09/07/16

Amarante Gatão - Permanecem por esclarecer as origens da igreja de Gatão, no entanto, uma tradição, por enquanto lendária e sistematicamente veiculada na historiografia, atribui a fundação do templo ao século IX, altura em que se verificou uma efectiva organização do território em torno do Douro, por iniciativa da monarquia asturiana.


(Coleção Fotoselo ROTEP, N.º 55, Igreja de Gatão, Amarante, Foto-Arte)




«Classificado como MN - Monumento Nacional

Decreto n.º 33 587, DG, I Série, n.º 63, de 27-03-1944. (ver Decreto)
Decreto n.º 30 838, DG, I Série, n.º 254, de 1-11-1940 (ver Decreto) (suspendeu o diploma anterior quanto aos imóveis que fossem propriedade particular, até que se cumprisse o disposto no art.º 25.º do Decreto n.º 20 985, DG, I Série, n.º 56, de 7-03-1932 (ver Decreto)) 
Decreto n.º 30 762, DG, I Série, n.º 225, de 26-09-1940 (ver Decreto) ZEP 
Portaria de 23-01-1951, publicada no DG, II Série, n.º 38, de 16-02-1951 (com ZNA) Zona "non aedificandi" 
Portaria de 23-01-1951, publicada no DG, II Série, n.º 38, de 16-02-1951 

Permanecem por esclarecer as origens da igreja de Gatão. Uma tradição, por enquanto lendária e sistematicamente veiculada na historiografia, atribui a fundação do templo ao século IX, altura em que se verificou uma efectiva organização do território em torno do Douro, por iniciativa da monarquia asturiana.

A parcela mais antiga que atualmente se conserva no conjunto - a capela-mor - data da época românica, de um momento não identificado que pode coincidir com os meados do século XIII, como pretende ALMEIDA, 2001, p.124. Apesar da relativa modéstia construtiva e do plano comum quadrangular, é uma peça de importância superior no contexto do Românico da região de Amarante. No exterior, as estreitas frestas contrastam com a elegância das arcadas cegas de volta perfeita, à maneira lombarda, que antecedem a cornija onde assenta o telhado, e que ALMEIDA, 2001, p.124, aproxima às de Roriz, fazendo antever uma directa influência das oficinas românicas da região de Guimarães na zona de Amarante. No lado Sul, há vestígios de adossamento de um alpendre, com certeza posterior à edificação românica.

É, todavia, no interior que a capela-mor revela a sua real importância. O arco triunfal é de volta perfeita de duas arquivoltas, sendo a exterior envolvida por cercadura enxaquetada, um dos motivos mais frequentes do nosso Românico. A suportar esta composição encontram-se duas atarracadas colunas encimadas por capitéis de decoração vegetalista que, segundo Xosé Lois GARCÍA, 1997, p.74, detêm inegável conteúdo alegórico, já que pretendem simbolizar o pão e o vinho, através do trigo e da videira. De acordo com o mesmo autor, esta representação directa da Eucaristia é a face visível de um "românico realista, libertado da sobrecarga que muitas vezes torna este estilo pouco decifrável".

Na transição para a Idade Moderna, a igreja foi profundamente alterada, senão arquitectonicamente, pelo menos ao nível dos elementos devocionais do seu interior. Grande parte das suas paredes foram cobertas por painéis de pintura mural, de que restam seis grandes conjuntos, que aguardam ainda um estudo monográfico que esclareça qual a sua importância no contexto da pintura mural nortenha das décadas finais da Idade Média. Em posição axial sobre o arco triunfal encontra-se a representação do Calvário, composição entendida como de influência bizantina (DGEMN, on-line), mas cuja posição estática e hierática das figuras é um valor comum na pintura mural da época. A ladear o arco triunfal, existem quatro painéis, compostos por outros tantos santos inseridos em nichos, como se de esculturas se tratassem. No interior da capela-mor, a parede fundeira é parcialmente ocupada por dois painéis, um com a representação de Santo António e outro com um passo da Paixão de Cristo (Cristo a caminho do Calvário), o que pressupõe que outros painéis tenham originalmente existido e que ilustrassem os derradeiros momentos da vida terrena do Salvador.

O corpo românico do templo foi substituído por outro durante a época moderna, mas, à excepção da galilé que antecede a igreja, a proporção medieval da nave dever-se-á ter mantido. No século XVII edificou-se o campanário, anexo à frontaria pelo lado Norte e composto por dois registos, sendo o inferior ocupado por arco de volta perfeita e o superior pelo campanário propriamente dito, de duas sineiras encimadas por cornija horizontal. No início da década de 50 do século XX a DGEMN procedeu a obras de restauro no monumento, reconstruindo-se, então, a parede Sul da nave e a fachada principal da galilé. Entre os trabalhos realizados, conta-se ainda a substituição de telhados e pavimentos. No cemitério anexo encontra-se o túmulo de Teixeira de Pascoaes, um dos amarantinos mais ilustres do século XX.


08/07/16

F.C. do Porto Equipa B - F.C. do Porto B 5 vs Brighton Sub 21 0 - Sérgio Ribeiro, Cláudio, Ruben Macedo, Galeno e Rui Moreira apontaram os golos do jogo-treino.



«“BÊS” BATEM SUB-21 DO BRIGHTON POR 5-0

Sérgio Ribeiro, Cláudio, Ruben Macedo, Galeno e Rui Moreira apontaram os golos do jogo-treino.

O FC Porto B bateu os Sub-21 do Brighton, cuja equipa milita na divisão dois da Premier League do escalão, por 5-0. No jogo disputado na manhã desta sexta-feira, no Estádio de Pedroso, os golos foram apontados por Sérgio Ribeiro (de livre direto), Cláudio e Ruben Macedo, na primeira parte, e Galeno e Rui Moreira (penálti), na segunda. 

Os Dragões alinharam de início com João Costa, Rodrigo, Verdasca, Palmer-Brown, Luís Mata, Tomás Podstawski, Sérgio Ribeiro, Graça, Rúben Macedo, Cláudio e Lamine. Alinharam ainda Mouhamed, Casimiro, Diogo Leite, Diogo Queirós, Rui Moreira, Rui Pires, Moreto, Fede Varela, Galeno, Rui Pedro, Chikhaoui, Xavier, João Cardoso e Mesquita. Ismael, Tomy Djim e Pité estão lesionados.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-fc-porto-b-brighton-sub-21-jogo-particular.aspx

Amarante Festa Amarantina 2016 - Cineclube de Amarante e Casa da Juventude promovem durante a Festa Amarantina, o Espaço de Garagem, com promessa de excelente cinema.


(9 de julho noite de cinema em Amarante, durante a Festa Amarantina)

Amarante Educação - Dois elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Posto Territorial de Amarante, realizaram uma ação de sensibilização sobre “Perigos da Internet, consumo de álcool e estupefacientes”, no Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP), da Cercimarante.



«Amarante: Cercimarante promove ação de sensibilização com a GNR

Dois elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Posto Territorial de Amarante, realizaram uma ação de sensibilização sobre “Perigos da Internet, consumo de álcool e estupefacientes”, no Centro de Formação e Reabilitação Profissional (CFRP), da Cercimarante. A sessão, no âmbito do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência (PcD), teve como plateia formandos, utentes e colaboradores, e também para um grupo de utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.).

Esta ação de sensibilização teve início com a visualização de um vídeo sobre a história/fundação da GNR. Foi, depois, apresentada a secção de Programas Especiais da GNR de Amarante, e foram partilhados os objetivos do PcD.

O assunto que se seguiu estava ligado à utilização da Internet e os perigos inerentes, mas também os cuidados a ter em conta para que a sua utilização seja segura.

O último tema abordado disse respeito à prevenção do uso de álcool e outras drogas. “A pertinência dos assuntos abordados, e a forma como o Cabo-chefe Coelho e o Cabo Ferreira conduziram esta ação de sensibilização, levaram a que o balanço desta iniciativa “fosse muito positivo”, disse a Cercimarante.» in http://www.averdade.com/2016/07/08/amarante-cercimarante-promove-acao-de-sensibilizacao-com-a-gnr/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

F.C. do Porto Ciclismo - Rafael Reis parte na frente do Troféu Joaquim Agostinho/39.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, após ter sido o mais rápido no prólogo disputado esta quinta-feira, em Turcifal, com oito quilómetros.



«RAFAEL REIS VENCEU PRÓLOGO DO TROFÉU J. AGOSTINHO

Gustavo Veloso foi segundo no percurso de oito quilómetros em Turcifal. Prova decorre até domingo.

Rafael Reis parte na frente do Troféu Joaquim Agostinho/39.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras, após ter sido o mais rápido no prólogo disputado esta quinta-feira, em Turcifal, com oito quilómetros. O ciclista do W52-FC Porto-Porto Canal concluiu o percurso em 10.19 minutos, menos 15 segundos do que o companheiro de equipa Gustavo Veloso (que veste a camisola roxa, da classificação geral do combinado) e 16 do que Rinaldo Nocentini, do Sporting-Tavira. Em termos coletivos, os Dragões também lideram, com menos 29 segundos do que os leões e 37 segundos do que a LA Alumínios/Antarte.

"Hoje fui 24 segundos mais rápido do que no mesmo percurso no ano passado. É um resultado muito importante, porque comprova a minha evolução e a regularidade. Mostra também que estou no bom caminho para o principal objetivo do ano, que é ajudar a equipa na Volta a Portugal", afirmou Rafael Reis.

O corredor de Palmela, vencedor da Volta à Bairrada e do Grande Prémio Jornal de Notícias, fez o percurso a uma média de 46,527 km/h e vai, esta sexta-feira, defender a liderança na primeira de três etapas do Troféu Joaquim Agostinho, que arranca na adega cooperativa de São Mamede da Ventosa, às 11h45, e termina no alto de Montejunto, numa distância de 179 quilómetros. A tirada tem no seu fim a única contagem de montanha do dia, de primeira categoria, após uma subida de 5,9 quilómetros, desde Pragança, com uma inclinação média de 7,4 por cento.

Classificação individual na etapa e geral individual

1.º - Rafael Reis (W52-FC Porto-Porto Canal), 10.19 minutos
2.º - Gustavo Veloso (W52-FC Porto-Porto Canal), a 15 segundos
3.º - Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 16 segundos
(...)
10.º - Raúl Alarcón (W52-FC Porto-Porto Canal), a 27 segundos
18.º - Samuel Caldeira (W52-FC Porto-Porto Canal), a 33 segundos
23.º - Ricardo Mestre (W52-FC Porto-Porto Canal), a 41 segundos
94.º - Juan Ignacio Pérez (W52-FC Porto-Porto Canal), a 1.36 minutos
107.º - Ángel Sánchez Rebollido (W52-FC Porto-Porto Canal), a 1.53 minutos

Geral por equipas

1.º - W52-FC Porto-Porto Canal, 31.39 minutos
2.º - Sporting-Tavira, a 29 segundos
3.º - LA Alumínios-Antarte, a 37 segundos.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-GP-Int-de-Torres-Vedras-Joaquim-Agostinho-prologo.aspx


Ciclismo: ​​Rafael Reis venceu prólogo do Troféu Joaquim Agostinho (07/07/16)

Cidade de Amarante - Localizada a apenas 60 km do Porto, a pequena cidade de Amarante chama atenção por suas construções históricas, tradições festivas e paisagens naturais.



«PORTUGAL: SE ENCANTE COM A PEQUENA CIDADE DE AMARANTE

Reza a lenda que o santo padroeiro da cidade é casamenteiro! Procurando casamento? Corre para lá!

A melhor época para se visitar Amarante é no mês de junho, quando acontecem as festividades em homenagem a São Gonçalo, o padroeiro da cidade

Localizada a apenas 60 km do Porto, a pequena cidade de Amarante chama atenção por suas construções históricas, tradições festivas e paisagens naturais. Uma das principais atrações da cidade é o Rio Tâmega, que nasce na Espanha e cruza Portugal, passando por Amarante até chegar ao famoso Rio Douro.

Se você estiver planejando conhecer Amarante, não pode deixar de perder um tempo no seu centro histórico, rico em construções do período Românico e da Idade Média. O Convento e Igreja de São Gonçalo, construídos no século 16, são as principais atrações do centro velho. Sem contar com a ponte, que também leva o mesmo nome do frade.

Dizem que este santo é casamenteiro! Se você acha que tá na ora de casar, basta tocar no túmulo de São Gonçalo que você conseguirá. Inclusive, a cidade organiza todo mês de junho uma festa em homenagem ao santo para que os rapazes da cidade procurem seu par!

Gostou da ideia de conhecê-la? Saiba, que não é preciso muito tempo! A cidade é pequena e as suas atrações são poucas. Dois dias é o suficiente! Quer saber um pouco mais sobre a cidade e suas atrações? Dá uma olhadinha na nossa galeria!» in http://www.pureviagem.com.br/noticia/portugal-se-encante-com-a-pequena-cidade-de-amarante_a20590/1

07/07/16

F.C. do Porto Taça Ibérica - A 7 de julho de 1935, o FC Porto venceu o Bétis e a primeira prova que opôs os campeões de Portugal e de Espanha.




«TRÊS GOLOS DE PINGA, UMA GOLEADA E A PRIMEIRA TAÇA IBÉRICA

A 7 de julho de 1935, o FC Porto venceu o Bétis e a primeira prova que opôs os campeões de Portugal e de Espanha.

O imortal FC Porto de Szabo acumulou registos impressionante através da bravura de equipas preparadas para atacar: O Real Bétis Balompié e outros campeões espanhóis acabaram vergados ao poder de linhas atacantes constantemente renovadas e com uma capacidade ímpar para marcar. Só Pinga fez três dos quatro golos da vitória na primeira edição da Taça Ibérica, disputada em 1935.

Historicamente, foi o FC Porto quem desbravou os caminhos de todas as principais competições regionais e nacionais. Desbravou-as e conquistou-as. Essa queda especialíssima para vencer todas as primeiras edições das provas prioritárias criadas em Portugal estendeu-se à Taça Ibérica, prova de referência em que a capacidade dinamizadora do FC Porto do século XX esteve sempre presente.

É com um orgulho natural que o FC Porto olha para a História e se revê vencedor do primeiro Campeonato de Portugal (1922), do primeiro Campeonato da I Liga (1935), do primeiro Campeonato Nacional da I Divisão (1939) e da primeira edição oficial da Supertaça (1980/81). E, ao alargar das fronteiras, da primeira edição da Taça Ibérica, a 7 de Julho de 1935.

A vocação para fazer história resume essa rara qualidade do FC Porto, capaz de se impor em qualquer circunstância, mesmo desconhecendo em rigor o real valor dos adversários, como era o caso do Real Bétis Balompié, o campeão espanhol que defrontou o campeão português na primeira edição da Taça Ibérica, sendo de notar que, por esses tempos, Espanha era vista como uma das maiores potências europeias e “sovava”, regularmente, a selecção portuguesa em goleadas que chegaram a atingir os 9-0…

Um dos grandes méritos do FC Porto ao longo de mais de um século de existência foi essa invulgar capacidade de rasgar fronteiras, como voltou a ficar provado no triunfo sobre o poderoso Bétis, com os temíveis goleadores Simon Lecue e Victorino Unamuno. O último transferiu-se, mais tarde, para o Atlético Aviación (hoje Atlético de Madrid), marcando golos atrás de golos no campeonato espanhol.

Mas o FC Porto de Szabo, o primeiro campeão da I Liga, já era uma equipa do mundo. Desde 1930, adquirira a boa prática de abater os melhores conjuntos europeus e mundiais e, na coleção particular de vítimas de primeira grandeza, estavam os campeões da Hungria, da Checoslováquia, da Áustria, ou o invencível Vasco da Gama de 1931.

Entre 1930, após a entrada de Pinga, e 1935, com a fusão do trio Waldemar-Pinga-Acácio, ninguém escapou ao poder de fogo deste trio infernal e a primeira edição da Taça Ibérica seria, com alguma naturalidade, marcada por mais uma poderosa demonstração de superioridade do FC Porto e, em particular, de Pinga, autor de três dos quatro golos que derrotaram o campeão espanhol.

Num Ameal superlotado de público e de autoridades civis, militares e consulares, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo fortuito, raro e feliz, de área a área, obtido por Pocas, médio transmontano em estreia absoluta. No reatamento, Pinga elevou rapidamente a marca para 3-0.

Um breve lapso de evasão, associado à qualidade da equipa espanhola, permitiu que Caballero e Unamuno, no espaço de apenas dois minutos, reduzissem para 3-2. Sentindo o perigo, Pinga sacou do seu inesgotável arsenal mais uma diabrura e bateu Urquiaga para estabelecer o 4-2 final, muito mais concordante com a realidade do jogo e, ainda assim, vagamente lisonjeiro para o Bétis.

Estava encontrado o primeiro campeão ibérico. Pena que a eclosão da Guerra Civil espanhola tenha congelado a prova e perturbado a realização dos campeonatos espanhóis, cujos vencedores não foram reconhecidos durante o período (1936-1939) em que o conflito não deu tréguas.

O facto de as autoridades desportivas espanholas não terem atribuído oficialmente o título nesses três anos impediu que se colasse ao jogo o rótulo formal de segunda Taça Ibérica. Mas que houve taça, lá isso houve… E mesmo sem Taça Ibérica oficial (só reatada em 1984), a tradição ainda se manteve por alguns anos.

O FC Porto era o alvo preferido dos campeões espanhóis e, além de derrotar várias vezes o orgulhoso Real Madrid nos anos 1940 e 1950, seria uma vez mais a primeira equipa portuguesa a bater, em Espanha, um campeão espanhol: o Valência, em Outubro de 1947.

Este Valência, que dominou a década de 1940 (três títulos e duas Taças do Rei) era um brutal ministério de atacantes comandado pelos imortais Edmundo Suárez e Epifanio Fernández, dupla de área que ganhou o apelido de “ataque eléctrico”, ainda assim incapaz de eletrocutar o FC Porto do argentino Eladio Vaschetto, também ele um colossal ex-avançado da escola do River Plate, com centenas de golos espalhados pelo Rive, pelo Colo-Colo (Chile) e pelo Puebla (México), três dos grandes sul-americanos do século XX.

FC Porto-Bétis, 4-2
Campo do Ameal, no Porto
7 de Julho de 1935 (15h00)
Assistência: 15.000 espectadores
Árbitro: José Pereira (Coimbra)

FC PORTO: Soares dos Reis; Avelino Martins, Jerónimo; Nova, Pocas, Carlos Pereira; Waldemar Mota, Pinga, António Santos, Carlos Nunes, Carlos Mesquita
Jogaram ainda: Álvaro Pereira, Raul e Castro 
Treinador: Joseph Szabo

BÉTIS: Urquiaga; Arego, Aêdo; Peral, Gomez, Lecue; Saro, Adolfo, Unamuno, Caballero, Valera.
Jogaram ainda: Timimi, Espinosa e Fernandez
Treinador: Joseph O’Connell

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Pocas, Pinga (3); Caballero e Unamuno

Quando Jerónimo pagou a viagem a Szabo
Nos oito excecionais primeiros anos em que comandou o FC Porto (1 Campeonato de Portugal, 1 Campeonato da I Liga, 7 Campeonatos do Porto), Szabo, médio internacional húngaro que foi jogador e treinador do FC Porto nos dois primeiros anos (1928 e 1929), viveu muitas vezes longe da família, já que a esposa preferia ter os filhos na Hungria. Mas, à altura, nem os mais reputados técnicos de então ganhavam o suficiente para se permitirem ao luxo de viagens regulares aos países de origem. Sem fundos para ir conhecer o último filho, que nascera seis meses antes em Budapeste, a prenda de Szabo pela conquista da Taça Ibérica foi o mais singelo acto de amizade: Jerónimo, defesa internacional portista gerado no seio de numa família de posses, pagou a viagem ao treinador em nome da equipa.

985 golos com Szabo no banco
O primeiro período de Joseph Szabo no FC Porto (1928 a 1935) foi o mais produtivo da história do FC Porto. Golo era o credo de Szabo e, nesses oito anos, a sua equipa marcou 509 golos! Uma barbaridade que se explica de forma objetiva: dispunha de atacantes como Pinga, Waldemar Mota, Acácio Mesquita, Norman Hall, Simplício, Balbino, Lopes Carneiro, Carlos Mesquita, Carlos Nunes e António Santos, jogadores com lugar em qualquer passeio da fama de qualquer grande clube mundial. Noventa anos depois, Szabo ainda é o treinador com mais golos na história do FC Porto: 985, em 306 jogos oficiais. Contabilizados os jogos particulares (790 golos), a conta atinge os 1775 golos. Brutal.

Este texto foi publicado na rubrica “Os Imortais” da edição de abril de 2014 da “Dragões”, a revista oficial do FC Porto que pode subscrever aqui.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/a_primeira_edicao_da_taca_iberica.aspx


Amarante Educação - A XII edição do Teatro de Rua da Cercimarante vai realizar-se no próximo dia 14 de julho, pelas 21h30, na Praça da República (Largo de São Gonçalo), em Amarante.



«Cercimarante vai realizar o XII Teatro de Rua a 14 de julho

A XII edição do Teatro de Rua da Cercimarante vai realizar-se no próximo dia 14 de julho, pelas 21h30, na Praça da República (Largo de São Gonçalo), em Amarante.

Segundo a Cercimarante, “esta é uma atividade que envolve cada vez mais participantes, e que atrai centenas de pessoas ao centro histórico da cidade de Amarante”.

A iniciativa vai englobar várias performances de dança, teatro e canto protagonizadas por clientes, formandos e colaboradores da Cercimarante, bem como por tutores/representantes legais/responsáveis dos clientes e formandos e pelos jovens voluntários da Casa da Juventude de Amarante.» in http://www.averdade.com/2016/07/06/cercimarante-vai-realizar-o-xii-teatro-de-rua-a-14-de-julho/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Amarante Aboadela - Fotoselo ROTEP N.º 63, Pelourinho de Ovelha, Amarante, Fotografia do Eng. Alvelos.






«Pelourinho de Ovelha do Marão ou de Aboadela

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público.

Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA

A antiga honra de Ovelha integrava a localidade medieval de Santa Maria de Bobadela, depois conhecida como Ovelha do Marão, ou Ovelhinha, hoje constituindo a freguesia de Aboadela. Foi uma das poucas beetrias do reino. Teve foral dado por D. Sancho I, em 1196, e foral novo de D. Manuel, em 1514. Conserva ainda um pelourinho, muito singelo, seguramente posterior à outorga de foral manuelino, ainda que de datação incerta.

O pelourinho levanta-se num pequeno largo da freguesia, sobre plataforma de quatro (ou cinco) degraus quadrangulares, toscamente aparelhados, que ficam abaixo da cota do caminho empedrado à beira do qual se situam. A coluna é composta por grossa base circular e fuste cilíndrico e liso. Este é rematado por capitel constituído por uma peça tronco-cilíndrica, encimada por ábaco em tabuleiro, formado por três molduras quadradas crescentes. No topo assenta uma pirâmide de secção quadrangular, de bom tamanho. A singeleza do conjunto não permite datação muito rigorosa, mas é provável que se trate de um pelourinho seiscentista.

Sílvia Leite» in http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73644

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4821

06/07/16

Freamunde - As festas de Freamunde – as Sebastianas – decorrem de 7 a 12 de julho e segundo a organização “esperam-se mais de 150 mil pessoas” durante os seis dias.


«Paços de Ferreira: Sebastianas de Freamunde começam amanhã

As festas de Freamunde – as Sebastianas – decorrem de 7 a 12 de julho e segundo a organização “esperam-se mais de 150 mil pessoas” durante os seis dias.

As festas são celebradas em honra de São Sebastião e têm mais de 120 anos de história. Inicialmente celebrava-se apenas a parte religiosa. Agora as Sebastianas são mais marcadas pela parte cultural e de animação.

O cartaz deste ano apresenta como destaques: The Legendary Tigerman, Resistência, Boss AC e Herman José, Carolina Torres (da SIC Radical), os Irmãos Makossa, White Haus, Riot (dos Buraka Som Sistema), Mundo Secreto, Karetus e Dj Vibe.

A parte mais tradicional da festa é marcada pela noite de bombos, a majestosa procissão, a marcha alegórica e o habitual fogo-de-artifício.» in http://www.averdade.com/2016/07/06/pacos-de-ferreira-sebastianas-de-freamunde-comecam-amanha/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

(Sebastianas 2016 Freamunde : Video Promocional)

(Sebastianas 2016 Freamunde : 1 Julho : Abertura : Semana Cultural)

(Sebastianas 2015 Freamunde | 3 a 14 Julho | Resumo Oficial | Official Aftermovie)


Seleção Nacional de Futebol: Portugal 2 vs País de Gales 0 - A Seleção Nacional venceu esta noite o País de Gales e apurou-se para a final do Euro2016, ficando à espera do vencedor do jogo França-Alemanha.



«Vitória de Portugal com vista para a final

A Seleção Nacional venceu esta noite o País de Gales, por 2-0, e apurou-se para a final do Euro2016, ficando à espera do vencedor do jogo França-Alemanha.

E ao sexto jogo neste Euro2016, Portugal somou esta noite a primeira vitória nos 90 minutos. Um triunfo (2-0) com um sabor muito especial, pois valeu o apuramento para a final do Campeonato da Europa, doze anos depois do sonho perdido do Euro2004. Os golos de Ronaldo e Nani fizeram a diferença em Lyon e levam agora Portugal para o jogo do título no Stade de France.

No encontro da meia-final, o selecionador nacional Fernando Santos não pode contar com Pepe a cem por cento e apostou por isso em Bruno Alves, fazendo também regressar Raphael Guerreiro ao onze inicial. Sem fados ou dramas da pressão do momento, a Seleção entrou melhor no jogo: com mais personalidade, confiança e dinâmica.

Os galeses, de Chris Coleman, cumpriam a sua estreia numa meia-final e pareciam acusar o nervosismo nos primeiros minutos. Todavia, o ascendente de Portugal era insuficiente para se traduzir em ocasiões claras de golo. Por outro lado, o País de Gales queria continuar a sonhar e a sua estrela, Gareth Bale, começou então a brilhar. Com uma série de arrancadas, desmarcações e remates, o extremo galês colocou Portugal em sentido e reequilibrou o jogo.

O aviso serviu a Portugal, que recuperou de imediato o controlo da partida. Ao impor maior segurança na gestão da posse da bola, a equipa das quinas ‘matou’ esse ímpeto galês. Porém, faltava alguma velocidade no último terço do terreno para fazer a diferença na organização defensiva do País de Gales. Ronaldo estava bem marcado, Nani não se conseguia soltar e apenas Renato Sanches e João Mário conseguiam aparecer a espaços no ataque.

Assim, o nulo chegou ao intervalo sem surpresas e com uma perspetiva muito cinzenta sobre a capacidade das duas equipas em fazer golos.

No entanto, Portugal regressou para a segunda parte com a acutilância e a eficácia que faltavam. Aos 50’, Portugal fez o 1-0, através de golo de cabeça de Cristiano Ronaldo, na sequência de um cruzamento de Raphael Guerreiro após um canto. Foi o terceiro golo do capitão da Seleção no torneio e o seu nono na história da prova, igualando assim Michel Platini no trono dos melhores marcadores de sempre. Um feito histórico do capitão de Portugal.

O mote estava dado e logo de seguida Nani seguiu o exemplo. Três minutos depois, Ronaldo tenta o remate de longe mas este é desviado de forma intencional e feliz por Nani para o 2-0. Os adeptos de Portugal explodiam de alegria nas bancadas e de Lyon começava a avistar-se a final de Paris.

Chris Coleman ainda tentou inverter o filme do jogo e fez quase de rajada três alterações para tentar reagir à desvantagem. Contudo, Portugal mostrou nesta fase grande maturidade e astúcia, convidando Gales a subir para então explorar o contra-ataque. E a verdade é que o terceiro golo da Seleção esteve mais perto de surgir do que o eventual tento dos galeses.

Fernando Santos optou então por gerir os jogadores e lançou André Gomes, Moutinho e Quaresma para os lugares de Renato Sanches, Adrien e Nani. A Seleção não se desuniu, resistiu às investidas galesas e assegurou um triunfo tão justo quanto inequívoco. Sem vestir o fato de gala, mas aprumando-se para a final de Paris. E o sonho do título europeu está agora a noventa minutos de distância para Portugal.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/07/06/cronica-do-portugal-pais-de-gales

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(Portugal 2 x 0 País de Gales - GOLS - EURO 2016)


(Portugal vs País de Gales - 2 - 0 - 06 07 2016 - Euro 2016 - Golos - Relato Antena 1)


(Portugal vs Wales 2-0 ~ All Goals & Extended Highlights | UEFA EURO FRANCE 2016)

F.C. do Porto Basquetebol - Jeff Xavier é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com os campeões nacionais um contrato válido por uma temporada, com outra de opção.



«JEFF XAVIER REFORÇA CAMPEÕES NACIONAIS

Base norte-americano, internacional por Cabo Verde, já venceu a LEB Ouro e foi o 2.º melhor marcador do Afrobasket 2015.

Jeff Xavier é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com os campeões nacionais um contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Jeffrey Nunes Xavier, de 30 anos, nasceu em Pawtucket, Rhode Island, nos EUA, mas, dada a sua ascendência cabo-verdiana, é internacional por esta seleção africana desde 2008. Depois de Sasa Borovnjak e Miguel Miranda, Jeff é o terceiro reforço do FC Porto, versão 2016/17.

O base, de 1,86m e 84kg, representou o CB Breogán na época passada, tendo sido eleito pelo site do Eurobasket para o cinco ideal da LEB Ouro, a segunda liga espanhola. Formado na Universidade de Providence, Jeff Xavier sagrou-se campeão da LEB Ouro por duas vezes, em 2013 e 2015, ao serviço do Burgos, clube que representou durante três temporadas. Com passagens por Espanha e Alemanha, chega ao Dragão com uma boa dose de experiência acumulada.

Jogador de excelentes recursos técnicos, Jeff Xavier pode atuar como primeiro ou segundo base e assume-se como um grande marcador de pontos, mas também sabe assistir os companheiros e intromete-se na luta dos ressaltos. No Afrobasket 2015, Jeff Xavier foi o melhor de Cabo Verde, terminando a competição com uma média de 19,6 pontos por jogo, apenas atrás do senegalês Gorgui Dieng (22,8), que joga na NBA.

Fotos: Fiba.com» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Jeff-Xavier-reforca-campeoes-nacionais.aspx

Amarante Música - O festival MIMO, que se realiza há 13 anos no Brasil, chega a Amarante entre os dias 15 e 17 de julho, com a promessa de um cartaz de luxo com mais de 30 atividades.



«Festival MIMO leva música, cinema e poesia a Amarante

O festival MIMO, que se realiza há 13 anos no Brasil, chega a Amarante entre os dias 15 e 17 de julho, com a promessa de um cartaz de luxo com mais de 30 atividades.

Música, cinema, poesia, workshops e fóruns de ideias. São estas as áreas que abrangem o MIMO, cujo conceito pretende promover o respeito pelas diferentes culturas e os bens histórico-culturais das cidades que o recebem.

Pela primeira vez em Portugal, o MIMO Festival leva a Amarante uma programação musical que conta com o encontro entre duas figuras do jazz: Pat Metheny, guitarrista vencedor de 20 Grammys, e e Ron Carter, um dos contrabaixistas mais respeitados da história.

O brasileiro e ás do bandolim de 10 cordas Hamilton de Holanda apresenta o Baile do Almeidinha, com os convidados Miguel Araújo, Silvia Perez Cruz e Mário Lúcio Sousa.

Também a dar música aos espetadores, vão estar presentes Tom Zé, Egberto Gismonti, Vieux Farka Touré, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida, entre outros.

Na área do cinema, o Mimo vai apresentar, no Cinema Teixeira de Pascoaes, uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé, os melhores filmes dos últimos anos apresentados no MIMO Brasil e uma seleção de produções inéditas dedicadas a Portugal e a França.

O Centro Cultural de Amarante vai ser palco da Etapa Educativa, que oferece o encontro entre os músicos do MIMO com jovens profissionais e estudantes de música, através de workshops, masterclasses e oficinas. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente na página do MIMO.

Já o Fórum de Ideias tem como objetivo promover o debate, a reflexão e a troca de conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte.

Por fim, o Pátio de São Gonçalo é o espaço escolhido para a Chuva de Poesia, onde centenas de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos vão ser lançados.

Amarante representa a primeira internacionalização de um dos principais festivais culturais no Brasil.

As igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes vão receber a programação do festival, cuja entrada é gratuita.» in http://www.jn.pt/cultura/interior/festival-mimo-traz-musica-cinema-e-poesia-a-amarante-5266886.html#ixzz4Dd9XCxyz 

Arte Pintura - A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.




«Campanha para colocar Sequeira no lugar certo ultrapassa todas as expectativas

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos” irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada a 14 de Julho.

A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.

Iniciada a 27 de Outubro do ano passado, a primeira campanha do género realizada por um museu nacional tinha como objetivo reunir 600 mil euros. Como o montante superou o valor, o excedente, diz esta quarta-feira o MNAA em comunicado, será utilizado na aquisição de outra obra de arte, de valor cultural correspondente.

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada na próxima semana, a 14 de Julho.

Lançada no ano passado, a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Quem comprou?

Para a campanha - que terminava no próximo sábado - contribuíram milhares de pessoas, desde muitos cidadãos anónimos a personalidades públicas como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o novo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e entidades privadas e públicas, a mais recente, da Fundação da Casa de Bragança, com 35 mil euros. Uma das contribuições que o museu considerou ter dado "grande impulso" à campanha foi a da Fundação Aga Khan, de 200 mil euros, a maior doação registada.

De acordo com o site da campanha, contribuíram, entre outros, a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitetos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, a associação AGIC de guias e intérpretes, algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de sectores que vão da hotelaria à produção audiovisual, passando pelos equipamentos médicos e instalações elétricas.

Em Janeiro deste ano, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em Dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o classicismo e o romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou vários prémios académicos.» in http://rr.sapo.pt/noticia/58411/campanha_para_colocar_sequeira_no_lugar_certo_ultrapassa_todas_as_expectativas?utm_source=rss 


("ADORAÇÃO DOS MAGOS" de Domingos Sequeira)