15/08/09

Morreu o pai da guitarra eléctrica, Les Paul, sendo um nome pouco falado, teve muito impacto na música moderna!



«Morreu o pai da guitarra eléctrica
Sexta, 14 de Agosto


Les Paul talvez seja um nome que diz pouco mesmo aos melómanos, mas pouca gente teve tanta influência no universo musical como este norte-americano falecido esta quarta-feira num hospital do Estado de Nova Iorque, aos 94 anos e rodeado de familiares e amigos.

Lester William Polfuss era professor de música e guitarrista, mas passou à história por ter sido o criador da guitarra eléctrica de corpo sólido e da gravação multicanal (permite gravar vários instrumentos na mesma música, algo indispensável nos dias de hoje), momentos que revolucionaram a indústria musical, sobretudo o pop/rock.


"Ele recebeu o melhor tratamento possível nesta última batalha e mostrou uma força, tenacidade e coragem surpreendente", pode ler-se no comunicado à imprensa da Gibson Guitars. "O mundo perdeu hoje um ser humano excepcional e verdadeiramente inovador. 
Ninguém no mundo conseguiu igualar suas técnicas" escreve o executivo-chefe da mesma empresa.

Em 1952, Les Paul recebeu a maior das homenagens quando a Gibson baptizou um modelo de guitarra com o seu nome. Pete Townsend dos The Who, Al DiMoela e Jimmy Page (Lez Zeppelin) estão entre aqueles que têm na Les Paul o instrumento favorito.» in http://musicaonline.sapo.pt/news/3353/Morreu_o_pai_da_guitarra_electrica

Les Paul - "Sleepwalk"


Les Paul - "Caravan"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover