28/12/24

Tradições - Guiomar Gil de Riba Vizela, falecida em 1286, é o nome da “Velha” que está na origem da tradição secular do Magusto da Velha, celebrado há mais de 300 anos em Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda.



«Guiomar Gil: eis o nome da “Velha” que mantém viva uma tradição secular em Aldeia Viçosa

Guiomar Gil de Riba Vizela, falecida em 1286, é o nome da “Velha” que está na origem da tradição secular do Magusto da Velha, celebrado há mais de 300 anos em Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda. Esta tradição cumpre o desejo expresso no testamento de Guiomar Gil: a oferta de castanhas e vinho a todos os que rezem pelo bem da sua alma.

O evento ocorre anualmente no dia seguinte ao Natal e tem atraído cada vez mais pessoas. Este ano, reuniu centenas de participantes, entre habitantes locais e visitantes, que se deslocaram à aldeia para assistir a um momento especial: a revelação do nome da “Velha” pelo historiador Daniel Martins.

O anúncio foi feito durante a apresentação do livro Magusto da Velha – Uma Pitança pelo Bem da Alma, da autoria de Daniel Martins, membro da Associação Hereditas. A obra explora as origens desta tradição e a história de Guiomar Gil, uma benemérita que foi monja e abadessa no Mosteiro de Arouca, tendo doado as suas propriedades no Vale do Mondego àquela instituição religiosa, mas mantendo os dividendos da quinta de Lagares de Azeite para que fosse cumprida “a pitança pelo bem da sua alma”.» in https://correiodabeiraserra.sapo.pt/guiomar-gil-eis-o-nome-da-velha-que-mantem-viva-uma-tradicao-secular-em-aldeia-vicosa/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques


(Magusto da Velha em Aldeia Viçosa)



Sem comentários:

Enviar um comentário