29/11/24

Liga Europa: Anderlecht 2 vs F.c. do Porto 2 - Galeno e Fábio Vieira marcaram frente ao Anderlecht na 5.ª jornada da Liga Europa.



«Empate a dois em Bruxelas 
28 de Novembro de 2024 19:46

Galeno e Fábio Vieira marcaram frente ao Anderlecht (2-2) na 5.ª jornada da Liga Europa.

O FC Porto esteve em vantagem em duas ocasiões em Bruxelas, mas o Anderlecht conseguiu responder e o desfecho final ditou um ponto para cada conjunto (2-2). Galeno e Fábio Vieira marcaram para os Dragões, que passam a somar cinco pontos na Liga Europa.

Vítor Bruno mudou cinco peças em relação ao onze que entrou de início em Moreira de Cónegos, colocou em campo Diogo Costa, Otávio, Eustáquio, Galeno e Samu e viu a equipa sofrer logo nos primeiros segundos, porém o golo de Dolberg seria invalidado por fora de jogo.

Resistentes às investidas madrugadoras dos belgas, os portistas testaram os reflexos de Coosemans pela primeira vez aos nove minutos. Uma arrancada de Galeno originou um cruzamento de Francisco Moura para o segundo poste, onde Pepê assistiu Eustáquio e o médio rematou forte para as mãos do guardião. Nico González, de cabeça, também tentou a sorte, mas sem sucesso.

O momento alto da primeira parte estava marcado para o 24.º minuto. Pepê bateu um canto à direita e, após uma disputa de bola aérea no primeiro poste, a bola sobrou para o segundo, onde Francisco Moura a cabeceou antes de ser pontapeado na face por Degreef. Após protestos do banco azul e branco, o VAR Luca Pairetto alertou o árbitro Morten Krogh para a falta e o dinamarquês, após rever o lance no monitor, apontou prontamente para a marca de grande penalidade, de onde Galeno não tremeu. O belga ainda adivinhou o pensamento do brasileiro, mas a potência e colocação do remate não lhe deram qualquer chance (1-0).

Subido no terreno, o FC Porto procurou condicionar o momento ofensivo do Anderlecht - que elegeu as alas como terreno preferencial para tentar ferir os da Invicta - e voltou a criar perigo num lance estudado. A partir de um livre, a bola foi levantada para Samu, que dominou dentro da área e deu para Pepê, mas o camisola 11 atirou à figura. Até ao final da etapa inaugural, Nico González viu um amarelo que o impede de defrontar o Midtjylland e Dendoncker testou os reflexos de Diogo Costa, que respondeu afirmativamente.

Já amarelado, João Mário deu o lugar a Martim Fernandes ao intervalo, período que serviu de dínamo para os de Bruxelas. Os anfitriões entraram melhor na segunda parte, Rits acertou no poste de cabeça (47m) e assistiu Degreef para o empate aos 52 minutos após uma recuperação no último terço do campo (1-1).

À procura dos três pontos, os Dragões lançaram-se para diante e um pisão de N’Diaye a Martim Fernandes dentro da área (60m) motivou protestos de Vítor Bruno, que acabou por ver o cartão amarelo. Aos 74 minutos, uma jogada de génio de Galeno, que tirou três adversários do caminho e deu para Eustáquio, prosseguiu para os pés de Pepê, que cruzou para Samu. Coosemans tirou o pão da boca do avançado e do alcance de Nico, já longe dos postes. Noutra iniciativa individual, logo de seguida, o camisola 13 entrou na área à esquerda e apontou ao segundo poste, mas a bola passou a centímetros da baliza.

Minutos após a entrada de Gonçalo Borges para o lugar de Pepê, o treinador lançou Fábio Vieira, que apenas precisou de uns segundos para marcar. O esquerdino recebeu de Nico González em zona central, puxou para o pé direito e colocou ao canto inferior mais próximo da baliza do Anderlecht (2-1). A vantagem, no entanto, durou apenas quatro minutos e foi anulada por um remate de Amuzu (2-2, 86m).

Nos últimos segundos, Gonçalo Borges arrancou pela direita, tirou dois oponentes do caminho e atirou rasteiro, mas Coosemans defendeu e segurou a igualdade final (2-2).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20241128-pt-empate-a-dois-em-bruxelas


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/6990263256?play=true


#fcporto    #liga    #europa    #empate    #galeno    #fábiovieira    #diogocosta

Sem comentários:

Enviar um comentário