10/08/09

Supertaça Nacional: F.C. do porto 2 vs Paços de Ferreira 0 - F.C. do Porto Conquista 16.ª Supertaça de Futebol em Aveiro!


«SUPERação azul e branca

Um lance invulgar de Farias e um cabeceamento magistral de Bruno Alves deram expressão a uma incansável busca da felicidade protagonizada pelo FC Porto na conquista da 16ª Supertaça do seu palmarés. Imperou a determinação e o brio onde, a espaços, espreitou a falta de ritmo e a dureza excessiva. E ganhou quem mais fez por merecê-lo.

Em cima da hora de jogo da noite de Aveiro, Farias foi protagonista de um lance pouco usual no futebol, mas que espelha em pleno a receita do sucesso aplicada pelos Dragões no duelo com o Paços de Ferreira: o avançado argentino nunca deu por perdida uma jogada que parecia morrer nas mãos de Cássio e aproveitou um deslize do guarda-redes adversário para apontar o golo inaugural da partida.

Foi de determinação constante e de atitude irrepreensível que se fez o triunfo azul e branco, num encontro típico de arranque de temporada, com ritmo inconstante, animação variável e fulgor físico limitado. O êxito esteve sempre na mente do Dragão e nunca as fugazes tentativas pacenses colocaram em causa a permanente superação azul e branca.

Três ocasiões, no espaço de três minutos, abriram as hostilidades do ataque portista na primeira parte, com Varela e Belluschi a assumirem o papel de primeiros artífices da avidez azul e branca. O golo não surgiu então, mas ficaram desenhados os contornos de um domínio que conheceria outros desenvolvimentos já após o descanso.

Sem se perturbar com a entrada enérgica, mas infrutífera, do Paços na segunda metade, a formação de Jesualdo Ferreira construiu com astúcia uma resposta condizente com o desafio colocado. A persistência de Farias sobressaiu no lance que abriria o marcador e lançaria os Dragões, definitivamente, rumo ao desejado triunfo.

E o que veio depois foi domínio evidente e controlo total por parte do FC Porto, espelhado em diversas ocasiões soberanas para o avolumar do resultado, não tendo então Hulk, Mariano ou Farias aplicado a mesma eficaz receita protagonizada por Bruno Alves já a caminho do apito final. Aos 89 minutos, o capitão portista subiu às alturas em plena área contrária e cabeceou, perante o desamparado Cássio, para o golo que sentenciou em definitivo a partida.

Estava encontrado o desfecho ajustado à discussão do Estádio Municipal de Aveiro e premiada a consistência de um Dragão ainda em processo de crescimento, mas já sem pudor em mostrar voracidade, elegância e um enorme potencial, que o presente reconhece com títulos e que o futuro, uma vez mais, confirmará.

FICHA DE JOGO

Supertaça «Cândido de Oliveira»
9 de Agosto de 2009
Estádio Municipal de Aveiro, em Aveiro
Assistência: 15.722 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)
Árbitros Assistentes: José Cardinal e Tiago Trigo
4º Árbitro: Vasco Santos

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Mariano, Hulk e Varela
Substituições: Belluschi por Farias (46 min), Varela por Tomás Costa (74 min) e Raul Meireles por Guarin (89 min)
Não utilizados: Nuno, Valeri, Maicon e Miguel Lopes
Treinador: Jesualdo Ferreira

FC PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Filipe Anunciação, Ozeia, Kelly e Jorginho; Ricardo, Olímpio e Pedrinha «cap.»; Romeu Torres, Baiano e Cristiano
Substituições: Filipe Anunciação por Carlitos (65 min), Pedrinha por William (68 min) e Ozeia por J. Coelho (82 min)
Não utilizados: Coelho, Maikon, Leandrinho e Fábio Pacheco
Treinador: Paulo Sérgio

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Farias (59 min) e Bruno Alves (89 min)
Disciplina: Cartão amarelo a Jorginho (37 min), Álvaro Pereira (43 min), Filipe Anunciação (47 min), Bruno Alves (48 min), Romeu Torres (48 min), Olímpio (55 min), Ozeia (71 min)» in site F.c. do Porto.


Resumo do FC Porto-Paços de Ferreira, 2-0 (Supertaça)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover