07/02/15

F.C. do Porto Andebol: Avanca 20 vs F.C. do Porto 30 - ​FC Porto foi a Avanca eliminar a equipa local, em jogo dos oitavos-de-final da competição.



«HEXACAMPEÕES NOS “QUARTOS” DA TAÇA DE PORTUGAL

​FC Porto foi a Avanca eliminar a equipa local (30-20), em jogo dos oitavos-de-final da competição.

​​Os hexacampeões nacionais garantiram, este sábado, o apuramento para os quartos-de-final da Taça da Portugal, depois de derrotarem (30-20) o Avanca, no Pavilhão Municipal Adelino Dias da Costa, naquela cidade do distrito de Aveiro. O jogo marcou estreia de Michal Kasal, o mais recente reforço da equipa comandada por Ljubomir Obradovic.

Depois de nos 16-avos-de-final da competição, terem afastado o Boa Hora, que comanda a zona Sul do Andebol 2, os Dragões eliminaram o líder isolado da zona Norte, numa partida em que chegaram ao intervalo com uma confortável vantagem de oito golos. Na segunda parte, apesar da boa resposta da equipa liderada pelo antigo jogador e treinador portista, Carlos Martingo, o FC Porto continuou a dominar o encontro, colocando o adversário a dez golos de distância, no marcador final.

Do lado dos Dragões, destaque para as exibições de Ricardo Moreira e do internacional checo Michal Kasal, que foram os melhores marcadores da formação portista, ao assinarem cinco golos cada um. Alfredo Quintana defendeu dois livres de sete metros.

Os hexacampeões nacionais voltam a entrar em campo, já na quarta-feira, no Dragão Caixa (21h00), frente ao Sporting, em jogo da 21.ª jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

AVANCA-FC PORTO, 20-30
Taça de Portugal, oitavos-de-final
7 de Fevereiro de 2015
Pavilhão Municipal Adelino Dias da Costa, em Avanca

Árbitros: Ruben Maia e André Nunes

AVANCA: Luís Silva e Hélder Oliveira (g.r.); Nuno Carvalho, Victor Alvarez, Miguel Baptista (1), Ricardo Mourão (2), Diogo Oliveira (3), Vasco Santos (9), Luís Silva, Ricardo Ramos, Marco Ferreira, Carlos Santos, Nélson Almeida, João Valente (1).
Treinador: Carlos Martingo

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (2), Yoel Morales (1), João Ferraz (2), Miguel Martins (3), Daymaro Salina (3), Nuno Gonçalves (2), Ricardo Moreira (5), André Magalhães, Hugo Santos (2), Nuno Roque, Wesley Freitas, Michal Kasal (5) e Mick Schubert.
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 11-19.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Andebol_Avanca_FCP.aspx

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Asas de Amar"


Foto: (Tânia Pereira)


"ASAS DE AMAR

Vai, é agora,
Já abanam os teus cabelos
Ao vento,
Já sinto nas tuas asas apelos
De firmamento,
O teu desejo possuído por correntes de liberdade,
Voa,
A puberdade,
Na tua dança de pavoa,
Para perto da mira dos homens.
E sobe, sobe até ao telhado do mundo,
As tuas mãos jovens,
Em corpo fecundo,
Vai, e leva no teu anel a mensagem,
De que numa terra franca,
Há um beiral,
Sobre uma bela paisagem,
De onde partiste ao alvor,
Do teu pombal,
E ao deixares cair uma pena,
Ficou a dor,
Pomba branca,
Mulher morena."

Eugénio Mourão.

F.C. do Porto Sub 17 Futebol: F.C. do Porto 3 vs Nacional da Madeira 0 - Vitória por "chapa 3" vale liderança isolada ao fim de três jornadas da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B, aos jovens Dragões



«SUB-17 VENCEM NACIONAL E SEGUEM INVICTOS

Vitória por 3-0 vale liderança isolada ao fim de três jornadas da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores B.

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e venceu o Nacional por 3-0 e prossegue a campanha 100 por cento vitoriosa na segunda fase da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. No jogo da terceira jornada, disputado este sábado, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia, no Olival, os golos dos Dragões foram apontados por Generoso, Idrisa Sambú e Moreto Cassamá.

Frente a um adversário que também somava por vitórias os dois jogos realizados nesta fase, os azuis e brancos entraram na partida praticamente a ganhar: logo aos dois minutos, Generoso fez o primeiro e deu sequência a uma primeira parte em que a equipa portista dominou por completo o adversário, criando diversas situações de golo. Não foi, portanto, com surpresa que, aos 29 minutos, os Dragões chegaram ao 2-0, por intermédio de Idrisa Sambú. 

Após o intervalo, os Sub-17 continuaram a donos e senhores do jogo, não permitindo aos madeirenses um único remate enquadrado à baliza, acabando por dilatar o marcador, com naturalidade, após uma boa combinação à entrada da área concluída por Moreto Cassamá. 3-0 foi o resultado que vale aos Dragões, que na próxima jornada recebem o Palmeiras, o comando isolado da tabela classificativa da segunda fase da competição que apura o campeão da Série Norte.

Os comandados de Bino alinharam com Diogo Costa, Diogo Casimiro, Diogo Queirós, Pedro Marques, Bruno Pereira, Pires, Generoso (Madi Queta, 68m), Madiu, Idrisa, Moreto (Miguel Sousa, 64m) e Michael Morais (Pedro Pereira, 56m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Sub_17-FCP_Nacional.aspx


Formação: Sub-17 - C. Nacional (3.ª jornada, 2.ª fase): FC Porto-Nacional, 3-0 (07/02/15)

06/02/15

Música Reagge - Cantor, músico e compositor, Bob Marley popularizou o reggae, tornando-se na primeira superstar internacional a emergir de um país considerado terceiro-mundista e se fosse vivo, faria 70 anos esta sexta-feira.



«"A erva é a cura de uma nação, o álcool a destruição."
Bob Marley faria 70 anos
ANDRÉ DE ATAYDE | 18:48 Sexta feira, 6 de fevereiro de 2015

Cantor, músico e compositor, Bob Marley popularizou o reggae, tornando-se na primeira superstar internacional a emergir de um país considerado terceiro-mundista. Se fosse vivo, faria 70 anos esta sexta-feira.

Robert Nesta Marley nasceu na vila de Nine Mile, na Jamaica, a 6 de fevereiro de 1945. Morreu a 11 de maio de 1981, em Miami, nos EUA. Tanto a solo como acompanhado da banda "The Wailers", muitas foram (e continuam a ser) as músicas que ajudaram a espalhar a mensagem, por todo o planeta, daquele que foi a maior voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.

Amor, paz, igualdade social, irmandade e resistência - temas principais das canções de um homem que foi artista por vocação e tocou em temas políticos por devoção.

"Uma coisa boa da música é que quando te atinge, não sentes dor".

O primeiro top por terras do Caribe aconteceu em janeiro de 1964 com a música "Simmer Down". Bob Marley e os amigos Neville Livingston e Peter McIntosh (mais tarde Peter Tosh) formavam os "The Wailing Wailers". Sem rastas e com toques de "ska".

"Eu não estou do lado do homem negro, eu não estou do lado do homem branco. Estou do lado de Deus".

Apesar do sucesso musical que "Simmer Down" teve, o mesmo não se traduziu a nível monetário. Bob Marley deixou a Jamaica e foi viver uns tempos para os EUA. Antes de ir, casou-se com Rita Anderson, a 10 de fevereiro de 1966.

Ao fim de oito meses voltou e, interessado no movimento - religioso e político Rastafari, fundou os "The Wailers", com os amigos de sempre. A mensagem começava ser difundida.

"Não ganhes o mundo e percas a alma; a sabedoria é melhor do que a prata e o ouro".

Dois álbuns lançados, "Catch a Fire" e "Burnin'", a 13 de abril e 19 de outubro de 1973, respetivamente, digressões pelos EUA e Inglaterra, primeiras partes de concertos de Bruce Springsteen e... dois elementos deixam o grupo (na altura composto por cinco). Os fundadores Livingston e McIntosh resolveram seguir carreiras a solo.

Era preciso olhar para a frente, havia um terceiro disco a caminho e uma nova digressão para fazer. Os "The Wailers" juntam-se ao grupo feminino "I-Threes", do qual fazia parte a sua mulher, Rita. Nasce o grupo "Bob Marley & The Wailers", que em 1975 atinge o top 40 em Inglaterra.

"Os bons momentos de hoje são os maus pensamentos de amanhã".

Londres, Inglaterra: a capital do Reino Unido ficará para sempre marcada pelo álbum "Exodus", lançado a 3 de junho de 1977.

O disco que faz a analogia com a história bíblica de Moisés e a própria situação de Marley - recuperava de uma tentativa de assassinato - ficou no top britânico por mais de um ano. É considerado um dos melhores álbuns do músico jamaicano.

Durante um ensaio em Kingston, Jamaica, o grupo foi atacado por homens armados. Bob Marley foi atingido duas vezes, no externo e no bícep. A mulher, Rita, na cabeça. Apesar dos ferimentos, não cancelaram o concerto.

"A verdade é que toda a gente te vai magoar: só tens de encontrar alguém por quem valha a pensa sofrer".

Durante o tempo em que trabalhou no disco "Exodus", outras músicas foram gravadas e incluídas no álbum posterior, "Kaya", lançado em 1978. Um álbum de amor, apresentado na Jamaica, no concerto "One Love Peace Concert".

O espetáculo ficou também marcado pelo aperto de mão, em palco, do primeiro-ministro, Michael Manley, e do líder da oposição, Edward Seaga.

Nessa altura, Marley já sabia que tinha cancro.

"Abre os olhos, olha em frente. Estás satisfeito com a vida que levas?".

Foi também em 1978 que Bob Marley viajou até África, para visitar o Quénia e a Etiópia, dois países muito importantes para ele. O último, por ser o berço do movimento "rastafari".

Inspirado pelas viagens e mantendo o seu espírito crítico em relação às questões políticas e sociais, em 1980 o grupo lança o álbum "Uprising", onde se inclui a música que mostra ao mundo, de forma definitiva, o talento do caribenho para a escrita de canções.

Não há ninguém não que conheça minimamente Bob Marley e não recorde "emancipate yourselves from mental slavery; none but ourselves can free our minds", frase que poucos se atreverão a traduzir.

"A minha música luta contra um sistema que [só] ensina a nascer e a morrer".

Com o sucesso de "Redemption Song" na Europa, com vários concertos dados, Marley aproveitou o tempo passado no Velho Continente para fazer tratamento ao cancro, na Alemanha. Apesar disso, cedo se (a)percebeu que a esperança de vida seria muito curta e quis voltar a casa, à sua Jamaica. Acabaria por morrer em Miami, na Flórida, a 11 de maio de 1981, não conseguindo cumprir o sonho.

Para trás ficou uma carreira curta, cheia de sucessos e, principalmente, carregada de convicções.

Para Rita, mulher de Marley, e em dia de homenagem a Bob, uma dedicatória especial, retirada do primeiro disco de "Bob Marley & The Wailers", "Natty Dread"...» in http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2015-02-06-Bob-Marley-faria-hoje-70-anos



Bob Marley - "Is this Love"



Bob Marley - "No Woman no cry"


Bob Marley - "One Love" 


Bob Marley - "Redemption Song" - (acustic)



Bob Marley - "Stir it up" 


Bob Marley - "I Shot the Sheriff" 


Bob Marley - "Forever Loving Jah"


Bob Marley - "Jamming"

"One Love (People Get Ready)
Bob Marley

One love!
One heart!
Let's get together and feel all right
Hear the children cryin'
(One love)
Hear the children cryin'
(One heart)
Sayin': Give thanks and praise
To the lord and I will feel all right
Sayin': Let's get together
And feel all right
Wo wo-wo wo-wo!

Let them all pass all their dirty
Remarks (one love)
There is one question
I'd really love to ask (one heart)
Is there a place for the hopeless sinner?
Who has hurt all mankind just
To save his own beliefs?

One love! What about the one heart?
One heart!
What about?
Let's get together and feel all right
As it was in the beginning
(One love)
So shall it be in the end
(One heart)
All right
Give thanks and praise to the lord
And I will feel all right
Let's get together
And feel all right
One more thing

Let's get together to fight
This holy armagiddyon (one love)
So when the man comes there will be no
No doom (one song)
Have pity on those whose
Chances grows t'inner
There ain't no hiding place
From the father of creation

Sayin': One love
What about the one heart?
(One heart)
What about the?
Let's get together and feel all right
I'm pleadin' to mankind
(One love)
Oh, Lord
(One heart)
Wo-ooh!

Give thanks and praise to the lord
And I will feel all right
Let's get together and feel all right
Give thanks and praise to the lord
And I will feel all right
Let's get together and feel all right"

Arte Poesia - A Minha Amiga e Colega, Professora Anabela Borges, de Amarante, Telões, interpela-nos com o Poema: "Inquietude".




"Inquietude

É no ser e no não ser
que me não sei saber.

Voos inquietos 
à alma-manhã
pouco treinada a sapiências
e mais vocacionada
a vertigens, 
vazios, 
quedas a pique, 
abismos, 
insolências
que não me 
as 
sei controlar."

Anabela Borges, Poetisa


Espaço - O telescópio Hubble continua a enviar imagens de fenómenos espaciais raros, desta vez, estão a ser divulgadas fotos que mostram uma conjunção rara de três luas de Júpiter.



«Hubble mostra conjunção rara de três luas de Júpiter

O telescópio Hubble continua a enviar imagens de fenómenos espaciais raros. Desta vez, estão a ser divulgadas fotos que mostram uma conjunção rara de três luas de Júpiter.

Jupiter tem mais de 60 luas conhecidas e Galileu descobriu quatro delas. No entanto, raramente estas luas são vistas a passar conjugadas por Jupiter. Callisto, Io e Europa cruzaram os céus de Jupiter de uma forma bastante próxima e o Hubble conseguiu captar o momento. 

O evento aconteceu a 24 de janeiro e as imagens mostram corpos celestes com cores diferenciadas. A Io é mais amarelada, Callisto é castanho-escuro e Europa é quase branca. As cores das luas devem-se à sua superfície e aos materiais que são encontrados. Assim, Europa tem uma crosta mais gelada e refletora enquanto Callisto tem crateras e a Io tem uma superfície vulcânica com dióxido sulfúrico.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-02-06-Hubble-mostra-conjuncao-rara-de-tres-luas-de-Jupiter


(As luas de Júpiter)


(Ganimedes, a maior lua de Júpiter)


(EuroNews - Space - As luas de Júpiter e Saturno)

05/02/15

F.C. do Porto Andebol: Xico Andebol 23 vs F.C. do Porto 39 - ​Favoritismo dos Dragões confirmado na visita ao pavilhão do Xico Andebol, na 20.ª jornada do campeonato, com vitória robusta dos Dragões.



«DRAGÕES À BEIRA DA VITÓRIA NA FASE REGULAR

​Favoritismo confirmado na visita ao pavilhão do Xico Andebol (39-23), na 20.ª jornada do campeonato.

O FC Porto venceu esta quarta-feira o Xico Andebol (39-23), em Guimarães, em jogo referente à 20.ª jornada do Andebol 1. Com este triunfo, o 19.º em 20 jogos, os azuis e brancos mantêm a liderança isolada e podem garantir na próxima jornada a vitória na fase regular da competição. O adversário será o Sporting, segundo classificado, a quatro pontos dos portistas, num duelo marcado para 11 de Fevereiro, às 21h00, no Dragão Caixa.

Frente a uma equipa ainda à procura da primeira vitória, o FC Porto fez questão de confirmar desde bem cedo o favoritismo que lhe era atribuído na antecâmara deste desafio em que se tocaram os extremos. Com Alfredo Quintana novamente em grande nível entre os postes, os hexacampeões desenharam um número considerável de contra-ataques, o que ajudou a cavar uma diferença decisiva no marcador. Sem grande surpresa e com muito mérito, o colectivo portista já vencia por dez golos ao intervalo (22-12).

A segunda parte acentuou ainda mais a diferença de valias entre as duas equipas e permitiu a Ljubomir Obradovic fazer descansar algumas das principais figuras dos Dragões, dando assim mais tempo de jogo a outros atletas, sobretudo aos mais jovens. Entre eles esteve André Magalhães, guarda-redes que recentemente deixou o Avanca para se juntar ao plantel portista e que assim se estrou pela equipa sénior. Triunfo tranquilo e esperado do FC Porto, que teve em Daymaro Salina (na foto) o seu elemento mais inspirado, com oito golos, além do já referido Alfredo Quintana.

No futuro mais próximo do FC Porto estão os oitavos-de-final da Taça de Portugal, nos quais os Dragões irão defrontar o Avanca, em jogo marcado para este sábado, às 18h00, no Pavilhão Comendador Adelino C. Costa, em Avanca.

FICHA DE JOGO

XICO ANDEBOL-FC PORTO, 23-39
Andebol 1, 20.ª jornada
4 de Fevereiro de 2015
Pavilhão DF Holanda, em Guimarães

Árbitros: Carlos Marinho e Fernando Novais

XICO ANDEBOL: Humberto Ferreira e Carlos Oliveira (g.r.); Antonije Pavic (5), Gustavo Castro, Pedro Correia (3), João Santos (3), Rui Oliveira, Luís Sarmento (2), Paulo Castro (5), Pedro Carvalho, Tiago Andrade (3) e Manuel Sousa (2)
Treinador: Marco Guimarães

FC PORTO: Alfredo Quintana e André Magalhães; Francisco Silva (1), Gilberto Duarte (2), Leandro Semedo (2), Yoel Morales (2), João Ferraz (1), Miguel Martins (5), Daymaro Salina (8), Nuno Gonçalves (1), Ricardo Moreira (4), Alexis Hernandez (1), Hugo Santos (1), Nuno Roque (3), Miguel Alves (3) e Mick Schubert (5)
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 12-22» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Andebol-1-Xico-Andebol-FC-Porto.aspx

Arte Literatura - O Escritor de Amarante, Alexandre Babo, não esqueceu o Tâmega nas suas "Notas de Viagem".



«Notas de Viagem

Mas isto vem a propósito de que o rio estreita, rejuvenesce, debilita-se e adquire o fascínio romanticamente esverdeado dos choupos e dos salgueiros marginais quando se afasta de Londres em direcção contrária à grande aventura dos oceanos. E é na serenidade dolente das águas dum rio como o Tâmega, com pequenas fragas de onde em onde, que se começa a descortinar ao longe, recortado no céu límpido, em dias solarengos, o grande Castelo de Windsor.», Alexandre Babo, “Notas de Viagem”.


Amarante Fotografia - Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto O artesão - Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto. Amarante - Anos 60.


(O artesão - Fotografia de Eduardo Teixeira Pinto. Amarante - Anos 60.)

04/02/15

Amarante Mancelos - Convento de Mancelos, 1.º quartel do século XX, Mulheres do Minho, uma espadeirada do linho.

(Mulheres do Norte, Mulheres do Minho, Mulheres de Amarante, Mulheres de Mancelos, uma singela homenagem...)

Política de Saúde - Morreu a primeira doente de hepatite C por não ter acesso ao medicamento inovador que a podia salvar, tinha 51 anos e terá sido infetada no próprio sistema nacional de saúde com uma transfusão de sangue.



«Doente com hepatite C morre à espera de medicamento que a podia curar
Por:  Alexandra Borges  Alexandra Borges  Herberto Figueiredo  Herberto Figueiredo / / Pedro Vilela    |   ontem às 21:54

Maria Manuela Ramalho tinha 51 anos. Terá sido infetada no próprio Sistema Nacional de Saúde, com uma transfusão de sangue, durante uma cirurgia. Os papéis de autorização para ter acesso ao medicamento andaram a circular pelo Hospital Egas Moniz entre os médicos, a Comissão de Farmácia e o Conselho de Administração durante mais de 10 meses, enquanto a doente piorava

Morreu a primeira doente de hepatite C por não ter acesso ao medicamento inovador que a podia salvar. Tinha 51 anos e terá sido infetada no próprio sistema nacional de saúde com uma transfusão de sangue. Os papéis de autorização para ter acesso ao medicamento andaram a circular pelo Hospital Egas Moniz entre os médicos, a Comissão de Farmácia e o Conselho de Administração durante mais de 10 meses, enquanto a doente piorava. 
  
Só no dia em que a doente foi transferida de urgência para os cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria é que foi pedido o medicamento ao Infarmed. Foi tarde de mais. 

Maria Manuela Ramalho tinha 51 anos, trabalhava e era avô babada de um menino de quatro anos com quem passava os tempos livres. Terá sido infetada com o vírus da hepatite C no próprio Sistema Nacional de Saúde, na sequência várias cirurgias que implicaram algumas transfusões sanguíneas.

10 meses à espera do medicamento

Em fevereiro do ano passado, piorou e a sua médica, a 12 de março, terá pedido o novo medicamento inovador que a podia curar em questão de dias. 
  
Os papéis da autorização para a doente ter acesso ao medicamento terão andado a circular no hospital, entre a Administração, a Comissão de Farmácia e os médicos, durante mais de 10 meses. Quando surgiu o portal do Infarmed, os médicos logo que tiveram a password colocaram o caso na plataforma. A doente terá chegado a ter o medicamento associado Declatavir oferecido pelo laboratório, mas era preciso comprar o Sofosbuvir que custa 46 mil euros. 
  
A doente volta a ser internada a 16 de dezembro. Começa a piorar e, no dia 28 de janeiro, é transferida para a unidade de cuidados intensivos do Hospital Santa Maria. Nesse mesmo dia, alguém terá enviado finalmente o pedido de autorização para o Infarmed. 

Dia 30 de janeiro, cerca das 10:00, a doente morre por complicações relacionadas com a hepatite C. O médico responsável pela unidade não tem dúvidas de que ela estaria viva se tivesse tido acesso ao medicamento. 

Santa Maria abre auditoria interna

O Hospital Egas Moniz esclareceu apenas algumas questões da TVI. Diz que o pedido do medicamento só foi feito pelos médicos em julho e que terá havido ajustes terapêuticos ao longo de meses. O hospital pediu o medicamento ao laboratório que o libertou a custo compassivo, ou seja de graça, para a doente, mas ficou a aguardar que o hospital lhe enviasse a autorização excecional do Infarmed. 
  
Uma autorização que só terá chegado ao Infarmed a 28 de janeiro e cujo pedido ainda não foi retirado do portal da hepatite C. Para eles continua «em avaliação». 

O hospital de Santa Maria avançou com uma auditoria interna para perceber onde ficam parados os processos dos doentes para terem acesso a este medicamento inovador que cura a hepatite C. Isto aconteceu, na sequência de denúncias públicas de uma médica do hospital que punha em causa a análise dos pedidos feitos pela Comissão de Farmácia do Hospital. Agora, cabe à Inspeção-Geral de Saúde investigar o caso.» in http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/03-02-2015/doente-com-hepatite-c-morre-a-espera-de-medicamento-que-a-podia-curar


(Doentes com hepatite C continuam à espera de novo fármaco)

Mundo - O Estado Islâmico divulgou um vídeo onde mostra o piloto jordano Maaz al-Kassasbeh, que mantinha refém desde dezembro, a ser queimado vivo.





«Estado Islâmico queimou vivo refém jordano
Jordânia estava a negociar troca de prisioneiros

O Estado Islâmico divulgou um vídeo onde mostra o piloto jordano Maaz al-Kassasbeh, que mantinha refém desde dezembro, a ser queimado vivo. 

O governo da Jordânia já confirmou a morte, enquanto as Forças Armadas da Jordânia, em comunicado, prometeram vingança. 

Segundo a televisão estatal, o rei Abdullah, que se encontrava nos Estados Unidos, vai regressar de imediato à Jordânia. 

Já circulam imagens que mostram Maaz al-Kassasbeh a ser queimado vivo, mas as agências internacionais garantem que a sua veracidade ainda não foi confirmada. 

A Casa Branca assegurou que está a tentar confirmar se o vídeo é verdadeiro e quando foi gravado e aproveitou para condenar «as ações do Estado Islâmico. «Apelamos à libertação imediata de todos os reféns do EI. Expressamos a nossa solidariedade com o governo e o povo jordano», disse uma porta-voz, citada pela Reuters. 
  
O presidente norte-americano, Barack Obama, também já reagiu à divulgação do vídeo, garantindo que, se este for autêntico, a «determinação» da coligação internacional para «destruir» o Estado Islâmico será «redobrada».

«É mais uma prova da maldade e barbaridade desta organização. Seja qual for a ideologia em nome da qual eles agem, está falida».

A Jordânia estava a negociar a libertação do piloto da força aérea Maaz al-Kassasbeh, admitindo a troca por uma prisioneira iraquiana. Sajida al-Rishawi foi condenada à morte na Jordânia por atentados bombistas realizados em 2005 e a sua libertação era desejada pelos jihadistas. 

O piloto jordano de 26 anos que agora foi queimado vivo tinha sido capturado pelo Estado Islâmico após a queda do seu avião na Síria, em dezembro.» in http://www.tvi24.iol.pt/internacional/piloto-jordano/estado-islamico-alega-ter-queimado-vivo-refem-jordano

Imagens brutais: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/piloto-jordano/estado-islamico-alega-ter-queimado-vivo-refem-jordano


(É preciso reforçar combate aos jihadistas)


(Grupo Estado Islâmico divulga imagens da execução de um refém jordano)


(Execução de piloto jordano: EI tentou negociar troca de prisioneiros com refém morto)


03/02/15

Amarante Mancelos - Mais uma imagem quase perdida da comunhão de 1945, no Adro da Igreja de Mancelos, com a minha Mãe no grupo.


(Adro da Igreja de Mancelos, agosto de 1945, Festa da Comunhão Solene)

Religião - O santo do dia de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III, trata-se São Brás, primeiramente, foi médico e também se comemora em Amarante Telões, num lugar com o nome do santo.



«São Brás - Médico e pastor das almas

O santo de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas a sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.

Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.

Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.

São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar ao imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que esse grande santo fez sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.

São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.

Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.

Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus, que é amor.

São Brás, rogai por nós!» in http://santo.cancaonova.com/santo/sao-bras/


(Santo do dia, São Brás, 3 de fevereiro)

História de Portugal - Aurélio Paz dos Reis (Porto, 28 de Julho de 1862 — Porto, 18 de setembro de 1931) foi um comerciante português, revolucionário republicano e maçom convicto, considerado o pioneiro do cinema em Portugal por ter realizado e produzido o primeiro filme, "A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança", réplica do primeiro da história do cinema, rodado em França pelos irmãos Lumière, em (1894 – 1895) La Sortie de l'usine Lumière à Lyon.





«Aurélio Paz dos Reis

Aurélio Paz dos Reis (Porto, 28 de Julho de 1862 — Porto, 18 de setembro de 1931) foi um comerciante português, revolucionário republicano e maçom convicto, considerado o pioneiro do cinema em Portugal por ter realizado e produzido o primeiro filme, A Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança, réplica do primeiro da história do cinema, rodado em França pelos irmãos Lumière, em (1894 – 1895) La Sortie de l'usine Lumière à Lyon.

O chamado Kinematografo Portuguez – designação usada por Paz dos Reis para referir o cinematógrafo inventado pela família Lumière – foi apresentado em sessão pública no Porto, junto com outros onze «quadros», sete nacionais e onze estrangeiros, no Teatro do Príncipe Real, mais tarde chamado Teatro Sá da Bandeira, em 12 de Novembro de 1896. Eram filmes com a duração de cerca de um minuto.

Não foi, no entanto, Paz dos Reis o autor das primeiras imagens animadas filmadas em Portugal. As primeiras são de um operador inglês com o nome de Henry W. Short, que acompanhava Edwin Rousby, um agente comercial do produtor e fabricante de equipamento de cinema Robert William Paul. Rousby percorria vários países europeus com o intuito de dar a conhecer e de promover a venda do material fabricado pelo pioneiro inglês, em particular uma máquina de projectar com o nome de Theatrograph que em português poderá ser chamada teatrógrafo ou animatógrafo.

A projecção dos primeiros filmes rodados em Portugal tinha sido feita pouco tempo antes no Real Colyseu de Lisboa, na Rua da Palma, em várias sessões organizadas por Rousby, que duraram até ao dia 15 de Julho de 1896. Para isso teve o apoio técnico do lisboeta Manuel Maria da Costa Veiga que, como Paz dos Reis, se interessou pelo invento. Tornar-se-ia ele assim o segundo português a produzir e realizar filmes de actualidades e documentários em Portugal.

A cidade do Porto foi entretanto visitada por Edwin Rousby, que nela apresentou o teatógrafo em sessões públicas às quais Aurélio Paz dos Reis assistiu, a 17 de Julho, que tiveram lugar entre 7 de Julho e 10 de Agosto. É este evento que o entusiasma e o leva a decidir adquirir a curto prazo uma máquina de filmar, o que ele consegue numa deslocação que faz a França.

Boografia

Aurélio Paz dos Reis, o astuto comerciante do Porto, era floricultor. Tinha um palacete fino no nº 125 da Rua de Nova Sintra em cujo jardim criava as suas flores. Explorava ele a «Flora Portuense» na então Praça de D. Pedro, mais tarde Praça da Liberdade. Era também fotógrafo amador e gostava de tirar retratos a gentes do teatro. Explorava a estereoscopia, a fotografia em relevo. O gosto pela imagem levou-o a explorar o negócio e começou a vender película da marca Lumière & Jougla. Vendia também máquinas de escrever Yast e automóveis franceses da marca Minerva.




Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança

A Fábrica Confiança – em frente da qual «um senhor de porte distinto postado ao lado de uma caixa de madeira envernizada sustentada por um vulgar tripé de fotógrafo profissional» se poria a dar à manivela no exacto momento em que operários da fábrica de um velho amigo saíam para o almoço numa serena manhã de Setembro – era do outro lado do passeio da Camisaria Confiança, «acreditado estabelecimento comercial de roupa branca, propriedade do tal amigo de longa data de Aurélio Paz dos Reis»: António da Silva Cunha, com loja aberta no nª 181 da Rua de Santa Catarina.

Paz dos Reis forma uma sociedade com ele e com o seu próprio cunhado, fotógrafo de profissão, Francisco Bastos Júnior. A ideia dele é comprar um cinematógrafo aos irmãos Lumière. Ele e Silva Cunha metem-se então a caminho e vão até Lyon. Os irmãos franceses porém, que de dinheiro não precisam - basta o que lhes dá o negócio paterno da fotografia – e que respeitam os desígnios do augusto pai de não alienar o invento, não lho vendem. Não o vendem também ao ilustre ilusionista Georges Méliès, o iluminado do Théatre Robert Houdin, o inventor do cinema de ficção. Paz dos Reis não desiste e decide simplesmente fazer aquilo que todos fazem.

M. Félix Ribeiro, que conta esta história, suspeita, com boas razões, que os dois atribulados viajantes dão a volta ao infortúnio comprando uma máquina de filmar a outros dois irmãos. São eles os Werner, estabelecidos na Cidade da Luz. Tinham eles lançado no mercado um aparelho cronofotográfico, uma variante do cinematógrafo, com diferente mecânica mas capaz de filmar tão bem como a máquina dos célebres inventores de Lyon. Tinham registado a patente a 4 de Fevereiro de 1896 com o n.º 253.708, como um processo de tracção de película com o nome de quadros oscilantes. O aparelho dos Lumière tinha sido registado a 13 de Fevereiro de 1895, sob a patente n.º 245.032.

É com esta maravilha que Paz dos Reis se põe a filmar em frente da loja do fiel amigo, mal chegam da França. Fascinado com as imagens vistas na tela e vendo aquilo que com elas pode conseguir, o feliz horticultor não pára de dar à manivela. Os «Tripeiros de Ontem», os «Vencidos do 31 de Fevereiro» haviam de ser os senhores do amanhã.

Sente-se entretanto feliz Félix Ribeiro por ter podido observar um dos exemplares da engenhoca numa exposição, uma dezena de anos antes de ele ter escrito essa história nos Filmes Figuras e Factos do Cinema Português – 1896-1949 (ed. Cinemateca Portuguesa, 1983). Diz que viu a velha máquina exposta na Cinemateca Francesa, instituição fundada por Henri Langlois no Palais de Chaillot, no Trocadero, em Paris, obra generosa que Jacques Chirac desdenhosamente havia de desmantelar, a partir de 2003.

É com esta primeira obra de referência que, com as outras que se seguem, Paz dos Reis dá início a uma longa série «de variados e assinaláveis quadros kinematográficos».



Tripeiros de Ontem

O espectáculo de apresentação decorreu a 12 de Novembro de 1896 (Porto, Teatro do Príncipe Real). Notícias na imprensa:

Dia 12 – Jornal de Notícias:

«O espectáculo de hoje apresenta o Kinetógrafo Português, sendo exibidos 12 perfeitíssimos quadros, 7 nacionais e 5 estrangeiros. Os quadros portugueses representam o seguinte: «Jogo do Pau» (Santo Tyrso), «Saída do Pessoal Operário da Fábrica Confiança», «Chegada de um Comboio Americano a Cadouços», «O Zé Pereira nas Romarias do Minho», «A Feira de S. Bento», «A Rua do Ouro» (Lisboa), «Marinha». O espectáculo é completado com a companhia de Zarzuela que se fará ouvir nas peças Música Clássica, Las Campanelas (primeira apresentação) e «Os Africanistas». O kinetógrapho português funciona no intervalo do 2º para o 3º acto».
Dia 13 – Comércio do Porto:

«Num dos intervalos, o Sr. Aurélio Paz dos Reis exibiu no kinematógrapho vários quadros, algumas dos quais muito engraçados e que tiveram intensos aplausos».
Dia 13 – O Primeiro de Janeiro:

«Hontem apresentação do kinetórgrapho português, pelo Sr. Aurélio Paz dos Reis teve êxito completo. Tanto as vistas estrangeiras como as nacionais, d'estes principalmente «O jogo do Pau» e a «Saída das Costureiras da Fábrica Confiança» foram acolhidas com grandes salvas de palmas».
As projecções são retomadas em Braga, no Teatro São Gerardo (onde hoje se localiza o Banco Portugal), a 20 e 23 de Novembro, espectáculo melhorado com outras fitas, quase todas francesas, e com a intervenção de um ilusionista de Braga chamado José Maria Avelino. Em Dezembro volta a ser exibido no Porto.

A deriva brasileira[editar | editar código-fonte]
Crente de que o Brasil seria terreno fértil para a dar a ver a um público virgem um espectáculo inédito, Paz dos Reis embarca de armas e bagagens, levando o equipamento consigo. Irá apresentar no Rio de Janeiro a sua «surpreendente colecção de quadros reproduzindo cenas e episódios da vida portuguesa, com vista de Portugal, e outros de actual interesse».

Chega ao grande país no princípio de Janeiro. A apresentação do Kinetógrafo Português é programada para começar no dia 15, no Teatro Lucinda, sala independente do Rio. Mas, segundo os relatos da imprensa portuguesa que comenta o evento, a coisa corre mal, Paz dos Reis confronta-se com problemas técnicos inesperados, a projecção é má. As sessões terminam a 20 de Janeiro. Regressa desalentado, é sério o desaire financeiro, e ele deixa-se de aventuras, deixando de uma vez por todas de fabricar imagens animadas.

Resta-lhe a fama de ter filmado também no Brasil as primeiras, na avenida Rio Novo, no Rio de Janeiro.

Filmografia

Feira do Gado na Corujeira
Chegada de um Comboio Americano a Cadouços
O Zé Pereira na Romaria de Santo Tirso
Azenhas do Rio Ave
O Jogo do Pau
Rio Douro
Mercado do Porto
Cortejo Eclesiástico saindo da Sé do Porto no Aniversário da Sagração do Eminentíssimo Cardeal D. Américo
O Vira
A Rua do Ouro
Marinha no Tejo
Saída de dois Vapores
Torre de Belém
Avenida da Liberdade
A Dança Serpentina (com a brasileira Cirina Polónio, dançarina internacionalmente famosa)» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Aur%C3%A9lio_Paz_dos_Reis


Aurélio Paz dos Reis - Um Olhar Actual (Completo)


Primeiros Filmes Portugueses (1896)


(Invicta Filmes a Morte de um Sonho)