21/01/12

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 69 vs Ovarense 55 - Dragões na final da Taça Hugo dos Santos, que se joga este fim-de-semana em Vendas Novas!



«BARREIRENSE É O ÚLTIMO OBSTÁCULO PARA O SEXTO TÍTULO EM DOIS ANOS



Depois de afastar a Ovarense (69-55) nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos, que se joga este fim-de-semana em Vendas Novas, o FC Porto Ferpinta tenta, neste domingo, a conquista do sexto troféu em menos de dois anos. Para o conseguir, a equipa orientada por Moncho López terá que derrotar, na final da competição, o Barreirense, que eliminou o Benfica na primeira semifinal do dia (84-83).


Greg Stempin (20 pontos e 8 ressaltos), que emergiu como o MVP da partida, e Carlos Andrade (6 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências) revelaram-se os jogadores mais influentes de uma equipa que insiste em distinguir-se pelo desempenho colectivo, numa regra a que o treinador galego não reconheceu excepção, ao ponto de ter utilizado os 12 elementos escalados e todos eles terem ficado longe de atingir os 30 minutos de utilização.


Os Dragões, que dominaram a segunda meia-final da prova, que opõe os quatro primeiros classificados da Liga ao final da primeira volta, resolveram a partida no terceiro período, com um parcial de 21-13, que elevou a vantagem crescente para 17 pontos (55-38) na abordagem ao último quarto.


Os azuis e brancos, que iniciaram a 31 de Janeiro de 2010 uma sequência de cinco títulos conquistados sob a orientação de Moncho López, podem atingir, no domingo, o sexto troféu em menos de dois anos, depois de terem vencido a primeira edição da Taça Hugo dos Santos, a Taça de Portugal, o Troféu António Pratas, o Campeonato da Liga e a Supertaça. 
Tudo o que há para conquistar a nível nacional.


FICHA DE JOGO


Taça Hugo dos Santos, meia-final
21 de Janeiro de 2012
Pavilhão Municipal de Vendas Novas


Árbitro principal: Sérgio Silva
Árbitros auxiliares: José Abreu e Fernando Rezende


FC PORTO FERPINTA (69): Reggie Jackson (10), Carlos Andrade (6), João Santos (3), Miguel Miranda (6) e Greg Stempin (20); Diogo Correira (2), João Soares (6), David Gomes (0), Rob Johnson (12), Miguel Maria (0), José Costa (4), Nuno Marçal (0)
Treinador: Moncho López


OVARENSE (55): Fernando Neves (6), André Pinto (3), José Barbosa (8), Austen Powers (9), Crhis Lee (19); Cristóvão Cordeiro (4), Nuno Manarte (4), Nuno Morais (0), Mário Gonçalves (2), Nuno Cotez (0)
Treinador: Mário Leite


Ao intervalo: 34-25» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_basfcpovarensecro_210112_66388.asp

Amarante - O Museu Amadeo de Souza-Cardoso inaugurou a 14 de janeiro a exposição de pintura de Teresa Magalhães que ali estará patente ao público até 26 de fevereiro!




«Amarante: Museu Amadeo de Souza-Cardoso expõe pintura de Teresa Magalhães


O Museu Amadeo de Souza-Cardoso inaugurou a 14 de janeiro a exposição de pintura de Teresa Magalhães que ali estará patente ao público até 26 de fevereiro.


A mostra de Teresa Magalhães retrata "um tempo imaginário" através de uma pintura abstrata com imponentes "gestos de cor", sendo caracterizada pelas suas pinceladas livres que retratam o sentimento da autora. A técnica utilizada é motivadora e inovadora, com novos métodos como a colagem e a fotografia sobre tela.


Abel Coelho, vereador com o pelouro de Educação na Câmara de Amarante presidiu à inauguração, salientando a importância deste tipo de atividades culturais onde é possível apreciar as diversidades e ter o privilégio de contactar com arte que atravessou os tempos, mantendo-se sempre atual. O diretor do museu, António Cardoso, por sua vez, salientou a importância do modernismo, conhecido como "arte dos loucos" e referiu ainda a importância das "escolinhas de arte" como impulsionadoras do pensamento livre.


Teresa Magalhães disse que a sua exposição é "fruto de viagens mais pensadas do que propriamente experienciadas", e que "a justiça está nas suas pinturas", recordando que "as pessoas constroem as suas histórias com atividade física, mental e com alguma loucura".


A exposição contou com a presença de muitos visitantes, entre os quais o músico e cantor alentejano Vitorino Salomé.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0ODA2Ijt9


(Abstracção)


(Exposições itinerantes de Arte Partilhada - 100 Anos de Pintura Portuguesa)

20/01/12

Amarante Santa Luzia - Imagem do inicio do século passado, do largo de Santa Luzia!

Santa Luzia
Belíssima imagem de Santa Luzia, do primeiro quartel do seculo XX, do ilustre António Carneiro! 

Sinal dos tempos, veja-se na placa: Empresta-se dinheiro sobre penhores... hoje seria uma casa de compra e venda de ouro!


Música Soul - A cantora norte-americana Etta James morreu esta sexta-feira num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de dezembro de 2011!

 


«Etta James morreu aos 73 anos, vítima de leucemia

A cantora norte-americana Etta James morreu esta sexta-feira num hospital na Califórnia, onde estava internada e ligada a um ventilador desde o final de dezembro de 2011.

A artista, que completaria 74 anos na próxima quarta-feira, encontrava-se já em estado terminal devido a uma leucemia incurável, informou o seu agente, Lupe De-Leon.
"Esta é uma perda tremenda para a família, os amigos e os fãs de todo o mundo", acrescentou o colaborador e amigo da cantora à CNN, descrevendo-a como "uma verdadeira original que conseguia cantar tudo - a sua música desafiava categorias".
Etta James deu voz a canções como "At Last" e "Tell Mama", é detentora de seis prémios Grammy e uma referência da soul e do r&b, tendo entre as admiradoras nomes como Adele, Beyoncé ou Ana Moura (em entrevista ao SAPO Música, a fadista enalteceu a voz "quente, rouca, cheia e encorpada" da cantora).
Etta James, cujo verdadeiro nome é Jamesetta Hawkins, nasceu a 25 de janeiro de 1938 em Los Angeles. Em criança começou a cantar numa igreja e na adolescência fez parte de um grupo “doo-woop” [estilo de música vocal baseado no r&b].
Nos anos 1960, foi viciada em heroína, dependência da qual se libertou em meados dos anos 1970, altura em que se tornou numa das mais respeitadas vozes femininas de então.
Ao longo da carreira, Etta James editou 30 álbuns de originais. Em 1993 entrou para o Rock; Roll Hall of Fame e três anos depois, por causa de um anúncio publicitário da Coca-Cola, voltou a ser falada com uma versão do tema "I just wanna make love to you", gravada nos anos 1960.
Em 2008, Beyoncé interpretou-a no filme "Cadillac Records", sobre a editora Chess Records, e no ano seguinte cantou um dos seus clássicos, "At Last", a Barack e Michelle Obama, no primeiro baile comemorativo da tomada de posse do presidente dos EUA.
Etta James - "At Last" - (ao vivo)


#ettajames    #soul    #blues    #r&b    #rock&roll    #jazz    #gospel    #músicapop

Fauna - Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA!




«Sete milhões de morcegos já morreram na América do Norte por um fungo


Os primeiros casos foram detetados em 2006 e desde então já morreram entre 5 a 7 milhões de morcegos na América do Norte, de acordo com a última estimativa realizada pelas autoridades dos EUA. Um fungo chamado Geomyces destructans está a dizimar a população destes animais a uma velocidade cada vez mais rápida.


A doença é conhecida como síndrome do nariz branco (White Nose Syndrome, WNS, na sua sigla em Inglês) por causa do pó branco que apresentam os morcegos infetados. O fungo faz com que os morcegos que hibernam nas grutas despertem, levando-os a morrer de frio ou fome. Em algumas grutas os investigadores encontraram cerca de 99% dos exemplares mortos.


A doença foi detetada pela primeira vez numa caverna do Estado de Nova Iorque, e desde então que se registaram casos em 16 estados dos EUA e quatro províncias do Canadá.


Os morcegos desempenham um papel importante no ecossistema. O declínio da sua população pode ter consequências nos seres humanos no futuro, já que pode causar um aumento do número de insetos que deixariam de ser consumidos. Para além de controlarem as pragas da agricultura e das florestas, os morcegos evitam a proliferação de mosquitos que podem transmitir doenças aos seres humanos.


O mais afetado é o morcego-castanho-pequeno (Myotis lucifugus), um dos mais comuns nos EUA, Canadá e México. De acordo com uma investigação publicada em Agosto de 2010 na revista científica Science, a situação é tão grave que esta espécie poderia desaparecer do nordeste dos EUA dentro de 20 anos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk e www.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Sete-milhoes-de-morcegos-ja-morreram-na-America-do-Norte-por-um-fungo?bl=1


(Os Morcegos)

Amarante Ôlo - Feiras das Papas em Ôlo, de 18 a 19 de Fevereiro!

cartaz-mail
Ôlo é uma Freguesia de que gosto bastante e que vale sempre a pena visitar... com papas, melhor!


(Amarante Feira das Papas de Ôlo)


19/01/12

Música Pop/Rock - Irma, uma voz que promete muito na música contemporânea!




Irma - I know (Clip officiel)
Irma - "Watching Crap On TV" - (Clip officiel)

Irma - "I want you back" - (Cover The Jackson Five)
Irma- "Watching Crap on TV" - (live @ Paris New Morning)
(Irma - Concert improvisé dans le métro parisien)
Irma - "Every smile"
Irma & Matthieu Chedid - "Rolling in the deep"
Irma & Will.I.Am - "I want you back"



«Irma (artist)
From Wikipedia, the free encyclopedia


Irma (born 1988 in Douala, Cameroon) is a singer-songwriter from Cameroon. She is living in France.
Contents [hide]
1 Life
2 Discography
2.1 Albums
2.2 Singles
3 External links
Life


Irma is from a family with a musical background. Her father is guitarist and her mother was in a church choir. As a child Irma was performing at masses too. At age 15 she went to a high school in Paris to improve her school education. By 2007 she posted her first videos at YouTube. They included own compositions like Letter to the Lord or the piano number Somehow but also cover versions like I Want You Back by The Jackson 5, Bubbly by Colbie Caillat or New Soul by Yael Naim. In the summer of 2008 she met Michael Goldman, son of French musician Jean-Jacques Goldman and in 2007 co-founder of the music label My Major Company. Irma got a record contract at this label and released her first album Letter to the Lord in February 2011 in France, were it made position number 20 in the album charts. In Switzerland she debutet at number 46 and in Wallonia at number 18. The first single I Know reached number 42 in Switzerland, number 51 in France and number 7 in Wallonia. In 2011 she released several home made videos with acoustic covers at YouTube in collaboration with French and international musicians, including Tété (Hey Ya!), Matthieu Chédid (Rolling in the Deep), Gad Elmaleh (Isn't She Lovely?), Tom Dice (Talkin' 'bout a Revolution) from Belgium and Patrice (The Times They Are a-Changin') from Germany. Together with will.i.am from the Black Eyed Peas she performed a cover version of the Jackson 5 number I Want You Back.
Discography


Albums
Letter to the Lord #20 FR, #46 CH, #18 Belgium (Wallonia)
Singles
I Know #51 FR, #42 CH, #7 Belgium (Wallonia)
External links


Irma et... Will.i.Am en duo sur "I Want You Back"
Profile at My Major Company
Profile at Doubleveeconcerts» in http://en.wikipedia.org/wiki/Irma_(artist)


"I Know


i'd like to tell you just a word
I am so sorry to disturb
You may be thhinking I'm a fool
I heard you tell you don't care
I heard you think it loud and clear
It doesn't make me proud of you


I know you time is precious
But give me just a second
I need to straighten things out with you
You blew my hopes and dreams away
And there is not a single day
I don't fear the worst because of you


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know


I wonder if there's a justice
When I look right into your eyes
Those feeling never lie
My only weapon is this song
And you won't have to sing along
This is the story of my life


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know


I know


I know that it's not a dream
I saw, yeah I saw your scheme
I know you
I know"



Património da Humanidade - A igreja da Santíssima Trindade (sécs. XIII-XIV), dentro do castelo Berat, na Albânia!

Santíssima Trindade, na Albânia


«Santíssima Trindade, na Albânia


A igreja da Santíssima Trindade (sécs. XIII-XIV), dentro do castelo Berat, na Albânia. Berat, uma cidade otomana histórica, foi acrescentada à lista dos locais Património da Humanidade da UNESCO. É uma cidade de 64.000 habitantes, construída no século XIII, mas cujas origens datam de há cerca de 2400 anos.» in http://noticias.sapo.pt/fotos/foto-do-dia_176366/

Amarante Antiga - Margens do Tâmega em Amarante, vista de Poente!

70
(Postal do inicio do Século XX)

Música Portuguesa - Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa!




«Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta


Trabalho está compilado no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira vai apresentar dois documentários na Guimarães - Capital Europeia da Cultura.


Durante mais de um ano o realizador português Tiago Pereira percorreu o país de norte a sul, sem deixar de fora as ilhas, para fazer uma recolha da música tradicional portuguesa.


A ideia foi criar, com a ajuda da Internet e das redes sociais, um espólio de música que prova que a tradição está viva.


O resultado está no site "A música portuguesa a gostar dela própria". Tiago Pereira, recusa o estatuto de "Giacometti português", mas já reuniu 700 vídeos com vozes muito diferentes.
Escondido atrás da câmara, registou para a posteridade grupos corais, folclore, violas campaniças, bandas pop-rock ou intérpretes de guitarra portuguesa, entre outros.
Nos passos de recolhas como as que foram feitas por Giacometti entre os anos 60 e 80, Tiago Pereira perdeu a conta à distância percorrida.
“É impossível perceber quantos quilómetros são porque é muita coisa, desde as ilhas, ao norte, ao sul, e as outras pessoas muito aqui em Lisboa e outras no Porto, etc… mas são centenas de milhar de quilómetros. Normalmente, digo a brincar que quando me dizem que Portugal é pequeno fico todo furioso, porque nós sabemos que é pequeno mas nunca mais se chega a sítio nenhum.”
"Paisagens sonoras"
Pelos caminhos de Portugal, Tiago Pereira usou as redes sociais e a Internet para descobrir músicos, às vezes em sítios mais recônditos.
Este projecto de salvaguarda da tradição musical portuguesa deu primazia em ir à procura dos autores no seu ambiente natural.
“Sempre foi muito importante ter a acústica dos locais, ter o ambiente sonoro e as paisagens sonoras de cada sítio onde íamos gravando as músicas. Há muitos vídeos da música portuguesa em que os músicos acabam e os sinos começam ou os passarinhos começam, quase parece pós-produção, mas não, foi mesmo assim e é mesmo giro que assim seja”, diz Tiago Pereira.
E será que depois deste ano de recolhas e deste arquivo sonoro agora disponibilizado, a música portuguesa ficou a gostar mais de si própria? Tiago Pereira conclui que a fonte de recolha musical não “secou” com os trabalhos de Giacometti e de Ernesto Veiga de Oliveira.
Entre muitos músicos anónimos, neste projecto participaram também nomes mais conhecidos como Cuca Roseta, António Zambujo ou Raquel Tavares.
"Eu vou a todo o lado"
Tiago Pereira rejeita comparações com Giacometti e explica as diferenças entre o seu trabalho e o do etnomusicólogo.
“Eu vou a todo o lado e o Giacometti não ia a todo o lado e também porque são coisas completamente diferentes, o meu trabalho não é científico, eu sou um artista que grava essas coisas todas mais como ‘samplers’, que depois remistura e remonta. Cada um tem o papel que tem no tempo que tem”, sustenta.
Ao mesmo tempo que fez este levantamento com a ajuda de uma equipa, Tiago Pereira foi também realizando dois documentários que serão apresentados dia 22 em Guimarães, na Capital Europeia da Cultura.
Esta sexta-feira, dia 20, há uma festa no Music Box, em lisboa, que assinala o primeiro ano do projecto "A música portuguesa a gostar dela própria".» in
Realizador deu a volta a Portugal para registar o povo que canta

Taça da Liga - F.C. do Porto 1 vs Estoril 0 - Varela mostrou que merece jogar mais... ao contrário de Kléber!




«VARELA RESOLVEU


Do Dragão às meias-finais é só um pequeno passo, a confirmar na terceira e última jornada do Grupo D, frente ao Setúbal. Na antepenúltima, com o Estoril por adversário, um golo de Varela resolveu a equação, de resultado simples, óbvio e económico (1-0), mas suficiente para aceder ao comando isolado, acrescido de vistas privilegiadas para a etapa a eliminar da Taça da Liga.


A primeira parte foi, sobretudo, trabalhosa. De sentido único, como aliás se esperava, mas de fluxo excessivamente congestionado. E, nesse particular, a responsabilidade maior cabe ao Estoril; em especial, ao seu treinador, que apresentou no Dragão uma trama ultra-defensiva, dispensando apenas Carlos Eduardo do desempenho cautelar que estendeu uma dupla barreira à iniciativa portista.


Contornar a muralha, dotada de uma apreciável elasticidade, foi o primeiro problema colocado ao FC Porto, que nem sempre o resolveu da melhor forma, a prática, até porque complicar era, precisamente, o objectivo do adversário, que chegou a transmitir a ideia de não ter mais nenhum outro, entre o indiscreto disfarce gerado por um punhado de contra-ataques.


Com dificuldade e muita paciência, o FC Porto chegou à baliza adversária, mas raramente com perigo e tendo em João Moutinho a figura mais interventiva, ensaiando de livre e até de cabeça, nas mais claras situações de perigo; curiosamente, mediadas por um minuto, entre o 37.º e o 38.º.


O intervalo foi isso mesmo, uma pausa ou mera formalidade que precedeu mais do mesmo. Mas, então, já numa variante mais rápida, que aproximou o campeão do golo desde o primeiro instante, com Kléber a fazer tudo bem, mas permitindo a defesa de Vagner, com os pés e por instinto, quando se voltava para o avançado brasileiro, depois de acompanhar o cruzamento de Alvaro, do lado oposto, à esquerda.


O golo passava, definitivamente, a ser apenas uma questão de tempo, resolvida aos 65 minutos, por um remate colocado de Varela, logo depois do trabalho individual que a solicitação de Alvaro merecia. Tudo se simplificava, mas pouco ou nada mudava, além do resultado e da crescente influência do defesa uruguaio nos movimentos de ataque.


James e Iturbe inflacionaram a lista de oportunidades, mas sem efeito prático, numa altura em que o Estoril procurava entrar no jogo. Mas era já demasiado tarde para tentar aquilo a que se recusara até então. O FC Porto, que horas antes beneficiara da vitória do Paços de Ferreira sobre o Setúbal, assumia o comando isolado da Grupo D e ficava a um empate das meias-finais da Taça da Liga.


FICHA DE JOGO

FC Porto-Estoril, 1-0

Taça da Liga, Grupo D, segunda jornada
18 de Janeiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 15.819 espectadores


Árbitro: André Gralha (Santarém)
Árbitros assistentes: Bruno Silva e Pedro Neves
Quarto árbitro: Rui Patrício


FC PORTO: Bracali; Maicon, Otamendi, Mangala e Alvaro; Souza, João Moutinho (cap.) e Defour; Varela, Kléber e James
Substituições: Souza por Rodríguez (66), James por Belluschi (73), Defour por Iturbe (78)
Não utilizados: Kadu, Fernando, Tiago Ferreira e Vion
Treinador: Vítor Pereira


ESTORIL: Vagner (cap.); Moreno, Bruno Nascimento, Steven Vitória e Tinoco; Erick, Bruno di Paula e Diogo Amado; Moreira, Carlos Eduardo e Gerso
Substituições: Bruno di Paula por Licá (60), Tino por Anderson Luís (67), Carlos Eduardo por Adilson (74)
Não utilizados: Mário Matos, Rodrigo Dantas, Gonçalo e Alexandre Hauw
Treinador: Fabiano Soares


Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Varela (65)
Cartão amarelo: Moreno (36), Otamendi (54), Diogo Amado (61), Tinoco (62), Souza (63), Adilson (76) e Gerso (86)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpestorilcro_180112_66324.asp


(Resumo de um jogo com pouca história...)


18/01/12

Amarante - O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, benzeu, no passado domingo, as obras de restauro da igreja de S. Domingos, depois de presidir à eucaristia dominical em que se assinalou o dia do padroeiro Beato Gonçalo!

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«D. António Taipa inaugurou Igreja de S. Domingos


O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, benzeu, no passado domingo, as obras de restauro da igreja de S. Domingos, depois de presidir à eucaristia dominical em que se assinalou o dia do padroeiro Beato Gonçalo. No dia em que as paróquias de S. Gonçalo e S. Veríssimo dedicam à comunidade, as portas da igreja de S. Domingos abriram-se para mostrar as obras de restauro daquele templo também conhecido pelo Senhor dos Aflitos.


«Hoje fazemos a inauguração de um trabalho, que não começou há um ano, mas que tem vários séculos. Estamos numa Igreja que foi evoluindo mesmo no seu património arquitectónico, da pintura mural à talha, do órgão ao guarda-vento, passando pelo museu, do calvário ao sacrário, do altar da Senhora do Rosário, da iluminação ao telhado», referiu o pároco de S. Gonçalo, Pe. José Manuel Ferreira, considerando a igreja de S. Domingos «uma jóia pelo seu património, pela beleza que empresta à sala de visitas da nossa cidade, pela espiritualidade que irradia e pela memória que agora nos abre portas e caminhos de uma futura convivência com as mais variadas gerações, pelo museu paroquial de arte sacra».


O Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa, realçou a grande satisfação por naquele dia participar da festa do padroeiro e da inauguração do restauro da igreja de S. Domingos, congratulando-se com a união de esforços de todos quantos contribuíram para a concretização daquela obra.


«Quero relevar a dimensão pedagógica dos dois acontecimentos que vivemos hoje na festa do padroeiro que nos faz voltar para o santo, S. Gonçalo, e nos faz sentir e ver aquilo que somos de facto, gente que vive em comunidade, e este rejuvenescimento da igreja de S. Domingos que compreende a colaboração de todos, das mais diversas entidades, de pessoas particulares, que se juntaram para conseguir concretizar o que hoje aqui constatamos», começou por dizer.


«A Igreja e as outras entidades civis dão as suas mãos ao serviço do mesmo, que é o Homem, e por isso, também fazem com que o Homem viva o seu património, que é religioso, artístico, cultural, mas fundamentalmente é humano. Ao refazer o património humano, restituí-lo à sua dignidade, estamos a colaborar para o engrandecimento do mundo, para que o homem possa crescer na sua própria perfeição”», continuou.


Sobre o restauro da igreja de S. Domingos, D. António Taipa, impressionado com o trabalho realizado, referiu que «quando todos nos unimos fazemos milagres, pois ninguém imaginava ver assim a igreja de S. Domingos».


«Estamos em crise e não é preciso dizê-lo, porque sentimo-lo, vivemo-lo, mas o importante é que nós somos capazes de ter força nesta esperança de que se todos nos unirmos acontecem milagres, coisas que nem sequer imaginávamos serem capazes», sublinhou, realçando a cooperação de todos na execução da obra.


A inauguração do restauro da igreja de S. Domingos, presidida por D. António Taipa, contou com a presença do presidente da Câmara de Amarante, Armindo Abreu, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, do presidente da Assembleia Municipal de Amarante, Pedro Cunha, do Vogal Executivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, Carlos Duarte, do presidente da Junta de Freguesia de S. Gonçalo, Artur Correia, dos vereadores Carlos Pereira e Abel Coelho e dos arquitectos Álvaro Carneiro e António Marinho.


A Igreja de São Domingos, contígua ao mosteiro de S. Gonçalo, foi fundada pela Ordem Terceira do Patriarca São Domingos e a sua construção remonta ao início do século XVIII, vivendo, mais de trezentos anos depois, de novo, um grande momento com a intervenção de recuperação e valorização do espaço e do património que integra e que contemplaram, no exterior, a recuperação integral das fachadas e do telhado, e, no interior, a reabilitação de tectos, pinturas, esculturas e os três alteres em talha dourada.


«O trabalho que nos traz até aqui foi imenso, que muitas pessoas foram incansáveis, diariamente, com o seu contributo e estima por esta obra. Se tudo isto foi grande nesta Igreja de pequenas dimensões, o esforço e desafio que nos espera não é menor. Antes pelo contrário é maior, pela dignificação, preservação, divulgação, utilização, potencialização, pela missão que é esta da evangelização permanente e sempre renovada com o ardor do mesmo Espírito, com a linguagem que aqui encontramos embora com outros métodos que aqui procuraremos performativar», realçou o Pe. José Manuel.


Durante vários meses, equipas de várias especialidades da empresa Signinum trabalharam para recuperar a igreja ao seu aspecto original, procurando corrigir debilidades estruturais e pôr cobro à degradação constante.


Em simultâneo tem decorrido o restauro integral do museu de arte sacra, contíguo à igreja, incluindo o restauro das suas peças, entre as quais quadros com vários séculos.


A empreitada também incluiu a recuperação integral do órgão de tubos do século XIX ao qual foi devolvida a sonoridade inicial.


Durante quase três meses, uma equipa chefiada pelo organista Nuno Rigaug trabalhou num órgão com 480 tubos, há muito inoperacional devido à sua elevada degradação.


A intervenção, coordenada pela paróquia de S. Gonçalo, implicou um investimento superior a 700 mil euros.


cyberjornal, 17 Janeiro 2012 » in http://www.cyberjornal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=15679&Itemid=85
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Um dia ainda vamos descobrir o motivo que leva a que os anticlericais, andem muito clericais... quase beatos, Milagre de São Gonçalo de Amarante?!


(Amarante Restauro Igreja S. Domingos)

Cidade do Porto - Se hoje vir alpinistas pendurados nos Clérigos, no Porto, não estranhe: estão a arranjar o relógio da Torre, que avariou entre o Natal e o Ano Novo!



«Intervenção para arranjar relógio da Torre centenária não vai deixar ninguém indiferente.


Se hoje vir alpinistas pendurados nos Clérigos, no Porto, não estranhe: estão a arranjar o relógio da Torre, que avariou entre o Natal e o Ano Novo. A operação começa às 9h00 e termina… quando terminar.


“Atendendo a que desta vez são os quatro mostradores, será [uma intervenção] muito mais visível. Os turistas, os curiosos e os portuenses vão estar de nariz no ar, a ver os alpinistas pendurados nos Clérigos. Das 9h00 até terminar, depende da rapidez com que as coisas possam acontecer”, afirma à Renascença o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar.


Ainda se pensou que o problema fosse de um só ponteiro, mas tiveram todos de ser arranjados – uma intervenção que ficou em sete mil euros, suportados, para já, pela Irmandade do Clérigos.


“Estamos a tentar encontrar mecenas que pudessem cobrir este investimento, mas atendendo a que tudo foi muito rápido – estamos a falar de duas, três semanas, que envolveu o Natal e o Ano Novo – o processo de procura e de sensibilização e de conclusão de um processo de mecenato não foi possível até ao momento”, explica o padre Américo Aguiar.


A Torre dos Clérigos vai fazer 250 anos em 2013. O monumento mais visitado da “Invicta” não tem problemas estruturais, mas quer celebrar a data de "cara lavada".


Já foram estabelecidas parcerias com a Câmara, a Santa Casa e algumas empresas, mas mantém-se o apelo aos mecenas e voluntários que queiram ajudar à sua recuperação.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=46998

(Porto do alto da Torre dos Clérigos)

(TORRE DOS CLÉRIGOS)

Política de Saúde - O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento em Abril, decorrendo nesta fase os concursos para alguns equipamentos, disse à agência Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS)



«Novo hospital de Amarante estará operacional em Abril
17/01/2012 - 08:45

O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento em Abril, decorrendo nesta fase os concursos para alguns equipamentos, disse à agência Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

José Luís Catarino revelou que oficialmente a obra está concluída e só falta adquirir alguns equipamentos, trabalho que deverá estar concluído dentro de 60 dias.

"Se tudo correr bem em termos de concursos, que decorrem neste momento numa fase bastante avançada, poderemos ter o hospital dentro de 60 dias", afirmou à agência Lusa.

Durante cerca de três decorrerá uma fase de transição, após a qual o equipamento ficará com todas as valências para que foi concebido.

A construção da nova unidade hospitalar, prevista para durar dois anos, arrancou em meados de 2009, quando José Alberto Marques presidia ao conselho de administração do CHTS.
Em Maio de 2010, a administração mudou, passando a ser liderada por José Luís Catarino.

Com mais de meio ano de atraso face às previsões iniciais, as obras foram agora dadas por concluídas, representando um investimento de cerca de 27 milhões de contos, aos quais acrescem os equipamentos.

No entanto, à Lusa, o presidente do CHTS congratulou-se com a forma como decorreu a fase final das obras, garantindo não ter havido quaisquer problemas.

O novo hospital será dotado de uma urgência básica, vai ter uma unidade de internamento na especialidade de medicina interna e estará vocacionado para ambulatório, com três salas operatórias. Também ali funcionarão consultas externas de especialidade.

A área de influência do hospital será a dos concelhos de Amarante, Baião, Marco de Canaveses e Celorico de Basto, num universo populacional de 180.000 pessoas.


Novo hospital trabalhará com os recursos humanos do antigo

O novo hospital de Amarante deverá entrar em funcionamento com os recursos humanos da actual unidade hospitalar da cidade, revelou esta segunda-feira à Lusa o presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

"Vamos transferir os recursos do hospital antigo para o novo", afirmou José Luís Catarino, sublinhando que, na conjuntura actual, não poderá haver aumento de custos.

O presidente do CHTS admitiu, porém, que alguns dos antigos profissionais do Hospital de S. Gonçalo transferidos para o hospital Padre Américo, em Penafiel, quando foi criado o CHTS, possam regressar a Amarante para exercerem funções na nova unidade.

À Lusa garantiu que tudo irá ser feito para potenciar, "ainda mais", os recursos humanos afectos ao centro hospitalar, que compreende as unidades de Penafiel e Amarante.
O novo hospital de Amarante, que deverá entrar em funcionamento em Abril, representa um investimento de cerca de 27 milhões de euros. Esta unidade, integrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, vai servir cerca de 180.000 habitantes da região do Baixo Tâmega.

José Luís Catarino sublinha que o novo hospital estará prioritariamente voltado para as intervenções cirúrgicas de ambulatório, serviço complementado por internamento de medicina interna.

O responsável sublinha também que em Amarante passará a haver mais consultas externas de especialidade, mas também, neste domínio, sem acréscimo de recursos humanos. Os ganhos, explicou, serão conseguidos graças à deslocação de médicos da unidade de Penafiel.

Apesar disso, José Luís Catarino espera que, no conjunto dos dois hospitais, possa haver um ligeiro aumento do número de consultas externas, ultrapassando as actuais 250.000 por ano.
"Temos de pensar nisto numa lógica de centro hospitalar", observou.

O novo hospital terá apenas uma urgência básica, como acontece com a Unidade de S. Gonçalo, que funciona em instalações degradadas.

Apesar disso, com a melhoria das condições, espera-se que mais doentes acorram àquela nova unidade, aliviando a urgência médico-cirúrgica do hospital Padre Américo.» in http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/17-01-12/novo-hospital-de-amarante-estara-operacional-em-abril

(Novo Hospital de Amarante deve complementar valências da Unidade Padre Américo)


17/01/12

Tempo - O Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra quer adicionar um segundo ao ano de 2012 para sincronizar os relógios humanos com o movimento de rotação da Terra!

É provável que 2012 tenha de ter um segundo a mais


«É provável que 2012 tenha de ter um segundo a mais


Este ano, os relógios podem ter um segundo a mais. O objetivo é fazer a sincronização dos relógios com a rotação da Terra.


O Serviço Internacional de Sistemas de Referência sobre a Rotação da Terra quer adicionar um segundo ao ano de 2012 para sincronizar os relógios humanos com o movimento de rotação da Terra.


A agência das Nações Unidas vai reunir esta semana em Genebra, na Suíça, para decidir a alteração de hora, já que a entidade é responsável por manter os padrões de horários entre os países.


A velocidade inconstante da rotação do nosso planeta faz com que o horário humano fique desatualizado, daí que seja necessário acrescentar um segundo ao ano.


A ser aprovada a alteração refletir-se-á nos relógios, aos quais se deve proceder ao acréscimo de um segundo no final do dia de 30 de Junho. Assim, o último minuto desse dia terá 61 segundos em vez dos normais 60.


31 de dezembro de 2008 foi a última vez que se alteraram os relógios. Em prol do acerto com a rotação terrestre, esta será já a 25ª vez que se recorre a uma operação deste género.» in http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=70459