02/05/08

Slash - Um dos maiores executantes vivos da guitarra eléctrica!

Um dos maiores executantes vivos da guitarra eléctrica

SLASH - "GODFATHER THEME"

Slash - "Hey Joe Jimi Hendrix" - (Tribute)

Guns N' Roses - "November Rain" - (Acoustic Version Very Rare)

Guns N' Roses - "November Rain"

Guns N' Roses - "Don't Cry"

Slash (solo)

Slash and Zakk Wylde - (Guitar duel/duet)


Slash - "Canadian/American National Anthem"

Guns N' Roses - "Sweet Child O Mine" - (Ritz 88)

Slash - "Has Slash Lost It?"

Slash vs Dave Mustaine

«Slash


Saul Hudson (Stoke-on-Trent, Inglaterra, 23 de Julho de 1965), mais conhecido como Slash, é um dos mais notáveis guitarristas em actuação e considerável na história do rock. Tornou-se conhecido graças ao seu trabalho no Guns N' Roses e com a ajuda da MTV e da gravadora Geffen. Porém, já tocou também em sua própria banda, a Slash's Snakepit, e atualmente integra o Velvet Revolver, com os ex-companheiros do Guns N'Roses Duff McKagan e Matt Sorum. Sua guitarra preferida é a Gibson Les Paul.


Possui entre suas marcas registradas cobrir seu rosto com a longa cabeleira, usar cartola e utilizar somente a escala pentatônica em suas músicas, influência do Blues que não soube aproveitar.


Biografia


Saul Hudson nasceu em Stoke-on-Trent, Inglaterra em 23 de Julho de 1965, filho de dois artistas, pai inglês (judeu) e mãe afro-descendente estadunidense. Se mudou para Los Angeles, Califórnia, EUA aos 11 anos. Aos 15 sua avó deu sua primeira guitarra, o que resultou em uma queda em seu rendimento escolar e na qualidade da música de um modo geral como bem é observado. Assim, saiu da escola e formou o Road Crew com o colega e baterista Steven Adler.


Após conhecer o guitarrista Izzy Stradlin, conheceu Axl Rose. Quando Tracii Guns (primeiro guitarrista solo) abandonou a banda junto com Robert Gardner (primeiro baterista) Axl precisava de um guitarrista e um baterista, Slash e Steven foram voluntários e se juntaram(alguns dizem que slash havia visto um show de Axl e pedido para entrar na banda antes mas lhe foi negado devido o seu estilo). Suas influências musicais são: Led Zeppelin, Eric Clapton, Rolling Stones, Aerosmith, Jimi Hendrix, Jeff Beck, Neil Young, Iggy Pop, Bryan May. Muitas pessoas afirmam a incrível semelhança que ele consegue ter com Jimmy Page (guitarrista do Led Zeppelin), e com Joe Perry (guitarrista do Aerosmith), das influências citadas, estas com certeza são as mais evidentes. Slash já declarou ter grande admiração especialmente pelas bandas: "Led Zeppelin", "Rolling Stones" , "Pink Floyd" e "Aerosmith"
Slash era grande viciado em heroína e cocaína. Também era acostumado a tomar quase uma garrafa de Jack Daniel's (whisky) por dia. Durante uma overdose em um hotel, seu pulso parou e só o ressucitaram injetando adrenalina. Teve que escolher entre a heroína e o Guns N' Roses, escolheu a banda.


Saiu do Guns N' Roses em 1996, alegando discussões com Axl Rose sobre novo álbum da banda. Este parecia ter sido o momento crítico. Slash já tivera problemas com a banda em outras vezes, como por exemplo na gravação da música "Sympathy For The Devil" (Rolling Stones - Jagger/Richards) gravada para o filme "Entrevista com o Vampiro", onde seus solos não foram incluidos na mixagem final. Slash foi fundamental na identidade da banda, resgatando solos do passado, buscando influências dos guitarristas que ajudaram muito ao surgimento do rock, sempre fazendo covers e boas apresentações ao vivo. Slash sempre foi o líder natural dos Guns N' Roses apesar das tentativas de assumo de liderança da parte de Axl Rose. Slash sempre foi e será lembrado e, com certeza, é tão famoso ou mais que Rose. Seu estilo será sempre lembrado pelos fãs, desde a inesquecível cartola até os seus belíssimos solos,não por somente técnica e sim pelo seu imenso feeling.


No Velvet Revolver, tem feito bem seu trabalho. E tem tido destaque entre as demais bandas. Em sua primeira gravação com o Velvet Revolver fez uma introdução sensacional, em um cover de "Money" (Pink Floyd). Misturando blues, rock, entre outros, Slash conseguiu criar um estilo próprio.
Recentemente, Slash foi escolhido como o 4° melhor guitarrista de todos os tempos mas para alguns ainda é considerado o melhor (lugar esse que ficou novamente para Jimi Hendrix).
Com o Velvet Revolver abriu o show do aerosmith no dia 12 de Abril num show no Murumbi em São Paulo, Brasil, que foi o primeiro da banda nesse país.


Recentemente foi lançada a sua biografia, contando diversas histórias, principalmente na época do Guns, abordando também a época que era viciado em drogas.


Equipamentos


Guitarras


Slash utiliza quase sempre guitarras Gibson Les Paul Standard e Custom, equipadas com captadores Alnico II Pro da Seymour Duncan(ele tem uma linha deles) e cordas Ernie Ball, mas seu acervo de instrumentos é variado. Sua guitarra mais famosa é uma Gibson Les Paul Standard, com a captação citada, guitarra que Slash usava em grande parte do tempo em seus shows.


Entre as mais de 80 guitarras que Slash possui, temos as marcas/modelos:
Gibson Les Paul Standard ; Les Paul Classic ; SG Standard ; Melody Maker ; SG DoubleNeck ; Flying V Standard ; Explorer Standard ; Slash Signature ; Les Paul Custom
Fender Stratocaster ; Telecaster
Music Man Silhouette ; Music Man Axis
Guild The Crossroad DoubleNeck
B.C Rich Mockingbird SL ; Mockingbird SLP
Violões Guild, Gibson J-100, Martin D-28, Ramirez Classical e Dobro
Gibson Les Paules costumizada pelo luthier Pedro Pires. Rarissima guitarra por ter o braço feito em mogno de Matumbili e mesmo assim conseguir um sustain magnífico.


Amplificadores


Em performances ao vivo, Slash utiliza amplificadores Marshall Slash Signature, que é igual ao ampli 2555 Silver Jubilee ( E34Ls na saída, e GT12AX7[ECC83] no pré-amp), mas com chave de seleção de potência do power amp em 100 ou 50 watts. Quando ele utiliza o Heil TalkBox, o mesmo é ligado em um 2555 Silver Jubilee no modo 50 watts.
Em estúdio, Slash ultiliza um Marshall 2555 com válvulas E34Ls na saída e um Marshall JCM 800 com válvulas 6550 na saída.
Seus ajustes costumam ser:
Som sujo: Presence: 8, Bass: 7, Mid: 7, Treble: 4 1/2,
Output Master: 10, Input Gain: 6 1/2
Som limpo: Presence: 0 ; Bass: 9 ; Mid: 3 ; Treble: 5.5 ; Output Master: 10 ; Lead Master: 0 ; Input Gain: 4. Os amps são plugados em gabinetes Marshall 1960 A e 1960B com falantes celestion Vintage de 70 watts. Ao vivo, utiliza cabos Monster Cable Studio Pro 1000.
O seu som de guitarra veio modificando ao longo dos anos. Em meados de 1980, Slash costumava usa o JCM 800 com válvulas 6550 de potência em gabinetes com falantes celestion de 25 Watts, e mais volume master do que volume do pré-amp. Nas gravações de Use You Illusion, Slash utilizou tanto a reedição do Silver Jubilee quanto o JCM 800, sendo este último um pouco mais enfatizado.


Efeitos
Slash utiliza um Bob Bradshaw Footswitch,Mxr M-108-Band E.Q,Boss DD-3 Digital Delay,Dbx Compressor 166,Yamaha spx900,Wah-Wah dunlop Cry Baby,Dunlop Heil ht-1 Voice Box,Rocktron Hush 2cx e um sistema sem fio nady 950 gt e pra distorção usa o do seu amplificador.


Vida pessoal


Slash foi casado duas vezes, a primeira foi com Reneé Suran,e a segunda com Perla Ferrer,com quem teve dois filhos,Cash e London. Slash começou a tocar guitarra aos 15 anos, quando foi morar nos EUA. Adler que apresentou a guitarra para Slash, e, assim que foi morar com sua avó, Slash ganhou sua primeira guitarra, saindo da escola para se dedicar 24 horas à música. Depois, quando o Slash entrou no Guns N' Roses, passou 10 anos, dizem que ele saiu, por desentendimento com Axl Rose(vocal). Ao deixar o Guns formou a banda Slash's Snakepit, mas atualmente está no Velvet Revolver.


Curiosidades


Slash e Duff McKagan, seu amigo e companheiro de banda, foram bêbados receber o prêmio do MTV American Music Awards no qual causaram constragimento ao falarem vários palavrões. Após esse episódio, as cerimônias do MTV American Music Awards passaram a ser gravadas, e não mais ao vivo.


O logo do selo independente do Guns N`Roses, "Uzi Suicide", foi desenhado por Slash.
Durante uma entrevista no Rock In Rio II, uma repórter disse a Slash: "você está muito comportadinho". Resposta de Slash: "Se você levantar a saia, não sei se vou ficar tão comportadinho assim."


Slash e Izzy escaparam por pouco ás consequências finais do vicío da heroína. O empresário Alan Niven, chegou mesmo a simular um sequestro de Slash, para um tratamento de desintoxicação, ele estava voando para o Hawai e seu vôo foi desviado para outra ilha próxima, e o resultado foi positivo pois ficou curado: "Durante oito dias eu tomei vitaminas, banhos de sol, não bebi e fiquei com um jeans pretos todo o tempo. Mas valeu."
Slash estava num aeroporto para mais uma turnê dos Guns, e ele queria um "drink", mas a lei local dizia que nada de bebidas alcóolicas antes das cinco da tarde. Slash pediu uma bebida de qualquer jeito, e o garçom disse "It`s five o`clock somewhere" (são cinco horas em algum lugar).


Slash trabalhou no albúm Live Era junto de Duff. Eles combinavam horários e nunca se encontraram com Axl, todos os acertos eram feitos via terceiros.


No caminho para o primeiro show na Inglaterra, em pleno vôo Los Angeles-Londres Slash, bêbado, cochilou e acabou pondo fogo no banco do avião.


Antes de tocar no Guns N' Roses, Slash já havia trabalhado como entregador de jornais, lavava pratos e fazia bicos como desenhista (o logo do Guns, a caveira, foi desenhado por ele).


Slash adora répteis e gatos. Ele tem inúmeras cobras. Como ele as deixa procriarem, o número sempre varia. Ele já teve cães, mas acha que gatos tem muito mais o espírito dele: independentes e livres. Suas cobras mais famosas são Clyde e Cranston.
Em 1995, Slash foi votado como um dos 10 homens mais sexys do mundo do rock pela revista americana Playgirl.


Slash vendeu sua casa por aproximadamente 4 milhões de dólares para Billy Bob Thorton e Angelina Jolie quando entrou em turnê (08/2000).


Slash adora máquinas de pinball. Ele fez o design das máquinas do Guns N' Roses e Slash's Snakepit. Em sua casa, tem uma sala cheia delas. Slash nunca jogou pinball na sua infância, então quando visitou a família de sua ex-mulher, que tinha algumas máquinas, se apaixonou.
Um de seus maiores destaques é o riff inicial da música "Sweet Child'o Mine", mas não pela velocidade e sim pela harmonia que Slash imprime.


Slash é estrela do jogo Guitar Hero 3, onde é possível tocar um solo com ele em forma de batalha, e vencendo a mesma, ele se torna um personagem jogável do jogo, assim como ouro guitarrista famoso, Tom Morello. Este game ainda tem como extra, um vídeo exclusivo, que mostra Slash na produção do jogo, tocando seu solo exclusivo para o jogo, e uma cena hilária dele destruindo uma guitarra.


Slash é uma pessoa calma, dificilmente fica nervoso ou agressivo. É conhecido pela sua simpatia e profissionalidade. Adora conversar com os fãs depois dos shows e nunca se nega a dar autógrafos. Em uma entrevista, Axl referiu-se a Slash como "o cara mais legal do mundo".


Várias músicas sobraram das sessões de gravação dos álbuns Use Your Illusion. Algumas delas (que podem ser encontradas em Cd`s piratas) são: Bring It Back Home, Crash Diet, Just Another Sunday, Sentimental Movie, etc. Segundo Slash, Crash Diet iria estar no albúm, mas a banda esqueceu de gravar a música.» in Wikipédia.


Mais informações sobre este fantástico guitarrista, no seguinte link:
http://www.snakepit.org/

Maio de 68 - 40 Anos depois!

«Maio 68: quarenta anos depois

Foi numa Europa pejada de jovens. Numa França em que os números de jovens a estudar representava 16% da população, um total de 8 milhões. Descontentes com o sistema de ensino tradicional e com uma sociedade ainda castradora, os estudantes foram o primeiro sector da sociedade a mostrar a sua insatisfação. Um movimento que se alastrou rapidamente e que, durante um mês, fez tremer o poder instituído em França.
Na Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, a insatisfação deflagrou com ocupações do edifício e confrontos com as autoridades. No segundo dia de Maio a Universidade de Nanterre é encerrada depois de incidentes entre a polícia e os estudantes. Um dia depois é a vez da Universidade de Sorbonne, que na altura estava ocupada por estudantes. A carga policial por parte das Companhais Republicanas de Segurança (CRS) foi forte e resultou na detenção de vários estudantes.

«É proibido proibir»

À provocação dos estudantes a polícia reagiu com repressão. A zona de Quartier Latin, onde fica a Sorbonne, foi palco das primeiras barricadas e continuou a ser um dos principais pontos de agitação. Desses confrontos resultaram centenas de feridos ao longo do mês.
Na noite de 10 para 11 de Maio acontecem os distúrbios mais violentos. Entre carros incendiados e pedras da calçada arrancadas e usadas como armas de arremesso, o confronto entre polícias e estudantes foi marcante.

Aos estudantes juntam-se os trabalhadores

Outros sectores da sociedade começam ao mesmo tempo a juntar-se à revolta. Os sindicatos apelaram à greve e os operários corresponderam a esse apelo. Reclamavam melhores horários de trabalho e salários mais justos. De 200 mil operários em greve, passou-se para 2 milhões. Até que no ponto mais alto do conflito eram cerca de 10 milhões os trabalhadores em protesto.
Os confrontos com a polícia alargaram-se para outras cidades do país. Foi na segunda metade do mês de Maio que o presidente Charles De Gaulle falou ao país, quando a actividade económica francesa já se encontrava praticamente parada. No dia 30 de Maio De Gaulle dissolve a Assembleia Nacional e ameaça usar as Forças Armadas para controlar a agitação.

A calma depois da tempestade

No final de Maio a calma começou a regressar, e os bens e serviços essenciais voltaram a estar disponíveis. Os sectores mais conservadores dão início a uma vaga de apoio ao general De Gaulle, que acaba por ganhar as eleições de Junho com larga vantagem.
Os partidos de esquerda saíram das eleições com menos força na Assembleia e sob o peso de uma derrota. A sociedade francesa tinha sido abalada por um movimento repentino que sacudiu as instituições e que serviu para repensar, nas décadas seguintes, os costumes, as ideias, o papel das minorias.

Um dos ícones do Maio de 68 vem a Portugal

Daniel Cohn-Bendit foi uma das caras e vozes mais importantes da revolta estudantil de Maio de 68. Estudante na Universidade de Nanterre, e actualmente deputado no Parlamento Europeu, Cohn-Bendit liderou grande parte das acções de revolta. No dia 12 de Junho vai estar na Fundação Mário Soares para uma conferência sobre o Maio de 68, numa altura em que se comemoram os 40 anos do movimento.» http://noticias.sapo.pt/info/artigo/817910.html
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O maio de 68, o 1.º de Maio e o 25 de Abril são acontecimentos da nossa história recente que provam à saciedade que vale a pena lutar pelos nossos ideais. Esta gente sem os meios que nós possuímos actualmente e contra grandes opressões, conseguiu revolucionar as mentalidades e empreender uma revolução sócio-cultural indelével no tempo, com consequências nos direitos sociais dos trabalhadores e estudantes. A sociedade actual, globalizada e altamente consumista tem desvanecido este ímpeto reformista e dado oportunidade de crescimento de uma contra-reforma reaccionária. Está nas nossas mãos, ou ser engolidos pela globalização e sermos levados por um torpe adormecimento anestesiante, ou lutar pelos nossos ideais e construir um amanhã melhor! Viva a juventude, abaixo o poder oligárquico instituído!


Maio de 68, imagens fantásticas dos acontecimentos, que abalaram o Mundo Ocidental!

01/05/08

Amarante - Imagens do início da Primavera em Rio, Fregim!



Imagens em Rio-Fregim e Rampa Alta, Amarante!

Algumas imagens do jardim da minha mãe, em Rio, Fregim, Amarante!
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Embora algo envergonhada, Primavera é sempre tempo de renovação e de apreciar a Natureza na sua pujança criativa e produtiva!

Dia 1 de Maio, Dia Mundial do Trabalhador!

«Dia do trabalhador

Dia do Trabalho na cidade de Mumbai, na Índia. O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1 de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, Portugal assim como em muitos outros países. No Brasil também chamado Dia do Trabalho, para que ironize-se que no Dia do Trabalho não se trabalha.

História
Em 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Dia do Trabalhador em Portugal
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pelas polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portuguêses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral das Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

Dia do Trabalhador no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituíssem um grupo político muito forte, dada a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PTB) realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casas próprias e similares.
Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo.

Dia do Trabalhador em Moçambique
Durante o período colonial (até 1975), os Moçambicanos estavam isentos de celebrar o 1º de Maio em virtude do regime colonial Português. No entanto, houve manifestações de trabalhadores Moçambicanos, em Particular em Lourenço Marques (actual Maputo), contra o modo de relações laborais existente naquele período.
Após a Independência Nacional, o Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em Moçambique, e com o passar dos anos, com as reformas políticas, económicas e sociais que o País sofreu apartir de finais da década de 80, registou-se um crescimento do Movimento sindical em Moçambique. A Primeira instituição sindical no País foi a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), que veio depois a impulsionar o surgimento de novos movimentos sindicais, cada vez mais específicos de acordo com os sectores de actividade.

O Dia do Trabalhador no mundo
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:
Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália Ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália Meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro» in Wikipédia.
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Tal como referi relativamente ao dia 25 de Abril, nunca como hoje foi tão importante festejar estas efeméride, no período pós vinte e cinco de Abril de 1974. De facto, os jovens portugueses só poderão vislumbrar uma precarização excessiva e uma empregabilidade muito pouco compensatória em termos de contrapartidas financeiras. Quando era mais novo, fartava-me de ouvir pessoas a referir os méritos da modernidade, que a automatização acelerada de todas as empresas iriam criar uma ecologia de menos tempo de trabalho, melhor remuneração, mais tempo para a família, blá, blá, blá... A realidade revela-se muito mais dura e parece que feliz neste país só andam o Engenheiro Sócrates e o seu séquito governativo e algumas clientelas privilegiadas, entre as quais se encontram os mais poderosos. Pasme-se, é de um governo socialista que estou a falar, ou melhor, dito socialista! Uma recordação que tenho da infância tem a ver com as excelentes pinturas feitas nos murais da Cidade do Porto, contendo motivos relativos à luta dos trabalhadores!

Mais informações sobre o Dia do Trabalhador, no seguinte link:
http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=4497

Aliança - "Amanhã é Sempre Longe Demais" - (Uma excelente Música para o Dia do Trabalhador)

30/04/08

Educação em Portugal - O preço dos chumbos, ou a obsessão orçamental!

«Insucesso escolar sai caro ao Estado

Chumbar de ano não traz benefícios aos alunos. O alerta é feito pela Ministra da Educação, que chama a atenção para os elevados custos que cada retenção significa para o país.
Sem apresentar números globais, Maria de Lurdes Rodrigues afirma que cada aluno custa ao Estado cerca de três mil euros por ano.
No último ano lectivo reprovaram 170 mil alunos, situação que coloca Portugal como um dos países da União Europeia com mais chumbos na escola . O impacto económico ultrapassou os 500 milhões de euros.
"Se o Estado gasta por ano três mil euros com um aluno, quando ele repete vai custar seis mil no ano seguinte", se repete duas vezes custa nove mil”, contabilizou a governante. “Por isso é que o esforço tem de ser na recuperação em cada ano”, sublinha.
Para contrariar esta situação, a ministra quer investir mais nas escolas através da diversidade de recursos e de estratégias diferenciadas para melhorar os resultados. “Depois temos de ter paciência de aguardar, mas também a exigência de aguardar resultados. Acho que é natural, não basta proporcionar meios e mais recurso e não esperar nada de retorno. Os resultados têm de melhorar, se não acontecer no primeiro ano, será no segundo ou no terceiro”.
Declarações feitas aos jornalistas a propósito da Conferência Internacional sobre o ensino da Matemática , que vai decorrer na próxima semana em Lisboa.» in http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?ContentId=245423&AreaId=23&SubAreaId=39&SubSubAreaId=79
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Bastou que a plataforma sindical assinasse o entendimento de rendição com o Ministério da Educação, para que a Senhora Ministra saísse do colete de forças a que estava acometida e começasse a disparar em todas as direcções a sua arrogância e putativa sabedoria no domínio dos assuntos relativos à Educação, mormente no entendimento que tem das consequências futuras das suas acções. E ficamos então a saber que é tudo uma questão de dinheiro: afinal não está em causa o aluno enquanto ser humano, mas o ónus monetário do estado na sua educação. Senhora Ministra, desculpe que lhe diga, na sua actividade enquanto docente quantos alunos terá já chumbado... E mais outra coisa, muitas vezes o chumbo é pedagógico, quer a Senhora queira, quer não! A Senhora até já anda toda ufanosa a dizer que o Modelo de avaliação será para aplicar, tal como estava previsto inicialmente, está eufórica, novamente. Olhe Senhora Ministra, o problema resolve-se bem, passam-se os alunos todos e ficará tudo contente. Os docentes porque deixam de sofrer tanto com os desvarios da Senhora, os alunos porque ficam todos diplomados, os pais então nem se fala, as estatísticas serão as melhores da Europa; a iliteracia, essa aumentará, mas isso para a Senhora, pouco importa, são números, apenas números... Aliás o seu Governo é assim em tudo: na Justiça solta os presos para poupar; na Administração Interna, as esquadras não têm guardas; na Saúde, fecham-se hospitais, para os doentes morrerem mais depressa, o INEM atrasa-se frequentemente; na Economia, sobe o gasolina todos os dias e o Governo a arrecadar imposto, calmamente; na Agricultura, acaba-se com todas as culturas em nome dos interesses Europeus; na Economia, investe-se fortemente, mas só na capital; no trabalho e emprego, nunca a precarização foi tão grande, com o estado a dar um péssimo exemplo; mas lá está o que conta são as cifras, as pessoas, que morram! Eu cá por mim não votarei na Senhora, esteja descansada, é o meu único consolo!

29/04/08

Os Corvos - Instrumentos da Música Clássica ao serviço do PoP/Rock!




Corvos no Hard Club

Corvos e Quorum Ballet

Corvos - "Come As You Are" (Nirvana) - (Live @ Fnac Chiado)

Corvos@Santarém 08

corvos@fnac(colombo)

D'zrt\Corvos - "D'zrt Revolução" - (Pavilhão Atlântico 3.2.2008)

Corvos - "With Or Without You" (U2) - (Live @ Fnac Chiado)

Corvos@Fnac Alfragide

Os Corvos - (The Band)

Corvos@Almoçageme08 - (video 5)

corvos@carrefour oeiras´07

corvos@sic 1

corvos@sic 2

CORVOS

«Corvos são uma banda portuguesa.

Corvos são uma banda incomum no panorama da música portuguesa. É constituída por quatro elementos com formação musical clássica mas que tocam temas essencialmente de matriz rock. Trata-se de um quarteto de cordas, constituído por Pedro Teixeira da Silva, Tiago Flores (violinos), Nuno Flores (violeta), Cláudio Nunes (violoncelo), que alia o virtuosismo instrumental dos seus elementos e a excelência das composições,arranjos e interpretações intemporais, ao gosto musical eclético, passando pelas suas origens clássicas e continuando pelo rock, música popular contemporânea e variadíssimos outros estilos musicais. O Espectáculo ao vivo, com um baterista convidado, é o local certo para poder sentir e ouvir, o que eles têm para lhe oferecer.
Com a edição do seu quarto album, The Jinx, os Corvos contam com um baterista que faz parte integrante da banda.

Formação

Pedro Teixeira da Silva - violino
Tiago Flores - violino
Nuno Flores- Viola d'arco
Cláudio - violoncelo
Pedro Silva "Pita" - bateria

Discografia

Corvos Visitam Xutos (1999)
Post Scriptum (2001)
Futuro que era Brilhante - single (2001)
Corvos 3 (2003)
The Jinx (2007)» in Wikipédia.

Mais informações sobre este magnífico grupo musical no seguinte link:
http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=79130038


28/04/08

Educação em Portugal - Voz à Eurodeputada Socialista, Ana Gomes!

«O vídeo da agressão à professora na Escola Carolina Michaelis é um murro na nossa consciência colectiva. Todos temos culpa por ter deixado degradar a disciplina na escola democrática, a autoridade dos professores e por negligenciarmos as crianças que os pais não têm tempo, nem capacidades, para educar.
Eu sinto culpa, por nunca me ter interessado pelas implicações das mudanças sociais na degradação do ensino em Portugal, por nunca me ter incomodado em demasiada com a qualidade política de quem ficava com a pasta da Educação a seu cargo em sucessivos governos. E sinto ainda mais culpa por ter obrigação de ter ouvido professores e alunos na familia e nas amizades mais próximas.
Claro que há quem tenha muito mais responsabilidades do que eu. E há sobretudo quem deva intervir politica e disciplinarmente, quando é imperioso intervir. (...)
E sobretudo não compreendo que perante actos de delinquência conhecidos, ocorridos em várias escolas e cometidos pelos mesmos alunos - maxime as agressões repetidas na escola de Tarouca - responsáveis do ME venham encolher os ombros, dizendo que nada se pode fazer porque os responsáveis são menores, não podem ser privados da escola, não podem ser expulsos da escola, nem objecto de quaisquer sanções aplicadas pelas autoridades escolares.
Eu pasmo! Então os outros alunos, professores e funcionários da escola vão ter que aguentar quantas mais agressões e distúrbios certos alunos entendam perpetrar?
Como é obvio essas crianças e jovens perturbadas não podem ser privadas da escolaridade. Precisam até de acompanhamento especial, em escola ou instituição adequadas. Não podem, de maneira nenhuma, é continuar nas escolas normais a desinquietar toda a gente e a agredir quem lhes resista. Caso contrário, a sensação de impunidade alastra, e não haverá meio nenhum de restaurar disciplina e segurança nas escolas. (...)
Ele há limites para tudo. E momentos para intervir de forma exemplar. O Ministério da Educação precisa de mostrar que não é complacente com alguns e intransigente com outros. Que a lei e a disciplina é para todos e para fazer cumprir por todos. Pelos alunos também. Então o bom ambiente e a segurança na escola vai ficar dependente dos humores de algumas crianças deseducadas em familias disfuncionais, como admitia esta manhã à TSF o Secretário de Estado Valter Lemos serem os delinquentes de Tarouca?

Ana Gomes (Eurodeputada do PS)» in Blog Profavaliação.
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A Dra. Ana Gomes tocou num ponto crucial, falou abertamente sobre um problema que aflige grandemente a Escola Portuguesa, a crise de autoridade que nos assolou. E essa crise não é causada por qualquer pulsão geracional. Nós, famílias e escolas, estamos a pactuar com essa permissividade, porque sofremos do mal da moda, o facilitismo, e Escola de ocupação de tempos, em vez de uma escola de verdadeiro espaço de desenvolvimento de capacidades. Sem exigência, não há aprendizagem efectiva. Devolvam à escola a autoridade para exercer uma docência, em que os resultados escolares não determinem a avaliação da escola e dos docentes. Doutra forma, é um farsa, passa quase tudo, mas isso não é sinónimo de literacia e de saber efectivo maior. As sucessivas reformas que os políticos foram introduzindo no sentido de tornar a escola num local mais de recreio, do que aprendizagem, começam agora a dar de forma quase exponencial os seus nefastos resultados. Mas está tudo bem, o que é preciso é diplomar e não educar, nem formar. A moda é números, estatísticas, a literacia é secundária! Parabéns Dra. Ana Gomes, que nunca se deixa levar pela acefalia partidária! Estranho o silêncio do Poeta Deputado, Manuel Alegre, de Mário Soares, de Ana benavente, entre muitos... será que também já esqueceram o espírito de Abril, será que desistiram, será que se resignaram?

27/04/08

Paredes 1 vs Amarante F.C. 2 - Grande Vitória!











Imagens do 1.º golo do Amarante, na magnífica vitória em paredes!



Mais momentos deste jogo vibrante, dentro e fora das quatro linhas!
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Excelente vitória do Amarante F.C. nesta sua deslocação a Paredes, num campo muito difícil, contra uma excelente equipa, muito organizada e bem trabalhada. O Amarante F.C. no seu novo esquema mais realista, o 4x4x2, embora com o meio campo bastante recuado e sem conseguir encetar a pressão necessária para que o sistema resulte em pleno, além do lateral esquerdo não conseguir subir em apoio ao ataque e com grandes dificuldades, perante a velocidade dos alas adversários, conseguiu controlar os acontecimentos na maior parte do jogo, numa exibição muito realista, com uma equipa que vestiu o fato-macacaco de forma a controlar os acontecimentos com maior ou menor dificuldade. Em grande destaque estiveram os centrais, mormente Rochinha que apesar de ter marcado um auto-golo sem nenhuma culpa, foi um autêntico batalhador. Exibições abnegadas de todo o meio campo, em muito bom plano esteve o lateral direito Jorginho, e os dois avançados, Alex e Ricardo, em muito bom plano. Celso, entre os postes, garantiu a tranquilidade habitual. Uma palavra negativa para a claque amarantina, não havia necessidade de tanta violência, estava tudo a correr tão bem... Esperemos que reflictam, porque o futebol assim deixa de ter o seu encanto e passa a ser uma guerra estúpida!

Guimarães 0 vs F.C. do Porto 5 - Demolidor, 23 pontos de avanço!









«Tratado de engenho e seriedade

Uma segunda metade sublime do Tricampeão, com a combinação perfeita de engenho e arte, esclareceu os cépticos quanto à seriedade de uma equipa que, incontestavelmente, se superioriza a qualquer preconceito ou ideia feita. Um problema resolvido à mão cheia, sem equívocos e com toque deslumbrante de um reconhecido mágico: Ricardo Quaresma.
Num encontro de metades distintas, a resolução das contas em disputa ficou irremediavelmente ligada à suprema habilidade do Dragão, que apresentou, na etapa complementar, um inquebrantável desejo de provar uma vez mais que a realidade supera, quase sempre, uma enganadora ficção. Imperial, portanto.
Se aos primeiros ensejos, perpetrados por Bruno Alves ou Quaresma ainda durante o primeiro tempo, a formulação não foi bem sucedida, já o arranque da segunda parte foi definitivamente esclarecedor. Bastaram oito minutos de prelúdios para que os comandados de Jesualdo Ferreira, que mexeu na equipa ao intervalo lançando Kaz para o lugar de Paulo Assunção, expusessem uma vez mais os seus inesgotáveis argumentos de líder.
Foi pela cabeça de Bruno Alves que começou a ser escrita a exibição de antologia da segunda metade azul e branca, com o central a responder afirmativamente à solicitação de Lino, dando expressão à supremacia que começava a fazer-se sentir e abrindo caminho à contundente vitória que se antevia.
Sem descanso, o Tricampeão deu novo golpe nas artificiais suspeições de falta de seriedade da equipa, voltando à carga seis minutos após o primeiro golo, através de um lance de pura magia: Quaresma (quem mais?), recebeu uma assistência de longa distância enviada por Raul Meireles, realizou um supremo bailado na cara do defesa contrário e desenhou um disparo de recorte perfeito, que se encaminhou sem sobressaltos para o canto superior direito da baliza vimaranense. Deslumbrante, então.
A partida entrou, aqui, numa fase de salutar loucura concretizadora do F.C. Porto, que criou, sucessivamente e sem repouso, inúmeras oportunidades para um inevitável avolumar do resultado. O colectivo azul e branco funcionou em pleno à passagem do minuto 71, com o nº 7 dos Dragões a assumir o papel de fiel executor das ambições veladas: rematou sem temores para o fundo das redes minhotas, bisou no encontro, 27 jornadas depois de o ter feito em Braga, e atribuiu ainda mais brilho a um desempenho já de si encantador.
Antes ainda do quarto golo portista, Adriano iniciou um duelo sem tréguas com o guarda-redes contrário, permitindo uma primeira vitória a Nilson aos 76 minutos. Logo depois, aos 78, foi Farías a assinar o seu nome na categórica história azul e branca do encontro, dando a melhor sequência a um novo entendimento perfeito do sector ofensivo dos Dragões, para premir a tecla do golo pela quarta vez na liga.
A batalha à margem entre Adriano e Nilson conheceu um novo capítulo benéfico para o defensor minhoto, três minutos antes de o avançado portista vencer em definitivo a guerra, depois de nova combinação exemplar entre o imparável tridente ofensivo azul e branco, com o trabalho de Quaresma, primeiro, e de Farías, depois, a redundar na justa aplicação prática de Adriano, que encostou para selar o marcador e atribuir uma ainda mais evidente supremacia à destemida exibição portista. Triunfal, certamente.
Ficou escrita a história do jogo, desenhada a hegemónica força do Dragão e finalizada a intenção de anular com classe as mais desfasadas acusações. Ainda restam dúvidas?

Ficha de Jogo

Liga Portuguesa 2007/08 - 28ª jornada (27 de Abril de 2008)
Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)
Assistentes: João Santos e Nuno Manso
4º Árbitro: João Vilas Boas

V. GUIMARÃES: Nilson; Andrezinho, Sereno, Geromel e Momha; Flávio «cap.», Moreno, Desmarets e Alan; Ghilas e Miljan
Substituições: Miljan por Roberto (55 min), Moreno por Carlitos (61 min), Momha por Fajardo (72 min)
Não utilizados: Serginho, Radanovic, Marquinho e Paulo Henrique
Treinador: Manuel Cajuda

F.C. PORTO: Helton; Fucile, Bruno Alves «cap.», Stepanov e Lino; Paulo Assunção, Bolatti e Raul Meireles; Quaresma, Lisandro e Mariano
Substituições: Paulo Assunção por Kazmierczak (46 min), Lisandro por Adriano (63 min), Raul Meireles por Farías (69 min)
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, João Paulo e Hélder Barbosa
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: Cartão amarelo para Bruno Alves (90 min)
Marcadores: Bruno Alves (53 min), Quaresma (59 e 71 min), Farías (78 min) e Adriano (84 minin site F.C. do Porto.

Imagens dos cinco golos do F.C. do Porto, em mais uma exibição de superioridade absoluta e inequívoca!
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Já não há palavras para descrever tanta categoria da equipa do F.C. do Porto! Uma equipa que vai ao estádio do segundo classificado e vence de forma categórica, sem apelo nem agravo, por cinco bolas a zero, sem alguns dos seus habituais titulares... o que poderemos dizer mais! Podemos dizer o seguinte, as duas equipas da segunda circular e a imprensa sulista, elitista e centralista quiseram colocar em causa a seriedade dos profissionais do F.C. do Porto... coitados! Não sabem que é essa a nossa diferença para eles: somos mais organizados, mais profissionais e jogamos sempre para ganhar; o que não quer dizer que o consigamos sempre, é humano, em futebol ganha-se e perde-se; mas nós quando perdemos, deixamos tudo em campo e isso também é vencer e isso é que nos torna os maiores. Uma palavra de simpatia para o treinador Manuel Cajuda que foi maltratado por um técnico bem mais novo e que deveria ter mais respeito pela carreira do treinador vimaranense que é um amante do futebol espectáculo e que tem um discurso, sempre positivo e de engrandecimento do futebol português! Grandes jogos de Ricardo Quaresma, de Bruno Alves, de Fucile, de Lino, de Stepanov, Helton, Paulo Assunção; Maria Gonzalez; Raúl Meireles; Lisandro; Farías e Adriano; Mas o destaque vai para cinco atletas: Ricardo Quaresma (magia à solta), Bruno Alves (A parede); Helton (o guardião do templo); Lisandro ( o sempre em pé) e Farías (o renascido); Viva o F.C. do Porto, temos agora 23 pontos de avanço para o primeiro dos últimos!

26/04/08

Barragem de Fridão - Amarantinos, vamos à luta!


Não deixem morrer esta paisagem, vamos à luta Amarantinos!

Não à construção da Barragem de Fridão!

"Poema Rio Tâmega" from PiresCarvalho!

Não à Barragem de Fridão, não há preço para o nosso património paisagístico! Vamos Amarantinos, Vamos lutar! Não assassinemos a nossa Princesa!