07/01/17

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 92 vs Lusitânia 83 - O FC Porto recebeu e bateu este sábado o Lusitânia, no Dragão Caixa, somando assim a 11.ª vitória em 14 jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol.



«CAMPEÕES REGRESSAM ÀS VITÓRIAS

Triunfo por 92-83 frente ao Lusitânia, no Dragão Caixa, na 14.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

O FC Porto recebeu e bateu este sábado o Lusitânia (92-83), no Dragão Caixa, somando assim a 11.ª vitória em 14 jogos na Liga Portuguesa de Basquetebol. Em partida referente à 14.ª jornada do campeonato, os azuis e brancos suplantaram a formação açoriana e passam a somar 25 pontos, menos um do que o líder Galitos Barreiro. Os campeões nacionais voltam a entrar em campo a 15 de janeiro (domingo), às 15h00, em Sampaio de Gramaços, frente ao Sampaense. O encontro, referente à 15.ª ronda, terá transmissão em direto no Porto Canal.

O empate a 19 que se registava no final do primeiro período fazia antever uma noite mais complicada do que o expectável para o FC Porto, mas as coisas foram bem diferentes nos dez minutos que se seguiram. Os Dragões acertaram finalmente nos dois lados do campo e ganharam embalo para um parcial de 26-14, chegando ao intervalo com uma dúzia de pontos de vantagem sobre os açorianos: 45-33. Nick Washburn (11 pontos), Sasa Borovnjak (9 pontos) e o estreante Thomas Bropleh (7 pontos e 6 ressaltos) eram os portistas mais inspirados por esta altura.

À semelhança da primeira parte, o FC Porto também não entrou bem na segunda e deu força à reação do Lusitânia após o descanso. A formação que viajou dos Açores protagonizou um excelente terceiro período e aproveitou o desacerto portista para encurtar a distância no marcador à entrada para os últimos dez minutos (65-63). No período da decisão, os campeões nacionais não vacilaram e partiram definitivamente para a vitória, por 92-83. Thomas Bropleh (17 pontos e 12 ressaltos) brilhou na estreia com a camisola azul e branca, sendo bem secundado por Sasa Borovnjak (21 pontos) e Nick Washburn (15 pontos). Do outro lado, foi o ex-Dragão António Monteiro quem mais se evidenciou.

No final da partida, Moncho López lamentou a prestação defensiva da equipa mas sublinhou a importância da vitória. “O importante era vencer, nem que fosse no último segundo, mas gostava que a equipa tivesse tido um nível defensivo melhor do que aquele que teve. Cometemos muitos erros que são inaceitáveis, sobretudo a nível defensivo, e tivemos alguma falta de energia em alguns jogadores. Não fizemos uma boa exibição, uma exibição consistente, mas vencemos e isso é o mais importante”, afirmou o treinador espanhol.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-LUSITÂNIA, 92-83
Liga Portuguesa de Basquetebol, 14.ª jornada
7 de janeiro de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Luís Lopes, Pedro Maia e Diogo Morais

FC PORTO: Pedro Bastos, Thomas Bropleh (17), José Silva (6), Miguel Queiroz (8) e Sasa Borovnjak (21)
Jogaram ainda: André Bessa (6), Brad Tinsley (6), Nick Washburn (15), Miguel Miranda (8), João Gallina, Ferrán Ventura (5) e João Grosso
Treinador: Moncho López

LUSITÂNIA: Anthony Holliday (5), Garrius Holloman (15), António Monteiro (30), Filip Simic (8) e Chris Matagrano (20)
Jogaram ainda: Daniel Cunha, Maurício Medeiros, Rick Cardoso (2), Wilson Couto e Miguel Freitas (3)
Treinador: Luís Brasil

Ao intervalo: 45-33
Parciais: 19-19, 26-14, 20-30, 27-20.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Lusitania-14a-jornada-LPB-16-17.aspx

Amarante Fotografia - Exposição "Sensibilidades" de Eduardo Teixeira Pinto na Biblioteca Municipal de Chaves, de 9 de janeiro a 3 de fevereiro..



«Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Exposição "Sensibilidades" de Eduardo Teixeira Pinto na Biblioteca Municipal de Chaves.

De 9 de janeiro a 3 de fevereiro.» in https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto/photos/a.341794845972540.1073741832.330393387112686/751531158332238/?type=3&theater


(Inauguração exposição de fotografias de Eduardo Teixeira Pinto em Ourense)

F.C. do Porto Sub 19 Futebol: F.C. do Porto 3 vs Moreirense 0 - A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu este sábado o Moreirense, no Olival, em partida a contar para a 20.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A.



«SUB-19 BATEM MOREIRENSE NA ESTREIA DE JOÃO BRANDÃO

Vitória por 3-0, no Olival, na 20.ª jornada da primeira fase do campeonato.

A equipa de Sub-19 do FC Porto venceu este sábado o Moreirense (3-0), no Olival, em partida a contar para a 20.ª jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Já há muito com o apuramento garantido para a fase final, os Dragões somaram o 18.º triunfo em 20 jogos e continuam invictos, cimentando a liderança da zona Norte, agora com 56 pontos.

Os bicampeões nacionais entraram a todo o gás e abriram o ativo logo aos oito minutos, por intermédio de Madi Queta, que atirou para o fundo das redes na recarga a um remate de Yan Dinghao defendido para a frente por Macedo. O golo reforçou o domínio portista, mas o Moreirense não perdeu o equilíbrio e até poderia ter chegado ao empate, mas a equipa de arbitragem entendeu que Pedro Mendes desviou a bola em posição irregular (22m). Michael Morais ainda dispôs de uma oportunidade flagrante para aumentar a vantagem (31m), mas a diferença ao intervalo manteve-se pela margem mínima.

O FC Porto manteve uma postura autoritária e dominadora e não cessou a busca de uma vantagem mais confortável, que chegou da marca de grande penalidade. Após falta de Rui sobre Xavier, o capitão Paulo Estrela assumiu a responsabilidade de cobrar o castigo máximo e não perdoou, fazendo o 2-0 (69m). Pouco depois, num lance de insistência, Xavier aumentou para 3-0 e apontou o décimo golo da conta pessoal no campeonato (74m), fechando as contas de mais um triunfo dos Dragões em casa, onde só sabem ganhar até agora. João Brandão, o novo treinador da equipa de Sub-19 do FC Porto, estreou-se assim da melhor maneira no comando técnico.

Os Sub-19 portistas alinharam com Diogo Costa, Diogo Dalot, Fábio Borges, João Lameira, Oleg Reabciuk, Paulo Estrela (cap.), Ayoub (Moreto Cassamá, 65m), Yan Dinghao, Madi Queta (Fali Candé, 72m), Michael Morais (Idrisa Sambú, 82m) e Xavier.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub19-FC-Porto-Moreirense-20a-jor-1a-fase-CNJA-16-17.aspx


Formação: Sub-19 - FC Porto-Moreirense, 3-0 (CNJA, 1.ª fase, 20.ª jornada, 07/01/17)

06/01/17

Amarante Antiga - Revista "Portugal Económico Monumental e Artístico" da Editorial Lusitana, Fascículo LIV, Concelho e Vila de Amarante, e a Serpe, o São Jorge na Procissão do Corpo de Deus.




«S. Jorge e a Serpe


Em dia de Corpo-de-Deus, na procissão eivada ainda de vestígios pagãos, com cavalos enfeitados, segue a Serpe, um velho animal antediluviano a mastigar funcho, precedida de S. Jorge, a cavalo de lança em riste, apontada ao corpo do animal pecador e diabólico.

E é tal o respeito que o povo tem por esta cena que, na linguagem corrente, ao referir-se à procissão, altera a ordem das coisas: - «Eu vi o bicho S. Jorge e a santa Serpe!».» in Revista "Portugal Económico Monumental e Artístico" da Editorial Lusitana, Fascículo LIV, Concelho e Vila de Amarante.


Ambiente e Ecologia - Um icebergue de cerca de 5.000 quilómetros quadrados, considerado um dos dez maiores jamais registados, está perto de se desprender da Antártida, alertam cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido.



«Icebergue com 5 mil quilómetros quadrados poderá desprender-se da Antártida

Um icebergue de cerca de 5.000 quilómetros quadrados, considerado um dos dez maiores jamais registados, está perto de se desprender da Antártida, alertam cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido.

Uma comprida fenda no segmento Larsen C, uma das três existentes na barreira de gelo Larsen, aumentou rapidamente no mês de dezembro e neste momento o icebergue está preso à plataforma por apenas 20 quilómetros de gelo.

O Larsen C, de 350 metros de espessura, está localizado na costa oriental da península antártica e ajuda a travar o fluxo dos glaciares - rios de gelo - que estão por detrás.

Trata-se da maior plataforma de gelo no norte da Antártida.

As plataformas de gelo são as porções da Antártida em que a camada de gelo está sobre o oceano e não sobre o solo.

Segundo os especialistas, trata-se de um pedaço de gelo cuja extensão equivaleria a um quarto do território do País de Gales, pelo que o seu desprendimento poderia provocar outros no futuro.

Há muitos anos que os investigadores têm observado a fenda no Larsen C, atenção que aumentou após o colapso do Larsen A - o segmento mais pequeno - em 1995 e do Larsen B, que se desintegrou quase totalmente em 2002.

"Se [o icebergue do Larsen C] não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado", disse à estação de televisão britânica BBC o professor Adrian Luckman, da Universidade de Swansea.

Segundo explicou, os cientistas observaram o aumento da fenda através de imagens do satélite Esa Sentinel.

Luckman sublinhou tratar-se de um fenómeno geográfico e não climático, uma vez que a fenda existe há décadas, mas aprofundou-se agora.

A preocupação dos cientistas é a possibilidade de, se o Icebergue se desprender, os glaciares acelerarem o seu movimento em direção ao mar, o que teria um impacto no nível dos oceanos.

Segundo estimativas dos especialistas, se o gelo retido pela barreira Larsen C chegar ao mar, o nível dos oceanos poderá subir cerca de dez centímetros.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/icebergue-com-5-mil-quilometros-quadrados-podera-desprender-se-da-antartida


(Iceberg gigante pode se desprender da Antártida)


(URGENTE : Iceberg gigante ameaça se desprender da Antártida a qualquer momento.)


(O maior rompimento de iceberg já filmado)

05/01/17

Desporto Futebol Arbitragens - O espanto da imprensa internacional com o cartão vermelho mostrado ao jogador do F. C. Porto por ter sido... atropelado pelo árbitro.



«Danilo e "a expulsão mais injusta da história"

Ou o espanto da imprensa internacional com o cartão vermelho mostrado ao jogador do F. C. Porto por ter sido... atropelado pelo árbitro. Revista não exaustiva do lance que entra para o anedotário do futebol.

Minuto 80 do jogo da terceira jornada do grupo B da Taça da Liga, entre o Moreirense e o F.C. Porto, disputado na segunda-feira, em Moreira de Cónegos. Um bola ressalta para fora da área da equipa da casa e o árbitro Luís Godinho, a correr em marcha-atrás, sempre de olhos na bola, colide de costas com o médio Danilo, que, no mesmo processo, não viu chegar o árbitro de Évora. A colisão foi inevitável e o juiz, para assombro do estádio e dos milhões que assistiam ao jogo pela TV, mostrou o segundo amarelo e o anexo vermelho ao jogador portista.

Neste mundo cada vez mais pequeno, próximo e digital, o burlesco da decisão arbitral correu imediatamente pelo planeta futebol. As redes sociais entraram em efervescência e a imprensa internacional não deixou passar o lance em claro, amplificando a insólita expulsão de Danilo. "Esta é de bradar aos céus: a expulsão mais injusta da história", titulou o jornal desportivo espanhol AS.

Em Inglaterra, o site SportsBible ironizou com a arbitrariedade de Luís Godinho: "E todos nós pensávamos de Mike Dean [ndr: árbitro da Premier League] era mau...".

"Apresentamos o Mike Dean português, Luís Godinho...", continuou a mesma publicação inglesa, observando "a ridícula expulsão" de Danilo.

Também do lado de cá da Mancha se verificou "um cartão vermelho inexplicável". A revista francesa Sofoot acrescenta: "Causa do cartão? O internacional português teve a infelicidade de se encontrar no caminho do árbitro quando este recuava. Uma decisão absurda que prejudicou bastante o F. C. Porto".» in http://www.jn.pt/desporto/interior/danilo-e-a-expulsao-mais-injusta-da-historia-5586283.html


(Moreirense x FC Porto: Expulsão de Danilo Pereira)

Desporto Futebol Arbitragens - Numa altura em que as arbitragens voltam a estar sob fogo, o SAPO Desporto recorda as temporadas em que não havia nomeações e a escolha dos árbitros recaia na sorte das ‘bolinhas’.



«Nas épocas de sorteio, Sporting foi campeão duas vezes, FC Porto quatro

Analisamos as épocas em que a escolha de árbitro para os jogos era através de um sorteio.

Numa altura em que as arbitragens voltam a estar sob fogo, o SAPO Desporto recorda as temporadas em que não havia nomeações e a escolha dos árbitros recaia na sorte das ‘bolinhas’.

O sorteio surgiu em dois momentos do campeonato português. O primeiro, mais curto, surgiu entre 1991 e 1993, numa altura em que se começou a falar da separação entre a Primeira Divisão e a Primeira Liga.

“Quase todos os clubes ligavam a pedir árbitros. Os clubes não se entendiam e tive que tomar uma atitude: fazer o sorteio. Fiz o primeiro sorteio público em Portugal. E orgulho-me de ter sido um sucesso. Os jornalistas tiravam as bolas. O sorteio era condicionado. Não poderia ser puro. Um principiante num jogo de elevado grau de dificuldade como um clássico tem de ser um internacional ou um pré-internacional. Era contraproducente ser de outra forma. Mas nunca se fez um sorteio com menos de três árbitros”, disse, em 2013, Fernando Marques, presidente na altura do então designado Conselho Nacional de Arbitragem.

Durante essas três temporadas, Benfica sagrou-se campeão e o FC Porto conquistou o campeonato por duas vezes consecutivas.

O segundo momento em que o futebol português conheceu a sorte das ‘bolinhas’ foi em 1998, altura em que pairava um clima de forte suspeição na arbitragem. Este modelo vigorou até 2002/03, época em que foram retomadas as nomeações.

No primeiro ano que vigorou o sorteio de árbitro, o FC Porto sagrou-se pentacampeão, seguindo-se duas conquistas do Sporting (1999-2000 e 2011/02)m outra do Boavista (2000/01). A temporada de 2002/03 terminou com um FC Porto campeão.

No final da década de 90, FC Porto e Sporting votaram contra, assim como Belenenses e Vitória de Guimarães. Em 2015, Dragões e Leões assumiram que querem ver reposto o modelo do sorteio para a escolha de árbitros.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/01/05/nas-epocas-de-sorteio-de-arbitros-sporting-foi-campeao-duas-vezes

Música Pop/Rock - Foi a 4 de janeiro de 1967 que The Doors chegou até aos ouvidos de uma geração que, então, começava a encontrar no chamado rock psicadélico o seu sustento.



«Primeiro álbum dos Doors saiu há 50 anos.

O álbum que contém "Light My Fire" e "Break On Through (To The Other Side)" foi editado a 4 de janeiro de 1967.

Passam-se hoje 50 anos desde o lançamento do álbum de estreia dos Doors, o mesmo que os catapultou definitivamente para a fama. Foi a 4 de janeiro de 1967 que The Doors chegou até aos ouvidos de uma geração que, então, começava a encontrar no chamado rock psicadélico o seu sustento.

Gravado nos estúdios Sunset Sound, em Hollywood, na Califórnia, o álbum teve sucesso também a nível comercial. Vendeu mais de 20 milhões de cópias e, posteriormente, encontrou o seu lugar no "corredor da fama" dos Grammys, juntamente com um dos seus singles - porventura aquela que é a canção mais popular dos Doors, "Light My Fire".

Depois de uma má experiência com a Columbia, que não conseguiu arranjar um produtor para o álbum, os Doors - depois de uma temporada a tocar ao vivo em clubes de Los Angeles, como o célebre Whisky a Go Go - acabariam por assinar com a Elektra, que editaria o disco. O sucesso não foi imediato, mas em crescendo; por alturas do mês de setembro, já se encontrava no segundo lugar do top da Billboard.

Para tal em muito contribuiu "Light My Fire", claro, mas também "Break On Through (To The Other Side)" e ainda "The End", composição de 11 minutos para sempre imortalizada por Francis Ford Coppola em Apocalypse Now. Em 1969, Jim Morrison referiu-se a ela como uma "canção de despedida - provavelmente a uma amante ou a algum tipo de infância", reconhecendo no entanto a sua "complexidade" e "universalidade".

Para além de vários temas originais, The Doors contém ainda suas versões: "Alabama Song", tema composto pelo dramaturgo Bertolt Brecht e por Kurt Weill em 1927, e "Back Door Man", um tema blues da autoria de Willie Dixon, originalmente gravado por Howlin' Wolf.

50 anos depois, o álbum de estreia dos Doors continua a ser muito acarinhado não só pelos fãs como também pela crítica, tendo sido considerado pela revista Rolling Stone, em 2012, como o 42º melhor álbum da história - já depois de o ter considerado como o melhor álbum de 1967.» in http://blitz.sapo.pt/principal/update/2017-01-04-Primeiro-album-dos-Doors-saiu-ha-50-anos.-Recorde-o-aqui


The Doors - "Break On Through" - (To the Other Side)


 The Doors - "The End" - (Toronto, 1967)



The Doors - "Light my Fire"



"Light My Fire
The Doors
  
You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire

The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah

The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah

You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher

Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire

Try to set the night on fire
Try to set the night on fire"

04/01/17

Ciência e Tecnologia - Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra juntou-se a um consórcio composto por 11 parceiros cujo objetivo é dar arranque à próxima geração da indústria robotizada.



«Investigadores de Coimbra criam robot para as fábricas do futuro

O projeto é conduzido ao abrigo do programa Horizonte 2020 e conta com a participação de vários centros de investigação, universidades e empresas europeias.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra juntou-se a um consórcio composto por 11 parceiros cujo objetivo é dar arranque à próxima geração da indústria robotizada.

Com um financiamento total de mais de quatro milhões de euros, o Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da instituição conimbricense está envolvida no desenvolvimento do ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing), um braço robótico que tem como propósito reconfigurar os processos de manufatura e tornando mais fácil, eficiente e eficaz o trabalho conduzido pelos seres humanos.

O investigador que está a liderar a equipa portuguesa explica, em comunicado, que este é um robot colaborativo que irá trabalhar ao lado dos funcionários fabris. Pedro Neto afirma que se pretende que os humanos possam interagir com os ColRobot da mesma forma que o fazem com os colegas humanos, ou seja, “de uma forma intuitiva, por exemplo usando gestos”.

A equipa da Universidade de Coimbra está encarregue de fazer com que estes robots se possam relacionar com os humanos da forma mais fluída e natural possível.

O responsável acrescenta que máquinas deste género são essenciais para o aumento da competitividade da indústria europeia, além de que permitem reduzir custos de produção, liberta os humanos de tarefas mecânicas e monótonas e podem ser operados por pessoas sem conhecimentos técnicos.

Informações oficiais indicam que o ColRobot vai começar a ser testado a partir de fevereiro. A Thales Alenia Space, do setor aerospacial, e a Renault, fabricante de automóveis, vão experimentar em primeira mão o resultado desta colaboração entre mentes científicas e tecnológicas europeias.» in http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigo/investigadores_de_coimbra_desenvolvem_robot_para_manufatura_inteligente-50115nzd.html


(Projeto ColRobot - Investigadores da Universidade de Coimbra)

Taça da Liga: Moreirense 1 vs F.C. do Porto 0 - Dragões perdem diante do Moreirense e voltam a sair com razões de queixa da arbitragem.



«DERROTA E POLÉMICA NO ADEUS À TAÇA DA LIGA

Dragões perdem diante do Moreirense (1-0) e voltam a sair com razões de queixa da arbitragem.

Um golo ao minuto 49 ditou a derrota do FC Porto diante do Moreirense (1-0) e o consequente adeus à edição 2016/17 da Taça da Liga. No jogo da terceira e última jornada do Grupo B, disputado esta terça-feira, em Moreira de Cónegos, os Dragões protagonizaram uma primeira parte muito forte, durante a qual dispuseram de várias oportunidades para chegar ao golo e ainda viram uma grande penalidade negada pelo árbitro Luís Godinho, depois de André André ter sido agarrado dentro da área. Na segunda parte depararam-se com mais contrariedades: primeiro o golo dos cónegos e depois as expulsões de Danilo e Brahimi, que sentenciaram o encontro e o destino dos Dragões na prova mais jovem do calendário futebolístico nacional.

Nuno Espírito Santo fez subir ao relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas um onze com quatro alterações relativamente àquele que defrontou o Feirense (1-1)​, na passada quinta-feira, no Estádio Dragão: à defesa regressou Felipe; ao meio-campo voltaram Danilo, Óliver e André André e no ataque mantiveram-se Brahimi e Depoitre. O treinador trocou algumas peças do xadrez e alterou também a forma como se dispuseram em campo, desta vez num 4-2-3-1, que se transformava num 4-4-2 no momento ofensivo.

Os protagonistas da noite começaram por ser os donos das balizas. José Sá foi o primeiro a destacar-se, parando um remate de Neto uma grande defesa, naquele que foi o primeiro remate de perigo do encontro (11m). Do outro lado, Makaridze não quis ficar atrás e brilhou em dose dupla: primeiro na resposta a um “tiro” de André André (17m), logo a seguir negando o golo que parecia feito graças a um cabeceamento de Danilo; e mais tarde quando defendeu um remate de Brahimi a concluir uma boa jogada individual (28m)

Nesta altura, o FC Porto já era dono e senhor do jogo e da bola, graças a uma pressão alta que remetia o Moreirense para o seu meio-campo, e voltou a espreitar o golo num lance em que Depoitre, já em esforço, levou a bola a rasar o poste da baliza minhota (38m). Ainda antes do intervalo, viu o árbitro Luís Godinho deixar impune um lance em que André André foi agarrado por Rebocho dentro da área (41m) – mais uma grande penalidade por assinalar a favor dos Dragões a engrossar a lista desta época.

Os portistas terminavam a primeira parte com 77 por cento de posse bola, com o controlo da partida quase total, mas iniciaram a segunda praticamente a sofrer um golo, logo ao quarto minuto, apontado por Francisco Geraldes que, na área e sem marcação, bateu José Sá – o Moreirense marcava no terceiro remate que fazia em 49 minutos.

Com o FC Porto a precisar de vencer para acalentar esperanças de se manter na Taça da Liga, Nuno Espírito Santo teve que intervir: lançou Diogo Jota e Corona para os lugares de Boly e de André André e os azuis e brancos passaram a jogar num 3-4-3, com Brahimi encostado a Depoitre. Mais tarde colocaria em campo Rui Pedro, mas a verdade é que o Moreirense surgia no segundo tempo mais agressivo e com outra postura em campo, e os Dragões sentiam mais dificuldades para chegar junto da baliza de Makaridze. Elas aumentaram quando Danilo viu o segundo cartão amarelo das mãos de Luís Godinho, depois de ter chocado acidentalmente com o juiz de Évora (78m), que minutos mais tarde voltou a puxar da cartolina encarnada para expulsar Brahimi por acumulação de amarelos (84m).

Se com dez jogadores em campo era difícil, com nove a missão ficou impossível, pelo que o jogo e a Taça da Liga acabavam ali para os azuis e brancos, que agora voltam a concentrar as forças na Liga NOS: no sábado, às 20h30 (SportTV), há deslocação ao terreno do Paços de Ferreira, para a 16.ª jornada.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2016%20-%202017/derrota-e-polemica-no-adeus-a-taca-da-liga-1-3-2017.aspx


(Taça da Liga: resumo do Moreirense 1 vs F.C. do Porto 0)

Arte Escultura - A escultura representa o deus Neptuno e dá nome a uma das principais praças de Bolonha, em Itália, a Piazza del Neptuno.



«É uma estátua do século XVI mas o Facebook censurou a imagem por conteúdo "sexualmente explícito"

A rede social Facebook está debaixo de fogo depois de ter censurado a fotografia de uma estátua do século XVI. A escultura representa o deus Neptuno e dá nome a uma das principais praças de Bolonha, em Itália, a Piazza del Neptuno. A razão? Conteúdo "sexualmente explícito”.

A história começa quando a escritora italiana, Elisa Barbari, escolheu a estátua de Neptuno, nu e com um tridente na mão, para ilustrar a sua página no Facebook “Stories, curiosities and views of Bologna” (Histórias, curiosidades e vistas de Bolonha). Mas, inesperadamente, a imagem foi censurada pelas políticas de privacidade da rede social.

Porquê? O Facebook apresentou o seguinte texto à artista:” O uso da imagem não foi aprovado porque viola as diretrizes de publicidade do Facebook. Apresenta uma imagem com conteúdo explicitamente sexual e que exibe de forma excessiva o corpo, concentrando-se desnecessariamente nas partes íntimas”.

“O uso de imagens ou vídeos de corpos nus não é permitido, mesmo que o uso seja por razões artísticas ou educacionais", acrescentava.

Barbari respondeu com incredulidade publicando uma imagem no seu perfil pessoal de Facebook com a foto da estátua acompanhada, ao lado, pela frase: “Sim a Neptuno, não à censura”.

Em declarações ao jornal britânico Telegraph, a escritora italiana disse que apenas queria promover a sua página, mas que, aparentemente, “a estátua é sexualmente explícita”. “A sério, Neptuno? Isto é uma loucura”, respondeu Barbari. “Como pode uma peça de arte, como a própria estátua de Neptuno, ser objeto de censura”, pergunta.

A estátua, esculpida em 1560, é da autoria de um artista flamenco de seu nome Jean de Boulogne, apelidado pelos italianos de Giambologna, e é o centro dominante da praça desde há 500 anos para cá.

“Nos anos 50, durante a graduação dos estudantes [que ocorria naquela praça], eles cobriam a imagem de Neptuno”, conta Barbari. “Talvez o Facebook prefira que a estátua voltasse a ser vestida”.

Um porta-voz do Facebook disse, mais tarde, em comunicado que a censura foi um erro.

“A nossa equipa processa milhões de imagens por semana e, em alguns casos, proibimos os anúncios de forma incorreta. Esta imagem não viola as nossas políticas de anúncios. Pedimos desculpas pelo erro e informamos que a imagem vai ser aprovada.”

O excesso de zelo do software de censura do Facebook trouxe a rede social para o centro da controvérsia com várias situações idênticas a acontecerem com demasiada frequência.

Ficou célebre, em janeiro de 2015, a censura a uma fotografia da estátua da Pequena Sereia, na Dinamarca. Mas não é preciso recuarmos tanto, ainda no ano passado, um utilizador norueguês que partilhou a fotografia da Menina de Napalm viu a sua publicação eliminada.» in http://24.sapo.pt/vida/artigos/e-uma-estatua-do-seculo-xvi-mas-o-facebook-censurou-a-imagem-por-conteudo-sexualmente-explicito


(Piazza del Nettuno, Bologna, Itália)


(Audioguida per Bologna, Fontana del Nettuno)


(Bologne. Piazza Del Nettuno)

03/01/17

Teatro - O ator português Jacinto Durães, que trabalhou em companhias de teatro como Seiva Trupe e Teatro Experimental do Porto, morreu na segunda-feira aos 44 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.



«Morreu o ator Jacinto Durães

O ator português Jacinto Durães, que trabalhou em companhias de teatro como Seiva Trupe e Teatro Experimental do Porto, morreu na segunda-feira aos 44 anos, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Referindo apenas que "foi vítima de doença", a mesma fonte adiantou que o velório realiza-se a partir das 15:30 de hoje na Igreja da Lapa, no Porto, e que o funeral acontecerá na quarta-feira, ao final do dia, no cemitério da Lapa, na mesma cidade.

Nascido no Porto em 1972, Jacinto Durães estudou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (Porto) e no Dartington College of Arts, no Reino Unido.

No cinema participou em três curtas-metragens de André Delhaye, mas foi no teatro que Jacinto Durães mais trabalhou, como referiu a mesma fonte, com companhias como Teatro Plástico, Teatro Experimental do Porto, Teatro Universitário do Porto, Seiva Trupe, Teatro Art'Imagem e Pé de Vento.» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-ator-jacinto-duraes

Anatomia - O mesentério, até agora considerado um conjunto de estruturas sem importância e fragmentadas, foi reclassificado como um órgão por cientistas irlandeses, o que já obrigou à revisão de algumas das mais importantes bíblias médicas.



«O CORPO HUMANO AFINAL TEM MAIS UM ÓRGÃO DO QUE SE PENSAVA

O mesentério, até agora considerado um conjunto de estruturas sem importância e fragmentadas, foi reclassificado como um órgão por cientistas irlandeses, o que já obrigou à revisão de algumas das mais importantes bíblias médicas.

Investigadores da Universidade de Limerick, na Irlanda, confirmaram que o mesentério, até agora visto como um conjunto de estruturas separadas, é, afinal, um órgão autónomo.

O estudo da equipa liderada pelo cirurgião J. Calvin Coffey foi publicado na revista médica Lancet Gastroenterology & Hepatology e já levou à atualização de um dos mais famosos e utilizados livros de medicina, o "Gray’s Anatomy".

O mesentério faz parte do aparelho digestivo e é um órgão que liga o intestino à parede abdominal, garantindo que este se mantém fixo.

"A descrição anatómica feita há mais de 100 anos está incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É uma estrutura simples e contínua", comenta Coffey, citado pelo Washington Post.

A reclassificação do mesentério abre portas para a criação de um novo campo da medicina, dedicado ao estudo do órgão e ao seu funcionamento. "Agora já estabelecemos a anatomia e a estrutura. O próximo passo é a função, [porque] se percebermos a função podemos identificar um funcionamento anormal", acrescenta J. Calvin Coffey.

Uma das primeiras descrições científicas do mesentério foi feita por Leonardo Da Vinci, relata o Science Alert.

Agora, os estudantes de medicina e cientistas vão investigar o papel - se existir - do mesentério na ocorrência de doenças abdominais. Uma melhor compreensão desta estrutura pode conduzir a melhores abordagens e resultados na prática clínica.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/corpo-humano-afinal-tem-mais-um-orgao-do-que-se-pensava


(Peritônio Visceral Mesentério)


(Peritónio Anato Digestivo)


(ANATOMIA 2.0: PERITONEO Y REGIONES ABDOMINALES)

Criminalidade - Há várias entidades do Estado que estão a violar a lei ao exigirem a fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço.



«Estado viola lei ao pedir fotocópias do Cartão de Cidadão

Desde 2007 que a lei proíbe a exigência de fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço.

Há várias entidades do Estado que estão a violar a lei ao exigirem a fotocópia do Cartão de Cidadão para se ter acesso a um serviço. Uma prática que é ilegal desde 2007 e que será punida com uma contra-ordenação que vai de 250 a 750 euros.

São vários os formulários da Segurança Social, por exemplo, que exigem a apresentação da fotocópia do Cartão de Cidadão. É o caso do requerimento de proteção jurídica ou do requerimento de pagamento de créditos emergentes do contrato de trabalho. Nestes formulários lê-se: “Documentos a apresentar: fotocópia de Bilhete de identidade/Passaporte/Autorização de residência ou documento análogo do requerente e demais pessoas que com ele vivem em economia comum…”.

Também ontem o jornal “Público” dá conta que alguns bancos ou o programa de apoio a rendas para jovens, o Porta 65, exigem a fotocópia do cartão de cidadão para que se abra uma conta via online ou para que se apresente a candidatura ao apoio de uma renda.

De acordo com a Lei do Cartão do Cidadão, que está em vigor desde 2007, “é igualmente interdita a reprodução do cartão de cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular, salvo nos casos expressamente previstos na lei ou mediante decisão de autoridade judiciária”, lê-se no artigo 5º. Só em casos extraordinários e mediante a autorização do titular do cartão é permitida a exigência ou pedido da fotocópia deste documento de identificação.

No entanto, a exigência da fotocópia do cartão de cidadão sem o consentimento do titular é ainda uma prática generalizada.

Depois de vários alertas da Comissão Nacional de Proteção de Dados para o risco de clonagem de cartões e usurpação de identidade, o governo deu entrada, no parlamento, de uma alteração à lei que introduz a aplicação de contra-ordenações.

A proposta de alteração à lei está à espera de aprovação desde junho do ano passado.

Ainda assim, qualquer pessoa obrigada a entregar uma cópia do seu cartão de cidadão para conseguir que lhe seja prestado um serviço, poderá apresentar queixa na polícia. E assim que as novas regras entrem em vigor, a polícia poderá fazer um auto de notícia, para que sejam aplicadas as contra-ordenações.

No entanto, a competência para instaurar o processo será do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN). A lei prevê, aliás, que o produto das coimas seja dividido entre os cofres do Estado (60%) e o próprio IRN, que vai arrecadar os restantes 40% como receita própria.» in http://ionline.sapo.pt/541107

02/01/17

Música Portuguesa - O músico Cláudio Panta Nunes, violoncelista dos Corvos, morreu no domingo, em Lisboa, aos 32 anos, em consequência de um cancro, disse à agência Lusa fonte da empresa de agenciamento.



«Morreu o músico Cláudio Nunes

O músico Cláudio Panta Nunes, violoncelista dos Corvos, morreu no domingo, em Lisboa, aos 32 anos, em consequência de um cancro, disse à agência Lusa fonte da empresa de agenciamento.

O funeral do músico realiza-se na terça-feira em Almoçageme, Sintra, disse à Lusa fonte da empresa de agenciamento. O velório realiza-se hoje no Cine-Teatro José Gomes da Silva, em Almoçageme (Sintra), e o funeral acontecerá a partir das 15:30 de terça-feira, para o cemitério daquela localidade.

O músico fazia parte dos Corvos há mais de uma década, mas nos últimos meses estava afastado dos palcos por razões de saúde.

Natural de Sintra, o músico estudou trompete na Sociedade Recreativa e Musical de Almoçageme e prosseguiu os estudos no Conservatório Nacional, onde transitou para violoncelo, e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Antes dos Corvos, Cláudio Panta Nunes fez parte da Banda do Exército.

De acordo com a mesma fonte da empresa de agenciamento, os Corvos manterão os concertos já agendados, nomeadamente a 4 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Os Corvos surgiram em 1998 e integravam atualmente Pedro Teixeira Silva (violino), Tiago Flores (violino), Luís Santos (viola d'arco), Cláudio Nunes (violoncelo), Pedro Silva (bateria) e Nuno Correia (baixo).

Têm vários álbuns editados, entre discos de versões e originais, entre o quais "Corvos visitam Xutos" (1999), "Post Scriptum" (2001), "Medo" (2010) e "Corvos convidam" (2015).» in http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-musico-claudio-nunes


Pedro Teixeira Silva & Cláudio Panta Nunes - "Otherside" - (Red Hot Chili Peppers)


Lenga Lenga - "Está Lá Fora Um Frio"


Pedro Teixeira da Silva e Cláudio Nunes - (Violino vs Cello)