07/07/16

F.C. do Porto Taça Ibérica - A 7 de julho de 1935, o FC Porto venceu o Bétis e a primeira prova que opôs os campeões de Portugal e de Espanha.




«TRÊS GOLOS DE PINGA, UMA GOLEADA E A PRIMEIRA TAÇA IBÉRICA

A 7 de julho de 1935, o FC Porto venceu o Bétis e a primeira prova que opôs os campeões de Portugal e de Espanha.

O imortal FC Porto de Szabo acumulou registos impressionante através da bravura de equipas preparadas para atacar: O Real Bétis Balompié e outros campeões espanhóis acabaram vergados ao poder de linhas atacantes constantemente renovadas e com uma capacidade ímpar para marcar. Só Pinga fez três dos quatro golos da vitória na primeira edição da Taça Ibérica, disputada em 1935.

Historicamente, foi o FC Porto quem desbravou os caminhos de todas as principais competições regionais e nacionais. Desbravou-as e conquistou-as. Essa queda especialíssima para vencer todas as primeiras edições das provas prioritárias criadas em Portugal estendeu-se à Taça Ibérica, prova de referência em que a capacidade dinamizadora do FC Porto do século XX esteve sempre presente.

É com um orgulho natural que o FC Porto olha para a História e se revê vencedor do primeiro Campeonato de Portugal (1922), do primeiro Campeonato da I Liga (1935), do primeiro Campeonato Nacional da I Divisão (1939) e da primeira edição oficial da Supertaça (1980/81). E, ao alargar das fronteiras, da primeira edição da Taça Ibérica, a 7 de Julho de 1935.

A vocação para fazer história resume essa rara qualidade do FC Porto, capaz de se impor em qualquer circunstância, mesmo desconhecendo em rigor o real valor dos adversários, como era o caso do Real Bétis Balompié, o campeão espanhol que defrontou o campeão português na primeira edição da Taça Ibérica, sendo de notar que, por esses tempos, Espanha era vista como uma das maiores potências europeias e “sovava”, regularmente, a selecção portuguesa em goleadas que chegaram a atingir os 9-0…

Um dos grandes méritos do FC Porto ao longo de mais de um século de existência foi essa invulgar capacidade de rasgar fronteiras, como voltou a ficar provado no triunfo sobre o poderoso Bétis, com os temíveis goleadores Simon Lecue e Victorino Unamuno. O último transferiu-se, mais tarde, para o Atlético Aviación (hoje Atlético de Madrid), marcando golos atrás de golos no campeonato espanhol.

Mas o FC Porto de Szabo, o primeiro campeão da I Liga, já era uma equipa do mundo. Desde 1930, adquirira a boa prática de abater os melhores conjuntos europeus e mundiais e, na coleção particular de vítimas de primeira grandeza, estavam os campeões da Hungria, da Checoslováquia, da Áustria, ou o invencível Vasco da Gama de 1931.

Entre 1930, após a entrada de Pinga, e 1935, com a fusão do trio Waldemar-Pinga-Acácio, ninguém escapou ao poder de fogo deste trio infernal e a primeira edição da Taça Ibérica seria, com alguma naturalidade, marcada por mais uma poderosa demonstração de superioridade do FC Porto e, em particular, de Pinga, autor de três dos quatro golos que derrotaram o campeão espanhol.

Num Ameal superlotado de público e de autoridades civis, militares e consulares, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo fortuito, raro e feliz, de área a área, obtido por Pocas, médio transmontano em estreia absoluta. No reatamento, Pinga elevou rapidamente a marca para 3-0.

Um breve lapso de evasão, associado à qualidade da equipa espanhola, permitiu que Caballero e Unamuno, no espaço de apenas dois minutos, reduzissem para 3-2. Sentindo o perigo, Pinga sacou do seu inesgotável arsenal mais uma diabrura e bateu Urquiaga para estabelecer o 4-2 final, muito mais concordante com a realidade do jogo e, ainda assim, vagamente lisonjeiro para o Bétis.

Estava encontrado o primeiro campeão ibérico. Pena que a eclosão da Guerra Civil espanhola tenha congelado a prova e perturbado a realização dos campeonatos espanhóis, cujos vencedores não foram reconhecidos durante o período (1936-1939) em que o conflito não deu tréguas.

O facto de as autoridades desportivas espanholas não terem atribuído oficialmente o título nesses três anos impediu que se colasse ao jogo o rótulo formal de segunda Taça Ibérica. Mas que houve taça, lá isso houve… E mesmo sem Taça Ibérica oficial (só reatada em 1984), a tradição ainda se manteve por alguns anos.

O FC Porto era o alvo preferido dos campeões espanhóis e, além de derrotar várias vezes o orgulhoso Real Madrid nos anos 1940 e 1950, seria uma vez mais a primeira equipa portuguesa a bater, em Espanha, um campeão espanhol: o Valência, em Outubro de 1947.

Este Valência, que dominou a década de 1940 (três títulos e duas Taças do Rei) era um brutal ministério de atacantes comandado pelos imortais Edmundo Suárez e Epifanio Fernández, dupla de área que ganhou o apelido de “ataque eléctrico”, ainda assim incapaz de eletrocutar o FC Porto do argentino Eladio Vaschetto, também ele um colossal ex-avançado da escola do River Plate, com centenas de golos espalhados pelo Rive, pelo Colo-Colo (Chile) e pelo Puebla (México), três dos grandes sul-americanos do século XX.

FC Porto-Bétis, 4-2
Campo do Ameal, no Porto
7 de Julho de 1935 (15h00)
Assistência: 15.000 espectadores
Árbitro: José Pereira (Coimbra)

FC PORTO: Soares dos Reis; Avelino Martins, Jerónimo; Nova, Pocas, Carlos Pereira; Waldemar Mota, Pinga, António Santos, Carlos Nunes, Carlos Mesquita
Jogaram ainda: Álvaro Pereira, Raul e Castro 
Treinador: Joseph Szabo

BÉTIS: Urquiaga; Arego, Aêdo; Peral, Gomez, Lecue; Saro, Adolfo, Unamuno, Caballero, Valera.
Jogaram ainda: Timimi, Espinosa e Fernandez
Treinador: Joseph O’Connell

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Pocas, Pinga (3); Caballero e Unamuno

Quando Jerónimo pagou a viagem a Szabo
Nos oito excecionais primeiros anos em que comandou o FC Porto (1 Campeonato de Portugal, 1 Campeonato da I Liga, 7 Campeonatos do Porto), Szabo, médio internacional húngaro que foi jogador e treinador do FC Porto nos dois primeiros anos (1928 e 1929), viveu muitas vezes longe da família, já que a esposa preferia ter os filhos na Hungria. Mas, à altura, nem os mais reputados técnicos de então ganhavam o suficiente para se permitirem ao luxo de viagens regulares aos países de origem. Sem fundos para ir conhecer o último filho, que nascera seis meses antes em Budapeste, a prenda de Szabo pela conquista da Taça Ibérica foi o mais singelo acto de amizade: Jerónimo, defesa internacional portista gerado no seio de numa família de posses, pagou a viagem ao treinador em nome da equipa.

985 golos com Szabo no banco
O primeiro período de Joseph Szabo no FC Porto (1928 a 1935) foi o mais produtivo da história do FC Porto. Golo era o credo de Szabo e, nesses oito anos, a sua equipa marcou 509 golos! Uma barbaridade que se explica de forma objetiva: dispunha de atacantes como Pinga, Waldemar Mota, Acácio Mesquita, Norman Hall, Simplício, Balbino, Lopes Carneiro, Carlos Mesquita, Carlos Nunes e António Santos, jogadores com lugar em qualquer passeio da fama de qualquer grande clube mundial. Noventa anos depois, Szabo ainda é o treinador com mais golos na história do FC Porto: 985, em 306 jogos oficiais. Contabilizados os jogos particulares (790 golos), a conta atinge os 1775 golos. Brutal.

Este texto foi publicado na rubrica “Os Imortais” da edição de abril de 2014 da “Dragões”, a revista oficial do FC Porto que pode subscrever aqui.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/a_primeira_edicao_da_taca_iberica.aspx


Amarante Educação - A XII edição do Teatro de Rua da Cercimarante vai realizar-se no próximo dia 14 de julho, pelas 21h30, na Praça da República (Largo de São Gonçalo), em Amarante.



«Cercimarante vai realizar o XII Teatro de Rua a 14 de julho

A XII edição do Teatro de Rua da Cercimarante vai realizar-se no próximo dia 14 de julho, pelas 21h30, na Praça da República (Largo de São Gonçalo), em Amarante.

Segundo a Cercimarante, “esta é uma atividade que envolve cada vez mais participantes, e que atrai centenas de pessoas ao centro histórico da cidade de Amarante”.

A iniciativa vai englobar várias performances de dança, teatro e canto protagonizadas por clientes, formandos e colaboradores da Cercimarante, bem como por tutores/representantes legais/responsáveis dos clientes e formandos e pelos jovens voluntários da Casa da Juventude de Amarante.» in http://www.averdade.com/2016/07/06/cercimarante-vai-realizar-o-xii-teatro-de-rua-a-14-de-julho/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

Amarante Aboadela - Fotoselo ROTEP N.º 63, Pelourinho de Ovelha, Amarante, Fotografia do Eng. Alvelos.






«Pelourinho de Ovelha do Marão ou de Aboadela

Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público.

Decreto n.º 23 122, DG, I Série, n.º 231, de 11-10-1933 (ver Decreto) Ver inventário elaborado pela ANBA

A antiga honra de Ovelha integrava a localidade medieval de Santa Maria de Bobadela, depois conhecida como Ovelha do Marão, ou Ovelhinha, hoje constituindo a freguesia de Aboadela. Foi uma das poucas beetrias do reino. Teve foral dado por D. Sancho I, em 1196, e foral novo de D. Manuel, em 1514. Conserva ainda um pelourinho, muito singelo, seguramente posterior à outorga de foral manuelino, ainda que de datação incerta.

O pelourinho levanta-se num pequeno largo da freguesia, sobre plataforma de quatro (ou cinco) degraus quadrangulares, toscamente aparelhados, que ficam abaixo da cota do caminho empedrado à beira do qual se situam. A coluna é composta por grossa base circular e fuste cilíndrico e liso. Este é rematado por capitel constituído por uma peça tronco-cilíndrica, encimada por ábaco em tabuleiro, formado por três molduras quadradas crescentes. No topo assenta uma pirâmide de secção quadrangular, de bom tamanho. A singeleza do conjunto não permite datação muito rigorosa, mas é provável que se trate de um pelourinho seiscentista.

Sílvia Leite» in http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73644

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4821

06/07/16

Freamunde - As festas de Freamunde – as Sebastianas – decorrem de 7 a 12 de julho e segundo a organização “esperam-se mais de 150 mil pessoas” durante os seis dias.


«Paços de Ferreira: Sebastianas de Freamunde começam amanhã

As festas de Freamunde – as Sebastianas – decorrem de 7 a 12 de julho e segundo a organização “esperam-se mais de 150 mil pessoas” durante os seis dias.

As festas são celebradas em honra de São Sebastião e têm mais de 120 anos de história. Inicialmente celebrava-se apenas a parte religiosa. Agora as Sebastianas são mais marcadas pela parte cultural e de animação.

O cartaz deste ano apresenta como destaques: The Legendary Tigerman, Resistência, Boss AC e Herman José, Carolina Torres (da SIC Radical), os Irmãos Makossa, White Haus, Riot (dos Buraka Som Sistema), Mundo Secreto, Karetus e Dj Vibe.

A parte mais tradicional da festa é marcada pela noite de bombos, a majestosa procissão, a marcha alegórica e o habitual fogo-de-artifício.» in http://www.averdade.com/2016/07/06/pacos-de-ferreira-sebastianas-de-freamunde-comecam-amanha/?utm_source=e-goi&utm_medium=email&utm_term=Newsletter+A+VERDADE&utm_campaign=Newsletter+A+VERDADE

(Sebastianas 2016 Freamunde : Video Promocional)

(Sebastianas 2016 Freamunde : 1 Julho : Abertura : Semana Cultural)

(Sebastianas 2015 Freamunde | 3 a 14 Julho | Resumo Oficial | Official Aftermovie)


Seleção Nacional de Futebol: Portugal 2 vs País de Gales 0 - A Seleção Nacional venceu esta noite o País de Gales e apurou-se para a final do Euro2016, ficando à espera do vencedor do jogo França-Alemanha.



«Vitória de Portugal com vista para a final

A Seleção Nacional venceu esta noite o País de Gales, por 2-0, e apurou-se para a final do Euro2016, ficando à espera do vencedor do jogo França-Alemanha.

E ao sexto jogo neste Euro2016, Portugal somou esta noite a primeira vitória nos 90 minutos. Um triunfo (2-0) com um sabor muito especial, pois valeu o apuramento para a final do Campeonato da Europa, doze anos depois do sonho perdido do Euro2004. Os golos de Ronaldo e Nani fizeram a diferença em Lyon e levam agora Portugal para o jogo do título no Stade de France.

No encontro da meia-final, o selecionador nacional Fernando Santos não pode contar com Pepe a cem por cento e apostou por isso em Bruno Alves, fazendo também regressar Raphael Guerreiro ao onze inicial. Sem fados ou dramas da pressão do momento, a Seleção entrou melhor no jogo: com mais personalidade, confiança e dinâmica.

Os galeses, de Chris Coleman, cumpriam a sua estreia numa meia-final e pareciam acusar o nervosismo nos primeiros minutos. Todavia, o ascendente de Portugal era insuficiente para se traduzir em ocasiões claras de golo. Por outro lado, o País de Gales queria continuar a sonhar e a sua estrela, Gareth Bale, começou então a brilhar. Com uma série de arrancadas, desmarcações e remates, o extremo galês colocou Portugal em sentido e reequilibrou o jogo.

O aviso serviu a Portugal, que recuperou de imediato o controlo da partida. Ao impor maior segurança na gestão da posse da bola, a equipa das quinas ‘matou’ esse ímpeto galês. Porém, faltava alguma velocidade no último terço do terreno para fazer a diferença na organização defensiva do País de Gales. Ronaldo estava bem marcado, Nani não se conseguia soltar e apenas Renato Sanches e João Mário conseguiam aparecer a espaços no ataque.

Assim, o nulo chegou ao intervalo sem surpresas e com uma perspetiva muito cinzenta sobre a capacidade das duas equipas em fazer golos.

No entanto, Portugal regressou para a segunda parte com a acutilância e a eficácia que faltavam. Aos 50’, Portugal fez o 1-0, através de golo de cabeça de Cristiano Ronaldo, na sequência de um cruzamento de Raphael Guerreiro após um canto. Foi o terceiro golo do capitão da Seleção no torneio e o seu nono na história da prova, igualando assim Michel Platini no trono dos melhores marcadores de sempre. Um feito histórico do capitão de Portugal.

O mote estava dado e logo de seguida Nani seguiu o exemplo. Três minutos depois, Ronaldo tenta o remate de longe mas este é desviado de forma intencional e feliz por Nani para o 2-0. Os adeptos de Portugal explodiam de alegria nas bancadas e de Lyon começava a avistar-se a final de Paris.

Chris Coleman ainda tentou inverter o filme do jogo e fez quase de rajada três alterações para tentar reagir à desvantagem. Contudo, Portugal mostrou nesta fase grande maturidade e astúcia, convidando Gales a subir para então explorar o contra-ataque. E a verdade é que o terceiro golo da Seleção esteve mais perto de surgir do que o eventual tento dos galeses.

Fernando Santos optou então por gerir os jogadores e lançou André Gomes, Moutinho e Quaresma para os lugares de Renato Sanches, Adrien e Nani. A Seleção não se desuniu, resistiu às investidas galesas e assegurou um triunfo tão justo quanto inequívoco. Sem vestir o fato de gala, mas aprumando-se para a final de Paris. E o sonho do título europeu está agora a noventa minutos de distância para Portugal.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/07/06/cronica-do-portugal-pais-de-gales

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(Portugal 2 x 0 País de Gales - GOLS - EURO 2016)


(Portugal vs País de Gales - 2 - 0 - 06 07 2016 - Euro 2016 - Golos - Relato Antena 1)


(Portugal vs Wales 2-0 ~ All Goals & Extended Highlights | UEFA EURO FRANCE 2016)

F.C. do Porto Basquetebol - Jeff Xavier é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com os campeões nacionais um contrato válido por uma temporada, com outra de opção.



«JEFF XAVIER REFORÇA CAMPEÕES NACIONAIS

Base norte-americano, internacional por Cabo Verde, já venceu a LEB Ouro e foi o 2.º melhor marcador do Afrobasket 2015.

Jeff Xavier é o mais recente reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, tendo assinado com os campeões nacionais um contrato válido por uma temporada, com outra de opção. Jeffrey Nunes Xavier, de 30 anos, nasceu em Pawtucket, Rhode Island, nos EUA, mas, dada a sua ascendência cabo-verdiana, é internacional por esta seleção africana desde 2008. Depois de Sasa Borovnjak e Miguel Miranda, Jeff é o terceiro reforço do FC Porto, versão 2016/17.

O base, de 1,86m e 84kg, representou o CB Breogán na época passada, tendo sido eleito pelo site do Eurobasket para o cinco ideal da LEB Ouro, a segunda liga espanhola. Formado na Universidade de Providence, Jeff Xavier sagrou-se campeão da LEB Ouro por duas vezes, em 2013 e 2015, ao serviço do Burgos, clube que representou durante três temporadas. Com passagens por Espanha e Alemanha, chega ao Dragão com uma boa dose de experiência acumulada.

Jogador de excelentes recursos técnicos, Jeff Xavier pode atuar como primeiro ou segundo base e assume-se como um grande marcador de pontos, mas também sabe assistir os companheiros e intromete-se na luta dos ressaltos. No Afrobasket 2015, Jeff Xavier foi o melhor de Cabo Verde, terminando a competição com uma média de 19,6 pontos por jogo, apenas atrás do senegalês Gorgui Dieng (22,8), que joga na NBA.

Fotos: Fiba.com» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Jeff-Xavier-reforca-campeoes-nacionais.aspx

Amarante Música - O festival MIMO, que se realiza há 13 anos no Brasil, chega a Amarante entre os dias 15 e 17 de julho, com a promessa de um cartaz de luxo com mais de 30 atividades.



«Festival MIMO leva música, cinema e poesia a Amarante

O festival MIMO, que se realiza há 13 anos no Brasil, chega a Amarante entre os dias 15 e 17 de julho, com a promessa de um cartaz de luxo com mais de 30 atividades.

Música, cinema, poesia, workshops e fóruns de ideias. São estas as áreas que abrangem o MIMO, cujo conceito pretende promover o respeito pelas diferentes culturas e os bens histórico-culturais das cidades que o recebem.

Pela primeira vez em Portugal, o MIMO Festival leva a Amarante uma programação musical que conta com o encontro entre duas figuras do jazz: Pat Metheny, guitarrista vencedor de 20 Grammys, e e Ron Carter, um dos contrabaixistas mais respeitados da história.

O brasileiro e ás do bandolim de 10 cordas Hamilton de Holanda apresenta o Baile do Almeidinha, com os convidados Miguel Araújo, Silvia Perez Cruz e Mário Lúcio Sousa.

Também a dar música aos espetadores, vão estar presentes Tom Zé, Egberto Gismonti, Vieux Farka Touré, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida, entre outros.

Na área do cinema, o Mimo vai apresentar, no Cinema Teixeira de Pascoaes, uma mostra especial de homenagem aos 80 anos do artista brasileiro Tom Zé, os melhores filmes dos últimos anos apresentados no MIMO Brasil e uma seleção de produções inéditas dedicadas a Portugal e a França.

O Centro Cultural de Amarante vai ser palco da Etapa Educativa, que oferece o encontro entre os músicos do MIMO com jovens profissionais e estudantes de música, através de workshops, masterclasses e oficinas. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente na página do MIMO.

Já o Fórum de Ideias tem como objetivo promover o debate, a reflexão e a troca de conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de se fazer e pensar a arte.

Por fim, o Pátio de São Gonçalo é o espaço escolhido para a Chuva de Poesia, onde centenas de poemas impressos em pedaços de papéis coloridos vão ser lançados.

Amarante representa a primeira internacionalização de um dos principais festivais culturais no Brasil.

As igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes vão receber a programação do festival, cuja entrada é gratuita.» in http://www.jn.pt/cultura/interior/festival-mimo-traz-musica-cinema-e-poesia-a-amarante-5266886.html#ixzz4Dd9XCxyz 

Arte Pintura - A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.




«Campanha para colocar Sequeira no lugar certo ultrapassa todas as expectativas

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos” irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada a 14 de Julho.

A campanha do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) para angariar verbas para a aquisição do quadro “A Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira” atingiu o valor de 745 623,40 €, ultrapassando todas as expectativas.

Iniciada a 27 de Outubro do ano passado, a primeira campanha do género realizada por um museu nacional tinha como objetivo reunir 600 mil euros. Como o montante superou o valor, o excedente, diz esta quarta-feira o MNAA em comunicado, será utilizado na aquisição de outra obra de arte, de valor cultural correspondente.

Em fase final de restauro, a obra “A Adoração dos Magos irá integrar a nova galeria de Pintura e Escultura Portuguesa do museu, inaugurada na próxima semana, a 14 de Julho.

Lançada no ano passado, a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo" tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Quem comprou?

Para a campanha - que terminava no próximo sábado - contribuíram milhares de pessoas, desde muitos cidadãos anónimos a personalidades públicas como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o novo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e entidades privadas e públicas, a mais recente, da Fundação da Casa de Bragança, com 35 mil euros. Uma das contribuições que o museu considerou ter dado "grande impulso" à campanha foi a da Fundação Aga Khan, de 200 mil euros, a maior doação registada.

De acordo com o site da campanha, contribuíram, entre outros, a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitetos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, a associação AGIC de guias e intérpretes, algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de sectores que vão da hotelaria à produção audiovisual, passando pelos equipamentos médicos e instalações elétricas.

Em Janeiro deste ano, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em Dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o classicismo e o romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou vários prémios académicos.» in http://rr.sapo.pt/noticia/58411/campanha_para_colocar_sequeira_no_lugar_certo_ultrapassa_todas_as_expectativas?utm_source=rss 


("ADORAÇÃO DOS MAGOS" de Domingos Sequeira)


05/07/16

Amarante Feira à Moda Antiga - Durante três dias Amarante reviveu os hábitos e costumes dos anos trinta. Cem comerciantes recriaram na zona baixa da cidade uma feira à moda antiga.



«100 feirantes 'transportaram' Amarante para o antigamente

Durante três dias Amarante reviveu os hábitos e costumes dos anos trinta. Cem comerciantes recriaram na zona baixa da cidade uma feira à moda antiga.» in http://portocanal.sapo.pt/noticia/95878

http://videos.sapo.pt/2mAkzp0uknFdfOzGDnMY



(Amarante Feira à Moda Antiga)


Amarante Literatura - A Mãe do Poeta Teixeira de Pascoaes, Carlota Guedes Monteiro de Carvalho, que nasceu na casa do Outeiro, perto da velha igreja de São João de Gatão e da Casa de Pascoaes.



«Era pequenina e amorosa. Toda doçura. Muito inteligente e viva, senhora de surpreendente energia, tinha sido muito bonita.

Foi ela quem restaurou a Casa de Pascoaes, em 1916. Dividiu dois velhos salões em quartos de cama, separados por um longo corredor, para haver lugar para todos os filhos e para alguns hóspedes, porque gostava imenso de receber.

Um dia, quando supervisionava as obras, caiu-lhe uma tábua na cabeça. Fez um golpe longo e profundo. Não vacilou. Dirigiu-se pelo pé até ao quarto e esperou calmamente a chegada do médico e amigo da família, Dr. Pedro Macedo. Ele ficou preocupado. Disse que não podia coser o golpe sem anestesia, mas não tinha anestesia. Para ir buscá-la era preciso percorrer três quilómetros até Amarante e outros três para voltar, num carro de cavalos. A ferida continuava a sangrar.

Minha Avó exigiu: «Cosa assim mesmo.»

O médico obedeceu porque o tom era imperativo. E ela aguentou tudo, firmemente, sem um gemido!» in Fotobiografia de "Na sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

Espaço - A sonda espacial Juno conseguiu nesta terça-feira entrar em órbita de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, completando com sucesso o instante mais perigoso da missão.




«Sonda Juno entrou em órbita de Júpiter
NICOLAU FERREIRA 05/07/2016

Missão da NASA ultrapassou mais uma etapa.

A sonda espacial Juno conseguiu nesta terça-feira entrar em órbita de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, completando com sucesso o instante mais perigoso da missão. Ao fim de cinco anos de viagem espacial, a sonda da agência espacial norte-americana NASA vai agora recolher informações sobre várias características de Júpiter, como a atmosfera, a composição interior e a magnetosfera, numa missão que custa cerca de 990 milhões de euros.

“Estamos lá! Estamos em órbita! Conquistámos Júpiter”, disse Scott Bolton, coordenador da missão, do Instituto de Investigação do Sudoeste, em San Antonio, no Texas, citado pela agência Reuters. “Agora começa a parte divertida.”

Eram 20h53 de segunda-feira na Califórnia (4h53, madrugada de terça-feira em Lisboa) quando a sala de controlo da missão no Laboratório de Propulsão a Jacto (JPL, sigla em inglês), da NASA, recebeu o sinal enviado pela Juno, provocando uma onda de aplausos dos cientistas que acompanhavam a missão.

“O Dia da Independência é sempre algo que se deve celebrar, mas hoje, podemos juntar ao aniversário dos Estados Unidos outra razão para dar vivas – a Juno chegou a Júpiter”, disse Charlie Bolden, administrador da NASA, referindo-se ao dia 4 de Julho.

A sonda tinha de estar no local correcto para activar o seu motor principal e mantê-lo ligado durante 35 minutos, de modo a diminuir a sua velocidade, o que permitiu que fosse capturada numa órbita à volta de Júpiter, explica a NASA num comunicado. Se houvesse alguma falha neste movimento, a sonda falharia o planeta, e seria o fim da missão.

“A inserção na órbita de Júpiter foi um grande passo e o maior desafio que ainda faltava ultrapassar no nosso plano”, disse Rick Nybakken, um dos responsáveis da missão do JPL, explicando que os instrumentos funcionaram na perfeição. Mas a fase científica não vai começar já. “Há outros passos que têm de ocorrer antes de a equipa de ciência poder receber nas mãos a missão que tanto deseja”, acrescentou, citado em comunicado da NASA.

Nos próximos meses, vão ser feitos os últimos testes aos subsistemas da sonda, além das calibrações aos oito instrumentos científicos e a uma câmara. Ainda assim, as primeiras imagens de Júpiter vão ser obtidas já a 17 de Agosto, avança a Reuters, e os instrumentos científicos poderão começar a fazer ciência antes do esperado.

“A fase oficial de recolha científica inicia-se em Outubro, mas encontrámos uma forma de recolher informação muito antes”, revelou Scott Bolton, no comunicado da NASA. Depois, vão iniciar-se as 33 órbitas científicas. A missão irá durar 20 meses e acabará com a Juno a despedir-se de nós, mergulhando na atmosfera de Júpiter.

Depois da Pioneer 10, Júpiter foi visitado pela Pioneer 11, em 1974, pelas duas sondas Voyager, em 1979, a sonda Ulisses, em 1992, a sonda Galileu, que chegou ao planeta em 1995 e até 2003 esteve a estudar o gigante e as suas luas, a Cassini-Huygens, em 2000, e, mais recentemente, a New Horizons, que fez um voo de três meses junto de Júpiter, em 2007, antes de seguir para Plutão. Por isso, depois da Galileu, a Juno é o segundo aparelho exclusivamente destinado a perscrutar este gigante.

A sonda partiu da Terra a 5 de Junho de 2011, fez um movimento circular que ultrapassou a órbita de Marte, voltou até à Terra e aproveitou o impulso dado pela sua gravidade para finalmente viajar até Júpiter, percorrendo nestes quatro anos e 11 meses 2800 milhões de quilómetros.

Dizer que Júpiter é o maior planeta do sistema solar não chega para compreender a sua dimensão. Júpiter é enorme: é três vezes maior do que Saturno, tem 11 vezes o diâmetro da Terra (12.756 quilómetros) e 122 vezes a sua área superficial. Só a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade atmosférica épica de cores vermelhas que existe no Hemisfério Sul, bem visível nas fotografias do telescópio espacial Hubble e que os astrónomos andam a monitorizar pelo menos desde o século XIX, tem agora cerca de 16.000 quilómetros de diâmetro. A Terra caberia lá dentro, sem problemas.

A massa de Júpiter é superior à massa de todos os outros corpos do sistema solar, excluindo o Sol. À noite, o seu brilho só é ultrapassado por Vénus, pela Lua e, às vezes, por Marte.

Apesar de os telescópios terrestres terem dado a conhecer a muitos astrónomos as cores do planeta, foram as fotografias da sonda da NASA Pioneer 10, o primeiro que atravessou a cintura de asteróides, situada entre Marte e Júpiter, e fotografou de perto o gigante a 4 de Dezembro de 1973, que permitiram olhar com mais proximidade para a atmosfera joviana. As icónicas bandas brancas e castanho-claras, que hoje associamos imediatamente ao gigante, revelam nuvens de várias composições químicas que estão a diferentes altitudes. Os cientistas pensam que as brancas, por exemplo, são formadas por cristais de amónia, e estão a uma temperatura de 150 graus Celsius negativos.» in https://www.publico.pt/ciencia/noticia/sonda-juno-entrou-na-orbita-de-jupiter-1737291


(Sonda Juno entra com sucesso na órbita de Júpiter)

Tecnologia Internet - O Buondi acaba de lançar uma novidade, vai disponibilizar um hotspot para que todos tenham acesso à internet na praia.



«AGORA JÁ PODE TER INTERNET NA PRAIA

O Buondi acaba de lançar uma novidade, vai disponibilizar um hotspot para que todos tenham acesso à internet na praia. Agora já é mais fácil ficar a par de tudo enquanto apanha banhos de sol.

Este verão o Buondi dá-lhe mais uma razão para passar os seus dias na praia, um hotspot que vai mantê-lo ligado em pleno areal, em 30 praias por todo o país.

Desde a Amorosa, em Viana do Castelo, à Praia Verde, no Algarve, passando pelo Lizandro, Baía de Cascais, Tróia, Arrifana e até mesmo Madeira, o Boundi Hotspot vai levar rede a todos, já a partir de hoje.

O objetivo do Boundi é proporcionar wi-fi gratuito a um bom alcance, para todos aqueles que estejam à distância de um campo de futebol. Se tiver a bateria em baixo, pode também recarregar o seu dispositivo eletrónico através das ligações alimentadas a energia solar.

De acordo com Teresa Roseta, responsável de marketing da categoria de Cafés e Bebidas da Nestlé, "há muito que Buondi está ligado ao mar, ao surf e às praias, pelo que faz todo o sentido  para a marca continuar a surpreender os mais de 60 milhões de visitantes que passam pelas praias portuguesas, com novas ideias que acima de tudo lhes sejam úteis e que os convide a desfrutar a vida e a vivê-la intensamente".» in http://lifestyle.sapo.pt/casa-e-lazer/noticias-casa-e-lazer/artigos/agora-ja-pode-ter-internet-na-praia

04/07/16

Cidade de Penafiel - A Quinta da Aveleda é um nome conceituado na produção de vinho e outros produtos, sendo que os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870.a Aveleda é um nome conceituado na produção de vinho e outros produtos, sendo que os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870.



«Os segredos escondidos da Quinta da Aveleda

A Quinta da Aveleda é um nome conceituado na produção de vinho e outros produtos, sendo que os primeiros registos de venda de vinho engarrafado datam de 1870.

Desde essa altura, tem sido gerida pela mesma família, cuja identidade já se confunde com a marca. Hoje, é já a quinta geração a cuidar da qualidade e reputação deste nome conhecido por todos os portugueses e muitos no estrangeiro.

Uma visita à Quinta da Aveleda faz bem ao coração e clareia a mente; é um arrebatamento para o paladar e olfacto, e um deleite para os olhos, mas também um passeio pela história, e ao mesmo tempo uma descontracção do corpo e mente, tão importante na agitada vida moderna. Foi isso que fizemos, e iniciamos no nosso blogue um novo interesse pelo enoturismo em Portugal.

Faça como nós, e venha encantar-se com os espaços, falar com as pessoas que há gerações aqui trabalham, e deliciar-se com os produtos resultantes do casamento entre a qualidade da terra e a perseverança e empreendedorismo daqueles que dedicam a sua vida à Quinta da Aveleda. Nós aproveitamos e vistamos a Quinta da Aveleda durante uma viagem pela Rota do Românico no Vale do Sousa, algo que recomendamos vivamente.» in http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/os-segredos-escondidos-da-quinta-da-aveleda


(Quinta da Aveleda - Penafiel)


(Quinta da Aveleda-Penafiel)


(Visita à Quinta da Aveleda)


Amarante Antiga - Vista Geral de Amarante da Coleção Fotoselo ROTEP N.º 45, Foto Camacho, Meados do Século XX.


(Vista Geral de Amarante, Meados do Século XX, Parque Florestal)


Amarante Fotografia - Exposição de fotografia "Aos Olhos de Eduardo", de Eduardo Teixeira Pinto, no Pazo da Fonseca - Universidade de Santiago de Compostela, de 6 de julho a 31 de agosto. Inauguração dia 6 de julho pelas 20:30 horas locais.




«Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto

Exposição de fotografia "Aos Olhos de Eduardo", de Eduardo Teixeira Pinto, no Pazo da Fonseca - Universidade de Santiago de Compostela, de 6 de julho a 31 de agosto. Inauguração dia 6 de julho pelas 20:30 horas locais.» in https://www.facebook.com/eduardoteixeirapinto/photos/a.341794845972540.1073741832.330393387112686/651764031642285/?type=3&theater


(Fotografias dos anos 50-60)