06/08/24

F.C. do Porto Futebol Feminino - Sofia Bernardo, Marta Rodrigues, Ema Gonçalves, Joana Neves, Inês Valente, Matilde Vaz e Verónica Khudyakova vão vestir de azul e branco em 2024/25.



«Sete reforços para o futebol feminino 
5 de Agosto de 2024 15:00

Sofia Bernardo, Marta Rodrigues, Ema Gonçalves, Joana Neves, Inês Valente, Matilde Vaz e Verónica Khudyakova vão vestir de azul e branco em 2024/25.

O desenvolvimento da equipa de futebol feminino, um dos principais compromissos da Direção do FC Porto, continua em marcha. Após as contratações de José Manuel Ferreira (diretor), Daniel Chaves (treinador) e Cláudia Lima, centrocampista que foi a primeira cara nova a ser conhecida, surgem agora as de Ema Gonçalves, Sofia Bernardo, Marta Rodrigues, Joana Neves, Inês Valente, Matilde Vaz e Verónica Khudyakova.

Para o lado direito da defesa, chega Ema Gonçalves. Natural da Póvoa de Varzim, a atleta de 22 anos contou com passagens por Rio Ave, Bonitos de Amorim e SC Braga antes do regresso a casa para jogar ao mais alto nível. 23 jogos no emblema poveiro despertaram o interesse do Valadares, que a contratou em 2022 e lhe deu experiência de primeira liga durante duas temporadas.

Natural de Oliveira do Hospital, Sofia Bernardo iniciou-se na prática desportiva no andebol, em Caminha, aos sete anos. O futebol entrou na vida da guarda-redes de 21 anos em 2012 por via do Atlético da mesma vila, que representou durante duas épocas até se mudar para o Âncora Praia. Sempre a norte, seis anos depois seguiu para Ponte de Lima com o intuito de vestir a camisola do Correlhã, mas apenas durante uma temporada, já que chamou de imediato a atenção do Vilaverdense. Contratada para a equipa B numa primeira instância, representou a principal na primeira divisão nacional em 2023/24.

Marta Rodrigues nasceu em Valongo há 18 anos e no Valonguense deu os primeiros passos com a bola nos pés. Ao serviço do Boavista, a defesa central completou a formação e estreou-se como profissional com apenas 15 anos. O talento da internacional jovem por Portugal nos sub-16, sub-17 e sub-18 não passou despercebido ao Leixões, que na temporada passada a recrutou e a viu assinar nove golos em 25 partidas.

Desde sempre ligada ao emblema de Vila Nova de Gaia, que representou durante 12 anos, Joana Neves vai estrear-se de azul e branco aos 23 anos. A média centro, que pode também jogar nos corredores, conta no currículo com a conquista da Taça Nacional Feminina de Promoção em 2017/18 ao serviço da equipa B dos canários e com oito épocas de futebol primodivisionário.

No miolo do terreno de jogo, terá a companhia de Inês Valente, que aos 20 anos conta com internacionalizações pelos sub-16 e sub-19 de Portugal. Ligada ao Castêlo da Maia durante toda a formação, a média centro estreou-se como profissional ao serviço da equipa B do Famalicão em 2022/23, na segunda divisão, e representou o Boavista em 25 ocasiões na época passada.

Matilde Vaz é a quarta adição para o centro do campo. A jovem que começou a competir no Grijó e continuou a lapidar o talento no Valadares mudou-se para o Sport Clube Rio Tinto em 2022/23. Aos 15 anos, estreou-se como sénior no conjunto que ajudou, na época transata, a garantir a subida para a segunda divisão. Com apenas 17, a média internacional jovem (sub-16) por Portugal vai representar o FC Porto.

Na frente de ataque, estará Verónica Khudyakova. A avançada luso-ucraniana juntou-se ao Boavista há sete anos e do Bessa não mais saiu até se estrear como profissional aos 15 anos, em 2021, após ter completado todo o processo de formação. Na primeira época entre as adultas, conquistou a Taça Nacional Feminina de Promoção, foi convocada para representar as sub-16 de Portugal e assinou 28 golos em 26 jogos. Nas duas seguintes, conseguiu um agregado de 27 golos em 33 partidas. Os próximos festejos serão de Dragão ao peito.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240805-pt-sete-reforcos-para-o-futebol-feminino


Resumo do evento: https://www.fcportotv.com/app/watch/5147749144?play=true


#fcporto    #futebol    #feminino    #contratações    #sete    #jogadoras   

Sem comentários:

Enviar um comentário