O músico, psicólogo e investigador Vítor Reino, fundador da Ronda dos Quatro Caminhos, morreu na "noite de sexta-feira para sábado", em Almada, disse hoje à Lusa fonte da Associação Nacional para a Inclusão dos Cidadãos com Deficiência Visual.
Natural da aldeia de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, Castelo Branco, onde nasceu, em 1956, Vítor Reino destacou-se na recolha, divulgação e recriação de tradições musicais portuguesas, tendo promovido a criação de grupos como Almanaque, Ronda dos Quatro Caminhos e Maio Moço.
Cego desde a infância, era formado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa, sendo autor de uma obra de investigação na área das deficiências visuais.
A música surgiu no seu percurso em 1974, primeiro como orientador e intérprete de projetos ocasionais, depois com o propósito de uma abordagem mais sistematizada da música tradicional portuguesa, a que os primeiros grupos, Almanaque e Ronda dos Quatro Caminhos, deram forma.
Com Maio Moço, fundado em 1985, Vítor Reino e os músicos que o acompanhavam construíram uma discografia premiada, que envolve álbuns como "Inda Canto Inda Danço", com danças de raiz popular, "Amores Perfeitos", sobre poemas de autores como Camões e Fernando Pessoa, "Estrada de Santiago", viagem musical pelo país, e "Canto Maior", reunião de romances, danças, cantigas infantis, de trabalho, de amor e de matriz religiosa, de inspiração tradicional.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/morreu-o-musico-vitor-reino-fundador-da-ronda-dos-quatro-caminhos-e-maio-moco
Maio Moço - "Quadras ao gosto popular"
Maio Moço - "Sericotão" - (Açores)
Maio Moço - "Olhos Negros" - (Vídeo Oficial -1994)
Maio Moço - "Tirana"
Maio Moço - "Lá nos verdes campos"
Maio Moço - "Chegou e bateu"
Maio Moço - "A tirana morreu ontem"
Maio Moço - "Nau Catrineta"
"Maio Moço - Nau Catrineta
É Final de Semana, é dia de curtição
Testei o som do carro regulei meu paredão
Aqui rola de tudo
Samba, reggae, o boi bumbá
O brega bem rasgado o modão e o tcha tcha tcha (x2)
Te ensino como é que arrocho o tcha tcha tcha
Deixa o carro ligado que é pra não descavancar
Vem quebrando bem gostosinho e deixar o som rolar
Maravilhosa vem fazer o tcha tcha tcha
Aperta, arrocha, pode balançar
Bater coxa com coxa vem fazer o tcha tcha tcha.
Aperta, arrocha, pode balançar
Bater coxa com coxa e fazer o tcha tcha tcha.
Arrochando o tcha tcha tcha (bis)
Maravilhosa vem fazer o tcha tcha
Arrochando o tcha tcha tcha (repete)
Maravilhosa vem fazer o tcha tcha"
Sem comentários:
Enviar um comentário