20/10/07

Outono estranho este, que mais parece a Primavera!










As flores e os frutos estão muito precoces e imponentes neste Outono estival! Aliás, isto é mais um Outono primaveril! As temperaturas máximas rondam os 27 graus, as mínimas é que começam a descer, mas não tanto como os valores normais, para esta época. Dias e noites muito bonitos, neste mês de Outono de 2007! Os quintais e jardins, estão com umas tonalidades muito peculiares, nestes belos dias outonais!

19/10/07

Vanessa Paradis - Voz doce e sexy!





Vanessa Paradis - "Joe le Taxi" - Azzuro 1988

Vanessa Paradis, a voz francesa, suave, melódica, sexy, ingénua e insinuante, que surge na década de 80! Linda língua a Francesa, a mais sensual, sem dúvida! A França é um país fabuloso e onde, como em nenhum outro, as mulheres são muito belas e sensuais. É aquela latinidade a fugir para o Norte, que dá esta mistura incrível!

Helena Magalhães, aluna da semana!



A Helena é eleita esta semana, como melhor aluna, mas poder-se-ia atribuir este prémio, quase todas as semanas, pois trata-se de uma aluna muito dedicada, cumpridora e extravasa uma grande sensibilidade e qualidades, artísticas, em suporte digital e tendo como ferramentas o computador e alguns programas de criação e tratamento de imagens. A Helena Magalhães, minha aluna do 12.º Ano, da disciplina de Aplicações Informáticas B, ainda vai ser uma grande designer gráfica, registem o meu palpite! Vejam o trabalho que ela está a desenvolver para a digna Instituição "Terra dos Homens", magnífico cartaz, arte em forma digital!

Desporto Futebol - Os verdadeiros cromos da bola!





O coiso, coiso e tal... é preciso ver!

Sou... sou... benfica....!??

Gato Fedorento - "Sporting vs Benfica"

adepto do benfica
Adepto do Benfica... coitado!

Adepto do Porto Campeão!


Estes é que são os verdadeiros cromos da bola e não só... também gostam muito da SuperBock, praticam bastante o desporto de levantamento de copos e sempre, muito bem dispostos!

18/10/07

Golo do Brasil, com a Arte e a Magia de Robinho!


Para quem como eu, gosta da magia do futebol espectáculo, este lance é digno de entrar numa antologia de futebol de excelência! Grande golo da Selecção do Brasil e do Robinho, que é um fenómeno do futebol actual, quer do Brasil, quer do Mundo!

Nirvana e o Mito de Kurt Cobain, mais um do Clube dos 27!




Nirvana, uma banda mítica!


Nirvana - "In Bloom"

NIRVANA - "Come As You Are"

Nirvana - "Smells like teen spirit"


Nirvana - "Sappy"

Nirvana - "Where Did You Sleep Last Night"-(Live)

Nirvana - "Lithium"

Nirvana - "Lake of Fire"

Nurvana - "Breed"

Nirvana - "All Apologies" -(unplugged)

Nirvana - "Rape Me live"


Nirvana Unplugged - "The Man Who Sold The World"

A Kurt Cobain Tribute!

«Nirvana (banda)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nirvana
Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl na Austrália, janeiro de 1992
Origem Aberdeen
País EUA
Período 1987 – 1994
Gênero(s) Grunge, Rock Alternativo
Gravadora(s) Sub Pop
DGC Records
Integrantes Kurt Cobain
Krist Novoselic
Dave Grohl
Ex-Integrantes Aaron Burckhard, Dale Crover, Jason Everman, Chad Channing, Dan Peters, Pat Smear, Greg Hokanson, Mike Dillard, Buzz Osborne, Dave Foster
Página oficial www.NirvanaClub.com
Nirvana foi uma banda de Grunge fundada no ano de 1987 em Aberdeen, Washington. A sua música foi inspirada no Punk Rock, no Rock Alternativo, no Hard Rock e foi chamada Grunge pela imprensa e meios de comunicação da época. O grupo se desfez em 1994 com a morte de seu líder e vocalista, Kurt Cobain. Muitos críticos e historiadores aclamam a banda como sendo a mais representativa da década de 90.
O Nirvana vendeu mais de 50 milhões de álbuns no mundo todo.
Índice [esconder]
1 História
1.1 O Começo
1.2 "Bleach"
1.3 A era "Nevermind"
1.4 "Incesticide"
1.5 1993, tempo de "In Utero"
1.6 Acústico
1.7 Fim do Nirvana
2 Pós-Nirvana
3 Membros
3.1 Formação principal
3.2 Outros
4 Discografia
5 Bibliografia
6 Ver também
7 Samples
8 Ligações externas
[editar] História
[editar] O Começo
Em 1984, Kurt Cobain fortalece a amizade com um rapaz muito alto chamado Krist Anthony Novoselic. Os dois se conheciam de vista da escola e de ensaios dos Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Mas começam a se entrosar quando tocam juntos em alguns ensaios sem compromisso. Mesmo assim, Novoselic não se empolgou imensamente com a idéia de participar de uma banda com Kurt.
Em maio de 1985, Kurt abandona a escola um mês antes de se formar. Em dezembro, Kurt finalmente leva em frente sua primeira banda e lhe dá o nome de Fecal Matter. Tocam com ele Dale Crover no baixo e Greg Hokanson na bateria. A primeira fita do Fecal Matter é registrada ainda naquele mês. Kurt e Crover viajam de Aberdeen a Seattle para usar o gravador de quatro canais de Mari, tia de Kurt. A banda iniciante também faz um pequeno show em Aberdeen, abrindo para os Melvins.
Em 1986, o Fecal Matter se desintegrava. Kurt continua brincando de rock em jams com vários colegas. Novoselic passa a ser um companheiro mais freqüente de ensaios, tocando seu baixo. O primeiro nome da banda é Stiff Woodies. Depois, para ganhar uns trocados em bares, eles atuam com o nome de The Sellouts, fazendo covers de Creedence Clearwater Revival. Kurt toca bateria, Novoselic toca guitarra e canta, e um certo Steve Newman assume o baixo.
Em janeiro de 1987, Aaron Burckhardt passa a ser o baterista fixo do trio que seguirá mudando de nome até 1988: Skid Row, Bliss, Throat Oyster, Pen Cap Chew e Windowpane. Em 17 de abril, com o nome de Skid Row, o trio toca ao vivo na rádio comunitária KAOS, na Evergreen State College, em Olympia. A apresentação se transforma na primeira fita demo da banda. Em outubro, Aaron sai da banda, que passa a ensaiar com Dale Crover, que integrava os Melvins. É uma solução breve, apenas para a gravação de uma fita demo decente em um verdadeiro estúdio. Em setembro, Kurt começa seu primeiro namoro firme com Tracy Marander. Ele vai morar com ela. De paixão, iam bem. Mas a falta de asseio e a ociosidade de Kurt começam a criar atritos.
Em 23 de janeiro de 1988, Cobain, Novoselic e Crover gravam no Reciprocal Studios, em Seattle, com o produtor Jack Endino, que abriu o local em 1986. O trio sem nome definido grava dez músicas em seis horas. Naquela noite, a banda se apresentaria com o nome de Ted Ed Fred em Tacoma, cidade vizinha. Em Fevereiro, Jonathan Poneman, da Sub Pop, ouve a fita demo depois de um toque de Jack Endino e gosta. Marca uma conversa com Kurt Cobain em um café em Seattle. Os dois acertam a gravação de um compacto. Em março, a banda escolhe seu nome definitivo, Nirvana, que é usado pela primeira vez num show em Tacoma, com Dave Foster na bateria. Ele logo seria dispensado. Em Maio, Chad Channing assume o posto de baterista definitivo. Em Junho, o Nirvana grava músicas para seu primeiro compacto pela Sub Pop. "Love Buzz/Big Cheese" saiu em novembro.
"Bleach"
O interesse por um álbum crescia, não só na banda, mas também nos funcionários da Sub Pop. As sessões finais de gravação para o disco de estreia da banda aconteceram em dezembro de 1988. Em Fevereiro de 1989, Jason Everman é escalado como segundo guitarrista da banda e faz sua estreia em um show na Universidade de Washington. Amigo de Chad Channing, Everman emprestou 600 dólares para pagar o tempo de estúdio das gravações de Bleach - a título de curiosidade, Jason nunca chegou a ser reembolsado. Embora não tocasse no disco, seu nome foi impresso na capa como membro da banda e segundo guitarrista. Em 15 de Junho, o trabalho é finalmente lançado pela Sub Pop.
Com o lançamento de Bleach, a banda realiza a sua primeira turnê pelos Estados Unidos - toca em cidades como Chicago, Filadélfia, Cincinnati, Nova York, e faz o último concerto da excursão em Denver, em 11 de Outubro. Durante a turnê, em Agosto, grava duas novas canções para seu EP Blew no Music Source Studios, em Seattle, com o produtor Steve Fisk. Naquela época, Jason Everman foi dispensado da banda.
De outubro a dezembro, o grupo voa em direção à Europa e faz a primeira turnê européia, junto com a banda Tad, também da Sub Pop. O interesse do continente pelo som de Seattle foi tanto, que antes mesmo do Nirvana lançar seu primeiro álbum, a Sub Pop lançava a coletânea Sub Pop 200, em dezembro de 1988, que contava com gravações das principais bandas do selo independente. O Nirvana contribuiu com a faixa "Spank Thru". Sub Pop 200 lançou o rótulo grunge e atraiu a atenção da imprensa musical britânica, que tratou de espalhar para o resto do mundo que uma cidade chuvosa dos Estados Unidos era a nova "salvação" do rock. Naquela turnê, o Nirvana tocou em lugares importantes como Alemanha, Holanda, Áustria, Suíça, Reino Unido, França e Itália. Ainda em dezembro, finalmente o EP Blew sai no Reino Unido pela gravadora Tupelo. Ao regressar para os EUA, Krist Novoselic se casa no dia 30 com Shelli, sua namorada desde março de 1985.
1990 chega e muita coisa foi feita naquele ano. Nos dias 02 e 03 de janeiro, a banda entra nos Reciprocal Studios com Jack Endino para gravar e mixar apenas uma música: "Sappy'". A gravação nunca foi lançada oficialmente - ela só seria refeita em 1993 e lançada como faixa secreta na coletânea de vários artistas No Alternative, sob o título mais conhecido de "Verse, Chorus, Verse".
De 02 a 06 de abril de 1990, a banda grava com o produtor Butch Vig nos Smart Studios em Madison, Wisconsin. Pelos planos, seria o começo do segundo álbum da banda para a Sub Pop. Quem indicou Vig e seu estúdio foi um dos donos da Sub Pop, Jonathan Poneman. Ainda em abril, Kurt e Tracy terminam o namoro. De maio a novembro, Kurt namora Tobi Vail, da banda Bikini Kill, após um ano de amizade. Ainda em maio, Chad Channing é dispensado da banda. Insatisfação e falta de empolgação por parte do baterista se juntaram à falta de pegada que os outros dois vinham sentindo.
Em 11 de julho, com a ajuda de Dan Peters, baterista do Mudhoney, a banda grava "Sliver" em um intervalo da banda Tad, nos Reciprocal Studios. Em menos de uma hora, o Nirvana liga seus instrumentos nos amplificadores do Tad, passa a música duas vezes, desliga tudo e libera o estúdio, antes da volta da outra banda. Cobain gravaria os vocais no dia 24 de julho.
De julho a setembro, Kurt e Novoselic estavam tão insatisfeitos com a falta de atenção e os métodos pouco cuidados da Sub Pop que enviam a fita demo feita em abril para várias gravadoras grandes. Muitas demonstram interesse, e a banda passa a estudar propostas.
Em setembro, o baterista David Eric Grohl fica sem banda com o fim do Scream, um grupo de hardcore punk baseado em Washington D.C., a capital dos EUA, do qual fazia parte. Como Cobain e Novoselic já tinham arregalado os olhos com Grohl em um show do Scream e conversado com ele, nada mais adequado que ele fizesse um "teste" para a vaga aberta. Grohl passa com louvor - com tanto louvor, que Cobain comenta com Novoselic que haviam acabado de encontrar "o melhor baterista do mundo".
Um novo compacto - "Sliver / Dive" é lançado em Setembro pela Sub Pop. Em 11 de outubro, Dave Grohl realiza seu primeiro show com o Nirvana, no Noth Shore Surf Club, em Olympia, Washington.
Naquele ano e até aquele concerto, a banda havia realizado cerca de trinta espectáculos pelos EUA. O dia 20 marca o retorno da banda à Europa para a realização de mais cinco shows, todos no Reino Unido. Chegando à Londres, a banda faz nova sessão para o programa do famoso radialista John Peel. O último concerto realizado no Reino Unido foi dia 27 de Outubro. Em Novembro, a banda já estava de volta à Seattle e assina contrato para ser empresariada pela firma Gold Mountain, que também administra a carreira do Sonic Youth e de outras grandes bandas mais comerciais.
[editar] A era "Nevermind"
1991 chega para entrar definitivamente na história da música como início de uma nova era do rock and roll. Em Janeiro, Kurt faz os primeiros esboços de sua canção mais famosa, "Smells Like Teen Spirit", que é tocada pela primeira vez em 17 de Abril em um concerto no OK Hotel, em Seattle.
Em 30 de Abril, após meses de negociação, a banda por fim assina contrato com o selo DGC, da gravadora Geffen, e recebe um adiantamento de 290 mil dólares. A Sub Pop leva uma indenização de 75 mil e garante para si uma pequena percentagem sobre as vendas dos dois primeiros álbuns dos Nirvana pela Geffen.
Entre Maio e Junho, a banda grava o segundo álbum de sua carreira (e o primeiro por uma gravadora grande), Nevermind. As sessões são nos Sound City Studios, em Van Nuys, Califórnia. O produtor é Butch Vig, baterista da banda Garbage, e o mesmo produtor das gravações feitas em Abril de 1990, que seriam para a Sub Pop. A mixagem final do disco fica com Andy Wallace. Apenas a faixa "Polly" não foi gravada nos Sound City Studios - foi gravada naquele Abril de 1990 no Smart Studios, em Wisconsin.
Entre Agosto e Setembro, a banda viaja novamente para a Europa para a realização de uma nova turnê européia abrindo para o Sonic Youth, e participa até do Reading Festival. Em 3 de Setembro, mais uma sessão é gravada no programa do radialista John Peel. No dia 10 do mesmo mês, o single de "Smells Like Teen Spirit" é lançado. E finalmente no dia 24, sai Nevermind, com primeira prensagem de 50 mil cópias.
Em 12 de Outubro, o vocalista Kurt Cobain e Courtney Love iniciam uma relação amorosa, após um show do Nirvana em Chicago. Ainda em Outubro, depois de um mês de lançamento, Nevermind chega a 500 mil cópias vendidas (um número que a Geffen previa atingir, com muita sorte, em um ano ou até mais) e alcançara a marca de disco de ouro (de acordo com os padrões da indústria musical dos Estados Unidos). Notando um aumento de pedidos, a emissora musical MTV decide exibir com maior frequência o clipe de "Smells Like Teen Spirit" ao longo de cada dia.
Em Novembro, após cinco meses subindo, Nevermind se coloca entre os dez primeiros na parada de álbuns da revista Billboard. Em 16 de novembro, é o nono. Na semana seguinte, pula para quarto lugar. Em dois meses nas lojas, o álbum chega a 1,2 milhões de cópias vendidas. De Novembro a Dezembro, mais uma turnê europeia é realizada.
Em 11 de Janeiro de 1992, depois do impulso das vendas de Natal, Nevermind conseguiu tirar Dangerous, do Michael Jackson, do topo das paradas. Após pouco mais de três meses, o álbum vendeu duas milhões de cópias (o equivalente a dois discos de platina). No mesmo dia em que tem a confirmação de que chegou ao topo dos tops, o Nirvana se apresenta ao vivo no mais famoso programa humorístico da TV norte-americana, o Saturday Night Live.
Em Março, Kurt exige renegociação da divisão de direitos autorais, alegando que compõe quase tudo de cada música da banda. Os outros membros do grupo ficam bastante contrariados e ressentidos e a banda fica bem perto de acabar. Mas o novo acordo acaba saindo. O que era dividido em três partes iguais passa a ser fracionado em 90% para Cobain e os 10% restantes para os outros dois.
Na primeira quinzena de Agosto o vocalista da banda Kurt Cobain é internado no hospital Cedars-Sinai de Los Angeles, para tratamento de desintoxicação, numa tentativa de se livrar do vício em heroína que o atormentava.
Em 18 de Agosto, nasce Frances Bean Cobain, filha de Kurt. Love dá à luz no mesmo hospital em que Kurt estava internado desde o começo do mês para se desintoxicar.
Em 09 de Setembro, a banda se apresenta ao vivo na cerimónia de entrega dos MTV Awards em Los Angeles. A emissora proíbe a banda de tocar uma música nova, "Rape Me", por conter a palavra "estupro". Já no palco, Kurt chega a tocar os primeiros acordes dela, no entanto acaba por mudar para "Lithium".
Em 11 de Setembro, sem ver o pai pessoalmente desde meados da década de 80, Kurt se encontra com Don Cobain nos camarins de um concerto dos Nirvana, no Coliseum de Seattle. Uma reunião fria e tensa. Kurt diz ao pai que não o odeia mais, e coloca isso na música "Serve the Servants", gravada no ano seguinte.
Nos dias 24 e 25 de Outubro, no estúdio Word of Mouth (novo nome dos Reciprocal Studios), em Seattle, a banda grava com o produtor Jack Endino as bases de músicas para o próximo álbum. Em 30 de Outubro, visita a América do Sul pela primeira vez e faz um show na Argentina, no estádio do Vélez Sarsfield, em Buenos Aires. A plateia de 50 mil pessoas, ansiosa por ver o Nirvana, vaiam o concerto de abertura da banda americana feminina Calamity Jane, convidada para a viagem. Quase como pequena vingança a banda na sua apresentação toca várias músicas desconhecidas e deixa o grande sucesso "Smells Like Teen Spirit" de fora. Esse concerto foi classificado por Novoselic como o "eterno ensaio".
[editar] "Incesticide"
Em 15 de Dezembro, é lançado o disco Incesticide pela DGC/Geffen, para encobrir a ausência de um álbum com músicas inéditas em 1992. O disco é uma coletânea de faixas lançadas em compacto ou registradas em fitas demo, desde os tempos da Sub Pop. Alcançou boas vendas e o anúncio do disco para a imprensa foi escrito pelo próprio Kurt Cobain.
[editar] 1993, tempo de "In Utero"
Janeiro de 1993 chega e a banda visita o Brasil. A banda faz dois shows no festival Hollywood Rock, o primeiro em São Paulo, no estádio do Morumbi no dia 16. Depois de uma apresentação totalmente inusitada para um público de mais de 100 mil pessoas, o maior da história da banda, Kurt Cobain e Courtney Love decidem curtir as loucuras da noite de São Paulo juntamente com o cantor punk brasileiro João Gordo e outros amigos. Gordo havia conhecido Dave Grohl anteriormente em um festival de música na Holanda e essa foi a chave para o cantor se enturmar com toda a banda. No dia 22, o Nirvana já estava no Rio de Janeiro e ensaia e grava algumas demos nos estúdios da BMG. O improviso "Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through the Strip" acabaria lançado como faixa-bônus nas versões não-americanas do álbum In Utero.
Dia 23 foi o dia do show na Praça da Apoteose do Sambódromo do Rio. Com um set-list imenso, o concerto começou com Sliver, Drain You e Breed na sequência, mas a meio da apresentação Kurt entusiasmou-se e durante a até então inédita Scentless Aprentice desceu do palco, cuspiu nas câmeras da Rede Globo que transmitia o evento e simulou masturbação diante delas. No fim do show, Cobain, visivelmente esgotado, saiu do palco engatinhando. Bandas como Alice in Chains, L7 e Red Hot Chili Peppers também tocaram no Hollywood Rock.
Courtney Love lembra que a última vez que viu Kurt sorrindo de verdade, foi enquanto estiveram no Brasil. O casal pulou de asa-delta, descobriu as bizarrices do centro de São Paulo, Kurt deu entrevistas para fanzines e pôde trocar de instrumentos durante o show na capital paulista (show que até hoje não é circulado na íntegra, e por isso é um dos mais procurados pelos fãs da banda), além do tradicional quebra-quebra de instrumentos promovido pelo vocalista, em um show completamente fora dos padrões. Apesar dessa informação de Courtney, Cobain sofria muito com a abstinência da heroína, pois no Brasil a droga não era facilmente encontrada.
De volta aos Estados Unidos, entre os dias 14 e 24 de Fevereiro sessões do álbum InUtero foram gravadas nos Pachyderm Studios, montados pelo produtor e músico Steve Albini em uma casa em Cannon Falls, um lugarejo de cerca de 3000 habitantes ao norte de Minneapolis, Minnesota.
Em 23 de Março, o vocalista da banda Kurt Cobain e sua esposa ganham o litigio que tinha com a justiça, que lhes restabelece a guarda da filha e libera o casal da obrigação de fazer testes de detecção de droga no sangue. De Abril a Maio, a partir de reportagens do jornal Chicago Tribune e da revista Newsweek, cria-se a polêminca de que a gravadora Geffen achou péssimo e pouco comercial o material de In Utero, gravado em Fevereiro com Albini. O próprio Albini faz afirmações de que a gravadora pressiona a banda a refazer as músicas ou, pelo menos, deixá-las mais "apresentáveis" ou profissionais. A banda faz um comunicado garantido que não sofre interferência artística da Geffen. Mesmo assim, "Heart-Shaped Box" e "All Apologies" são remixadas por Scott Litt, produtor que trabalhou com os R.E.M.
Entre Maio e Julho, Kurt e Courtney enfrentam alguns problemas de ordem pessoal. Em 02 de Maio Kurt sofre de uma overdose de heroína em sua casa em Seattle. Uma medicação de emergência aplicada por Courtney impede sua morte. Em 04 de Junho, Kurt é detido por três horas pela polícia de Seattle após uma briga caseira com a esposa. O pivô da discussão: as armas que Cobain tinha em casa. A discussão alerta a vizinhança, que chama a polícia. Kurt é acusado de agressão física a Courtney. Em 23 de Julho, Kurt sofre outra overdose, desta vez em um hotel em Nova York. Novamente os primeiros socorros de Courtney salvam a sua vida.
Finalmente, em Setembro, o álbum In Utero é lançado. No dia 14 o vinil estava nas lojas. A versão em CD só chegaria no dia 21. As cadeias de supermercados Wal-Mart e Kmart ameaçam não vender o disco por causa da música "Rape-Me" (Estupre-Me) e pelos fetos que aparecem na ilustração da contracapa. A banda e a Geffen providenciam uma versão mais "suavizada". Kurt concorda, e diz que faria as alterações sem maiores crises - "Quando criança, um dos poucos lugares que eu podia freqüentar era o Wal-Mart. Acredito que ainda hoje existem crianças que crescem assim. Quero que elas possam comprar meu disco", argumentou Cobain.
Com toda a expectativa dos fãs por um material novo do Nirvana, In Utero entra diretamente em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard. Alcança um milhão de cópias vendidas em dois meses nas lojas.
Em 25 de Setembro, Pat Smear (nascido em 1959, Pat foi ex-membro da banda de hardcore Germs durante o final da década de 70) estréia oficialmente como segundo guitarrista do Nirvana na apresentação ao vivo no programa de TV Saturday Night Live. Kurt e Courtney haviam desenvolvido grande amizade por Pat. Contudo, o principal motivo de Smear ter sido escalado como segundo guitarrista, foi devido a uma decisão do próprio Kurt, que àquela altura estava bastante focado em aprimorar seus vocais e se livrar um pouco do peso (nos dois sentidos) da guitarra em performances ao vivo. Em alguns shows, Kurt literalmente jogava a guitarra no chão e se mostrava um verdadeiro cantor - Cobain visivelmente gostava daquele diferente jeito de se apresentar.
[editar] Acústico
Em meados de 1993, a banda é convidada pela MTV para a realização de uma de suas principais apresentações, o famoso concerto acústico Unplugged. Alex Coletti, o idealizador do programa, realiza o convite, que é aceito pela banda sem fazer muito charme nem dificultar as negociações. O programa Unplugged surgiu em 1989 com uma idéia simples: artistas de renome que usam instrumentos elétricos tocando músicas com instrumentos acústicos, principalmente o violão. Com sua tempestuosa relação com a fama e o sucesso em grandes proporções, Kurt determinou um limite: nada de "grandes sucessos do Nirvana" no repertório. Nem mesmo usar a oportunidade para promover o recém-lançado In Utero. Cobain também fez questão de incluir covers que a banda nunca gravara antes. E não convidou nenhum astro, antes membros da banda anônima Meat Puppets, ao contrário do que se especulava na época - muitos acreditavam que Eddie Vedder, cantor do Pearl Jam, dividiria o palco com Kurt. Para a decoração do ambiente, Kurt quis algo simples e aconchegante. Pediu flores e velas. Coletti perguntou, meio brincando: "Como um velório?" - Kurt respondeu que sim.
Gostar, a MTV não gostou. Mas engoliu as "excentricidades de Kurt". Na noite de 18 de Novembro de 1993, depois de muito ensaiar, a banda entrou no palco montado nos estúdios da Sony, em Nova York, para gravar o MTV Unplugged in New York. Pat Smear, estava como segundo guitarrista, e os irmãos Curt e Chris Kirkwood, do Meat Puppets, subiram ao palco e tocaram três músicas para Kurt cantar.
O Unplugged foi um sucesso. Sendo exibido até a exaustão pela emissora, e sendo o Unplugged mais conhecido, a apresentação se tornou um clássico eternizado no mundo do rock.
[editar] Fim do Nirvana
Em 1994 a banda faz nova turnê pela Europa. Em 1º de março ocorre o último show do Nirvana. É no Terminal Einz em Munique, Alemanha. Cobain parece estafado, visivelmente com a voz desgastada, e ainda determina férias instantâneas. Shows marcados para os dias 2 e 3 são cancelados e, depois, adiados para abril, quando a turnê européia teria sua segunda parte. Cobain vai para Roma, Itália, para descansar e se encontrar com Courtney Love. Courtney chega a Roma no dia 3 e encontra Kurt no Hotel Excelsior. O casal passou várias semanas sem se ver. As expectativas de Kurt pelo reencontro levam um banho de água gelada quando Courtney diz que está exausta e quer dormir. Quando ela acorda na manhãzinha do dia 4, Kurt está no chão, com o nariz sangrando. Ele havia tomado champanhe e cerca de 50 pílulas do tranqüilizante Rohypnol. Kurt deixa uma carta de despedida com três folhas, caracterizando a tentativa de sucídio. Mas, oficialmente, o fato é divulgado como uma dose excessiva e acidental de medicamentos. Na carta, Kurt diz que Courtney não o ama mais, e que ele preferia morrer a passar por mais um divórcio (o primeiro foi o de seus pais). Internado no hospital Umberto I, Kurt sai do coma no dia 5 e é transferido para o American Hospital, também em Roma. Recebe alta no dia 8 e volta para os EUA no dia 12.
Em 18 de março, Courtney chama a polícia de Seattle porque Kurt se trancou em um quarto da casa com um revólver. Os policiais conversam com ele, que afirma querer apenas ficar longe da esposa. Quatro armas que Cobain tem na casa são confiscadas. No final do mês, o consumo de heroína de Cobain estava nitidamente descontrolado. Ele perambula pela cidade para comprar droga e se injetar. Traficantes começam a mandar Kurt se aplicar em outra freguesia, com medo que ele morra de overdose e cause suas prisões. Familiares e amigos de Kurt fazem uma reunião para pressioná-lo a deixar seu vício. A reação de Kurt é achar que todos passaram a seus seus inimigos e ele não tem mais ninguém no mundo. Mesmo assim, ele acaba concordando em se internar na Exodus, uma clínica de desintoxicação em Los Angeles. No dia 30 daquele mesmo mês, Kurt pede que seu amigo Dylan Carlson compre um revólver para ele, dizendo que a polícia confiscou suas armas e ele queria ter uma proteção contra invasores. Depois da compra, Cobain viaja de Seattle para Los Angeles e se interna na clínica.
Em 1º de abril, depois de dar um telefonema para Courtney Love, Cobain foge da clínica no começo da noite, escalando o muro. Pega um avião e volta para Seattle. Nos dias seguintes, circula sorrateiramente pela cidade comprando mais heroína e se drogando. Ninguém que tenta encontrá-lo consegue descobrir seu paradeiro. O dia 5 de abril, pelos exames dos legistas, é a data de suicídio de Kurt Cobain. Kurt injeta uma dose tão grande de heroína que já bastaria para causar sua morte. Mas completa o seu intento com a arma que Dylan Carlson comprara uma semana antes. Cobain se mata com um tiro na boca, no sótão de sua casa em Seattle. No dia 8 de abril, o corpo de Kurt é achado por um eletricista que faria uns serviços na casa, e o mundo toma conhecimento de sua morte. Um bilhete de adeus, mais curto que o escrito em Roma um mês antes, é encontrado ao lado do cadáver, e marca o fim de uma vida talentosa, porém problemática - como marca o fim de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
[editar] Pós-Nirvana
Com o fim do Nirvana, cada um seguiu para um canto, mas Krist Novoselic e Dave Grohl seguiram próximos para defender os interesses do material gravado pela banda. Deram trato final à coletânea de vídeos Live! Tonight! Sold Out! (que Kurt já vinha preparando em seu último ano de vida) e organizaram em 1996 o álbum ao vivo From the Muddy Banks of the Wishkah. No ano de 2002, os músicos também participaram da concepção da coletânea Nirvana, que reúne a faixa até então inédita "You Know You're Right" e outras de sucesso da banda.
Uma caixa de CDs e DVD com uma grande seleção de músicas raras e inéditas acabou saindo em 2004 - With the Lights Out foi organizada pela facção Novoselic-Grohl depois de anos emperrada por Courtney Love.
Sobre carreiras, Dave Grohl gravou suas composições em 1995 para um projeto solo que virou a banda Foo Fighters, em que é guitarrista e vocalista. Pat Smear se juntou a Grohl nos primeiros anos da banda e retornou recentemente para a realização de alguns shows. O Foo Fighters não toca músicas do Nirvana, com exceção de "Marigold", de autoria do próprio Grohl, gravada pelo Nirvana e lançada no single de "Heart-Shaped Box".
Krist Novoselic demorou mais para sair da reclusão artística. Em 1997, lançou o álbum Sweet 75. O Sweet 75 era a dupla que Krist formara com a exótica cantora venezuelana Yva Las Vegas. Yva conseguiu a proeza de animar a festa de aniversário de Novoselic em maio de 1994, um mês depois da morte de Cobain. Mas o Sweet 75 acabou em 1998, por atritos pessoais. Krist passou a se dedicar mais a causas que envolvessem política e música. Em 2002 formou a banda Eyes Adrift, juntamente com o ex-baterista do Sublime, Bud Gaugh, e o guitarrista do Meat Puppets, Curt Kirkwood. A banda lançou um disco Eyes Adrif no mesmo ano e desintegrou-se pouco depois. Em 2004, Krist lançou o livro "Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!". Desde 2006, Krist voltou como baixista da banda Flipper. Realizou novas turnês com o grupo e atualmente a banda se prepara para o lançamento de um novo álbum.
[editar] Membros
[editar] Formação principal
Kurt Cobain - vocal e guitarra
Krist Novoselic - baixo
Dave Grohl - Bateria e backing vocals
[editar] Outros
Aaron Burckhard - bateria (1987)
Dale Crover - bateria (1987-1988, 1990)
Jason Everman - guitarra (1989)
Chad Channing - bateria (1988-1990)
Dan Peters - bateria (1990)
Pat Smear - guitarra (1993-1994)
Greg Hokanson - Bateria
Mike Dillard - Bateria
Buzz Osborne - Baixo
Dave Foster - Bateria
[editar] Discografia
Em estudio
Bleach (1989)
Nevermind (1991)
In Utero (1993)
Ao vivo
MTV Unplugged in New York (1994)
From the Muddy Banks of the Wishkah (1996)
Coletâneas
Incesticide (1992)
Singles (1996)
Nirvana (2002)
With The Lights Out (2004)
Sliver - The Best of The Box (2005)
EP´s & Singles
Love Buzz/Big Cheese (EP-1988)
Sliver/Dive (single-1990)
Here She Comes Now (single-1990)
Smells Like Teen Spirit (single-1991)
Hormoaning (EP-1992)
Come as You Are (single-1992)
Lithium (single-1992)
In Bloom (single-1992)
Oh, The Guilt!/Puss (single-1993)
Heart Shaped-Box (single-1993)
All Apologies/Rape Me (single-1993)
Pennyroyal Tea (single-1994)
Secretos:
Outcesticide I: In Memory of Kurt Cobain (1994)
Outcesticide II: The Needle & the Damage Done (1995)
Outcesticide III: The Final Solution (1995)
Outcesticide IV: Rape of the Vaults (1996)
Outcesticide V: Disintegration (1998)
Os Cd's secretos (Outcesticides de 1 a 5) foram feitos com músicas que não foram aceitas pelas gravadoras, músicas que ficaram de fora de álbuns, lados "B" e com outras versões de músicas normais, além de faixas ao vivo, incluido covers como "Baba O´Riley" do The Who, "The End", do The Doors, "The Money Will Roll Right In" do Fang, entre outras curiosidades.
[editar] Bibliografia
Come As You Are - The Story of Nirvana, de Michael Azerrad, Virgin Books, Reino Unido, 1996.
Heavier Than Heaven - A Biography of Kurt Cobain, de Charles R. Cross, Hyperion, EUA, 2001; Editora Globo, Brasil, 2001.
On the Road to Nirvana, de Gina Arnold, Pan Books, Reino Unido, 1995.
Fragmentos de uma Autobiografia, de Marcelo Orozco, Editora Conrad, Brasil, 2002.» in Wikipédia.

Grande música e grandes vídeos dos Nirvana, um dos meus grupos de Rock preferidos! E Kurt Cobain, mais um músico do Clube dos 27, o grupo dos que quiseram viver tudo muito depressa! A normalidade, não era para eles! A sua brilhante música, como aconteceu com muitos artistas de todas as áreas das artes, sobrevem de um enorme sofrimento individual! Kurt Cobain, ao menos agora, que descanses em Paz!

Mais informações sobre esta banda, os Nirvana, em:
http://www.nirvanaclub.com/index.php?sc=3

"Smells Like Teen Spirit
Nirvana
Composição: Kurt Cobain / Dave Grohl / Krist Novoselic

Load up on guns and bring your friends
It's fun to lose and to pretend
She's over bored and self assured
Oh, no, I know a dirty word

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido
Yeah! Yay! Yay!

I'm worse at what I do best
And for this gift I feel blessed
Our little group has always been
And always will until the end

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido
Yeah! Yay! Yay!

And I forget just why I taste
Oh yeah, I guess it makes me smile
I found it hard, it's hard to find
Oh well, whatever, nevermind

Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello, how low
Hello, hello, hello...

With the lights out it's less dangerous
Here we are now entertain us
I feel stupid and contagious
Here we are now entertain us
A mulatto, an albino, a mosquito, my libido

A denial - (9x)"

17/10/07

Cazaquistão 1 vs Portugal 2 - Cruzamento genial de Ricardo Quaresma, abriu o ferrolho!




Génio de Quaresma quebra resistência do Cazaquistão

«Faltavam seis minutos para os 90 quando Quaresma, num lance de pura inspiração, preparou para Makukula o golo inaugural do triunfo da selecção portuguesa por 2-1, na deslocação ao Cazaquistão. O médio do F.C. Porto esteve em destaque ao construir o arranque da vantagem lusa, numa vitória que contou também com o contributo de Bruno Alves.
Antecipava-se já o nulo no marcador quando o génio de Quaresma se fez notar, numa jogada individual pelo lado direito do ataque português, com o médio do F.C. Porto a assistir na perfeição Makukula, que só teve de dar o melhor seguimento à solicitação, cabeceando para abrir o marcador.
Depois de «desatado o nó», a formação lusa conseguiu chegar ao 2-0, através de Cristiano Ronaldo, e viu ainda a equipa de leste diminuir a desvantagem, já em período de compensação, com um golo de Byakov.
Bruno Alves contriubui igualmente para o triunfo português, alinhando os 90 minutos do encontro, enquanto Raúl Meireles se ficou pelo banco de suplentes.
Com este triunfo, Portugal cimenta o segundo lugar do grupo A, somando agora 23 pontos, menos um do que a líder Polónia. No próximo encontro da fase de qualificação para o Euro2008 a equipa nacional recebe a Arménia, em partida agendada para o dia 17 de Novembro.» in site F.C. Porto.

Golos de mais uma importante vitória da Selecção Portuguesa, rumo à fase final do Euro2008! Este foi mais um jogo complicado, mas que resultou numa preciosa vitória, que poderá levar a Selecção Portuguesa, definitivamente, no caminho do Europeu 2008. Não foi um grande jogo, o adversário só quis defender, Portugal marcou tarde, mas ganhou e neste momento, o mais importante é ganhar. Ricardo Quaresma, que até nem fez um jogo ao seu nível, foi, no entanto, mais um vez decisivo, com um espectacular cruzamento para o golo de Makukula! Viva Portugal, viva Ricardo Quaresma, viva o F.C. do Porto!

15/10/07

Música Portuguesa - Jorge Palma, o Bob Dylan Português, um Poeta e compositor da música Portuguesa!




Jorge Palma - "Encosta-te a Mim" - A música mais recente de Jorge Palma, excelente!

Jorge Palma - "Escuridão"

Mafalda Veiga - "Tatuagens"

Jorge Palma - "Valsa de um Homem carente"

Jorge Palma - "A gente não vai parar"

Jorge Palma - "Canção de Lisboa"

Jorge Palma - "Olá"

Blind Zero e Jorge Palma - "The Down Set Is Tonight"




«Jorge Palma

Jorge Palma no Coliseu dos Recreios
Informação geral
Nome completo Jorge Manuel d’Abreu Palma
Nascimento 4 de Junho de 1950
Origem Lisboa
País Portugal
Gêneros Pop rock
Página oficial jorgepalma.pt
Jorge Manuel de Abreu Palma (Lisboa, 4 de Junho de 1950) é um compositor e cantor português.
Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 1956-1966
1.2 1967-1971
1.3 1972-1974
1.4 1974-1979
1.5 1980-1989
1.6 1990-1999
1.7 2000-2004
1.8 2005-Actualidade
2 Discografia
2.1 Álbuns
2.2 Colectâneas
3 Colaborações
4 DVDs
5 Bibliografia
6 Referências
7 Ligações externas
[editar]Biografia

[editar]1956-1966
Aos seis anos, e ao mesmo tempo que aprendia a ler e a escrever, iniciou os seus estudos de piano. Foi no Conservatório Nacional a sua primeira audição, aos oito anos, numa altura em que era aluno de Maria Fernanda Chichorro. Aos treze vencia o seu primeiro prémio, o segundo lugar, com atribuição de uma menção honrosa do júri, no Concurso Internacional de Piano, integrado no Festival das Juventudes Musicais, em Palma de Maiorca. Nos seus estudos cruzou-se com o Liceu Camões, em Lisboa, e um colégio interno, situado em Mouriscas, perto de Abrantes. Durante a adolescência e a par da formação erudita, começa a interessar-se pelo rock’n’roll, e, de um modo geral, pela música popular americana e inglesa. É por esta altura que descobre a guitarra. Bob Dylan, Led Zeppelin e Lou Reed são algumas das suas influências.
[editar]1967-1971
Em 1967, no Algarve, integra o grupo Black Boys, tocando órgão. Esta primeira experiência profissional, na companhia de músicos de Santarém, durou cerca de seis meses e foi interrompida por uma aparição “oportuna” do seu pai, num dos bares em que o grupo tocava, num momento em que a experiência já se estava a esgotar, culminando no regresso a Lisboa e no regresso aos estudos secundários em Lisboa.
De 1969 a 1971, enquanto estuda Engenharia na Faculdade de Ciências de Lisboa (numa altura em que “o geral podia-se fazer ou no Técnico ou na Faculdade de Ciências”), integra o grupo pop-rock Sindicato, como teclista e cantor. Do grupo faziam parte Rão Kyao, Vítor Mamede, João Maló, Rui Cardoso e Ricardo Levi. Para além dos covers de bandas de rock americanas e inglesas (Led Zeppelin, Stephen Stills, Chicago, Blood Sweat and Tears, entre outros), o grupo compôs originais, em língua inglesa. A entrada de uma secção de metais encaminha-os para uma estética de fusão entre o Jazz e o Rock. Em 1971, gravaram o single "Smile", que tinha no lado B "SINDIblues Swede CATO'S Shoes", uma versão do standard de rock’n’roll "Blue Suede Shoes", de Carl Perkins. No mesmo ano, deram o seu último concerto na primeira edição do Festival Vilar de Mouros.
[editar]1972-1974
A estreia a solo de Jorge Palma acontece com o single The Nine Billion Names of God (1972), título de um conto de Arthur C. Clarke e inspirado também no livro "O Despertar dos Mágicos", de Louis Pauwels e Jacques Bergier. Por esta altura, inicia uma colaboração com José Carlos Ary dos Santos, que o ajuda a aperfeiçoar a escrita poética, e com quem estabelece uma relação aluno-mestre. “O ano de 1972, 1973, até ao Verão, até Setembro, esse ano e meio foi de convívio intenso com o Ary, sobretudo. Quase todas as noites estávamos juntos” [carece de fontes]. Deste contacto resulta o EP A Última Canção (1973), com quatro composições de Jorge Palma, duas delas com letras de Ary dos Santos.
Ainda em 1972, realiza uma viagem transcontinental passando pelos Estados Unidos, Canadá e Caraíbas. Neste mesmo ano abandona os estudos de Engenharia.
Em Setembro de 1973, recusando cumprir o serviço militar obrigatório, e, consequentemente, embarcar numa guerra para o Ultramar, parte para a Dinamarca, com Gisela Branco, sua primeira mulher, onde lhe foi concedido asilo político. Como afirma na entrevista a Cristiano Pereira do Jornal de Notícias de 22 de Setembro de 2002:
Com licença, meus amigos, mas para a guerra não vou. [carece de fontes]
Na Dinamarca trabalhou como empregado num hotel. Em simultâneo, compunha e escrevia letras, participando, por vezes, em programas de rádio onde apresentou composições suas e de outros intérpretes da Música Popular Portuguesa (MPP).
[editar]1974-1979
Regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974, iniciando uma carreira como orquestrador, entre 1974 e 1977, na indústria discográfica. Fez arranjos para fonogramas de Pedro Barroso, Paco Bandeira, Francisco Naia, Rui de Mascarenhas, Tonicha, João Vaz Lopes, Valério Silva, Adelaide Ferreira e dos agrupamentos Intróito e Maranata. Participou como instrumentista em gravações de José Barata Moura e José Jorge Letria, entre outros.
Em 1975, concorreu ao Festival RTP da Canção com "O Pecado Capital", uma composição sua em co-autoria com Pedro Osório, defendida em dueto com Fernando Girão, e "Viagem", uma composição de Nuno Nazareth Fernandes com letra sua. Ficaram classificadas em 7º e 8º lugares, respectivamente, num total de dez canções concorrentes.
Nesse ano gravou o seu primeiro LP,Com uma Viagem na Palma da Mão, para a Valentim de Carvalho, com canções compostas durante o exílio político em Copenhaga.
Depois da gravação do seu segundo trabalho discográfico - 'Té Já (1977)- e de uma digressão ao Brasil como músico de Paco Bandeira, partiu em viagem, cantando e tocando guitarra nas ruas de várias cidades espanholas (1977) e francesas (1978-1981), nomeadamente Paris, interpretando repertório de compositores de música popular americana, como Bob Dylan, Crosby, Stills and Nash, Leonard Cohen, Neil Young, Simon & Garfunkel, entre outros.
Em 1979, vive alguns meses em Portugal, morando no Ninho das Águias, junto ao Castelo de S. Jorge, em Lisboa. Grava "Qualquer Coisa Pá Música", o seu terceiro álbum de originais, com membros do grupo acústico O Bando, seguindo-se uma série de actuações a solo e com o referido grupo. Uma dessas actuações foi a 1ª parte do concerto do grupo The Pirates.
[editar]1980-1989

Jorge Palma (1982)
No início da década de 1980, regressou a Paris, com a sua segunda mulher, Graça Lami, voltando a Portugal em 1982 para gravar o álbum duplo Acto Contínuo, com gravação prevista ao vivo, mas que acabou por ser gravado em estúdio e num curto espaço de tempo.
Vicente, o seu primeiro filho, nasce em 1983 e a ele dedica a música "Castor", do seu quinto álbum de originais - Asas e Penas (1984). De resto, ela é nele “inspirada”, a julgar pelo que consta na capa do registo sonoro, e só não é verdadeiramente instrumental pela sua participação/intervenção. Na sequência deste disco realiza diversos concertos em Portugal, França e Itália.
O ano seguinte é marcado pelo lançamento do seu sexto álbum de originais e um dos mais aclamados da sua carreira, O Lado Errado da Noite. O single "Deixa-me Rir" é dele extraído e teve um enorme sucesso. Por este álbum recebe o “Sete de Ouro”, o “Troféu Nova Gente”, que é definido, por alguns críticos, como “o lado certo de Jorge Palma” ou “Palma de Ouro”, e realiza uma longa turné por Portugal e Ilhas, sendo a sua primeira grande apresentação em Lisboa no espaço da Aula Magna da Universidade de Lisboa, ainda que tenha participado num concerto anterior, no mesmo local, organizado por estudantes. “Mas foi uma primeira Aula Magna, organizada por estudantes e não teve muita gente.”
Em 1986, concluiu o Curso Geral de Piano no Conservatório Nacional e gravou o seu sétimo álbum de originais – "Quarto Minguante", marcado por alguns problemas com e editora. O jornal Blitz de 1.7.1986 chega a falar do projecto "Onde Vais Tu Esta Noite", que seria um misto de documentário e ficção sobre a vida do cantor, mas era uma altura em que esse tipo de trabalhos não tinha tanta visibilidade e apoios.
Os anos seguintes foram marcados pela frequência do antigo Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional, onde foi aluno da compositora Maria de Lourdes Martins
Em 1989, edita Bairro do Amor, considerado pelos jornais Público e Diário de Notícias como um dos álbuns do século XX da música portuguesa. Este trabalho marca a saída da editora EMI - Valentim de Carvalho, que recusou a edição deste álbum (o próprio concorda que essa primeira versão não fosse a melhor), e a passagem para a PolyGram.
Compondo, escrevendo letras, fazendo arranjos e desempenhando a direcção musical nas gravações dos seus fonogramas, foi acompanhado por músicos com experiência em diversos domínios musicais, como o pop-rock, a MPP, a música improvisada, a música erudita e o jazz, dos quais se salientam Carlos Bechegas, Carlos Zíngaro, Edgar Caramelo, Guilherme Inês, Jorge Reis, Júlio Pereira, Rui Veloso, Zé Nabo, José Moz Carrapa, Zé da Ponte e Kalu, entre outros.
[editar]1990-1999
Durante a década de 1990 suspendeu a gravação de composições originais para se dedicar à reinterpretação da sua obra, participando regularmente noutros agrupamentos, realizando gravações para intérpretes próximos de si, compondo música para teatro, bem como preconizando inúmeros concertos pelo país, que se traduziram num amento significativo da sua popularidade, sobretudo junto do público mais jovem.
Em 1991, foi editado Só, um álbum intimista, no qual JP revisita temas antigos, a solo e ao piano, e que foi gravado “sem rede”, isto é, voz e piano em simultâneo. Este trabalho foi premiado com um “Sete de Ouro” e o Diário de Notícias considerou-o, uma vez mais, um dos álbuns do século XX.
O álbum Ao Vivo no Johnny Guitar, de 1993, surge na sequência da formação do grupo Palma’s Gang, que reuniu os músicos Kalu e Zé Pedro (Xutos e Pontapés) e Flak e Alex (Rádio Macau), e que realizou alguns concertos pelo país. Esta é uma segunda revisita à sua obra, mas desta vez num formato eléctrico, já que se tratava de um projecto rock. Participa, também, no álbum Sopa, dos Censurados, assinando a letra e emprestando a voz a "Estou Agarrado a Ti".
O ano seguinte fica marcado por vários concertos, quer a solo, quer com o Palma's Gang, destacando-se os concertos do S. Luís, a 4 e 5 de Novembro, que viriam, mais tarde, a ser transmitidos pela RTP.
Durante o ano de 1995 continua a realizar concertos por todo o país, passando também pelo Casino Estoril, num formato solo, e com produção musical de Pedro Osório. Integrou, como pianista convidado, o Unplugged dos Xutos e Pontapés, na Antena 3, e foi letrista, compositor e músico em Espanta Espíritos, um álbum em que participaram vários nomes da MPP e que foi produzido por Manuel Faria, um ex-Trovante. Ainda neste ano, nasce o seu segundo filho- Francisco.
Integrou o agrupamento Rio Grande, em 1996, formado por Tim (Xutos & Pontapés), João Gil (Ala dos Namorados), Rui Veloso e Vitorino, que alcançou uma considerável popularidade, gravando dois CD’s (1996 e 1998).
Ainda em 1996 musicou poemas de Regina Guimarães, integrados na peça de Bertrold Brecht "Lux in Tenebris" - levada à cena pela companhia de teatro de Braga - e colaborou com Sérgio Godinho, João Peste, Rui Reininho e Al Berto no espectáculo "Filhos de Rimbaud", apresentado no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Foi também director musical do espectáculo teatral "Aos que Nasceram Depois de Nós", baseado em textos de Bertolt Brecht, com música de Kurt Weill, Hans Eisler e do próprio dramaturgo e que contou com uma composição inédita de Palma ("Do Pobre B.B."). Participa também no álbum Encontros - Canções de João Lóio. É, ainda, em 1996, que a EMI-Valentim de Carvalho lança a compilação Deixa-me Rir, integrada na colecção Caravela, contendo músicas dos álbuns "Asas e Penas", "O Lado Errado da Noite" e "Quarto Minguante".
No ano seguinte, para além dos habituais concertos, colabora no disco Todo Este Céu, de Né Ladeiras, e na colectânea Voz e Guitarra, uma produção de Manuel Pedro Felgueiras (Ala dos Namorados), com a participação de inúmeros artistas, que escolheram e recriaram temas apenas com voz e guitarra. Sai também o segundo álbum dos Rio Grande - Dia de Concerto - ao vivo no Coliseu dos Recreios. Nele se estreia o original de Jorge Palma "Quem És Tu de Novo?", mais tarde incluído em Jorge Palma (2001).
Os anos finais da década de 1990 são marcados por vários concertos. Destacam-se os concertos das queimas das fitas, “Festival Outono em Lisboa”, vários durante a Expo, em nome próprio, em solidariedade para com a Guiné Bissau e como convidado do espectáculo "As Vozes Búlgaras", de Amélia Muge. Participou, também, no álbum de tributo aos Xutos e Pontapés – XX Anos XX Bandas - recriando "Nesta Cidade", acompanhado pela guitarra de Flak, e no álbum Tatuagem, de Mafalda Veiga, no dueto "Tatuagens", que veio a ser single do disco. Visitou também Timor Leste na companhia de Fernando Tordo.
[editar]2000-2004
Em 2000, continua a realizar concertos por todo o país. A Universal lança a colectânea Dá-me Lume e que se assume como um êxito comercial (mais de trinta mil cópias vendidas), mantendo-se no top nacional de vendas durante várias semanas. O enorme sucesso deste álbum levou a que o lançamento do novo álbum de originais, entretanto gravado, fosse sendo sucessivamente adiado, acabando por ver a luz do dia apenas em 2001. Ainda em 2000, JP participa no álbum de tributo a Rui Veloso, juntamente com Flak, interpretando "Afurada", para além de ter emprestado a sua voz a "Laura", canção pertencente à banda sonora do tele-filme da SIC, "A Noiva".
Em 2001 é editado o álbum Jorge Palma, muito bem recebido pela crítica e ainda mais pelo público, ávido de novas músicas depois de doze anos decorridos sobre o lançamento do seu anterior disco de originais. O disco chegou ao terceiro lugar do top nacional logo na primeira semana e foi disco de prata. Dois meses antes, fora reeditado Acto Contínuo, cuja versão não existia, ainda, em formato CD. Nesse ano abriu o terceiro dia do Festival Sudoeste e tocou nos Coliseus de Lisboa e Porto, em Novembro, entre outros concertos. Escreveu um tema para Mau Feitio, um álbum de Paulo Gonzo, deu a voz a "Diz-me Tudo", música de abertura da telenovela portuguesa da SIC “Ganância” e emprestou o piano a "Fome (Nesse Sempre)", tema dos Toranja para uma compilação da Optimus.
Em 2002, recebeu o prémio José Afonso para o disco Jorge Palma e foi nomeado para os Globos de Ouro, promovidos pela SIC, nas categorias de melhor intérprete individual e de melhor música ("Dormia Tão Sossegada"). Deu três concertos em Junho, no Teatro Villaret, acompanhado pelo seu filho Vicente, que foram editados num CD duplo, lançado em Setembro, com o título No Tempo dos Assassinos - Teatro Villaret - Junho de 2002 e que contém trinta e três temas da sua vasta obra.
Ainda em 2002, os Cabeças no Ar - na prática, os Rio Grande sem Vitorino - lançam um disco.
Qualquer Coisa Pá Música é reeditado em CD.
Em 2003 e 2004, a agenda mantém-se preenchida, com muitos concertos pelo país. Prepara, no entanto, um trabalho gravado em sua própria casa em que alia a sua interpretação ao piano à voz de Ilda Féteira, numa incursão pela poesia portuguesa contemporânea. Esta "obra de culto" foi editada a expensas próprias e apresentada na Associação 25 de Abril.
Em Agosto de 2004 gravou, no Porto, o álbum "Norte" que contou com participações especiais de muitos músicos portugueses com quem ainda não tinha trabalhado até então.
[editar]2005-Actualidade
Lançou em 2007 o disco Voo Nocturno.
Em 27 de Novembro de 2008 casou-se com Rita Tomé, a sua namorada de longa data, em Las Vegas ao som de «Encosta-te A Mim». É editado o disco "Voo Nocturno ao Vivo".
Lançou em 2010 o single "Tudo por um beijo", banda sonora do filme A Bela e o Paparazzo.
[editar]Discografia

[editar]Álbuns
Com Uma Viagem na Palma da Mão (1975)
'Té Já (1977)
Qualquer Coisa Pá Música (1979)
Acto Contínuo (1982)
Asas e Penas (1984)
O Lado Errado da Noite (1985)
Quarto Minguante (1986)
Bairro do Amor (1989)
Só (1991)
É Prohibido Fumar (2001)
Norte (2004)
Voo Nocturno (2007)
Com Todo o Respeito (2011)
Álbuns ao Vivo
No Tempo dos Assassinos (2002)
Voo Nocturno ao Vivo (2008)


Jorge Palma no Festival de Vilar de Mouros 2005
Singles e EP
The Nine Billion Names of God (1972)
A Última Canção (1973)
O Pecado Capital (c/ Fernando Girão) (1975)
Viagem (1975)
Deixa-me Rir (1985)
Dormia tão sossegada (2001)
Valsa de um homem carente (2004)
Encosta-te a Mim (2007)
Página em Branco (2011)
Colectâneas
Deixa-me Rir (1996)
O Melhor dos Melhores (1998)
Clássicos da Renascença (2000)
Dá-me Lume - O Melhor de Jorge Palma (2000)
O Melhor de 2 [CD 1: Sérgio Godinho] (2001)
A Arte e a Música (2004)
Estrela do Mar (2004)
Deixa-me Rir (2005)
Grandes Êxitos (2006)
[1]
Outros Projectos
1993 - Palma's Gang - "Ao Vivo no Johnny Guitar"
1996 - Rio Grande - "Rio Grande"
1997 - Rio Grande - "Dia do Concerto" (Álbum Ao Vivo)
2002 - Cabeças no Ar – "Cabeças no Ar"
[editar]Colectâneas
1995 - "+1 Comboio" - "Espanta Espíritos" (com Flak)
1996 - "E Como Eras Linda" - "Encontros: Canções de João Lóio"
1997 - "O Meu Amor Existe" - "Voz e Guitarra"
1999 - "Esta Cidade" - "XX Anos XX Bandas" (com Flak)
2000 - "Afurada" – "Ar de Rock" (tributo)
2001 - "Diz-me Tudo" – "Ganância"
2001 - "Laura" – "Eternamente (As Canções de João Gil)"
2001 - "A Colherzinha" – "Canções de Embalar"
2003 - "Mudemos de Assunto" - Irmão do Meio" (Sérgio Godinho)
2004 - "Ser do Vento" – “O Assobio da Cobra” (Manuel Paulo)
2004 - "Jane Says" - "Uma Outra História"
2008 - "Convite" - UPA
[editar]Colaborações

Censurados - Estou Agarrado a Ti (1993)
Tetvocal - Eu Vou-te Amar (1996)
Né Ladeiras - Atrás dos Tempos (1997)
Mafalda Veiga - Tatuagens (1999)
Blind Zero - The Down Set Is Tonight (2003)
Ilda Féteira - Vinte e Cinco Razões de Esperança (2004)
José Mário Branco (2004)
[editar]DVDs

Voo Nocturno ao Vivo - Novembro de 2008
[editar]Bibliografia

Livros
(2005) Na Terra dos Sonhos [Poemas] - organização, introdução e discografia de João Carlos Callixto - Edições Quasi
(2008) Na Palma da Mão - Biografia Oficial, Pedro Teixeira - edição Prime Books
Artigos de fundo
(Janeiro 2008) Os Primeiros Anos de um Sonhador - João Carlos Callixto - Blitz (artigo sobre a carreira de Jorge Palma até 1975)
Referências

↑ Jorge Palma discogs
[editar]Ligações externas


O Commons possui multimídias sobre Jorge Palma
Jorge Palma - Site Oficial
Bloguepalmaníaco - Espaço Actualizado » in 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Palma
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Muita e boa música, que de forma alguma se esgota neste pequena amostra, deste multifacetado músico de nome Jorge Palma. Um músico rebelde que, ao longo do seu longo percurso, não se coibiu de andar a tocar nas ruas de Amesterdão, Paris e Londres. Exímio no piano, o que o ajuda a compor brilhantes canções. Era eu ainda um jovem universitário, quando, nadando eu nos Poços (Praia Aurora, em Amarante), vejo um ser meio alucinado a remar sem remos, deitado sobre um barco a remos, completamente alheado do que o rodeava. Foi num fim-de-semana em que o Jorge Palma esteve a tocar no Bar Spark, ocupando as tardes no Bar dos Poços, com muita música, cerveja e sabe-se lá que mais... foi um período mau deste brilhante músico, mas que ao que tudo indica, já lá vai. Ainda bem para a Música Portuguesa. Grande Jorge Palma!

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