11/05/20

Plantas - Em Cascalhos, freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, existe uma oliveira que tem mais 3350 anos de existência.



«Sabe quantos anos tem a árvore mais antiga do país?

Em Cascalhos, freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, existe uma oliveira que tem mais 3350 anos de existência. A Oliveira do Mouchão tem um perímetro base de 11,2 metros, um perímetro à altura do peito de 6,5 metros e uma altura de tronco até às primeiras pernadas de 3,2 metros.

Um estudo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) usou um método científico inovador capaz de datar árvores com milhares de anos. Assim foi com a oliveira de Mouchão. Baseia-se no estudo dos padrões de crescimento das árvores a partir dos troncos ocos, usando a metáfora das ‘matrioskas’ – as bonecas russas, que vão saindo umas de dentro das outras”.

O cálculo é feito através de um modelo matemático que relaciona a idade com uma característica dendrométrica do tronco, como seja o raio, diâmetro, a altura ou perímetro do tronco. Esta árvore não revela sintomas de doença e está com uma vitalidade mais que evidente – tornou-se uma atração local e merecedora de milhares de visitas por ano.

A oliveira é uma árvore de fruto originária do Mediterrâneo Oriental, (atuais Palestina e Síria) e também do Norte do Irão, tendo-se daí espalhado por toda a bacia do Mediterrâneo e um pouco mais além.

É uma árvore de grande simbolismo e de cultivo muito antigo. Possui uma baixa estatura e tronco retorcido, com uma madeira rija, utilizada para lenha pelo seu poder calorífero e queima lenta, ao contrário das lenhas resinosas.

Resistente ao frio do inverno, a oliveira dá-se bem em solos relativamente pobres graças às suas raízes profundas. Em Portugal, os maiores olivais concentram-se a sul do Tejo.

Oliveira do Mouchão
Espécie: Oliveira (Olea europea L. var. europaea)
Idade: 3350 anos
Altura: altura de tronco até ás primeiras pernadas de 3,2m
Perímetro do tronco: 6,5 metros
Localidade: Mouriscas, Abrantes» in https://greensavers.sapo.pt/sabe-quantos-anos-tem-a-arvore-mais-antiga-do-pais/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover