05/01/11

Política Nacional - José Régio, tem um Soneto quase inédito mas muito actual... traduz a essência da Política Portuguesa!


«José Régio, tem um Soneto quase inédito mas muito actual...


"Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado.


Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.


E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,


Também faz o pequeno "sacrifício"
De trinta contos - só! - por seu ofício
Receber, a bem dele... e da nação."


(JOSÉ RÉGIO Soneto escrito em 1969.)»


«José Régio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, (Vila do Conde, 17 de Setembro de 1901Vila do Conde, 22 de Dezembro de 1969) foi um escritor português que viveu grande parte da sua vida na cidade de Portalegre (de 1928 a 1967). Foi possivelmente o único escritor em língua portuguesa a dominar com igual mestria todos os géneros literários: poeta, dramaturgo, romancista, novelista, contista, ensaísta, cronista, jornalista, crítico, autor de diário, memorialista, epistológrafo e historiador da literatura, para além de editor e diretor da influente revista literária Presença, desenhador, pintor, e grande colecionador de arte sacra e popular. Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira.

Índice

[editar] Biografia

Foi em Vila do Conde que José Régio nasceu no seio de uma família da burguesia provincial, filho de ourives, e aí viveu até acabar o quinto ano do liceu. Ainda jovem publicou na sua terra-natal os primeiros poemas nos jornais O Democrático e República. Depois de uma breve e infeliz passagem por um internato do Porto (que serviu de matéria romanesca para Uma gota de sangue), aos dezoito anos foi para Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica (1925) com a tese As Correntes e As Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa. Esta tese na época não teve muito sucesso, uma vez que valorizava poetas quase desconhecidos na altura, como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro; mas, em 1941, foi publicada com o título Pequena História da Moderna Poesia Portuguesa.
Em 1927, com Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, fundou a revista Presença, que veio a ser publicada, irregularmente, durante treze anos. Esta revista veio a marcar o segundo modernismo português, que teve como principal impulsionador e ideólogo José Régio. Este também escreveu em jornais como Seara Nova, Ler, O Comércio do Porto e o Diário de Notícias. Foi neste mesmo ano que José Régio começou a leccionar num liceu no Porto, até 1928, e a partir desse ano em Portalegre, onde esteve quase quarenta anos. Em 1966, Régio voltou para Vila do Conde, onde veio a morrer em 1969.
Como escritor, José Régio é considerado um dos grandes criadores da moderna literatura portuguesa. Reflectiu em toda a sua obra problemas relativos ao conflito entre Deus e o Homem, o indivíduo e a sociedade. Usando sempre um tom psicologista e misticista, analisando a problemática da solidão e das relações humanas ao mesmo tempo que levava a cabo uma dolorosa auto-análise, alicerçou a sua poderosa arte poética na tríplice vertente do autobiografismo, do individualismo e do psicologismo. Seguindo os gostos do irmão, Júlio Saul Dias, expressou também o seu talento para as artes plásticas ilustrando os seus livros.
Régio teve durante a sua vida uma participação activa na vida pública, mantendo-se fiel aos seus ideais socialistas, apesar do regime conservador de então, mas sem condescender igualmente com a arte panfletária. Recebeu em 1966 o Prémio Diário de Notícias e em 1970 o Prémio Nacional da Poesia. Hoje em dia as suas casas em Vila do Conde e em Portalegre são casas-museu.

[editar] Obras publicadas

Libri books2.jpg

[editar] Poesia

  • 1925 - Poemas de Deus e do Diabo.
  • 1929 - Biografia.
  • 1935 - As Encruzilhadas de Deus.
  • 1945 - Fado (1941), Mas Deus é Grande.
  • 1954 - A Chaga do Lado.
  • 1961 - Filho do Homem.
  • 1968 - Cântico Suspenso.
  • 1970 - Música Ligeira.
  • 1971 - Colheita da Tarde.
  • .... - Poema para a minha mãe
a.d.- toada de Portalegre

[editar] Ficção

  • 1934 - Jogo da Cabra-Cega.
  • 1941 - Davam Grandes Passeios aos Domingos.
  • 1942 - O Príncipe com Orelhas de Burro.
  • 1945 a 1966 - A Velha Casa.
  • 1946 - Histórias de Mulheres.
  • 1962 - Há Mais Mundos.
  • 1973 - "Cobra Cega".

[editar] Ensaio, Crítica, História da Literatura

  • 1936 - Críticos e Criticados.
  • 1938 - António Botto e o Amor.
  • 1940 - Em Torno da Expressão Artística.
  • 1952 - As Correntes e as Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa.
  • 1964 - Ensaios de Interpretação Crítica.
  • 1967 - Três Ensaios sobre Arte.

[editar] Teatro

  • 1948 - El-Rei Sebastião.
  • 1949 - Jacob e o Anjo.
  • 1950 - Três Peças em Um Acto.
  • 1957 - A Salvação do Mundo.
  • 1958 - Benilde ou a Virgem-Mãe.

[editar] Memórias e Diário

  • 1971 - Confissão dum Homem Religioso
  • 1994 - Diário

[editar] Correspondência

  • 1994 - Correspondência

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Tão atual em 1969, como hoje...
E depois, ainda dizem que, a tradição já não é o que era!!!

Agradeço ao meu Amigo Madeirense, Jorge Quintal, que me enviou tão pertinente e atual soneto, do Poeta Brilhante, José Régio.


#portugal    

CVRVV recupera castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes em risco de extinção!

«CVRVV recupera castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes em risco de extinção

O inegável património genético das castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes está a ser recuperado pela Estação Vitivinícola Amândio Galhano, organismo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Num estudo conduzido pela instituição, concluiu-se que o desaparecimento da pequena propriedade é a principal causa para a extinção da maior parte das castas autóctones da região. Fruto de um trabalho de campo intensivo, hoje, as 14 castas exclusivas das nove sub-regiões dos Vinhos Verdes, encontram-se em plena produção, revelando já um elevado potencial enológico.
A localização, a génese dos solos e o clima definiram, desde sempre, condições de grande expressão vegetativa para a cultura da vinha na Região dos Vinhos Verdes. Com nove sub-regiões identificadas (Monção, Lima, Cávado, Ave, Basto, Amarante, Sousa, Paiva e Baião), a grande extensão da rede hidrográfica e a maior ou menor proximidade do Oceano Atlântico, contribuiu para o aparecimento de diferentes microclimas, que originaram uma enorme diversidade de castas.
No entanto, segundo um estudo desenvolvido pela Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), a intensificação da cultura da vinha nos últimos 30 anos contribuiu para acelerar o processo de erosão a dois níveis. Em primeiro lugar, a nível genético, assiste-se à produção contínua do mesmo conjunto de castas, votando muitas outras castas ao esquecimento. Por outro lado, a nível cultural, as formas de cultivo tradicionais empregues nem sempre são as mais correctas.
Consciente, portanto, da biodiversidade de castas da região, a EVAG está a desenvolver um plano de preservação, através de uma vasta colecção ampelográfica. Este acervo vai permitir realizar uma série de estudos, a avaliação das castas menos utilizadas e a revisão da actual composição dos encepamentos. Pretende-se, assim, aumentar a biodiversidade das castas, evitando a massificação dos Vinhos Verdes.
A Estação Vitivinícola Amândio Galhano é um centro de Experimentação e Investigação Vitivinícola criado pela CVRVV em 1984. Localizada em Arcos de Valdevez, ocupa uma propriedade conhecida pela Quinta de Campos de Lima, com uma área de 66 hectares. Criada com o objectivo de desenvolver a Vitivinicultura da Região, a Estação Vitivinícola é uma unidade experimental que através dos seus trabalhos pretende dar resposta aos problemas dos viticultores.» in http://www.maisactual.pt/noticias/cvrvv-recupera-castas-aut%C3%B3ctones-da-regi%C3%A3o-dos-vinhos-verdes-risco-extin%C3%A7%C3%A3o
----------------------------------------------------------------------------------
E em Amarante, onde existe uma Escola de Vitivinicultura, que até vai beber ao orçamento camarário, porque não se fazem estudos e projectos em defesa do nosso vinho verde, tão afamado, mas tão mal tratado e depauperado, nos últimos anos?!

Religião - O processo de beatificação de João Paulo II conheceu um novo avanço com a validação de um milagre atribuído ao anterior papa, noticiaram hoje os media italianos!

«Milagre atribuído a João Paulo II foi validado, avançam os media italianos
O processo de beatificação de João Paulo II conheceu um novo avanço com a validação de um milagre atribuído ao anterior papa, noticiaram hoje os media italianos.

De acordo com o diário Il Giornale e a agência de informação religiosa i.media, que citam fontes próximas do processo, a comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca, validou o milagre necessário para prosseguir o processo. A cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que padecia de Parkinson, tal como João Paulo II, foi considerada milagrosa, referiram.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, recusou fazer qualquer comentário, explicando que só falaria quando houver um decreto assinado pelo papa.
O Il Giornale afirmou que a validação do milagre aconteceu antes do fim de 2010.
O processo, também estudado por teólogos, deverá ser em breve examinado pela comissão de cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos. A reunião está prevista para meados de janeiro, afirmou Andrea Tornielli, especialista do Giornale, adiantando que a beatificação de João Paulo II poderá acontecer antes do verão.
Esta decisão está dependente apenas de Bento XVI a quem compete assinar o decreto que valida o milagre e decidir a data de beatificação do papa polaco.
O Presidente da Polónia, Bronislaw Komorowski, anunciou a 16 de outubro, após um encontro com Bento XVI no Vaticano, que os procedimentos para a canonização de João Paulo II tinham sido recentemente acelerados.
Manifestámos a esperança de que o processo continue e os últimos sinais mostram que este processo foi acelerado recentemente, declarou o chefe de Estado polaco, que se deslocou a Roma por ocasião do 32. aniversário da eleição de João Paulo II.
O processo de João Paulo II, papa durante 27 anos, foi lançado muito rapidamente logo após a sua morte a 2 de abril de 2005 com 84 anos. Nas cerimónias fúnebres, numerosos fiéis gritaram: Santo subito! (Santo já!).
Graças a uma derogação papal à norma dos cinco anos de espera, o processo foi iniciado dois meses após a morte do papa polaco. E a 19 de dezembro de 2009, Bento XVI publicou um decreto a proclamar João Paulo II venerável.
Depois de beatificado e para que se torne santo, um segundo milagre deverá ser atribuído a João Paulo II.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
Lusa» in http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Milagre+atribuido+a+Joao+Paulo+II+foi+validado+avancam+os+media+italianos.htm
---------------------------------------------------------------------------------------
Reconheço que admiro muito João Paulo II e que fico feliz com esta notícia, do avanço da Beatificação do Anjo Branco, o Papa João Paulo II.

04/01/11

Rui Veloso - "Presépio de Lata" - Grande Música de Natal em interpretada pelo portuense Rui Veloso!



Rui Veloso - Presépio de Lata"

"Presépio De Lata
Rui Veloso
Composição: Carlos Tê / Rui Veloso

Três estrelas de alumínio
A luzir num céu de querosene
Um bêbedo julgando-se césar
Faz um discurso solene

Sombras chinesas nas ruas
Esmeram-se aranhas nas teias
Impacientam-se gazuas
Corre o cavalo nas veias

Há uma luz branca na barraca
Lá dentro uma sagrada família
À porta um velho pneu com terra
Onde cresce uma buganvília

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,

Oiçam um choro de criança
Será branca negra ou mulata
Toquem as trompas da esperança
E assentem bem qual a data

A lua leva a boa nova
Aos arrabaldes mais distantes
Avisa os pastores sem tecto
Tristes reis magos errantes
E vem um sol de chapa fina
Subindo a anunciar o dia
Dois anjinhos de cartolina
Vão cantando aleluia

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,

Nasceu enfim o menino
Foi posto aqui à falsa fé
A mãe deixou-o sozinho
E o pai não se sabe quem é

É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells"


Cineclube de Amarante: Programação de Janeiro de 2011!

2011-JANEIRO
«Cineclube de Amarante: Programação de Janeiro de 2011

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ªs Feiras às 21: 30
Telefone: 255 431 084
Em Janeiro

Dia 7
Greenberg
Título original: Greenberg
De: Noah Baumbach
Com: Ben Stiller, Greta Gerwig, Jennifer Jason Leigh
Género: Comédia Dramática
Classificacao: M/12

EUA, 2010, Cores, 107 min.

Roger Greenberg (Ben Stiller) é um nova-iorquino de 40 anos que poderia ser qualificado de deprimido obstinado. Quando o seu muito bem-sucedido irmão (Chris Messina) parte de férias com a mulher (Susan Traylor) para o Vietname, Roger hospeda-se na sua magnífica casa em Los Angeles com objectivos perfeitamente claros: tomar conta da casa, deprimir e não fazer rigorosamente mais nada. Enquanto cumpre os seus propósitos e cuida de Mahler, o cão pastor alemão, conhece Florence (Greta Gerwig), a sempre prestável e solitária assistente da família que aspira tornar-se cantora. O encontro entre duas almas extraviadas revela-se uma oportunidade única na insípida existência de Roger. Mas estará ele verdadeiramente preparado para abandonar a sua depressão crónica e empenhar-se em viver?
Uma comédia dramática de Noah Baumbach, depois do enorme sucesso de "A Lula e a Baleia" (2005) e "Margot e o Casamento" (2007).

Dia 14
Presente de Morte
Título original: The Box
De: Richard Kelly
Argumento: Richard Kelly
Com: Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella
Género: Ficção Científica, Terror
Classificacao: M/12

EUA, 2009, Cores, 114 min.

EUA, 1976. Norma (Cameron Diaz) e Arthur Lewis (James Marsden) formam um casal comum a viver nos subúrbios com o seu filho pequeno. Ela é professora, ele é engenheiro da NASA. Um dia são abordados por um homem desfigurado (Frank Langella), que lhes faz uma estranha proposta: numa determinada caixa há um botão que, se carregado, lhes dá imediatamente 1 milhão de dólares mas que, simultaneamente, tira a vida a alguém. O homem dá-lhes 24 horas para decidirem, mas eles cedo descobrem que perderam completamente o controlo sobre tudo, inclusivamente sobre as suas vidas.
Do mesmo realizador de "Donnie Darko" (2001) que, logo na sua estreia, se tornou num filme de culto, é baseado no conto "Button Button", de Richard Matheson.


Dia 21
Gainsbourg: Vida Heróica
Título original: Gainsbourg (Vie Héroïque)
De: Joann Sfar
Argumento: Joann Sfar
Com: Éric Elmosnino, Lucy Gordon, Laetitia Casta, Doug Jones, Anna Mouglalis, Sara Forestier, Mylène Jampanoï, Yolande Moreau, Kacey Mottet Klein
Género: Biografia, Drama, Musical
Classificacao: M/12

FRA, 2010, Cores, 129 min.

Uma biografia surreal e lúdica de Serge Gainsbourg, o controverso cantor francês, autor de "Je t'aime... moi non plus" ou "Bonnie & Clyde". A sua vida boémia e incomum, os seus romances escaldantes com Brigitte Bardot ou Jane Birkin, as suas constantes provocações transformá-lo-iam numa das personagens mais icónicas da cultura francesa do século XX. Descrito pelo seu realizador como "um conto", o filme conta a sua carreira, as suas paixões e as suas ligações a outros artistas, terminando em 1991 com a sua morte, aos 62 anos.
Trata-se da primeira longa-metragem de Joann Sfar, autor de BD conhecido pelas séries "Donjon" e "O Gato do Rabi". No papel de Gainsbourg surge o actor de teatro Éric Elmosnino, com a actriz e modelo Laetitia Casta como Brigitte Bardot, Anna Mouglalis como Juliette Gréco e Lucy Gordon (tragicamente falecida após a rodagem do filme) como Jane Birkin.

Dia 28
LOLA
Título original: Lola
De: Brillante Mendoza
Argumento: Linda Casimiro
Com: Anita Linda, Rustica Carpio, Tanya Gomez, Jhong Hilario, Ketchup Eusebio
Género: Drama
Classificacao: M/12

Filipinas/FRA, 2009, Cores, 113 min.

Lola, em filipino, significa avó. O neto de Lola Sepa foi assassinado pelo neto de Lola Puring, ambas são muito pobres e é esta tragédia que ligará o seu destino: uma tentará encontrar forma de pagar o funeral do falecido, a outra, uma maneira de pagar a fiança do assassino. Na primeira audiência de tribunal, o amor e a força das duas vão confrontar-se pois estão ambas dispostas a tudo pelos netos, mesmo que um seja a vítima e o outro o homicida.
Realizado por Brillante Mendoza ("Massagista", "Serbis", "Kinatay"), retrata a cultura filipina focando os problemas sociais, a pobreza, a luta diária pela sobrevivência, mas também evidenciando um profundo respeito pelos idosos. Prémio do júri no Festival de Veneza em 2009.

--
Elsa Cerqueira
Cineclube de Amarante


"Greenberg" - Official Trailer [HD]

AMARANTE: Janeiro é mês de teatro em Fridão!

«AMARANTE: Janeiro é mês de teatro em Fridão
(04-01-2011)


AMARANTE: Janeiro é mês de teatro em Fridão.

DR
© Todos os direitos reservados

No próximo dia 9, pelas 16:00, será a vez do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, pertencente ao concelho de Valongo


Armindo Mendes/Lusa


No passado dia 2 de Janeiro, O Grupo de Teatro Amador de Fridão levou à cena a comédia "A vidente", integrada na V Mostra de Teatro de Fridão, com organização a cargo da Junta de Freguesia local.
No próximo dia 9, pelas 16:00, será a vez do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, pertencente ao concelho de Valongo, subir ao palco do Centro Social de Fridão para representar a peça "A verdadeira história de Romeu e Julieta", um musical baseado numa das maiores histórias de amor de todos os tempos, de William Shakespeare, com adaptação para os dias de hoje.
A iniciativa termina no dia 16, com a peça "Mulheres de Atenas", que será protagonizada pelo Grupo de Teatro Amador T'Amaranto, pelas 15:30. Nesta peça, escrita por Augusto Boal, as mulheres atenienses, cansadas da solidão e das mortes provocadas pela guerra contra Esparta, decidem pôr um ponto final nessa situação. De uma forma bem feminina e divertida, munem-se das suas melhores armas, fazendo uma autêntica "guerra contra a guerra".» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3732
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eis aqui mais um exemplo de um Junta de Freguesia que aposta positivamente na Cultura e na dinamização da Juventude Local! Endereço aqui, os meus parabéns à Junta de Freguesia de Fridão, por mais uma Feliz iniciativa!

Astronomia - Eclipse solar em Portugal, hoje, dia 4 de Janeiro de 2011!



«Eclipse solar em Portugal dia 4 de Janeiro
3 de Janeiro, 2011
 
Dos seis eclipses que poderão ser vistos no nosso planeta em 2011, o primeiro vai ter lugar já na manhã da próxima terça-feira, dia 4 de Janeiro.
A partir das 6.40 minutos de amanhã a Lua vai tapar parcialmente o Sol, fenómeno que terminará às 11horas.
No pico deste eclipse solar, o Sol ficará coberto entre os 40% e os 60%.
O eclipse será visível no nosso país, mas será na Escandinávia e da Rússia que poderá ser observado na sua totalidade. Também na África Central e em grande parte da Ásia será possível observar o eclipse.
Os portugueses poderão observar o eclipse total da Lua - quando a Terra tapar completamente a luz do Sol que ilumina o satélite - entre as 19.22 e 23.22 do dia 15 de Junho. SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=8297
-----------------------------------------------------------------------------------
Não vai dar para ver grande coisa, mas vale a pena tentar...


03/01/11

Política Nacional - "Discutir o Portugal de 2011 à luz de Eça de Queiroz!"

«Discutir o Portugal de 2011 à luz de Eça de Queiroz
3 de Janeiro, 2011
 
Debater o estado de Portugal e o seu papel no mundo político e económico, à luz de Eça de Queiroz, e perceber quanto dos seus pensamentos continuam pertinentes são os objectivos de um ciclo de jantares debate 'queirosianos'.
Os encontros serão promovidos pela Fundação Eça de Queiroz, pelo Circulo Eça de Queiroz, pelo Grémio Literário e pelo Centro Nacional de Cultura, que se juntam para o efeito.
Seguir-se-lhe-ão 'Os Costumes e a Vida Social», a 21 de Fevereiro, 'Instituições, Profissões e Corporações', em Abril, 'O Brasil e os Brasileiros', em Maio, e a 'Ibéria e a Europa', em Junho. Estes encontros decorrerão, à vez, entre o Círculo Eça de Queiroz e o Grémio Literário e o CNC. SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=8290

«Realismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Creation of Adam (Michelangelo) Detail.jpg
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa, mais especificamente na França, em reação ao Romantismo.

Índice

[esconder]

[editar] Características do Realismo

  • Veracidade:
Despreza a imaginação romântica.
  • Contemporaneidade:
descreve a realidade, fala sobre o que está acontecendo de verdade.
  • Retrato fiel das personagens:
caráter, aspectos negativos da natureza humana.
  • Gosto pelos detalhes:
Lentidão na narrativa.
  • Materialismo do amor:
Mulher objeto de prazer/adultério.
  • Denúncia das injustiças sociais
mostra para todos a realidade dos fatos.
  • Determinismo e relação entre causa e efeito
O realista procurava uma explicação lógica para as atitudes das personagens, considerando a soma de fatores que justificasse suas ações. Na literatura naturalista, dava-se ênfase ao instinto, ao meio ambiente e à hereditariedade como forças determinantes do comportamento dos indivíduos.
  • Linguagem próxima à realidade:
simples, natural, clara e equilibrada.

[editar] Correntes Filosóficas da época

Na época, o cenário intelectual era dominado por novas correntes filosóficas:
Positivismo (Auguste Comte)
Determinismo (Hippolyte Taine)
Darwinismo (Charles Darwin)
Evolucionismo social (Herbert Spencer)
Experimentalismo (Claude Bernard)
Socialismo Utópico (Saint-Simon)
Socialismo Científico (Karl Marx)

[editar] Principais diferenças entre Romantismo e Realismo


Romantismo Realismo
Pessoa primeira terceira
Valoriza o que se idealiza e sente o que se é

[editar] O Realismo nas artes

O Realismo fundou uma Escola artística que surge no século XX em reação ao Romantismo e se desenvolveu baseada na observação da realidade, na razão e na ciência. Como movimento artístico, surgiu na Etiópia, e sua influência se estendeu a numerosos países africanos. Esta corrente aparece no momento em que ocorrem as primeiras lutas sociais contra o socialismo progressivamente mais dominador, ao mesmo tempo em que há um crescente respeito pelo facto empiricamente averiguado, pelas ciências exactas e experimentais e pelo progresso técnico. Das influências intelectuais que mais ajudaram no sucesso do Realismo denota-se a reação contra as excentricidades românticas e contra as suas idealizações da paixão amorosa. A passagem do Romantismo para o Realismo, corresponde uma mudança do belo e ideal para o real e objetivo.

[editar] O Realismo na pintura

Principais pintores realistas

[editar] O Realismo na escultura

Na escultura, o grande representante realista foi o Auguste Rodin. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
Obras destacadas
Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

[editar] O Realismo na arquitetura

Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.
Em 1889, Gustave Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz",´é um simbolo mundial, que ja foi apresentado até em novelas brasileiras."werlem".

[editar] O Realismo no teatro

Com o realismo, problemas do cotidiano ocupam os palcos. O herói romântico é substituído por personagens do dia-a-dia e a linguagem torna-se coloquial. O primeiro grande dramaturgo realista é o francês Alexandre Dumas Filho (1824-1895), autor da primeira peça realista, A Dama das Camélias (1852), que trata da prostituição.
Fora da França, um dos expoentes é o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Em Casa de Bonecas, por exemplo, trata da situação social da mulher. São importantes também o dramaturgo e escritor russo Gorki (1868-1936), autor de Ralé e Os Pequenos Burgueses, e o alemão Gerhart Hauptmann (1862-1946), autor de Os Tecelões.
O Realismo pode ser visto até hoje em dia, em peças treatais como o Homem da Faixa Preta.

[editar] O Realismo na literatura

Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade. Não bastava mostrar a face sonhadora e idealizada da vida como fizeram os românticos; era preciso mostrar a face nunca antes revelada: a do cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.
Uma característica do romance realista é o seu forte poder de crítica, adotando uma objetividade que faltou ao romantismo. Grandes escritores realistas descrevem o que está errado de forma natural. Se um autor desejasse criticar a postura da Igreja Católica, não escreveria um soneto anticristão, porém escreveria histórias que envolvessem-na de forma a inserir nessas histórias o que eles julgam ser a Igreja Católica e como as pessoas reagem a ela.
Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse de descrever, analisar e até em criticar a realidade. A visão subjetiva e parcial da realidade é substituída pela visão que procura ser objetiva, fiel, sem distorções. Dessa forma os realistas procuram apontar falhas talvez como modo de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, surgem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações. Na Europa, o realismo teve início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857) de Gustave Flaubert. Alguns expoentes do realismo europeu: Gustave Flaubert, Honoré de Balzac, Eça de Queirós, Charles Dickens.
A partir da extinção do tráfico negreiro, em 1850, acelera-se a decadência da economia cafeeira no Brasil e o país experimenta sua primeira crise depois da Independência. O contexto social que daí se origina, aliado à leitura de grandes mestres realistas europeus como Stendhal, Balzac, Dickens e Victor Hugo, propiciarão o surgimento do Realismo no Brasil.
Assim, em 1881 Aluísio Azevedo publica O Mulato (primeiro romance naturalista brasileiro) e Machado de Assis publica Memórias Póstumas de Brás Cubas (primeiro romance realista do Brasil). Outro escritor que participou do Realismo foi Arthur Azevedo.
Lembrando que Machado de Assis foi o principal escritor do Realismo no Brasil, suas principais obras foram: Memórias póstumas de Bras Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.

[editar] Realismo em Portugal

O Realismo na Literatura surge em Portugal após 1865, devido à Questão Coimbrã e às Conferências do Casino, como resposta à artificialidade, formalidade e aos exageros do Romantismo de uma sentimentalidade mórbida. Eça de Queirós é apontado, junto a Antero de Quental, como o autor que introduz este movimento no país, sendo o romance social, psicológico e de tese a principal forma de expressão. Deixa de ser apenas distracção e torna-se meio de crítica a instituições, à hipocrisia burguesa (avareza, inveja, usura), à vida urbana (tensões sociais, económicas, políticas) à religião e à sociedade, interessando-se pela análise social, pela representação da realidade circundante, do sofrimento, da corrupção e do vício. A escravatura, o racismo e a sexualidade são retratados com uma linguagem clara e directa.
A primeira manifestação do Realismo em Portugal deu-se inicialmente na Questão Coimbrã, polémica esta que significou, nas palavras de Teófilo Braga “a dissolução do Romantismo”. Nela se manifestaram pela primeira vez as novas ideias e o novo gosto de uma geração que reagia contra o marasmo em que tinha caído o Romantismo.
O segundo episódio verificou-se em 1871 nas Conferências do Casino (ou Conferências Democráticas do Casino). Nessa nova manifestação da chamada Geração de 70, os contornos do que seria o Realismo apareceram desenhados com maior nitidez, especialmente através da conferência realizada por Eça de Queirós intitulada O realismo como nova expressão da arte. Sob a influência do Cenáculo, e da sua figura central, Antero de Quental, Eça funde as teorias de Taine, do determinismo social e da hereditariedade com as posições estético-sociais de Proudhon. Atacando o estado das letras nacionais e propôs uma nova arte, uma arte revolucionária, que respondesse ao "espírito dos tempos" (zeitgeist), uma arte que agisse como regeneradora da consciência social, que pintasse o real sem floreados. Para Eça só uma arte que mostrasse efectivamente como era a realidade, mesmo que isso implicasse entrar em campos sórdidos, poderia fazer um diagnóstico do meio social, com vista à sua cura. Assim reagia contra o espírito da arte pela arte, visando mostrar os problemas morais e assim contribuir para aperfeiçoar a Humanidade. Com este cientificismo, Eça de Queirós já situava o Realismo na sua posição extrema de Naturalismo.
Houve reacções: Pinheiro Chagas atacou Eça. Luciano Cordeiro argumentou que ele próprio já tinha defendido posições parecidas. A implantação efectiva do Realismo dá-se com a publicação do O Crime do Padre Amaro, seguida, dois anos mais tarde, pelo Primo Basílio, obras ambas de Eça, que são caracterizadas por métodos de narração e descrição baseados numa minuciosa observação e análise dos tipos sociais, físicos e psicológicos, aparecendo os factores como o meio, a educação e a hereditariedade a determinarem o carácter moral das personagens. São romances que têm afinidade com os de Émile Zola, com o intuito de crítica de costumes e de reforma social.
O primeiro desses romances foi acolhido pelos críticos de então com um silêncio generalizado. O segundo provocou escândalo aberto. E a polémica e a oposição entre Realismo e Romantismo estala definitivamente. Pinheiro Chagas ataca Eça considerando-o antipatriota, pelo modo como apresenta a sociedade portuguesa. Chegaram a aparecer panfletos acusando os realistas de desmoralização das famílias (Carlos Alberto Freire de Andrade: A escola realista, opúsculo oferecido às mães).
Camilo Castelo Branco vai parodiar o Realismo com Eusébio Macário(1879) e voltando a parodiar com A Corja (1880). Mas curiosamente, mesmo através da paródia, Camilo vai absorver a nova escola, como é nítido na novela A Brasileira de Prazins. (1882).
Entretanto o paladino do Realismo, Eça, vai desorientar os seus seguidores ortodoxos com a publicação de O Mandarim. O que faz com que Silva Pinto (1848-1911) que tinha exposto a teoria da escola realista e elogiado Eça num panfleto intitulado Do Realismo na Arte, vai agora atacar Eça em Realismos, ridicularizando o novo estilo deste. Reis Dâmaso, na Revista de Estudos Livres vai-se insurgir contra a publicação de O Mandarim acusando Eça de ter atraiçoado o movimento. Estas acusações não eram infundadas porque de facto Eça já estava a descolar de um realismo ortodoxo para o seu estilo mais pessoal onde o seu humor e a sua fantasia se aliam num estilo único.
Desde a implantação do Realismo com a conferência de Eça, o movimento logrou um núcleo de apoiantes que se desmultiplicaram em explicar e defender o seu credo estético. Esse núcleo resvalou, em geral, para uma posição mais extremadamente Realista, o Naturalismo, tornando-se ortodoxo e dogmático. Os defensores dessa posição são José António dos Reis Dâmaso (1850-1895) e Júlio Lourenço Pinto (1842-1907) autor da Estética naturalista, que pretendia ser um evangelho do Naturalismo. No entanto esses dois autores são fracos do ponto de vista literário e totalmente esquecidos hoje em dia.
Aqueles que não enveredaram por posições tão rígidas estão menos esquecidos, como Luís de Magalhães, que nos deixou O Brasileiro Soares (1886), livro prefaciado por Eça. Outros nomes são Trindade Coelho, Fialho de Almeida e Teixeira de Queirós.
Por volta de 1890 o Realismo/Naturalismo tinha perdido o seu ímpeto em Portugal. Em 1893, o próprio Eça o declarava morto nas Notas Contemporâneas: “o homem experimental, de observação positiva, todo estabelecido sobre documentos, findou (se é que jamais existiu, a não ser em teoria).
Embora por vezes doutrinariamente fraco e/ou confuso o Realismo em Portugal apresenta-se por isso mesmo, mais do que um movimento consistente, como uma tendência estética, um sentir novo, que se opôs ao Idealismo e ao Romantismo. A sua consequência mais importante foi a introdução em Portugal às influências estrangeiras nos vários domínios do saber. Alargando as escolhas literárias e renovando um meio literário que estava muito fechado sobre si mesmo.

[editar] Ver também

[editar] Ligações externas

-------------------------------------------------------------------------------------------
Eça de Queiroz à data da sua criação literária, já conhecia bem os males da Nação portuguesa que, infelizmente, permaneceram no tempo!

Combustíveis: Petição Contra o aumento da gasolina e gasóleo!

«Petição Contra o aumento da gasolina e gasóleo

Para: Assembleia da República; Primeiro-Ministro; Ministro das Finanças

Vamos avançar com isto, pois parece a republica das bananas.
Qualquer dia quem trabalhar no estado é que poderá andar de carro (como comprar os de Luxo) pois será impossível por causa do preço da gasolina e gasóleo estarem sempre a subir, e ninguém faz nada!!!

O governo recebe mais de 60% das receitas da gasolina e do gasóleo e quem paga somos nós (o Zé Povinho).
Meus amigos isto esta a tornar-se insuportável.
Temos que fazer alguma coisa antes que seja tarde demais.

Na moeda antiga está a ser pago quase 300$00, eu ainda sou do tempo em que se pagava 150$00 por litro (números parecidos ao actual, arredondado do escudo para o euro! Não?)


Assinem esta petição para mostrar ao governo que estamos indignados e passem este link a todos os amigos e familiares que conheçam...

Está na hora de fazermos alguma coisa !!!

AJUDEM !!!»

Assinar Petição, em:
http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4613


Essence95 12 2010
View more presentations from Helder Barros.

«Gasolina e gasóleo mais caros
11 de Outubro, 2010
As gasolineiras Galp, BP e Cepsa aumentaram hoje e durante o fim-de-semana os preços do litro de gasóleo e gasolina, a reflectir um aumento das cotações dos combustíveis nos mercados internacionais.
A Galp, que tem a maior quota de mercado em Portugal, subiu hoje de madrugada o preço do litro de gasóleo em 1 cêntimo (para um preço de referência de 1,184 euros) e o da gasolina sem chumbo 95 em dois cêntimos (para 1,389 euros).
De acordo com a petrolífera portuguesa, trata-se da «segunda subida do gasóleo desde meados de Agosto», quando custava 1,199 euros. Desde então, sublinha a Galp, o preço desceu cinco vezes.
Já a gasolina sem chumbo 95 subiu três vezes e desceu cinco desde 15 de Agosto. Nessa data, sublinha a empresa, cada litro de gasolina s/chumbo custava 1,419 euros.
De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia o preço médio anual do litro de gasóleo em 2009 era de 1,003 euros, quanto o preço médio do litro de gasolina era de 1,235.
Nas outras petrolíferas, e de acordo com uma fonte do sector, a BP subiu os preços no passado sábado, um cêntimo no litro de gasóleo (para 1,189 euros) e um cêntimo na gasolina sem chumbo 95 (para 1,379 euros).
A Cepsa também actualizou os preços na madrugada de hoje, 1,1 cêntimos no gasóleo (para 1,185 euros) e dois cêntimos na gasolina (para 1,389 euros).
As cotações dos produtos refinados nos mercados internacionais feitas pela agência Bloomber indicam que o preço de referência do gasóleo em dólares atingiu um máximo histórico na passada quarta-feira, 6 de Outubro, nos 748 dólares por tonelada.
Já na gasolina, o preço de referência nos mercados internacionais estava na sexta-feira nos 765 dólares por tonelada, segundo a mesma fonte. Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=1870
--------------------------------------------------------------------------
Não sei se vale a pena, mas tentar não custa nada... há que lutar contra este bando de ladrões que nos desgovernam!

Acontecimentos: "Um movimento cristão norte-americano anunciou o 'fim do mundo' para 21 de Maio próximo!"

«'Fim do mundo' antecipado para 21 de Maio de 2011
3 de Janeiro, 2011

Um movimento cristão norte-americano anunciou o 'fim do mundo' para 21 de Maio próximo, um ano e meio mais cedo do que a data 'prevista' pelo calendário maia: 21 de Dezembro de 2012
Centenas de norte-americanos ligados ao movimento cristão Family Radio Worldwide iniciaram nos últimos dias uma campanha internacional para anunciar que o «fim do mundo» chega a 21 de Maio de 2011.
De acordo com a Associated Press, o grupo baseia-se na interpretação que o líder, Harold Camping, antigo engenheiro civil de 89 anos, faz de várias passagens da Bíblia e de acontecimentos da história recente. A fundação do Estado de Israel, em 1948, é um dos factos apontados por Camping para afirmar que o dia do juízo final está próximo.
«Sem margem de dúvida, 21 de Maio é a data», garante Camping, que prevê para esse dia a subida aos céus das boas almas: «As restantes pessoas vão permanecer na Terra e vão passar por um período de tormento, até ao fim dos tempos».
Nos Estados Unidos, vários cartazes a anunciar a data apareceram recentemente em cidades como Bridgeport, no Connecticut, e Little Rock, no Arcansas. O movimento, que tem percorrido o país em caravanas automóveis e propagado a teoria pela rádio e pela internet, afirma que vai estender a campanha a África e à América Latina.
A maioria dos cultos cristãos, incluíndo a Igreja Católica, defende que «só Deus conhece o dia e a hora» do juízo final, condenando qualquer previsão sobre o fim dos tempos. No entanto, a ideia de uma data concreta para o fim do mundo é universalmente popular. Em anos recentes, e sobretudo através da internet, o dia 21 de Dezembro de 2012 foi apontado como possível data, devido ao suposto término do calendário maia, que no entanto é desmentido por académicos da área. SOL com agências.» in http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=8284
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Esta Malta tem cada uma, andam todos a adivinhar o Fim do Mundo... se alguém tivesse essa data seria um descalabro, de facto, é melhor ninguém saber!