18/06/08

Música Brasileira - Tom Jobim, uma referência da Música Brasileira!



Elis Regina & Tom Jobim - "Águas de Março"
Tom Jobim & Nova Banda - "Garota de Ipanema"
Brasil - "Garota de Ipanema" - (Tom Jobim)
Tom Jobim - "Waters of March" - (English subtitles)
Tom Jobim - "Anos Dourados"
Sinatra e Tom Jobim
Tom Jobim & Toquinho - "Wave"
João Gilberto & Tom Jobim - "Desafinado"
Joao Gilberto and Antonio Carlos Jobim - "Chega de Saudade"
António Carlos Jobim - "Triste"
António Carlos Jobim - "Outra Vez" - (Once Again)
Tom Jobim+Vinicius de Moraes+Toquinho+Miúcha
Vinicius de Moraes & Toquinho

«Tom Jobim

O túmulo de Tom Jobim no Cemitério São João Batista
Informação geral
Nome completo: Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Data de nascimento: 25 de Janeiro de 1927
Apelido: Tom
País: Brasil
Origem(ns): Rio de Janeiro
Data de morte: 8 de Dezembro de 1994 (67 anos)
Gênero(s): Bossa Nova
Folk
Jazz
Instrumentos Piano e violão
Período em atividade: 1956 — 1994
Afiliação(ões): Vinícius de Moraes
João Gilberto
Astrud Gilberto
Stan Getz
Frank Sinatra
Website Site Oficial
Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.

É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da Bossa Nova. Tom Jobim é um dos nomes que melhor representa a música brasileira na segunda metade do século XX e é praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

Biografia
Nasceu no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, mudando-se logo com a família para Ipanema. A ausência do pai durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano tendo aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

Vida pessoal
No dia 15 de outubro de 1949, Antônio Carlos Jobim casou-se com Thereza Otero Hermanny, com quem teve dois filhos, Paulo (n. 1950) e Elizabeth (1957).
Em 30 de abril de 1986, ele casou-se com a fotógrafa e vocalista da extinta Banda Nova Ana Beatriz Lontra[1], que tinha a mesma idade de sua filha Elizabeth. Tom e sua segunda esposa tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979) e Maria Luiza (1987).[2]

Trajetória profissional
Pensou em trabalhar como arquiteto e chegou a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e resolveu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 50, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições.
A primeira canção gravada, Incerteza (com Newton Mendonça), na voz de Mauricy Moura. Tereza da Praia, parceria com Billy Blanco, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), foi o primeiro sucesso. Depois disso participou de gravações e compôs com Billy Blanco a Sinfonia do Rio de Janeiro, além de outras parcerias com a cantora e compositora Dolores Duran (Se é por Falta de Adeus, Por Causa de Você).
Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinícius de Moraes, que se tornou um de seus parceiros mais constantes. Dessa peça fez bastante sucesso a canção antológica Se Todos Fossem Iguais a Você, gravada diversas vezes. Tom Jobim fez parte do núcleo embrionário da bossa nova. O LP Canção do Amor Demais (1958), em parceria com Vinícius, e interpretaçãoes de Elizeth Cardoso, foi acompanhado pelo violão de um baiano até então desconhecido, João Gilberto. A orquestração é considerada um marco inaugural da bossa nova, pela originalidade das melodias e harmonias. Inclui, entre outras, Canção do Amor Demais, Chega de Saudade e Eu Não Existo sem Você. A consolidação da bossa nova como estilo musical veio logo em seguida com o 78 rotações Chega de Saudade, interpretado por João Gilberto, lançado em 1959, com arranjos e direção musical de Tom, selou os rumos que a música popular brasileira tomaria dali para frente. No mesmo ano foi a vez de Sílvia Telles gravar Amor de Gente Moça, um disco com 12 canções de Tom, entre elas Só em Teus Braços, Dindi (com Aloysio de Oliveira) e A Felicidade (com Vinícius).
Tom foi um dos destaques do Festival de Bossa Nova do Carnegie Hall, em Nova York em 1962. No ano seguinte compôs, com Vinícius, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema. Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de "clássicos" produzidos por Tom é impressionante: Samba do Avião, Só Danço Samba (com Vinícius), Ela é Carioca (com Vinícius), O Morro Não Tem Vez, Inútil Paisagem (com Aloysio), Vivo Sonhando. Nos Estados Unidos gravou discos (o primeiro individual foi The Composer of 'Desafinado' Plays, de 1965), participou de espetáculos e fundou sua própria editora, a Corcovado Music.
O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom (The Girl From Ipanema, How Insensitive, Dindi, Quiet Night of Quiet Stars) e composições americanas, como I Concentrate On You, de Cole Porter. No fim dos anos 60, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com Sabiá, parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy. Sabiá conquistou o júri, mas não o público, que vaiou ostensivamente a interpretação diante dos constrangidos compositores.
Aprofundando seus estudos musicais, adquirindo influências de compositores eruditos, principalmente Villa-Lobos e Debussy, Tom Jobim prosseguiu gravando e compondo músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz (Stone Flower) e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira. É o caso de "Matita Perê" e "Urubu", lançados na década de 70, que marcam a aliança entre a sofisticação harmônica de Tom e sua qualidade de letrista. São desses dois discos Águas de Março, Ana Luiza, Lígia, Correnteza, O Boto, Ângela. Também nessa época grava discos com outros artistas, casos de Elis e Tom, com Elis Regina, Miúcha e Tom Jobim e Edu e Tom. Passarim, de 1987, é a obra de um compositor já consagrado, que pode desenvolver seu trabalho sem qualquer receio, acompanhado por uma banda grande, a Nova Banda. Além da faixa-título, Gabriela, Luiza, Chansong, Borzeguim e Anos Dourados (com Chico Buarque) são os destaques.

Nordeste já
Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, cantou, ainda que com uma participação individual diminuta, no coro da versão brasileira de We are the world, o hit americano que juntou vozes e levantou fundos para a África ou USA for Africa. O projeto Nordeste Já (1985) abraçou a causa da seca nordestina, unindo 155 vozes num compacto, de criação coletiva, com as canções Chega de mágoa e Seca d´água. Elogiado pela competência das interpretações individuais, foi no entanto criticado pela incapacidade de harmonizar as vozes e o enquadramento de cada uma delas no coro.
É difícil escolher os mais significativos entre os mais de 50 discos de que participou, como intérprete ou arranjador. Todos eles têm algo de inovador, de diferente e especial. Seu último CD, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte, em dezembro, nos EUA.
Biografias foram lançadas, entre elas Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado, de sua irmã Helena Jobim, Antônio Carlos Jobim - Uma Biografia, de Sérgio Cabral, e Tons sobre Tom, de Márcia Cezimbra, Tárik de Souza e Tessy Callado.

O maestro no Brasil e no exterior
Inexplicavelmente, a genialidade de Tom Jobim continua sempre mais reconhecida nos palcos internacionais que entre os brasileiros, que estão em melhores condições de apreciar a beleza de suas canções, por exemplo no que se refere à concatenação melodia e letra. Como traduzir "Caingá candeia, é o Matita Pereira(...)" "Passarinho na mão, pedra de atiradeira(...)" da canção "Águas de Março"?
O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim ', só por pressão junto ao Congresso Nacional de uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin.

Composições consagradas
"Chega de Saudade" (1957), o marco inicial da bossa nova
"Água de Beber"
"Desafinado" (1959), vencedora de três prêmios Grammy
"Samba de Uma Nota Só" (1959)
"A Felicidade" e "O Nosso Amor", do filme Orfeu Negro (1959)
"Insensatez" (com Vinícius de Moraes) (1960)
"Garota de Ipanema" (com Vinícius de Moraes) (1963)
"Fotografia" (1965)
"Triste" (1967)
"Wave" (1967)
"Águas de Março" (1970)
"Luísa"
"Corcovado"
"Dindi"
"Retrato em Branco e Preto" (com Chico Buarque)
"Samba do Avião"
"Anos Dourados"
"Eu te Amo"
"Meditação"
"Só Tinha de Ser com Você" (1974)
"Sabiá"
"Eu sei que vou te amar"
"Falando de amor"
"Ela é carioca"
"Bebel"

Discografia
Sinfonia do Rio de Janeiro - 1954
Tom Jobim e Billy Blanco - 1960
Brasília e Sinfonia da Alvorada - 1961
Antônio Carlos Jobim - 1963
Caymmi visita Tom - 1964
Antônio Carlos Jobim com Nelson Riddle e sua Orquestra - 1964
Getz/Gilberto featuring A. C. Jobim - 1964
A Certain Mr. Jobim - 1965
Love Strings & Jobim (Tom Jobim Apresenta) - 1966
Wave - 1967
Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim - 1967
Compacto Duplo - 1968
Tide - 1970
Stone Flower - 1970
Sinatra & Company.s - 1971
Disco de Bolso - O Tom de Tom Jobim e o tal de João Bosco - 1972
Matita Pere/Jobim - 1973
Elis & Tom (com Elis Regina)- 1974
Urubu - 1976
Compacto Duplo - 1977
Miúcha & Antônio Carlos Jobim - 1977
Tom, Vinícius, Toquinho, Miúcha, gravado ao vivo no Canecão - 1977
Miúcha e Tom Jobim - 1979
Sinatra-Jobim Sessions - 1979
Terra Brasilis I & II - 1980
Edu & Tom / Tom & Edu - 1981
Gabriela, Trilha do Filme - 1983
O Tempo e o Vento - 1985
Para Viver um Grande Amor, Trilha do Filme - 1985
Rio Revisited (com Gal Costa) - 1987
Passarim - 1987
Tom Jobim (inédito) - 1987
No Tom da Mangueira - 1991
Antônio Brasileiro - 1994
Antônio Carlos Jobim and Friends - 1996
Antônio Carlos Jobim em Minas ao vivo: Piano e Voz - 2004

Ver também
Vinicius de Moraes
Chico Buarque
Toquinho
Mutinho
Heitor Villa-Lobos
Antônio Carlos Gomes

Bibliografia
Helena Jobim: Antônio Carlos Jobim, um Homem Iluminado, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
Luis Carlos Lisboa: A vida de Tom Jobim, Rio de Janeiro: Rio Cultura/Faculdades Integradas Estácio de Sá, 1983.
Sérgio Cabral: Antônio Carlos Jobim - Uma Biografia, Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.
Márcia Cezimbra, Tárik de Souza e Tessy Callado: Tons sobre Tom.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Jobim

"Águas de Março
Tom Jobim

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, um pouco sozinho
É um caco de vidro, é a vida, é o sol
É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol

É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o MatitaPereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
É o mistério profundo, é o queira ou não queira

É o vento ventando, é o fim da ladeira

É a viga, é o vão, festa da cumeeira
É a chuva chovendo, é conversa ribeira
Das águas de março, é o fim da canseira

É o pé, é o chão, é a marcha estradeira
Passarinho na mão, pedra de atiradeira
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão

É o fundo do poço, é o fim do caminho
No rosto o desgosto, é um pouco sozinho
É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto
É um pingo pingando, é uma conta, é um conto

É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando
É a luz da manhã, é o tijolo chegando
É a lenha, é o dia, é o fim da picada
É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada

É o projeto da casa, é o corpo na cama
É o carro enguiçado, é a lama, é a lama
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um resto de mato, na luz da manhã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração

É uma cobra, é um pau, é João, é José
É um espinho na mão, é um corte no pé

São as águas de março fechando o verão,
É a promessa de vida no teu coração

É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho
É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã
É um belo horizonte, é uma febre terçã

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
Pau, pedra, fim, minho
Resto, toco, oco, inho
Aco, vidro, vida, ó, côtche, oste, ace, jó

São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração."

Mais informações sobre este extraordinário músico, no seguinte link:


Política Nacional - Baixo Tâmega cada vez mais deprimido com o Socialismo que temos!



«Estudo da Rede Europeia Anti Pobreza traça quadro negro

Pobreza alastra nos oito concelhos do Tâmega

Em Paredes, o valor do IRS per capita é de 15 euros, um terço da média nacional e menos de metade do valor do Norte. A região regista um crescente consumo de álcool e drogas.

Em Amarante, o desemprego é maioritariamente feminino e atinge os 70%
A pobreza está a alastrar no Vale do Tâmega, a região do Norte com menor rendimento e poder de compra.

Um estudo da Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal (REAPN) apresentado hoje, no Porto, verifica nos oito concelhos do Tâmega fenómenos de "novos pobres", aumento do consumo de álcool e drogas e um crescente endividamento das famílias.

Apesar da escolaridade obrigatória estar generalizada, o estudo nota que a taxa de escolarização ao nível do ensino secundário fica muito abaixo da média nacional, à exceção do concelho de Amarante. Este é um dos fatores que contribui para que o Porto-Tâmega registe a taxa nacional mais elevada de desemprego jovem.

O peso dos desempregados de longa duração e dos desempregados muito desqualificados (igual ou inferior a 6 anos) é também uma característica marcante. A disparidade entre o ganho médio dos assalariados dos concelhos analisados e a média nacional chega a atingir os 350 euros por mês.

A REAPN nota que "o acesso ao emprego, mesmo que estável, não constitui uma garantia contra as situações de fragilidade face à exclusão social e à pobreza".

Dos oito concelhos do Tâmega, Paredes é o que regista um rendimento per capita, em sede de IRS, mais baixo (15 euros), seguido de Baião e Marco de Canaveses. A média nacional é de 51 euros e da região Norte 39.

Baião é o que apresenta uma maior taxa de RSI - Rendimento Social de Reinserção (9,5% da população total). No lado oposto está Felgueiras, com 3,4%. A média da Região Norte é de 4,3%.

A região regista 20 mil desempregados inscritos nos centros de emprego. Em todos os concelhos, o desemprego é maioritariamente feminino, atingindo os 70% nos casos do Marco, Baião e Amarante.» in http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/347587
----------------------------------------------------------------------------------
Será que serão necessários mais estudos, para que o nosso digníssimo governo tome medidas no sentido de obviar esta dura e inexorável realidade: a pobreza crescente da Zona do Baixo Tâmega que os socialistas ignoram e permitam que Lisboa nos deixe completamente ao abandono. Porque não se criam zonas de incubação de empresas nesta zona que já foi estratégica, noutros tempos? Porque persistem em esvaziar de serviços Amarante em favor de Penafiel? Porque será que sendo tão pobres, mesmo assim o governo permita que paguemos tanto pelas portagens nas autoestradas que nos servem. Porque se planeiam grandes obras para a Zona mais rica do país, Lisboa e se esquece o porto e o Norte de Portugal? Porque será que temos que pagar os mesmos impostos se não nos permitem criar riqueza? Porque nos desviaram os Fundos Comunitários? Porque encerraram a maternidade do antigo Hospital S. Gonçalo de Amarante, após terem gasto bastante dinheiro a equipá-la? Porque nos vendem a ideia de que somos uma terra de turismo e nos fazem uma barragem em Fridão que vai ter um enorme impacto ambiental? Porque não fazem mais pelas áreas demarcadas do Vinho Verde e do Douro, no sentido de exportarmos mais estes produtos? Porque é que Amarante não conseguiu garantir a manutenção de uma empresa de grande futuro como a ENERCOM? Porque é que os Parques EDT, não estão a conseguir criar polos industriais relevantes? - è a classe politica que temos, pouca mobilidade e ação, para tantas preocupações e desafios de uma região!


17/06/08

Fotografias espectaculares e invulgares!


Momentos incríveis captados pelas máquinas fotográficas!

Escola Secundária/3 de Amarante - Clinica Nova Esperança, no Edifício Cimo de Vila , em Amarante!






































Na imagem, o Luís Teixeira, o aluno que mais se dedicou a esta página e fez um belo trabalho!


É com grande prazer que informo aqui que a Clínica Médica, do meu colega e amigo, Professor Jorge Morgado, foi desenvolvida pelos meus dois alunos, Luís Teixeira e José Magalhães no âmbito da disciplina de Estágio, do último Curso Tecnológico de Informática, realizado na escola onde leciono, Escola Secundária/3 de Amarante! Assim se faz Educação...

A este propósito tenho muito pena do fim destes Cursos Tecnológicos e da sua substituição pelos Cursos Profissionais, pois penso que ambos poderiam e deveriam subsistir conjuntamente, para uma Educação mais integral. E mais, agora que os professores dominavam já bem a orgânica dos Cursos Tecnológicos, como quase sempre, a tutela acaba com tudo, desperdiçando know-How e o nosso investimento formativo; politicas estranhas estas...


A página da Clinica Nova Esperança, poderá ser acedida no seguinte link:
http://www.clinicanovaesperanca.pt/myweb/analisesclinicas.htm






























12.º I, jamais vos esquecerei, grande grupo, grande união de pessoas bem diferentes!


Cidade do Porto - O que dela disseram alguns Grandes Escritores Portugueses!


A Cidade do Porto, foi sempre um local de Cultura, Liberdade e de trabalho, sendo uma grande referência, para grandes homens da Cultura que por lá passaram e não lhe ficaram indiferentes!

16/06/08

Amarante - Solar dos Magalhães, em Santa Lúzia, na Histórica Rua do Seixedo!

























«Solar dos Magalhães


Edificado possivelmente na segunda metade do século XVI, o Solar dos Magalhães, implantado no centro da malha urbana de Amarante, tornou-se no século XIX um símbolo da resistência dos amarantinos face à invasão napoleónica.
Queimado pelas tropas francesas em 1809, o solar mantém da estrutura original apenas as paredes exteriores. De planta poligonal, divide-se por dois pisos, destacando-se a composição da fachada principal.
No piso térreo do frontispício foi aberta uma imponente loggia com seis arcos assentes sobre robustas pilastras, muito ao gosto da tratadística italiana quinhentista. Sobre esta, no andar nobre, foi edificada uma varanda, cuja arquitrave assenta sobre colunata jónica.
As restantes fachadas são rasgadas por fenestrações, colocadas a espaços regulares, que marcam a divisão do espaço. No registo inferior, foram abertas janelas de peito, no superior, janelas de sacada com varandim.» in http://pedro-samuel.spaces.live.com/blog/cns!29C673088E24314A!967.entry


«VIDA DE SANTA LUZIA


Luzia nasce por volta do ano 280 d.C. em Siracusa, esplendida cidade de mar, da nobres pais. O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi crescida pela mãe Eutichia da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus. Foi assim que Luzia conheceu o cristianismo, as histórias dos primeiros cristãos, o martirio deles pelo amor de Jesus e assim crescendo Luzia se deixou capturar o coração por Jesus e no seu coração decidiu de se consagrar, unindo-se a ele como uma esposa com o seu esposo, com voto perpétuo de virgem.


PEREGRINAÇÃO


Luzia, preocupada pelo agravar-se da doença que tinha a mãe, uma hemorragia considerada incurável, sugeriu o peregrinação ao sepulcro da mártir Santa Agata em Catania. Vítima no ano 251 das perseguições de todos os cristãos ordenadas pelo imperador Décio, muitas pessoas iam ao sepulcro para obter as graças porque a fama da gloriosa Santa se era espalhada em todo lugar por causa dos milagres que ela fazia e no seu coração, Luzia era certa que teria feito bem também à sua querida mãe.
Eutichia aceitou, cheia de esperança, a exortação de Luzia e assim decidiram de partir em peregrinação a fim de alcançar Catania, onde chegaram no dia da festa de Santa Ágata: era o dia 5 de fevereiro de 301. Durante a celebração escutaram o passo do Evangelho de Mateu referente ao raconto da mulher que sofria de hemorragia, curada por ter tocado o manto de Jesus.
Luzia iluminada propos à mãe de tocar o sepulcro de Santa Ágata convencida da potente intercessão da Santa.


O MILAGRE


Enquanto Eutichia tocava o sepulcro, a Luzia apareceu em visão S. Ágata que lhe disse “Luzia, irmã minha, porque pedes a mim aquilo que tu mesma podes obter para a tua mãe? Eis, tua mãe foi jà curada pela tua fé. E como por meio meu vem beatificada a cidade de Catania, assim por meio teu serà salvada a cidade de Siracusa”.
Luzia disse a mãe “Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou” e imediatamente Eutichia se sentiu retornar as forças e compreendeu que tinha sido curada.
Luzia compreendeu que aquele era o momento justo para revelar a sua mãe a intenção de consagrar-se a Jesus e de querer donar a sua rica dote nupcial aos pobres. Eutichia, que tinha o coração repleto de agradecimento pela graça recebida, aceitou.


A DENUNCIA


Um jovem da sua cidade, apaixonado por Luzia, desiludido por não poder casar come la, porque Luzia lhe tinha explicado que ela se era consagrada a Jesus, se vingou com raiva, denunciando-a ao prefeito romano Pascasio como seguaz de Cristo. O imperador Diodeziano tinha emitido uma publicação que previa uma feroz repressão contra os cristãos.


A PRISÃO


Luzia foi presa e conduzida ao prefeito Pascasio, que a ordenou de fazer sacrifícios aos deus pagãos para renegar a própria fé cristã. Luzia não aceitou, Pascasio se deu conta que não teria obtido nada e então ordenou que a moça fosse levada nas piores zonas da cidade a fim de que fosse usada violência contra ela.


OS PRODÍGIOS


Os soldados a pegaram para levar embora, mas nem com a força conseguiam move-la, experimentaram também liga-la com fios, as mãos e os pés, mas nem assim conseguiram, sem explicação a moça continuava fixa como uma pedra. Deus não permitia a ninguém de levá-la embora.


O MARTÍRIO


Pascasio furioso, a condenou à decapitação, morte reservada aos condenados de nobre estirpe. S. Luzia antes da execução preanunciou a morte de Diocleziano, que aconteceu poucos anos depois e o final das perseguições terminadas no ano 313 d.C com publicação de Costantino.
Luzia foi morta no dia 13 de Dezembro de 304 e teve sepultura no mesmo lugar onde no ano 313 foi construído um santuário a ela dedicado.
No ano 1039 o general bizantino Giorgio Maniace transferiu o corpo de Santa Luzia de Siracusa a Constantinopoli, para tirar-la do perigo de invasão da cidade de Siracusa da parte dos Saracenos.
No ano 1204 durante a quarta cruzada o Doge de Veneza, Enrico Dandolo, encontra a Costantinopoli os restos da Santa, as leva a Veneza no mosteiro de São Jorge e no ano 1280 a faz transferir na igreja a ela dedicada a Veneza.
S. Luzia salvou tantas vezes Siracusa nos seus momentos mais dramáticos como carestias, terremotos, guerras e interveniu também em outras cidades como Brescia que, graças à sua intercessão, foi liberada da uma grave carestia.


DEVOÇÃO


A devoção a S. Luzia se difundiu logo depois da sua morte e se transmetiu até os nossos tempos. O testemunho mais antigo é uma epigrafe marmorea em grego do IV século descoberta no ano 1894 nas catacumbas de Siracusa.
Papa Gregorio Magno, que viveu entre os anos 590 e 604, inseriu Santa Luzia no cânone da missa romana. Algumas citações se encontram na Suma Teológica de S. Tomás de Aquino. Entre os seus devotos encontramos S. Catarina de Siena, S. Leão Magno.
Dante faz o simbolo da Graça iluminante e se define seu fiel. A considerava protetora da vista e como conta no Convivio, pediu muitas vezes a Ela que curasse os distúrbios dos olhos. A legenda popular narra, que à Santa foram tirados os olhos da orbita, por isso algumas iconografias figuram a Santa com uma bandeja na mão onde os olhos se encontram em cima. Santa Luzia é a protetora da vista.


TRADIÇÃO DE S. LUZIA


No Norte da Itália, na Cecoslovacchia e também na Austria, se comemora Santa Luzia como portadora de dons para as crianças.
Na Dinamarca e Suécia a Santa vem comemorada com a escolha de uma moça que a represente e no corteu com outras moças que na Suécia é muito venerada também da Igreja Luterana.


EPíLOGO


Santa Luzia lançou na história, com o seu martírio, o grito de amor em direção a Jesus.
O Seu coração ardia como um forno de Amor divino e foi esta força enorme, que a consentiu de superar as angústias que vinham do humano. Santa Luzia soube aceitar para si, o sacrifício e a dor, na grande fé naquele Jesus que já estava na sua alma.
Aquele coração, já livre de pulsar somente de amor, lhe tinha permitido de alcançar as virtudes naquele caminho feito com sucesso para vencer o humano. Elevando os nossos olhos a Santa Luzia, somos inundados pela sua luz protetora e pelo aroma das suas virtudes e perdidos diante ao seu sacrifício.
Podemos tranquilamente pedir, através da sua potente intercessão, de reacender em nós a chama viva do Amor divino, de fazer nascer as ténues plantinhas da virtude para reacender a esperança de sermos salvos. Também na dificuldade e nas necessidades podemos recorrer ao seu patrocínio, certos de sermos ajudados..
Che belo seria tê-la perto para ajudar-nos a percorrer aquela estrada que sobe naquela pico que se perde nos céus de Deus.» in http://digilander.libero.it/raxdi/porto/index2.htm
---------------------------------------------------------------------------------------------
Em Amarante, a Rua do Seixedo, que parte do Largo de Santa Luzia em Direcção à Igreja da Misericórdia, contornando o Solar de Magalhães, tinha uma Bela Ponte Medieval que foi tapada com a construção dos novos Edifícios de Santa Luzia, sobre a Ribeira de Real, mas foi aterrada... Um dia vai acontecer como no Largo Conselheiro António Cândido, esta Ponte irá ser descoberta e valorizada... Será que não aprendemos com os erros cometidos, ao nível da preservação do nosso rico património?! Além disso a Rua do Seixedo com as suas casinhas típicas, deveria ter sido preservada, até pela sua história!

A arrogância, vaidade, falsidade e jactância do nosso Primeiro!

«Primeiro Ministro José Sócrates no pior da sua pesporrência...

O Primeiro-ministro José Sócrates num momento de alucinação dirigindo-se a Francisco Louçã disse: ' Você não tem idade nem curriculum ...'.Uma boa piada, diz o jornalista do Portugal Diário! Eu fui à Internet verificar o curriculum e não resisto a publicar: Actividade política:

*Louçã, nasceu em 12 de Novembro de 1956. Participou na luta contra a Ditadura e a Guerra no movimento estudantil dos anos setenta, foi preso em Dezembro de 1972 com apenas 16 anos e libertado de Caxias sob caução, aderindo à LCI/PSR em 1972 e em 1999 fundou o Bloco de Esquerda. Foi eleito deputado em 1999 e reeleito em 2002 e 2005. É membro das comissões de economia e finanças e antes comissão de liberdades, direitos e garantias. Foi candidato presidencial em 2006.

Actividades académicas:

Frequentou a escola em Lisboa no Liceu Padre António Vieira (prémio Sagres para os melhores alunos do país), o Instituto Superior de Economia (prémio Banco de Portugal para o melhor aluno de economia), onde ainda fez o mestrado (prémio JNICT para o melhor aluno) e onde concluiu o doutoramento em 1996.Em 1999 fez as provas de agregação (aprovação por unanimidade) e em 2004 venceu o concurso para Professor Associado, ainda por unanimidade do júri. É professor no ISEG (Universidade Técnica de Lisboa), onde tem continuado a dar aulas e onde preside a um dos centros de investigação científica (Unidade de Estudos sobre a Complexidade na Economia). Recebeu em 1999 o prémio da History of Economics Association para o melhor artigo publicado em revista científica internacional. É membro da American Association of Economists e de outras associações internacionais, tendo tido posições de direcção em algumas; membro do conselho editorial de revistas científicas em Inglaterra, Brasil e Portugal; 'referee' para algumas das principais revistas científicas internacionais (American Economic Review, Economic Journal, Journal of Economic Literature, Cambridge Journal of Economics, Metroeconomica, History of Political Economy, Journal of Evolutionary Economics, etc.). Foi professor visitante na Universidade de Utrecht e apresentou conferências nos EUA, Inglaterra, França, Itália, Grécia, Brasil, Venezuela, Noruega, Alemanha, Suíça, Polónia, Holanda, Dinamarca, Espanha.Publicou artigos em revistas internacionais de referência em economia e física teórica e é um dos economistas portugueses com mais livros e artigos publicados (traduções em inglês, francês, alemão, italiano, russo, turco, espanhol, japonês). Em 2005, foi convidado pelo Banco Mundial para participar com quatro outros economistas, incluindo um Prémio Nobel, numa conferência científica em Pequim, foi desconvidado por pressão directa do governo chinês alegando razões políticas. Terminou em Agosto um livro sobre 'The Years of High Econometrics' que será publicado brevemente nos EUA e em Inglaterra.

Obras publicadas:

Ensaios políticos: Ensaio para uma Revolução (1984, Edição CM)Herança Tricolor (1989, Edição Cotovia)A Maldição de Midas – A Cultura do Capitalismo Tardio (1994, Edição Cotovia) - A Guerra Infinita, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2003) - A Globalização Armada – As Aventuras de George W. Bush na Babilónia, com Jorge Costa (Edições Afrontamento, 2004)Ensaio Geral – Passado e Futuro do 25 de Abril, co-editor com Fernando Rosas (Edições D. Quixote, 2004)

Livros de Economia: Turbulence in Economics (edição Edward Elgar, Inglaterra e EUA, 1997), traduzido como Turbulência na Economia (edição Afrontamento, 1997) - The Foundations of Long Wave Theory, com Jan Reinjders, da Universidade de Utrecht (edição Elgar, 1999), dois volumes - Perspectives on Complexity in Economics, editor, 1999 (Lisboa: UECE-ISEG)Is Economics an Evolutionary Science?, com Mark Perlman, Universidade de Pittsburgh (edição Elgar, 2000) - Coisas da Mecânica Misteriosa (Afrontamento, 1999) - Introdução à Macroeconomia, com João Ferreira do Amaral, G. Caetano, S. Santos, Mº C. Ferreira, E. Fontainha (Escolar Editora, 2002) - As Time Goes By, com Chris Freeman (2001 e 2002, Oxford University Press, Inglaterra e EUA); já traduzido para português (Ciclos e Crises no Capitalismo Global - Das revoluções industriais à revolução da informação, edições Afrontamento, 2004) e chinês (Edições Universitárias de Pequim, 2005)* Fonte Wikipédia

Sobre o Eng. José Sócrates, sabe-se que é Engenheiro Civil tirado na Universidade Independente, ainda sob suspeita de ilegalidades. Que assinava como Engenheiro quando era Engenheiro-Técnico. Que elaborou ou pelo menos assinou uns projectos de habitação caricatos. Que a sua actividade política se deu com o 25 de Abril na JSD/PSD e depois no PS como deputado e como governante. Do seu curriculum sabe-se ainda (embora ele o desconhecesse) que teve uma incursão fugaz como empresário-sócio de uma empresa de venda de combustíveis. Quanto a curriculuns estamos conversados!
-----------------------------------------------------------------------------
Recebi este artigo na minha caixa de correio, enviado pelo meu amigo Ruca, a propósito da arrogância e jactância de um Primeiro Ministro que, anda agora num registo mais soft, dado que já viu que o seu propalado milagre económico é uma pura ilusão e com o aproximar das eleições vem agora tentar adoçar o bico aos mais incautos. Ficava-lhe bem ser mais humilde, até porque quem tem alguns telhados de vidro em termos de currículo, deveria ser bem mais cauteloso. Eu, em termos políticos em nada me revejo nos ideais políticos do Dr. Francisco Louça, nem nos do Bloco de Esquerda, mas tenho humildade suficiente para reconhecer a sua enorme inteligência, capacidade política e sabedoria no campo económico. Mas o Eng. José Sócrates diz que ele "não tem idade nem curriculum"... quanto à idade, se o Dr. Louçã fosse uma dama até seria um elogio, mas dizer que ele não tem curriculum... ele há gente que não se olha mesmo ao espelho!

F.C. do Porto - "De pequenino é que se começa a ser Dragão!"

«Jovens Dragões brilham em várias competições

Os escalões de formação do futebol portista viveram um fim-de-semana de intensa actividade, disputando diversos torneios, de diferentes escalões, em Portugal e no estrangeiro. Em Vila Verde, no escalão de sub-13, os jovens Dragões conquistaram o troféu no Torneio Internacional da vila minhota.
Conseguindo o pleno de vitórias nos encontros disputados na competição de Vila Verde, ao bater equipas como o Atlético de Madrid, o Benfica ou o Boavista, a equipa de sub-13 azul e branca levou a melhor na final perante o Sporting, 2-1, arrecadando o primeiro lugar na 2ª edição do Torneio Internacional de Vila Verde.
No mesmo escalão, os jovens portistas estiveram em prova em duas outras competições, alcançando o 3º lugar no Torneio Internacional Cidade da Covilhã e o 5º posto na prova internacional disputada em Andorra, Espanha.
Na categoria de sub-15, o F.C. Porto disputou o VII Torneio Internacional de Futebol Juvenil de Idanha-a-Nova, conquistando o segundo lugar geral na competição, sendo apenas travado na final pelo Atlético de Madrid (3-2).
No escalão de sub-11, a equipa azul e branca que participou no Torneio de Escolas do Complexo Desportivo da Tocha acabou eliminada nos quartos-de-final da competição, conseguindo, ainda assim, um lugar entre as oito melhores formações em prova.
Por último, a formação portista de sub-10 marcou presença na Issy Foot Cup, competição internacional disputada em Issy-les-Moulineaux, França, alcançando o 14º lugar da classificação final.» in site F.C. Porto.
---------------------------------------------------------------------------
Os Dragões são assim, começam a ter vontade de vencer muito cedo!

15/06/08

Suiça 2 vs Portugal 0 - A UEFA tem árbitros que são exemplares, mas, paupérrimos!

«Suíça 2-0 Portugal: jogadores portugueses justificaram porque são suplentes

Scolari fez 8 alterações no "onze" inicial e o resultado, a derrota a dois golos, mostrou que os suplentes estão bem no "banco". Poucas foram as excepções, num jogo com pouca criatividade e uma segunda parte para esquecer.
Em Basileia, e depois dos triunfos sobre a Turquia (2-0) e República Checa (3-1), a selecção portuguesa sofreu o primeiro desaire no Euro2008, numa partida em que Luiz Felipe Scolari apresentou uma equipa completamente renovada, com apenas três habituais titulares.
Yakin foi o homem do jogo ao marcar dois golos a Portugal. O primeiro, num lance bem jogado, apareceu em frente de Ricardo e mandou a bola para a baliza entre as pernas do guarda-redes. Foi aos 71 minutos, segundos depois da entrada de João Moutinho, para o lugar de Miguel Veloso. Scolari tentava por em ordem o meio-campo.
O golo seguinte foi uma grande penalidade. Meira fez falta, nem protestou porque já tinha um amarelo e Yakin voltou a marcar.
Na primeira parte Portugal jogou melhor mas também não teve muita emoção. Com poucas oportunidades de golo e com muitas faltas. 26 ao todo.
Do primeiro tempo, o mais saliente foi um golo mal anulado a Hélder Postiga. Aos 36 minutos, o árbitro foi mal auxiliado e marcou um fora-de-jogo inexistente.
Apesar deste resultado, Portugal manteve a liderança do Grupo B, com 6 pontos, o mesmo número da Turquia, mas com vantagem no confronto directo.
No outro jogo, a Turquia conseguiu virar o resultado e ganhou à República Checa por 3 a 2, depois de ter estado a perder por 2 a 0.
Portugal e Turquia seguem em frente para os quartos-de-final. A Turquia vai jogar com a Croácia.

"Onze" inicial de Portugal:
1 - Ricardo
13 - Miguel
15 - Pepe
3 - Bruno Alves
2 - Paulo Ferreira
5 - Fernando Meira
6 - Raul Meireles
18 - Miguel Veloso
19 - Nani
17 - Ricardo Quaresma
23 - Hélder Postiga» in http://euro2008.sapo.pt/infoeuro/artigo/824027.html
--------------------------------------------------------------------------------
De facto, valerá a pena a quem quiser dar-se ao trabalho de comparar a arbitragem caseira deste jogo, com as arbitragens dos dois jogos em que o F.C. do Porto é acusado de corrupção na forma tentada. Quem for curioso que compare as arbitragens e que tire as respectivas ilações. Estes árbitros da UEFA, vastas vezes citados como referências no capítulo das arbitragens, deixam de facto muito a desejar. Vejam bem: duas grandes penalidades não marcadas a favor de Portugal sobre o jogador Nani, um golo mal anulado a Helder Postiga de Portugal, uma grande penalidade mal assinalada contra Portugal que resultou no segundo golo da Suíça. Ademais, o árbitro Austríaco, manifestou sempre um critério disciplinar duvidoso e pasme-se , acabou o jogo sem dar o tempo de compensação devido e quando Portugal se preparava para marcar um livre directo. Apesar disso, não desculpo a nossa derrota com a arbitragem, antes às diatribes de um Seleccionador Nacional que já não está com a cabeça na Selecção Nacional, mas nos milhões do Rei do Ouro Negro. Aliás já se nota um evidente mal estar entre os antes grandes amigos, os da união anti-Baía... Adiante, cabe agora aos jogadores, porque do Seleccionador estamos conversados, terem a capacidade de se unir neste momento delicado para as nossas cores, doutra forma, o nosso regresso será para breve. Viva Portugal, abaixo os vilões da corte!

Imagens do primeiro golo da Suíça, quando o descalabro começou!


Imagens da vergonhosa grande penalidade marcada contra Portugal e da sua conversão!

Norah Jones - Uma Voz do Jazz com Incursões na Pop!



Norah Jones - "Sunrise"

Norah Jones & Keith Richards - "Love Hurts"

Norah Jones - "Are you lonesome" - (Elvis tribute)

Norah Jones - "Don't know why"

Norah Jones - "Sinkin' Soon"

Norah Jones - "My Dear Country"

Norah Jones & Keith Richards - "Love Hurts"

Norah Jones - "Cold Cold Heart"

Bonnie Raitt & Norah Jones - "Tennessee Waltz"

Willie Nelson & Norah Jones

«Norah Jones

Informação geral
Nome completo: Geethali Norah Jones Shankar
Data de nascimento: 30 de Março de 1979
País: Estados Unidos
Origem(ns): Nova Iorque, Nova Iorque
Gênero(s): Blues, folk, jazz, country, pop
Instrumentos Voz, piano e teclados, violão
Período em atividade: 2001 – presente
Gravadora(s): Blue Note Records (2002-presente)
Afiliação(ões): Wax Poetic
Website Site oficial
Norah Jones (Brooklyn, 30 de Março de 1979) é uma pianista, cantora e compositora estadunidense. Nascida Geetali Norah Jones Shankar, mudou oficialmente seu nome aos dezesseis anos.

Início
Norah nasceu na cidade de Nova Iorque, filha do citarista indiano Ravi Shankar, tendo vivido sua infância com sua mãe, Sue Jones, que se mudou para Dallas, Texas, quando Norah tinha quatro anos. Jones estudou no Booker T. Washington High School for the Performing and Visual Arts e na University of North Texas, onde formou-se em jazz piano. Em 1999, após dois anos no programa, Norah mudou-se para Nova Iorque, onde toca com sua banda, Wax Poetic.
Norah apresenta-se freqüentemente com o guitarrista Charlie Hunter. Sua música é freqüentemente comparada com a de Billie Holiday e Nina Simone.

Atualmente
Norah é uma músicista premiada (multi-Grammy Award) cuja carreira foi impulsionada com seu álbum de estréia 2002 Come Away With Me, um álbum jazz piano com um toque de soul/folk, que obteve um grande êxito vendendo dezoito milhões de cópias em todo mundo e pelo qual recebeu oito prêmios Grammy.
Norah Jones obteve oito premiações nos Grammy Awards de 2003, incluindo o de "Best New Artist". Em seu álbum Feels Like Home, lançado em 9 de Fevereiro de 2004. Ao invés de repetir o estilo suave de Come Away With Me, foi mais influenciado pela música country. Com uma semana de lançamento, Feels Like Home havia vendido um milhão de cópias. Naquele mesmo ano, a revista TIME listou Jones entre as "pessoas mais influentes de 2004". Jones recebeu três prêmios nos Grammy Awards de 2005, dois para "Record of the Year" pela sua colaboração com Ray Charles na música Here We Go Again.
Em 2003, formou The Little Willies, que conta com Norah no piano e voz, Richard Julian nos vocais, Lee Alexander no baixo, Jim Campilongo nas guitarras, e Dan Rieser na bateria. O único álbum lançado pela banda (The Little Willies, de 2006) traz regravações de canções de Willie Nelson, Hank Williams,Fred Rose, Townes Van Zandt e Kris Kristofferson.
Seu último álbum, Not Too Late, conta 13 canções originais de autoria ou co-autoria de Norah com produção de Lee Alexander, há muito tempo seu parceiro de composição e baixista. Essas músicas mostram um lado muito mais completo de Norah, sua mente, personalidade e humor. Destaques para "Sinkin´ Soon", com os vocais do cantor-compositor M. Ward, e "Thinking About You", que Norah compôs com o líder da Wax Poetic, Ilhan Ersahin, em 1999.
Jones namorou seu baixista Lee Alexander por muito tempo, porém eles terminaram a relação em janeiro de 2008.
Em 2007, Norah teve sua estréia como atriz e protagonista em "My Blueberry Nights", filme de Wong Kar-wai. O filme abriu o festival de Cannes. Norah já havia participado em especiais como na Vila Sesamo Apresenta, cantando "Don't know why Y didn't come".

Discografia
First Sessions (2001)
Come Away with Me (2002)
Feels like Home (2004)
Not Too Late (2007)

Clipes
Don't Know Why (2002)
Come Away With Me (2002)
What Am I To You (2004)
Those Sweet Words (2004)
Sunrise (2004)
Until The End (2006)
Sinkin' Soon (2006)
Thinking About You (2006)

Dvds
Norah Jones & The Handsome Band:Live In 2004
Live In New Orleans
Come Away With Me (Deluxe Edition) cd+dvd
Feels Like Home (deluxe Edition) cd+dvd
Not Too Late (deluxe Edition) cd+dvd» in Wikipédia.

2Norah Jones - Sunrise
Código de segurança
Digite o código de segurança para salvar/imprimir a música abaixo.

"Sunrise

Sunrise, sunrise
Looks like mornin' in your eyes
But the clocks held nine fifteen for hours
Sunrise, sunrise
Couldn't tempt us if it tried
'Cause the afternoon's already come and gone

And I said hoooooooooo... (x3)
To you

Surprise, surprise
Couldn't find it in your eyes
But I'm sure it's written all over my face
Surprise, surprise
Never something I could hide
When I see we made it through another day

And I said hoooooooooo... (x3)
To you

Now good night
Throw its cover down
On me again
Ooh and if I'm right
It's the only way
To bring me back

Hoo... (x3)
To you
Hoo... (x3)
To you"

Mais informações sobre esta excelente cantora no seguinte link:
http://www.norahjones.com/

F.C. Porto 5 vs S.L. Benfica 3 - F.C. do Porto a uma Vitória de ser Campeão Nacional de Hóquei Patins 7 vezes seguidas!

«Recuperação notável garante avanço na final

Os Hexacampeões Nacionais reveleram uma vez mais, na tarde deste sábado, em Fânzeres, as razões que explicam, inequivocamente, o domínio portista na modalidade. Depois de terem estado em desvantagem de dois golos, em duas ocasiões, os Dragões encetaram uma recuperação assinalável, que teve como desfecho um triunfo, por estes motivos, ainda mais saboroso.
A intermitente entrada azul e branca em jogo deu azo a que a equipa visitante se colocasse em vantagem ainda nos primeiros instantes de jogo. Dois golos em três minutos tornaram a tarefa dos comandados de Franklim Pais mais complicada, mas nem assim o conjunto portista se deixou intimidar.
Ricardo Figueira teve, neste período, um papel determinante para lançar a remontada portista, estando na origem do primeiro golo do F.C. Porto, à passagem dos dez minutos, com Emanuel Garcia a dar a melhor sequência ao bom trabalho do jogador português.
A formação forasteira respondeu de pronto e voltou a colocar a desvantagem portista em dois golos. No entanto, a reacção azul e branca foi tudo menos conformada e os Dragões assumiram, a partir daqui e em definitivo, as despesas ofensivas do jogo. Já depois de Reinaldo Ventura ter falhado uma grande penalidade, Ricardo Figueira voltou a surgir em plano de evidência, assinando o segundo golo dos Hexacampeões Nacionais em cima do minuto 20 e devolvendo a diferença mínima ao marcador.
Até ao descanso, o F.C. Porto tentou alterar os contornos do encontro, numa insistência que poderia ter rendido frutos ainda antes do intervalo. Estava reservada, no entanto, para a etapa complementar, a reviravolta no resultado, fruto sobretudo da inquebrantável vontade de sucesso demonstrada pelos Dragões.
Assumindo o destaque na ofensiva portista, Caio foi o executor da insistência azul e branca, em nenhum momento anulada pela imerecida desvantagem no marcador. O avançado dos Dragões marcou por duas vezes, primeiro de penalti e, pouco depois, através de um poderoso disparo de meia distância, confirmando a recuperação dos Hexacampeões Nacionais, a partir de então em vantagem na partida.
Para o final estava reservado o momento alto da partida, com o capitão Filipe Santos a assinar o mais bonito golo da tarde, num excelente lance individual, que estabeleceu o resultado final e selou o triunfo portista, desfecho ajustado para uma exibição de alma, capaz de ultrapassar qualquer imerecido obstáculo.
Com a vitória no terceiro encontro da final, os Dragões podem conquistar o título, o sétimo consecutivo, já na próxima partida, bastando para tal um triunfo na deslocação ao Pavilhão da Luz, marcada para o próximo sábado, a partir das 17 horas.

Ficha do jogo:

Final do play-off do Nacional da I Divisão – Jogo 3
Pavilhão Municipal de Fânzeres, Gondomar
14 de Junho de 2008

Árbitros: Joaquim Pinto e José Monteiro

F.C. Porto: Edo Bosch; Filipe Santos (1), Pedro Moreira, Reinaldo Ventura e Emanuel Garcia (1)
Jogaram ainda: Jorge Silva, André Azevedo, Caio (2) e Ricardo Figueira (1)
Treinador: Franklim Pais

Benfica: Carlos Silva; Valter Neves, Ricardo Barreiros (2), Carlitos e Tó Silva (1)
Jogaram ainda: Vítor Hugo e Diogo Rafael
Treinador: Carlos Dantas

Ao intervalo: 2-3
Marcha do marcador: 0-2, 1-2, 1-3, 3-3, 5-3» in site F.C. Porto.

------------------------------------------------------------------------------
Grandes Dragões estes que derrotaram o Benfica, mais uma vez! Força portistas vamos ganhar o título a Lisboa, ou então, em vésperas de S.º João do Porto!