from ?Bate no Peito? by Magnésio
06. "Coozi o Mambo"
07. "Wawaba" (Vocals: Petty)
08. "Sem Makas"
09. "D...D...D...D..Jay" (Vocals: Petty, Zé Bolinho) - Bonus Track
10. "Wawaba (v. 1.8)" - Bonus Track

[editar] Sound Of Kuduro (2008)

EP (ENCHUFADA/SONY BMG)
01. "Sound Of Kuduro"
02. "Sound Of Kuduro" (Riot's Richter Scale Mix)
03. "Sound Of Kuduro" (Lil' John's Moonwalk Mix)
04. "Kalemba (Wegue Wegue)" Original)
05. "kalemba (Wegue Wegue)" Reso's Aguardente Mix)
06. "Yah!" (The Count And Sinden Remix)

[editar] Black Diamond (2008)

LP (ENCHUFADA/SONY BMG)
01. "Luanda/Lisboa" com Dj Znobia
02. "Sound of Kuduro" feat. M.I.A., Dj Znobia, Saborosa, Puto Prata
03. "Aqui para Vocês" com Deize Tigrona
04. "Kalemba (Wegue Wegue)" feat. Pongo Love
05. "Kurum"
06. "IC19"
07. "Tiroza" com Bruno M
08. "General"
09. "New Africas pt. 1"
10. "New Africas pt. 2"
11. "Beef"
12. "Black Diamond" com Virus Syndicate

[editar] Ligações externas


Referências

  1. Sony BMG [1]» in Wikipédia.


"BURAKA SOM SISTEMA
Dialectos Da Ternura
(Da Weasel)

Yoo
Ela diz que me adora quando a noite vai a meio
Eu sinto-me melhor pessoa, menos fraco, feio
Passa o dedo na rasta com a mão bem suave
Encosta o lábio no ouvido e diz-me: queres que a
lave?
Vamos
para o chuveiro e ela flui com a água,
Lava-me a cabeça, a alma e qualquer réstia de mágoa
Diz que o meu amor lhe dá um certo calor na barriga
É aí que eu sei que quero ser para sempre aquele
nigga
Que lhe mete a rir, rir, quando eu lhe faço vir
Da terra até à lua mano, é sempre a subir...
E somos grandes, gigantes com dez metros de altura
Falamos vinte línguas, dialectos da Ternura
Tipo...

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé (2x)

Água morna em pele quente poro aberto não perfura
a minha alma já tá nua e eu faço-lhe uma jura, jura
Para sempre teu depois da noite volvida
Um segundo ao teu lado já preenche uma vida
O conceito de tempo não entra na sensação
Aquilo que vivemos tá gravado no coração
Segura na minha mão e continua a canção
É a melhor que já ouvi reinventaste a paixão
Ela diz que me adora quando o dia vai a meio
O copo passa de meio vazio para meio cheio
A palavra ganha vida e fala à minha frente
Sigo calmo atrás dela deixo crescer a semente
E Diz-me:

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé(4x)

Em cada beijo há uma frase, em cada frase há um
Verso
Em cada verso há um lado do lado inverso
De uma história que assombra a memória
Da leveza irrisória de uma conquista notória
Faço V de vitória, porque hoje eu sou rei
Ao lado da rainha com que sempre sempre sonhei
Foi por isto que esperei, em cada noite que amei
Ou pensei que amei porque é agora que eu sei
A razão da palavra consagrada
Que tanta gente dá à toa em troca de quase nada
Ela não tá espantada, pelo contrário, relaxada
Revê-se na expressão da expressão enamorada
E diz-me:

[Refrão:]
Uhhh, uhhh!
Yeah, yeah!
Faz, faz!
bébé (10x)

uhhh, uhhh!
yeah,yeah!"

Desporto Futebol - O Clube do Regime, aos 50 Anos do Fenómeno Calabote, volta a atacar com o Benfiquista Lucílio Batista!


De facto mais cego é quem não quer ver...


Foi exatamente há 50 anos. Estamos em 22 de Março de 1959. Hoje é conhecido o campeão nacional. São três da tarde e a bola começa a rolar em todos os estádios. Em todos não. Na Luz, o Benfica recebe a CUF e sobe ao relvado dois minutos antes do início do jogo. A estratégia é retardar a partida o máximo possível, de forma a saber o que se passa em Torres Vedras, no Torreense-F. C. porto.

Os dragões estão a um pequeno passo do título: são líderes com os mesmos pontos do que os rivais da Luz, mas com vantagem na diferença de golos. Para ser campeão, o Benfica precisa de marcar mais cinco golos do que aqueles que os portistas marcassem.

No Campo das Covas, já se contam oito minutos de jogo, quando na Luz, Inocêncio João Teixeira Calabote, árbitro internacional de Évora e com passado infeliz nos jogos com o F. C. Porto, faz soar pela primeira vez o apito. A primeira parte corre de feição às águias que chegam ao intervalo a vencer por 4-0, com os dois primeiros golos de penálti, o segundo dos quais considerado inexistente por toda a crítica.

A vantagem era insuficiente, uma vez que os portistas já tinham inaugurado o marcador. Na segunda parte, já depois do golo de honra da CUF, o Benfica não demoraria a dilatar a vantagem com mais dois golos, um deles de penálti. Os encarnados são virtualmente campeões. Festeja-se na Luz, sofre-se nas Covas.

Não por muito tempo. O portista Noé faz o segundo golo e a festa volta a Torres Vedras. Por pouco tempo também. De rajada, os benfiquistas fazem o 7-1, já o guarda-redes Gama, da CUF, tinha sido substituído, a pedido dos colegas, num tarde muito infeliz...

Porém, em cima do minuto 90, Teixeira faz o 3-0 e volta a entregar o título ao F. C. Porto. O jogo termina a seguir, mas não há campeão. Na Luz, ainda faltam jogar oito minutos, mais os quatro de compensação concedidos por Calabote - que ainda expulsou três jogadores da CUF -, quando, na altura, não era normal dar-se mais do que dois. Foram 12 longos minutos de sofrimento em Torres Vedras, enquanto o Benfica desespereva por mais um golo, que não veio a acontecer. A festa mudava-se, de vez, para as Covas.

Poucos dias após o mais dramático epílogo dos campeonatos, Calabote é alvo de inquérito federativo e acusado de ter mentido no relatório, escrevendo que o jogo principiara às 15 horas e terminara às 16.42 horas. O árbitro de defende-se e diz que o seu relógio é que vale. Nada feito. É acusado de corrupção, mas diz que nunca recebeu um tostão. É irradiado uns meses mais tarde.

O livro sobre o "Caso Calabote", da autoria do jornalista João Queiroz, será editado brevemente pela Quidnovi.

"Ainda que pareça mentira Valdivieso (treinador adjunto do Benfica) orientou o Torreense", noticiava o JN. Era mesmo verdade. O técnico argentino tentou passar despercebido, mas em vão.

Segundo o próprio, foi observar um jogador do Torreense com vista a futura contratação e foi convidado a sentar-se no banco da equipa. Um pretexto, segundo os jornais: Valdivieso ministrou uma palestra no balneário e deu instruções várias durante o jogo.

Mais tarde, António Costa, defesa do Torreense, negava tal acusação: "Esteve na cabina a conversar connosco (...), mas não nos deu quaisquer indicações. A verdade é esta: receberíamos, por intermédio dele, um prémio [cinco contos a cada jogador] se vencêssemos ou perdêssemos com o Porto por margem escassa. E quero esclarecer um ponto: Valdivieso não chorou na cabina, por termos perdido. Limitou-se a regressar a Lisboa com o dinheiro"...» In Jornal de Notícias» In Jornal de Notícias


A RTPN decidiu realizar o último programa do “Trio da Ataque” a partir da estação ferroviária do Maputo em Moçambique. Naturalmente tratava-se de um momento oportuno para, em termos de homenagem, se recordarem algumas glórias do Futebol Moçambicano que fizeram carreira e sucesso em Portugal, das quais se destacaram Eusébio e Mário Coluna.

Ambos os jogadores são figuras incontornáveis e “responsáveis” dos sucessos e êxitos do Benfica na década de 60/70 e da Selecção Nacional, nomeadamente o 3º lugar alcançado por Portugal no Mundial 66. A presença ao vivo de Mário Coluna no referido programa, proporcionou ao moderador, Hugo Gilberto, o ensejo de o entrevistar e recordar a sua passagem pelo nosso Futebol.

Ficamos a saber que Mário Coluna era um jogador com grande personalidade e um líder inquestionável dentro do campo, sendo por esse facto capitão, de tal forma, que os colegas de equipa e da selecção não o tratavam por “tu”, mas sim por Senhor Coluna.

Grande surpresa para mim foi ouvir, de uma lenda viva do nosso futebol, a confirmação do “respeito” que lhe mereciam as forças vivas do antigo regime ditatorial de Salazar. Se alguma duvida ainda houvesse, Mário Coluna, encarregou-se de as desfazer.

Foi com muito orgulho que confirmou o “respeito” do anterior regime ao Benfica, ao ter sido convidado pessoalmente por Salazar para cortar a fita de inauguração da Ponte Salazar (agora 25 de Abril) em 1 966, uma das obras mais emblemáticas do anterior regime, pois tratava-se à data da 5ª maior ponte suspensa do mundo. Estiveram então presentes nessa inauguração os três grandes pilares do regime: Américo Tomas, António Salazar e o Cardeal Manuel Cerejeira.

O seu testemunho histórico, fica para a história. De viva voz foi a confirmação, às gerações seguintes, porque razão o Benfica era o Clube do Regime o que lhe permitiu durante décadas consolidar a sua supremacia no Futebol Português.

Por ironia ou não, quando a ponte mudou de nome, de Salazar para PONTE 25 de ABRIL, simultaneamente mudaram-se as vontades e aquilo que era a vontade do Regime deixou de o ser porque a Democracia impôs a legitimidade desportiva e enterrou definitivamente a burla que os tentáculos musculados da PIDE (Policia Politica) impunham a todos os níveis e em todos os quadrantes da vida social e da sociedade, nomeadamente desportivos.

Obrigado SENHOR MARIO COLUNA pelo seu testemunho histórico.

O seu testemunho será contado aos nossos filhos e aos nossos netos quando nos perguntarem, inocentemente, porque é que o Benfica há muitos anos atrás ganhava quase sempre. Carlos Daniel»

(O Caso Calabote)


Debate sobre a construção da Barragem de Fridão!

«O debate da rendição aparente de quem nos representa...
AMARANTE: Especialistas em engenharia não tranquilizam adversários da barragem de Fridão

Paulo Teixeira
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Carlos Ramos disse à Lusa que compreende a "intranquilidade e o desconforto" da população de Amarante, mas assegura que nunca houve um acidente numa barragem em Portugal que tenha sido acompanhada pelo LNEC


Lusa



Os quatro especialistas de engenharia civil convidados pela Câmara Municipal de Amarante para um debate, sexta-feira à noite, sobre a segurança da barragem de Fridão, no rio Tâmega, não conseguiram tranquilizar os adversários da sua construção.
Os intervenientes asseguraram "a excelência da engenharia portuguesa" na construção de aproveitamentos hidroeléctricos, reputada em todo o mundo, mas ao mesmo tempo reconheceram "que não existe risco zero", deixando na centena e meia de assistentes a ideia de que a construção de duas barragens, a apenas três e seis quilómetros a montante da cidade, "é um facto consumado".
O debate sobre segurança das barragens reuniu dois dirigentes do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o presidente Carlos Matias Ramos e o responsável do Departamento de Barragens de Betão, Carlos Pina, um representante do Instituto da Água (INAG), João Avilez e ainda Ferreira Lemos, director do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Carlos Ramos disse à Lusa que compreende a "intranquilidade e o desconforto" da população de Amarante, mas assegura que nunca houve um acidente numa barragem em Portugal que tenha sido acompanhada pelo LNEC e que estes empreendimentos, além de cumprirem rigorosos controlos durante o projecto e a construção, são monitorizados permanentemente durante a sua fase de exploração.
"Há um sentimento [de insegurança] que eu entendo perfeitamente, mas entendo também que a nossa lógica é técnica, de quem dedicou toda uma vida a este tipo de obras e à melhoria dos procedimentos tendo em vista uma antecipação dos problemas e um melhor dimensionamento", disse Carlos Ramos à Lusa.
"O que sabemos hoje é muito mais do que sabíamos em 1954 [quando foi construída a barragem do Cabril, no rio Zêzere, a primeira construída exclusivamente pela engenharia portuguesa]", concluiu o presidente do LNEC.
O responsável do LNEC pela área de barragens, Carlos Pina, insistiu que qualquer empreendimento deste tipo terá obrigatoriamente planos de emergência internos e externos e assegurou que num hipotético acidente há tempo suficiente para executar um plano de evacuação, colocando a salvo a população da cidade.
O debate girou também em redor do tempo de evacuação da população da cidade no caso de um acidente, que os ambientalistas e adversários da barragem estimam ser de apenas meia hora, mas há também respostas que apenas vão ser obtidas na fase de execução do projecto, como a questão de saber "até onde chegará a onda", ou seja, que zonas de Amarante serão inundadas, no caso de ocorrer um colapso do paredão da barragem.
Por esclarecer ficou também a questão da sismicidade da zona, assinalada num relatório elaborado há 17 anos, mas que os técnicos procuraram minimizar, garantindo que serão feitos estudos rigorosos para o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e que a barragem, a ser construída, será dotada de instrumentos de registo de sismicidade.
Na fase de debate, o líder do movimento local de contestação à obra acusou os técnicos de serem pessoas ligadas à engenharia das barragens, apesar da sua elevada reputação técnica, e de terem vindo ao debate com o intuito de "defender a sua dama".
Para esta ideia, que perpassou em parte da assistência, contribuiu a apresentação inicial do vice-presidente do LNEC, ao deixar a "profecia" de que nenhum argumento conseguirá travar a construção das barragens no rio Tâmega, sobretudo se atentarmos à sua valia económica.
"Nos próximos anos passaremos várias vezes por esta cidade na visita às barragens que se vão construir no Tâmega", afirmou Carlos Pina, ao saudar a hospitalidade de Amarante.
Ferreira Lemos, da FEUP, realçou a "cultura de segurança" dos empreendimentos hidroeléctricos e, socorrendo-se de material da EDP, mostrou a antevisão das duas barragens, indicando que os planos da empresa prevêem que comece a produzir energia em 2016 e que a sua construção iniciar-se-á em 2012.
Para João Avilez, do INAG, a adjudicação à EDP é ainda provisória mas também este responsável salienta a valia económica da barragem de Fridão que contribuirá, com os outros nove empreendimentos lançados pelo Governo, para elevar a produção hidroeléctrica portuguesa para os 8.000 MW.
O estudo prévio da EDP relativamente a Fridão define a construção de uma barragem principal com quase uma centena de metros de altura e de um contra-embalse com 30 metros, este a apenas três quilómetros de Amarante, que os técnicos asseguram ser necessário para "modelar" [regularizar] o caudal do rio Tâmega na área urbana da cidade.
A Câmara de Amarante promete realizar outro debate sobre a barragem, este sobre os impactes ambientais sobre a cidade, uma área onde os ambientalistas e adversários da obra esperam ganhar algum terreno e ter argumentos mais convincentes para contrapor ao designado "lóbi dos engenheiros e do betão".» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=1807

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É bom que os amarantinos se recordem das palavras do Dr. Armindo Abreu proferiu ao longo de todo este processo... ainda se lembram da negação peremptória inicial, do Dr. Armindo Abreu?! E agora, o que é que acham?! Cada um que tire as suas conclusões... Amarante com a governação socialista, é sempre a perder! Ainda se lembram do que disseram estes senhores, aquando da construção da barragem do torrão; é fácil, basta ler alguns artigos da altura! Mudam-se os tempos... mudam-se as vontades!

22/03/09

F.C. do Porto 2 vs Estrela da Amadora 0 - Boa atitude dos Dragões na 1.ª Mão dos Quartos de Final da Taça de Portugal!

«Jamor é ali ao lado, ao dobrar da segunda mão.

A primeira resume-se a uma inquestionável supremacia portista, que fica a dever números mais expressivos ao resultado, atenuado também por lapsos de arbitragem e pela exibição do guarda-redes do Estrela. Lucho e Raul Meireles, autores dos dois golos da noite, aproximaram o tricampeão da final da Taça de Portugal, destino a confirmar na Amadora, daqui a um mês. A história da primeira metade da meia-final da Taça de Portugal escreve-se numa direcção. Essencialmente, num sentido, quase único, que conheceu apenas breves desvios. Todos somados, não chegaram a constituir embaraço ou possibilidade remota que pudesse afastar o F.C. Porto da rota que traçara para si.O jogo não começou com um golo, mas bem poderia. Nelson impediu-o, a remate de Lisandro, que marcaria um pouco mais tarde, ainda antes do décimo minuto. Não valeu, então. Por indicação de um auxiliar, o árbitro interrompeu os merecidos festejos do intérprete argentino e da plateia que com ele gritava. O anunciado surgiu da marca de penalty, onde Lucho deixou que o guarda-redes do Estrela adivinhasse o lado, sem lhe permitir a defesa. A vantagem chegava tarde, mas ainda muito a tempo. Rectificada e ampliada quatro minutos depois, com Raul Meireles a concluir, com um disparo cruzado, um lance rápido e envolvente que o próprio iniciara.Os esboços da goleada sucederam-se sem tréguas, aproximando o Dragão do terceiro golo ao ritmo dos cruzamentos de Mariano, dos arranques de Hulk ou dos cabeceamentos de Bruno Alves e Farías, mas da pressão portista não resultaria novo golo. Apenas a iminência e uma sombra da resolução da eliminatória na primeira mão, já para lá da certeza de que Lisandro fora derrubado na área do Estrela.

FICHA DE JOGO

Taça de Portugal, meias-finais, 1ª mão
22 de Maio de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 19.108 espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Luís Tavares
4º Árbitro: Ricardo Lourenço

F.C. PORTO: Nuno; Sapunaru, Stepanov, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Mariano, Lisandro e Rodríguez
Substituições: Lisandro por Farías (65m), Rodríguez por Hulk (65m) e Sektioui por Mariano (84m)
Não utilizados: Ventura, Rolando, Tomás Costa e Andrés Madrid
Treinador: Jesualdo Ferreira

E. AMADORA: Nelson «cap»; Hugo Gomes, Vidigal, Moreno e Ney; Fernando Alexandre e Marcelo Goianira; Celestino, Jardel e Varela; Anselmo
Substituições: Celestino por Pedro Pereira (52m), Anselmo por Ndiaye (69m) e Ndiaye por Vítor Vinha (82m)
Não utilizados: Filipe Mendes, Mustafa, Marco Paulo e Nelson Pedroso
Treinador: Lázaro Oliveira
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Lucho (34m, g.p.) e Raul Meireles (38m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando Alexandre (30m), Vidigal (33m), Mariano (67m), Pedro Pereira (76m)» in site F.C. do Porto.

1.º Golo do F.C. do Porto apontado por Lucho Gonzalez, na conversão de uma grande penalidade!

2.ºGolo do F.C. do Porto apontado por Raúl Meireles após uma boa jogada do colectivo azul e branco!

Resumo de um jogo de sentido único, com uma vitória justa do F.C. do Porto e com uma arbitragem que deixou duas grandes penalidades por assinalar!

Comemorações do Centenário da Chegada do Comboio a Amarante, em 1909!

«A população de Amarante comemorou hoje o centenário da chegada do primeiro comboio à cidade, assinalado com uma recriação da primeira viagem realizada em 1909, apesar da falta de uma carruagem e locomotiva da época.
Algumas dezenas de convidados fizeram a viajem entre a Livração e a estação de Amarante, o único troço de via férrea em actividade, que foram recebidos por mais algumas dezenas de pessoas na chegada à gare e por uma banda de música.
Alguns actores, vestidos com as roupas da época, tentaram recriar o que aconteceu há 100 anos na viagem inaugural.
O comboio chegou pela primeira vez a Amarante a 21 e Março de 1909, completando-se assim os primeiros 13 quilómetros da Linha do Tâmega, que ligavam as estações de Livração, na Linha do Douro, e Amarante.
Participaram nas comemorações representantes da CP, da Refer e de associações de amigos do caminho-de-ferro.
Na estação de Amarante, foi descerrada uma placa alusiva à efeméride, seguindo-se a inauguração de uma exposição de fotografias antigas.
Na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, está patente outra exposição, nomeadamente de uma colecção de postais de António Teixeira Carneiro, objectos dos tempos do comboio a vapor e recortes dos jornais da época.
O presidente da autarquia, Armindo Abreu, assegura que a linha não encerrará, considerando-a um factor de desenvolvimento económico, sobretudo por constituir uma porta de entrada na linha do Douro.
Por outro lado, defende o autarca, a linha poderá assumir importante papel turístico quando estiver concluída a ecopista que está a ser construída a montante da estação de Amarante.» in http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/974246EF-55EB-4C52-929F-D790F8E92BB0.html

O meu aluno Francisco do 12 CT2 em grande evidência, qual galã de novela! Excelente representação do passado, relativamente à chegada do comboio a Amarante; só foi pena não ter sido num comboio a vapor, mas a iniciativa foi excelente!
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