26/05/20

Amarante Literatura - No dia 10 de junho, a União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Cepelos, Madalena e Gatão) irá anunciar os vencedores da II edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira, após a última reunião do júri, presidida pelo escritor António Mota, no dia 9 de junho.

Leiria, Fundão, Amarante e Coimbra vão liderar redes de cidades no programa Urbact
«Amarante: Vencedores do Prémio Ilídio Sardoeiro anunciados no Dia de Camões

Os vencedores da II edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira serão anunciados a 10 de junho.

No dia 10 de junho, a União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo, Cepelos, Madalena e Gatão) irá anunciar os vencedores da II edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira, após a última reunião do júri, presidida pelo escritor António Mota, no dia 9 de junho.

A data prevista para o anúncio dos vencedores era a 23 de abril, dia de abertura da Festa do Livro. No entanto, devido à COVID-19, ambas se tornaram impossíveis de realizar.

Em relação à cerimónia de entrega do prémio, Joaquim Pinheiro, Presidente da União de Freguesias de Amarante, salientou que estão a fazer os possíveis para que esta seja realizada na abertura do ano letivo 2020/2021. "Estamos a desenvolver todos os esforços para realizarmos a cerimonia da entrega de prémios no início do próximo ano letivo, procurando que ela tenha lugar num estabelecimento de ensino, em simultâneo com a apresentação dos livros vencedores e com o anúncio da IIIª edição do Prémio. Queremos que este seja um momento de festa e de incentivo à leitura e à escrita, a única fonte inesgotável de saber”, explicou.

O Prémio Ilídio Sardoeiro está a tomar “caminhos apelativos” na vertente cultural e escolar e o autarca afirma que tudo será feito para que o evento continue a crescer, “nomeadamente no escalão B, que diz diretamente respeito às escolas no concelho de concelho”. Para além disso, o número de concorrentes aumentou para o dobro, tendo-se registado “um aumento exponencial de concorrentes do Brasil”, referiu.

O género literário do prémio em questão trata-se do conto e, no concurso, existem dois escalões: o escalão A, para escritores maiores de 18 anos; e o escalão B, para estudantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que frequentem o ensino secundário nas escolas do concelho de Amarante.

As vencedoras da I edição do Prémio de Literatura Infantojuvenil Ilídio Sardoeira foram Anabela Borges, no escalão A, autora do conto “Os Dias Pequenos”, e Maria Freitas, com “Mudança de Estação”, no escalão B.» in https://averdade.com/tamega-e-sousa/amarante/2020-05-25-Amarante-Vencedores-do-Premio-Ilidio-Sardoeiro-anunciados-no-Dia-de-Camoes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover