18/08/09

Música - Festival do Sudoeste, para Muitos o Maior Festival de Música em Portugal!




Xutos & Pontapés - "Não Sou o Único" - (Sudoeste 2008)

Faith no More - "Easy" - (Live Sudoeste 2009)

Faith No More - "I Started a Joke" - (Live Sudoeste 2009)

Faith No More - "Reunited" - (@ Festival Sudoeste 2009.08.08)

Faith No More - "Caffeine" - (@ Festival Sudoeste 2009.08.08)

Faith No More - "Land Of Sunshine" - (@ Festival Sudoeste 2009.08.08)

Guano Apes - "Big Japan" - (Live at Sudoeste, Portugal)

Lily Allen - "Fuck You" - (Festival Sudoeste 2009)

Muse - "Space Dementia" - (Live Sudoeste Festival 2002)

Muse - "Microcuts" - (Live Sudoeste Festival)

Muse - "Newborn" - (Live at Sudoeste)

James - "Born of Frustration" - (Festival do Sudoeste)

James - "Sit Down" - (Festival Sudoeste)

Tara Perdida - "Fizeram-se Amigos" - (Sudoeste 2007)

Damian Marley - (Zambujeira Sudoeste 2007)

Tara Perdida - (Sudoeste 2008)

FAITH NO MORE - (Live @ Sudoeste TMN 2009 - HQ)

Rui Vargas - (@ Kubik Festival Sudoeste TMN 2008)



Onde você gostaria de ver a Wikimedia daqui a cinco anos? Envia uma proposta! (Mais informação)
«Festival Sudoeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Festival Sudoeste

Indicações junto ao recinto do Sudoeste
Local Zambujeira do Mar
Data de realização início de Agosto
Duração 3 dias (1997 - 2001)
4 dias (2001 - )
Primeira edição 1997
Patrocinadores Sagres (1997 - 2002)
Tmn (2003) e (2005 - ) Optimus (2004)
O Festival Sudoeste é um festival de Verão realizado em solo português que conta já com 12 edições. Decorre na Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar e é organizado pela Música no Coração. Ao longo dos anos recebeu a visita de mais de um milhão de pessoas. Realiza-se no início do mês de Agosto.

Índice

[esconder]


[editar] História

É um dos mais importantes festivais de Verão em Portugal, pois concentra uma vasta gama de artistas de renome de vários estilos musicais que vão desde o Reggae ao Rock, passando pela música electrónica, ou mesmo pelo Fado. O festival começou em 1997[1] com três dias de festival; o cartaz era digno de um festival de primeira ordem, apesar de ser o ano de estreia do Sudoeste. Esta primeira edição pecou apenas pela falta de organização, tendo ocorrido vários problemas de ordem técnica durante os concertos. Ao longo dos anos a organização melhorou muito, sendo atualmente uma referência no que diz respeito aos festivais de Verão em Portugal.

Roda Gigante.
Em 2001, pela primeira vez em cinco anos, o festival durou quatro dias [2]. Em 2003, o principal patrocinador e organizador do festival mudou; desde do início que a marca de cerveja Sagres teve esse papel, mas nesse ano, o testemunho passo para a operadora da rede móvel Optimus, dando-lhe a denominação de Festival Optimus Sudoeste. A Tmn adquiriu o patrocínio do festival no ano de 2005 e passou a chamá-lo Festival Sudoeste tmn; essa designação persiste até aos dias de hoje. Foi também nesta época que o festival ganhou mais notoriedade, principalmente devido às fortes campanhas publicitárias que antecediam o evento.
A comemoração da década de "vida" do festival, em 2006, foi feita com grande pompa. Foram convidadas bandas que nunca antes tinham actuado no Sudoeste, ou mesmo em Portugal, como por exemplo os Daft Punk; outros artistas preparam actuações especiais para a ocasião. Em 2008, o festival passou a contar com um quinto dia de festival. Não foi considerado oficialmente como mais um dia de festival, mas sim como pré-festival. Contudo as bandas actuaram já dentro do recinto. Para além disso, esse ano contou também com um palco extra, quatro no total.

[editar] Artistas

Pelo festival já passaram alguns dos maiores nomes da música portuguesa e internacional, com destaque para Bloodhound Gang, Jamiroquai, Portishead, Sonic Youth, Primal Scream, Muse, Marilyn Manson, Oasis, Ben Harper, The Chemical Brothers, Air, Humanos, Kraftwerk, Silence 4, Franz Ferdinand, Jorge Palma, Basement Jaxx, Fatboy Slim, David Fonseca, Moloko, Da Weasel, Groove Armada, Underworld, Sean Paul, Blasted Mechanism, LCD Soundsystem, Korn, James, Blur, The Gift, P.J. Harvey, Placebo, Toranja, Peter Murphy, dEUS, Guano Apes, Alanis Morissette, Clã, Massive Attack, Beck, Xutos & Pontapés, Suede, The Cure, Gentleman, The Prodigy, Goldfrapp, Daft Punk, Madness, Boss AC, Skin, Zero 7, Patrice, Manu Chao entre muitos outros.

[editar] Serviços

Durante as várias edições do festival a organização disponibilizou ao público variados serviços como parque de campismo, com chuveiros, casas de banho; parque de estacionamento gratuito durante a semana do festival, caixas Multibanco, posto de primeiros socorros 24 horas por dia, zona de alimentação, uma feira de artesanato, bilheteira, autocarros gratuitos até à praia mais próxima (Zambujeira do Mar). O parque de campismo possui ainda um canal de rega no qual os campistas/festivaleiros podem tomar banho, não necessitando de fazer a viagem até à Zambujeira do Mar.

[editar] Recinto


Recinto exterior.

Parque de campismo.

Entrada e palco principal.

Praia da Zambujeira durante o Festival.
A área do Festival do Sudoeste está dividida em duas partes distintas:
  • Recinto - é aí que estão montados os palcos para os concertos, bem como várias barraquinhas dos patrocinadores e algumas diversões.
  • Parque de Campismo - é gratuito para quem compra o bilhete para todos os dias do festival.

[editar] Edições


[editar] Sudoeste 1997

Ver artigo principal: Sudoeste 1997

[editar] Sudoeste 1998

Ver artigo principal: Sudoeste 1998

[editar] Sudoeste 1999

Ver artigo principal: Sudoeste 1999

[editar] Sudoeste 2000

Ver artigo principal: Sudoeste 2000

[editar] Sudoeste 2001

Ver artigo principal: Sudoeste 2001

[editar] Sudoeste 2002

Ver artigo principal: Sudoeste 2002

[editar] Sudoeste 2003

Ver artigo principal: Sudoeste 2003

[editar] Sudoeste 2004

Ver artigo principal: Sudoeste 2004

[editar] Sudoeste 2005

Ver artigo principal: Sudoeste 2005

[editar] Sudoeste 2006

Ver artigo principal: Sudoeste 2006

[editar] Sudoeste 2007

Ver artigo principal: Sudoeste 2007

[editar] Sudoeste 2008

Ver artigo principal: Sudoeste 2008

[editar] Curiosidades

  • O artista que mais vezes passou pela Herdade da Casa Branca foi Rui Vargas; o dj português esteve presente em seis edições do festival.
  • O grito do festival "OH ELSAAAA", que ficou conhecido com uma campanha publicitária da TMN, terá correspondido a uma história verídica. Numa das primeiras edições do festival, uma rapariga chamada Elsa perdeu-se dos amigos no campismo. Como ainda não se vivia na era dos telemóveis a única forma de os amigos a encontrarem foi gritando pela Elsa, grito ao qual rapidamente aderiram os outros campistas.
  • O festival promove acções ambientais durante o evento. A troca de copos de plástico ou sacos com lixo por EcoMoedas permite aos festivaleiros utilizarem as atracções tais como a roda gigante ou o bungee-car

Referências

Edição do Festival Sudoeste 2009, no seguinte link:
http://my.guiadacidade.pt/sw/


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover