08/04/13

Liga Zon Sagres: F.C. do Porto 3 vs S.C. de Braga 1 - Dragões batem minhotos, com o jovem Kelvin a resolver...



«Na corridaNuma interpretação à letra das declarações com que José Peseiro projectou o jogo, poder-se-ia dizer que houve surpresa no Dragão. A verdade, no entanto, manda dizer que o único dado capaz de gerar pasmo em todo o jogo foi a estratégia ultradefensiva do Braga, que Vítor Pereira soube desmontar no banco e Kelvin resolver no relvado. O FC Porto virou o resultado (3-1) e está na corrida.

Em dez minutos, sensivelmente, a entrada intensa do FC Porto não fez muito mais do que expor a trama protectora do Braga, que tinha em Mossoró um misto inesperado de jogador mais adiantado e primeiro elemento de uma densa cortina defensiva capaz de dizer quase tudo sobre o plano redutor de Peseiro. A propensão contra-atacante encarregou-se de revelar o resto.

Em lances em quase tudo iguais e mediados por uma questão de cinco minutos, Jackson, primeiro, e Lucho, depois, tentaram o remate cruzado, à direita e praticamente do mesmo lugar, com a bola a sair ligeiramente ao lado do poste mais distante nos dois casos.

Os sinais de presença assídua na área do Braga não permitiam dúvidas sobre a identidade de quem mandava quando a evidência foi contrariada pelo golo de Alan, deixando o visitante em vantagem aos 22 minutos e o jogo indiferente à lógica mais elementar. Parte da coerência seria restaurada nos 15 minutos que se seguiram, com uma pressão renovada e James a fazer o empate num remate de longa distância, forte, colocado e sem aviso.

O mais irónico da questão é que, no momento em que conseguiu a igualdade, o FC Porto já justificava um resultado mais simpático. E se a esse dado acrescentarmos os remates à trave de Otamendi e Alex Sandro, com Quim reduzido à condição de observador, fica ainda mais fácil perceber o quão penalizador era o empate para os Dragões.

Nada, no entanto, que não pudesse ser desmontado por uma nova amplitude do ataque portista, alargada aos extremos, com a introdução de Atsu e Kelvin. Com eles, o jogo ganhou velocidade e dois belos golos de Kelvin (sete e de dez minutos depois da sua entrada), que completaram o processo de reviravolta que mantém o FC Porto na corrida e aproxima o resultado de tudo quanto se passou no relvado.

FICHA DE JOGO

FC Porto-SC Braga, 3-1
Liga portuguesa, 25.ª jornada
8 de Abril de 2013
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.210 espectadores


Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)
Assistentes: Tiago Trigo e André Campos
Quarto árbitro: Pedro Vilaça

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson e Defour
Substituições: Maicon por Abdoulaye (ao intervalo), Defour por Atsu (62m) e Lucho por Kelvin (76m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Liedson
Treinador: Vítor Pereira

SC BRAGA: Quim; Baiano, Santos, Nuno André Coelho e Elderson; Custódio, Hugo Viana e Mauro; João Pedro, Mossoró e Alan (cap.)
Substituições: Mossoró por Carlão (68m), Hugo Viana por Rúben Micael (86m) e João Pedro por Hélder Barbosa (90m)
Não utilizados: Kritciuk, Haas, Rúben Amorim e Zé Luís
Treinador: José Peseiro

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Alan (22m), James (37m) e Kelvin (83m e 86m)
Cartão amarelo: Quim (67m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpbragacro_080413_74718.asp

 
2013.04.08 (20h00) - FC Porto 3-1 Sp. Braga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover