22/04/08

Amarante em perda - Barragem de Fridão!



«Barragem Fridão pode provocar desastre ambiental na cidade


A cidade de Amarante corre o risco de sofrer um desastre ambiental devido à elevada poluição do rio Tâmega, se a barragem de Fridão for transformada em aproveitamento reversível, ficando emparedada entre dois açudes e duas barragens, alertou hoje um especialista ambiental.
A afirmação foi feita num debate, em Amarante, por Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos de impacte ambiental.
Segundo o técnico, que tem colaborado em estudos ambientais de diversas barragens - nomeadamente Alqueva, Sabor e Foz Tua - o Tâmega é porventura o curso de água, dos rios internacionais, que apresenta maior grau de poluição, devido à eutrofização (formação de algas tóxicas).
Rui Cortes sustenta ainda que se for construído um contra-embalse/açude a jusante da barragem, para permitir a recolocação da água na albufeira principal durante a noite aproveitando a energia das eólicas - a qualidade da água colocada no curso de água (caudal ecológico) será de pior qualidade.
Outro problema crucial a debater no âmbito do estudo de impacte ambiental (EIA), a cargo do consórcio que ganhar o concurso, será a profundidade a que a água será turbinada.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=329102




«Amarante, 21 Abr (Lusa) - A cidade de Amarante corre o risco de sofrer um desastre ambiental devido à elevada poluição do rio Tâmega, se a barragem de Fridão for transformada em aproveitamento reversível, ficando emparedada entre dois açudes e duas barragens, alertou hoje um especialista ambiental.


A afirmação foi feita num debate, em Amarante, por Rui Cortes, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e especialista em estudos de impacte ambiental.
Segundo o técnico, que tem colaborado em estudos ambientais de diversas barragens - nomeadamente Alqueva, Sabor e Foz Tua - o Tâmega é porventura o curso de água, dos rios internacionais, que apresenta maior grau de poluição, devido à eutrofização (formação de algas tóxicas).

Rui Cortes sustenta ainda que se for construído um contra-embalse/açude a jusante da barragem, para permitir a recolocação da água na albufeira principal durante a noite aproveitando a energia das eólicas - a qualidade da água colocada no curso de água (caudal ecológico) será de pior qualidade.

Outro problema crucial a debater no âmbito do estudo de impacte ambiental (EIA), a cargo do consórcio que ganhar o concurso, será a profundidade a que a água será turbinada.

"Quanto mais fundo for turbinada mais poluição terá o caudal libertado. Será necessário diminuir as fontes de poluição, a montante, se não vamos ter em Amarante um desastre ambiental", avisou o professor da UTAD.

Participaram também no debate Hélder Leite, que chamou a atenção para os problemas da construção de uma linha de alta tensão de 400 KVA com 22 quilómetros de extensão, e Berta Estevinha, que considerou preocupante o aumento da eutrofização das águas do rio, devido à poluição.

A eutrofização é um problema que afeta o rio Tâmega há quase uma década, sobretudo na albufeira formada pela atual barragem do Torrão, localizada na foz do rio.

Durante o debate, o deputado municipal por Amarante, Emanuel Queirós, alertou para o perigo dos sismos induzidos, um problema que, afirmou, "está completamente desvalorizado e foi até descurado" na análise dos dez empreendimentos considerados prioritários.

Dos dez aproveitamentos selecionados pelo Governo, a barragem de Fridão é a segunda infraestrutura em potencial hidroelétrico, logo a seguir a Foz Tua, já adjudicada à EDP.

O Ministério do Ambiente anunciou que o concurso para a concessão da barragem de Fridão será lançado a 30 de Abril. JDS» in http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=341253&visual=26&tema=1
---------------------------------------------------------------------------------
Os Amarantinos terão que começar a tomar consciência deste problema que a Amarante de hoje enfrenta. Corremos o risco de ser a geração que teve a responsabilidade de preservar ou de acabar definitivamente, com a beleza paisagística que a natureza dotou a Cidade de Amarante, nesta sua união feliz com o Rio Tâmega. De facto, se não se criar um movimento apolitico, mas cívico, de pessoas que amam e vivem esta cidade, o futuro de Amarante e do Tâmega estará comprometido. Temo que a classe política se deixe comprar por interesses particulares e mesquinhos, em detrimento do interesse do povo amarantino. Amarante nestes últimos vinte anos tem vindo paulatinamente a perder todas as valências que faziam dela, uma Cidade muito importante ao nível do Baixo-Tâmega. Assistimos a um deslocar de serviços para o Município de Penafiel e nós a sermos remetidos para uma posição cada vez mais periférica e empobrecida. Hoje pertencemos a uma das regiões mais deprimidas do País, o Baixo Tâmega e eu enquanto docente nesta terra que amo, fico dilacerado com o partir constante dos meus alunos para o estrangeiro; não há atractividade para fixar investimento que permita que a nossa juventude tenha cá um futuro sustentado. O nosso Poder Autárquico não quer cá Industrias, pois segundo as suas iluminadas cabeças, o desenvolvimento industrial não permite o aproveitamento do nosso potencial turístico. Temos apenas uma espécie de plutocracia que alimenta alguns empregos, com estranhas alianças politicas, de forma a defender o Quintal de uns poucos privilegiados. A sociedade Amarantina, também ao nível das instituições está altamente politizada, alimentado as clientelas do poder. Enfim, vinte anos de um poder que destruiu muito e construiu e desenvolveu pouco. Se estivermos à espera que seja este poder a defender Amarante, estamos mal, muito mal; lembram-se do hospital... teremos um novo com menos valências que virá quando calhar, isto se vier, porque podem haver mais restrições orçamentais! A ENERCOM (empresa ligada ás energias renováveis), ainda recentemente deslocou as suas instalações daqui, porque parece que não houve vontade de alguns em terem cá mais investimento produtivo moderno. Acordem Amarantinos, o que está prestes a acontecer em Amarante pode comprometer o seu futuro indelevelmente! Hoje, no Dia do Planeta Terra, que seja também o dia para os Amarantinos acordarem de vinte anos de letargia... para um Amarantino verdadeiro, morrer o Rio, é morrer Amarante e o Planeta Terra fica muito mais pobre!


Christina Aguilera - "Mais uma Exuberante Voz Feminina", dos EUA e com um timbre latino!



«Christina Aguilera



Christina Aguilera (Staten Island, 18 de dezembro de 1980) é uma famosa cantora, compositora, produtora discográfica dos Estados Unidos da América ganhadora de 5 prêmios Grammy. Já vendeu mais de 37 milhões de álbuns. Aguilera fez sua estréia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera, pela RCA, que obteve uma alta receptividade e se tornou sucesso imediato, ganhando alguns prêmios, incluindo o Grammy de Artista Revelação. Em 2000, lançou um álbum voltado para o mercado latino, intitulado Mi Reflejo, contendo versões em espanhol do primeiro álbum e outras canções inéditas.

Em 2001, colaborou com Ricky Martin em seu álbum Sound Loaded, e gravou o mega hit Lady Marmalade, para trilha sonora do aclamado filme Moulin Rouge. Seu segundo álbum de estúdio, Stripped, foi lançado em 2002 e causou impacto pela postura sexy e provocativa assumida por Christina no primeiro single do álbum, Dirrty. Beautiful, segundo single do álbum, foi um grande sucesso e, em 2004, ganhou o Grammy de melhor perfomance pop feminina. Christina casou-se em 2005 com o executivo da indústria fonográfica, Jordan Bratman.

Ain't No Other Man, o primeiro single do seu terceiro álbum de estúdio, Back to Basics, mostrou que Christina estava fortemente influenciada pelo blues e pelo jazz. Back to Basics estreou em #1 em mais de 13 países, em meio a aclamação da crítica e, no Brasil, foi eleito o melhor álbum de 2006.[1]


Biografia


Christina Maria Aguilera Bratman nasceu em Staten Island, Nova York, em 18 de dezembro de 1980, e cresceu em Pittsburgh, nos subúrbios de Wexford, Pensilvânia. Filha de Fausto Wagner Xavier Aguilera, um militar equatoriano, e Shelly Loraine Fidler, uma tradutora de espanhol e violinista, de ascendência irlandesa. Como seu pai era militar, sua família sempre estava de mudança. Chegaram a morar no Texas, na Flórida, no Arizona e até mesmo no Japão [2]. Tudo isso em seus 6 primeiros anos de vida, portanto Christina sempre tinha problemas em se adaptar. Nesta mesma época, Christina ganhou uma irmã, Rachel.

Quando Christina completou 7 anos de idade, Shelly se divorciou, pegou suas filhas e foi morar em Pittsburgh, a fim de deixar os problemas conjugais para trás e reconstruir sua vida. Após alguns anos, Shelly se casou novamente, com o paramédico Jim Kearns e trocou seu nome de Shelly Aguilera para Shelly Kearns. O padrasto de Aguilera era viúvo e pai de dois filhos: Stephanie e Casey. Mais tarde, Shelly e Jim tiveram um filho, o quarto irmão de Christina, Robert Michael, apelidado de "Mikey".

A avó de Aguilera, Delcie Fidler, foi a primeira a reconhecer seus talentos vocais. Desde que aprendeu a falar, Christina dizia que queria ser cantora. Ela cresceu admirando artistas como Etta James, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Lena Horne, Barbra Streisand, Otis Redding, Madonna, Marvin Gaye, Gladys Knight, Patti LaBelle, Donna Summer, Minnie Riperton, Nina Simone, Bessie Smith, Whitney Houston, Mariah Carey, Stevie Wonder e Aretha Franklin. Apresentou-se também em diversas festas e festivais de seu bairro, ganhando o apelido de "Menina do Vozeirão" [3].

Este rótulo se tornou um problema na vida da garota e, principalmente, nos demais concursos em que ela entraria. Quando os outros concorrentes sabiam que ela estaria participando simplesmente desistiam e os pais destas crianças não gostavam do que ocorria. Aguilera passou a ser perseguida e menosprezada. E a proporção dos ataques à pequena notável foram aumentando, chegando a atos de vandalismo em sua casa, depredações e até mesmo atentados ao carro da família [4].

Com apenas nove anos, já era a cantora oficial do hino nacional dos Estados Unidos, "The Star-Spangled Banner". Era a cantora oficial da equipe de futebol americano dos Pittsburgh Steelers e da equipe de hóquei Pittsburgh Penguins.


Rumo ao estrelato


Em 15 de março de 1990, Aguilera se apresentou no famoso programa americano Star Search, cantando "A Sunday Kind of Love" de Ella Fitzgerald. Apesar de não ganhar o programa, Christina adquiriu confiança e sentiu pela primeira vez o gosto da fama. Ao retornar para casa, Aguilera foi convidada para o "TV's Wake Up", programa de Larry Richert, para apresentar a mesma canção. Com o sucesso de sua apresentação, foi convidada novamente. Desta vez, cantou "Vision of Love", o primeiro single de Mariah Carey, causando espanto por alcançar todas as notas, incluindo o famoso agudo, marca registrada de Carey.

Com 11 anos, Christina fez um teste para o elenco infantil da Disney e passou, porém não entrou no programa desejado devido a sua idade. Um ano depois Christina conseguiu o que queria. Em 1993, entrou no famoso programa "The Mickey Mouse Club" [5]. O elenco era composto por Britney Spears, Justin Timberlake, JC Chasez (ambos futuros integrantes do *NSYNC), Rhona Bennet, Ryan Gosling e Keri Russell (futura protagonista do famoso seriado Felicity), além da própria Christina, que ganhou o posto de diva do programa depois de apresentar "I Have Nothing", clássico de Whitney Houston [6].

Infelizmente, em 1994, o programa acabou. Christina passou a gravar fitas demo e enviar para gravadoras. Através de pequenos contratos, Christina Aguilera começou a viajar pelo mundo mostrando suas habilidades musicais e chegou a gravar um dueto com o Pop star japonês Keizo Nakanishi, chamado "All I Wanna Do". Participou do clipe e saiu em turnê pelo Japão acompanhada pelo cantor. No mesmo, quase causou um incidente durante o Golden Stag Festival, na Transilvânia, ao descer do palco e cantar duas músicas no meio da platéia de aproximadamente 10.000 pessoas.

Em 1998, os estúdios Walt Disney estavam a procura de uma nova voz feminina para a canção tema do filme Mulan e os produtores ouviram uma fita antiga que Christina lhes tinha enviado, onde ela cantava "Run To You", de Whitney Houston. Ela cantou a nota alta "E" em voz completa (E5). Aguilera foi contactada e em menos de 48 horas estava em estúdio, porém a música ainda tinha uma surpresa: Christina precisaria cantar 1 escala acima do seu tom natural para gravar "Reflection". Ao fazê-lo sem dificuldade, entrou para a trilha sonora do filme [7].

"Reflection" não fez tanto sucesso como esperado, mas entrou para o Top 20 Adulto da Billboard e ganhou o Globo de Ouro de 1998 na categoria "Melhor Canção Original".


1999-2001: Sucesso conquistado


Sessão de autógrafos, 2000.Depois de grande notoriedade, Christina Aguilera assinou contrato com a "RCA/BMG Records", em Los Angeles. Imediatamente se pos a gravar seu primeiro álbum, intitulado com seu nome, que foi um enorme sucesso. "Christina Aguilera", lançado em 1999, foi muito bem recebido e alcançou o #1 da Billboard vendendo mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo. Tendo lançado apenas "Gennie In a Bottle", seu segundo single, Aguilera ganhou seu primeiro Grammy, por "Artista Revelação", batendo nomes como Macy Gray e Britney Spears e foi nomeada por " Melhor Performance Vocal Pop". O álbum teve ainda mais 3 singles, "What a Girl Wants", "I Turn To You" e "Come on Over Baby". Com apenas 4 singles lançados, Christina obteve 3 #1's na mais importante parada musical americana, a BillBoard.

Em 2000, Christina mostrou suas raízes latinas. Ainda trabalhando na divulgação do último single de seu primeiro álbum, "Come On Over Baby", Aguilera lançou seu primeiro álbum totalmente em espanhol, voltado para o mercado latino. 'Mi Reflejo' contava com regravações de seus primeiros singles e também músicas inéditas. O álbum novamente alcançou o #1, desta vez no seu segmento, a BillBoard Latina e ainda conseguiu a façanha de entrar para o Top 30 da BillBoard oficial. Em 2001, Mi Reflejo lhe rendeu o Grammy Latino, por "Melhor Álbum Pop" e o single 'Ven Conmigo' tornou-se febre no mundo latino.

Ainda em 2000, Christina Aguilera lançou outro trabalho especial: um álbum natalino. Intitulado de "My Kind Of Christmas", o álbum teve um único single promocional, "The Christmas Song". O CD fez um enorme sucesso e rendeu um especial de TV à cantora. Christina fez um show natalino para o canal ABC.

No início de 2001, Ricky Martin a convidou para gravar 'Nobody Wants to be lonely', para seu álbum "Sound Loaded". Em maio do mesmo ano, Christina Aguilera, juntamente com Pink, Mya, Lil' Kim e a colaboração de Missy Eliot, interpretou a canção mais famosa e bem-sucedida de 2001, conforme divulgou o especial retrospectivo do canal E! Enterneinement Television, sobre o ano de 2001. Para a trilha sonora do filme Moulin Rouge, o quarteto regravou um clássico dos anos 70: "Lady Marmalade".

A canção ocupou o posto número 1 em mais de 50 países, incluindo 5 semanas na primeira posição na Billboard. Recebeu, também, certificação de disco de ouro, platina e platina duplo ao redor do mundo.

"Lady Marmalade" rendeu a Aguilera seu segundo Grammy, desta vez por "Melhor Colaboração Pop com Vocais". O clipe também foi o vencedor da categoria "Vídeo do Ano", no MTV Video Music Awards de 2001.


2002-2003: Afirmação profissional e polêmicas


Stripped Tour, 2003Em 2002, após 3 anos de trabalho, Aguilera lança seu segundo álbum oficial, Stripped - completamente diferente de seu primeiro álbum. Menos Pop, e com influências variadas, que iam do jazz ao hip-hop, passando pelo gospel, soul e R&B.

No início, entretanto, o álbum não foi tão bem recebido quanto o anterior pela crítica especializada. E, para muitos, a íncrivel habilidade vocal de Christina foi ofuscada pela imagem sexy e provocante que ela começou a cultivar com o single de estréia, 'Dirrty' [8]. Essa imagem mais "pervertida" rendeu reações das mais diversas. Mesmo assim, o video de 'Dirrty' se tornou um dos sucessos do ano na MTV norte-americana e teve um resultado além do esperado na venda de singles.

Porém, com o segundo single, 'Beautiful', a crítica se rendeu ao talento da cantora. O single se tornou um sucesso radiofônico monstruoso por todo o mundo. Alcançou o #2 na Billboard, #1 na Australia, UK, Canada entre outros países. "Beautiful" 'Stripped' ainda teve mais três singles lançados nos anos seguintes: "Fighter", "Can't Hold Us Down", e "The Voice Within". O Álbum vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Foi nessa fase que ela se autodenominou Xtina, tanto que tatuou na nuca e colocou vários piercings pelo corpo[9] .

Em 2003, Aguilera participou de uma das maiores polêmicas da história da MTV[10] nos Estados Unidos. Durante a abertura do apresentação no MTV Video Music Awards, Christina realizou um dueto com Britney Spears, cantando a clássica "Like a Virgin". Ao final da performance, Aguilera e Britney trocaram beijos com Madonna. Missy Elliot fez uma participação especial ao lado das três. Naquela mesma noite, Christina surpreendeu a todos apresentando-se novamente. Dessa vez, a cantora cantou suas próprias músicas: o mega hit "Dirrty", que lhe rendeu indicação ao Grammy, e "Fighter", acompanhada pelo famoso guitarrista Dave Navarro.

Em meio a tanto sucesso, Christina foi convidada a apresentar o Europe Music Awards, a maior premiação da MTV européia, e se tornou a anfitriã do evento, onde também ganhou na categoria de "Melhor Cantora Feminina". Literalmente um sucesso. A edição apresentada pela cantora foi a mais lucrativa e com maiores registros de audiência até hoje na história do prêmio.

Com o mundo a seus pés, Christina Aguilera foi intitulada a "Melhor Artista Pop" de 2003, pela Billboard e "Artista do Ano", pela Rolling Stones. Além de sua turnê, Stripped Tour, ter sido eleita a melhor do ano[11].


2004-2005: Amadurecimento pessoal e novos rumos na carreira


Em 2004, Christina assumiu uma postura mais madura, deixando a ousada imagem que construiu com "Dirrty" de lado e chegou a participar de importantes movimentos políticos e campanhas sociais. Com um visual cada vez mais glamouroso e sofisticado, esbanjando elegância por onde quer que fosse [12]. Essa nova imagem lhe rendeu um contrato milionário com a Mercedes-Benz, tornando-se o novo rosto da empresa.

Um pouco antes das eleições americanas, Aguilera estrelou a campanha política 'Declaire Your Self'. Nesses anúncios, a cantora aparecia com a boca costurada, expressando as conseqüências de abrir mão de votar (lembrando que nos EUA o voto é facultativo). Christina participou de diversos debates e foi convidada ao "The Oprah Winfrey Show" para discutir a importância da voto e suas conseqüências.

No verão de 2004, Aguilera estava em 2 singles. O primeiro: 'Car Wash', uma regravação de Rose Royce, para a trilha sonora da animação da Disney, 'O espanta tubarões'. Missy Elliot também participou. O segundo single também foi uma participação. Desta vez com o rapper Nelly, para seu álbum 'Sweat', single intitulado "Tilt Ya Head Back'.

Em novembro de 2004, Christina lançou seu primeiro DVD ao vivo. Apresentando o show de Stripped Tour. "Stripped Live In the U.K.", como foi intitulado o DVD, foi gravado na Wembley Arena, em Londres, Inglaterra.

Mesmo em 2004, Christina ainda colhia os frutos de 'Stripped', que ainda se encontrava no Top 100 Álbuns, da BillBoard. Aguilera recebeu 5 indicações ao Grammy Awards, incluindo 'Melhor Álbum Pop' e 'Canção do Ano', por 'Beautiful'. Christina venceu novamente, desta vez na categoria 'Melhor Performance Pop feminina', por 'Beautiful'. 'Beautiful' realmente imperou naquele dia. Christina apresentou a canção ao vivo, com direito a trechos a cappella e coral.
Em fevereiro de 2005, Christina anunciou seu noivado com o o executivo fonográfico, Jordan Bratman, com quem mantinha relacionamento desde 2002. Após 3 anos então, em novembro, casou-se com Jordan [13].

Aguilera colaborou o pianista de jazz, Herbie Hancock, em seu álbum 'Possibilities'. A música 'A Song For You', uma regravação de um clássico de Leon Russel. Christina retomou o clima do "Mickey Mouse Club" ao ser convidada especial da comemoração do 50º aniversário da Disneylândia, interpretando a canção 'When You Wish Upon a Star'. Aguilera colaborou, também, com Andrea Bocelli, na canção 'Somos Novios (It's Impossible), para o álbum 'Amore', do cantor italiano.

Em 2006, com sua versão de "A Song For You", juntamente com Hancock, Aguilera mais uma vez recebeu uma nomeação ao Grammy. A música fez tanto sucesso que rendeu uma apresentação na 48ª edição do Grammy Awards. Por sua colaboração em "Somos Novios", Christina foi convidada de honra do renomado Festival de San Remo, apresentando-se ao lado de Bocelli.


2006–atualidade: De volta às origens


Paris, 2006.Fortemente infuenciada pelo jazz e o soul das décadas de 20, 30 e 40[14], Aguilera trabalhou em seu terceiro álbum, "Back To Basics", lançado em 15 de agosto, obtendo o #1 em mais de 15 países, incluindo EUA[15], Inglaterra[16] e Austrália[17].O primeiro single, "Ain't No Other Man" teve um bom exito, alcançando #3 no Brasil e #2 no Reino Unido, além da #6 posição da Billboard e #1 em Portugal. "Hurt", segundo single de "Back to Basics", alcançou Top 20 na Billboard, #2 em Portugal e #11 na Europa.

Além da divulgação de seu próprio álbum, Aguilera colaborou com o rapper Diddy, em seu álbum "Press Play", na música "Tell Me" - que apesar de ser segundo single do álbum, não teve muita repercussão nos Charts mundiais. Christina anunciou sua nova turnê, intitulado "Back To Basics Tour", com 18 apresentações européias entre 17 de Novembro e 17 de Dezembro; e 41 apresentações na América do Norte entre 20 de Fevereiro e 5 de Maio [18]. Christina também foi citada na lista das mulheres mais ricas do entretenimento da Forbes, com um patrimônio estipulado em 60 milhões de dólares [19].

"Candyman", música lançada como terceiro single de "Back to Basics", mostra uma forte influência do pop das décadas de 40 e 50, com sonoridade Big Band. Durante a cerimônia do 49ª Annual Grammy Awards, Aguilera ganhou o prêmio de Melhor Performance Pop Feminina, por "Ain't No Other Man". Christina fez uma aclamada apresentação durante a premiação: um tributo a James Brown, cantando "It's a Man's World"[20].

"Slow Down Baby" foi o quarto single do album, divulgado principalmente na Ásia e Oceania, atingindo #21 na Austrália. No dia 8 de Novembro de 2007 foi lançado o clipe ao vivo oficial do single "Oh Mother", quinto do album, para apenas alguns países da Europa. A apresentação do clipe foi retirada de cenas do DVD Back To Basics Live And Down Under que foi lançado em Dezembro de 2007. Até o momento, "Back to Basics" vendeu mais de 4 milhões de cópias.


Futuro e Quarto álbum


Foi anunciado por Johnny Grant que em 2008, Christina ganhara uma estrela na calçada da fama de Hollywood ao lado de Ricky Martin, de Duran Duran, de Tim Robbins, de Cate Blanchett, Angela Bassett, Howie Mandele e George Harrison ou Britney Spears presente desde 2003.[21]

Christina disse que já quer começar a gravar seu próximo álbum no estúdio de sua casa nova. Aguilera não deu nenhuma dica sobre o estilo e imagem para o novo álbum, mas disse que não será duplo. Em entrevista ao Ryan Seacrest, disse que quer um álbum divertido. Os produtores confirmador para esse quarto álbum de Christina Aguilera são Linda Perry, DJ Premier e Mark Ronson. Os três trabalharam com ela no seu último álbum, Back to Basics.[22]

A cantora no último dia 12 de janeiro teve um filho do empresário da indústria da Música Jordan Bratman, chamado Max Liron Bratman.


Voz


Christina Aguilera, uma Spinto Soprano, é considerada uma das maiores vozes da geração atual. Com sua voz potente e poderosa, é capaz de emitir notas muito agudas usando o Whistle Register, isso é um dos motivos que a tornam tão excepcional. Aguilera é capaz de cobrir as extenções da contralto e inclusive a da Soprano Ultra Leggero, voz feminina mais aguda. Em suas gravações ela bate a sua nota mais grave, D3, em seu single Walk Away e sua nota mais aguda no single The Christmas Song, C7, tendo assim 3,6 oitavas de extenção vocal. Sua tessitura chega ao G5, sendo que ocorre aí uma transição de voz de peito para voz de cabeça ao passo que ela passa a emitir um G#5 em seu single This Christmas. Em 2003, foi votada pela MTV americana juntamente a revista Blender) como a 3ª melhor voz feminina do mundo. Ao fim do mesmo ano, ganhou o título de melhor vocalista Pop do mundo, concedido pela revista americana Cove. [23]» in Wikipédia.


"Não olhe para mim


Todos os dias são tão maravilhosos, e de repente, fica difícil respirar
De vez em quando, eu me sinto insegura de toda a dor
Fico tão envergonhada


Eu sou bonita, não importa o que eles digam
Palavras não podem me abalar
Eu sou bonita de todas as maneiras
Sim, palavras não podem me abalar, oh não
Então não me abale hoje


Para todos os seus amigos, você é delirante
Tão consumido em todo o seu destino, ooh
Esforçando-se para preencher o vazio, a paz se foi
Deixaram o quebra-cabeça desfeito, é assim que tem que ser?


Você é bonita, não importa o que eles digam
Palavras não podem te abalar, oh não
Você é bonita de todas as maneiras
Sim, palavras não podem te abalar, oh não
Então não me abale hoje


Não importa o que façamos (não importa o que façamos)
Não importa o que digamos (não importa o que digamos)
Somos a canção dentro da melodia (yeah, oh yeah), cheia de erros bonitos
E onde quer que formos (e onde quer que formos)
O sol sempre brilhará (sol sempre brilhará)
Mas pode ser que amanhã acordemos no outro lado


Porque nós somos bonitos, não importa o que eles digam
Sim, palavras não vão nos abalar, oh não
Nós somos bonitos de todas as maneiras
Sim, palavras não podem nos abalar, oh não
Então não me abale hoje


Oooh, yeay yeay yeay
Não me abale hoje
Não me abale... humm, hoje"

Christina Aguilera - "Hurt"
Christina Aguilera - "Beautiful"
Christina Aguilera - "Back In The Day"
Christina Aguilera - "Can't Hold Us Down Diashow"
Christina Aguilera - "At Last"
Christina Aguilera ft. Alicia Keys - "Impossible"
Christina Aguilera - "Voice within"
Eddie & Christina Aguilera - "Nobody Wants To Be Lonely"
Christina Aguilera - "Oh Mother"
Christina Aguilera - "High Notes"
Christina Aguilera - "Dirty"
Christina Aguilera - "A Song for You"
Cristina Aguilera - "Moulin Rouge"
Christina Aguilera - "Its a Mans World"
Christina Aguilera - "High Notes"
Christina Aguilera & Beyonce



Mais informações sobre esta extraordinária cantora, no seu site pessoal:


Educação em Portugal - A brincar, a brincar!


Excelente rábula realizado pelos "Cavaleiros do Apocalipse"

21/04/08

"António O Poeta Louco", Poema de Ângelo Ochôa , na voz do mesmo.










Ângelo Ochôa, mais uma vez brilhante!

"António, o poeta louco,

ditou-me os seus últimos versos:

O governador dos céus estava ali,

e um livro para ascender à pátria verdadeira.

Árvores dançando p’lo ar.

Pescadores chegam em romagem

pra beijar a mão à Senhora das Naves,

que embala ao colo o doce Filho.

Pássaros nidificam onde abre a flor

frágil à donzela.

Haja no pequeno reino paz.

Quando eclodir a Boa Esperança." in www.angeloochoa.net

O Poema dito aqui brilhantemente, pelo Poeta Ângelo Ochôa!

20/04/08

F.C. do Porto 2 vs S.L. Benfica 0 - Vinte Pontos de Avanço!










Ninguém para a vontade de vencer da equipa do F.C. do Porto!









«24 golos, 24 pontos

Não foi exactamente entrar e marcar, apenas porque entre o começo e o golo houve seis minutos de permeio, espécie de ameno preparativo de consequências previsíveis elaborado como uma inevitabilidade, marcha implacável acelerada por uns e temida por outros.
Ao sétimo minuto, Lisandro, cansado do pacífico ensaio, deu a análise por concluída numa diagonal instintiva que carregava a ciência de um artista a cada metro conquistado e a cada adversário ultrapassado. O remate, no sentido inverso à direcção dada ao arranque e, desde logo, sugerida ao opositor, replicou a inegável genialidade do melhor marcador da Liga.
Novas lições de um dos melhores intérpretes do futebol apelidado de total estavam ainda reservadas por entre as ameaças de Lucho, Meireles e Quaresma, com o último a falhar execução soberba de um «chapéu» de ângulo altamente desaconselhável.
Os ensinamentos de Lisandro repetiam-se, enquanto o Benfica, indiferente à demonstração grátis, apelava persistentemente à criatividade de Quim, que dispensava a escala no meio-campo para solicitar a intervenção de Nuno Gomes, ou, em alternativa, ao estilo cerebral e peculiar de Nelson, promotor de uma boa dezena de cruzamentos semelhantes com destino idêntico.
O incansável argentino capitalizaria a atenção e o aplauso do estádio em várias situações, embora o tributo ensurdecedor da plateia se tenha revelado mais perceptível em duas delas.
Primeiro, numa recuperação de bola monstruosa, tão longa quanto célere, finalizada numa zona de intervenção a que poucos avançados se dão ao trabalho de acorrer, não só pela distância, mas, sobretudo, pelo desempenho de funções supostamente secundárias e de menor brilho, o que não foi, de todo, o caso. Depois, na conversão irrepreensível do segundo golo, a passe de Mariano, sem defesa para Quim e com o dom de juntar uma pitada de justiça a um resultado curto e especialmente simpático para o adversário, derrotado pela terceira vez consecutiva no espaço de uma semana.
O 24º golo de Lisandro sentenciava o desfecho da terceira festa consecutiva do tricampeão e selava a distância para o opositor, cuja contabilidade há muito deixou de constituir motivo de desassossego ou mera inquietação para o F.C. Porto. A três jornadas do final da Liga, 24 pontos separam o Benfica do consagrado líder, agora com 20 de vantagem sobre o segundo.

FICHA DE JOGO

Liga 2007/08, 27ª jornada
20 de Abril de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 50.199 espectadores

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)
Assistentes: António Godinho e Paulo Ramos
4º árbitro: Paulo Pereira

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik, Lisandro e Quaresma.
Substituições: Tarik por Mariano (62m), Raul Meireles por Bolatti (82m); Quaresma por Farías (87m)
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Kazmierczak
Treinador: Jesualdo Ferreira

BENFICA: Quim; Nelson, Luisão, Katsouranis e Leo; Binya; Maxi Pereira, Rui Costa e Rodriguez; Nuno Gomes e Di Maria
Substituições: Maxi Pereira por Cardozo (56m); Nuno Gomes por Bosingwa (77m); Di Maria por Nuno Assis (85m)
Não utilizados: Butt, Luís Filipe, Edcarlos e Sepsi
Treinador: Fernando Chalana

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Lisandro (7m e 80m)
Disciplina: cartão amarelo a Lisandro (7m), Maxi Pereira (12m), Bynia (17m e 90m), Katsouranis (27m), Fucile (68m), Cardozo (72m); cartão vermelho a Bynia (90m)» in site F.C. do Porto.

Imagens de mais uma vitória do F.C. do Porto, e dos golos pelo inevitável Lisandro Lopez!
---------------------------------------------------------------------------------
O F.C. do Porto deu mais uma prova cabal da sua categoria vencendo o Benfica de uma forma categórica! Uma equipa que tem vinte pontos de avanço no campeonato para o primeiro dos últimos, haverá mais uma coisa a dizer; contra factos não há argumentos! Os senhores da capital centralista do regime bafiento e salazarento vão ter que aplaudir o nosso mérito! Nós somos os maiores de Portugal e precisamos de adversários à nossa altura... para aqueles que dizem que ficamos aquém nas competições europeias se calhar é pela falta de concorrência interna! Os nossos adversários tem quue falar menos e jogar mais, a bem do Futebol Português. Grande Lisandro, grande garra, grandce jogador, mais dois grandes golos, é o verdadeiro jogador à Porto, oxalá fique no Dragão mais tempo! Ele, Lucho e até Mariano, queremos ver mais Tangos Agentinos, grande futebol!

Desporto Futebol: Amarante F.C. 4 vs Serzedelo 0 - Vitória Categórica dos Alvinegros!

















Imagens de uma espetacular vitória do Amarante F.C. cimentando o 1.º lugar!


Momento da festa do 1.º Golo da Expressiva vitória do Amarante F.C.

Momento da festa do 2.º Golo da Expressiva vitória do Amarante F.C.





Momentos do jogo em que o Amarante F.C. dominou completamente!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Excelente exibição do Amarante F.C. que, mudou claramente o sistema de jogo, passando do 4x3x3 clássico, para o sistema 4x4x2. O meio campo do Amarante F.C. altamente pressionante como já há muito não via, colocou a equipa do Serzedelo num autêntico colete de forças não conseguindo sair a jogar... Gostei francamente da primeira parte do Amarante F.C., grande atitude, grande pressão e transições rápidas para o ataque. Na segunda parte, o Amarante F.C. teve uma quebra física grande dos jogadores do meio campo, alguns vindos de lesões e esse facto contribuiu para o abaixamento de rendimento da equipa. Mesmo assim, o Amarante F.C. com mais ou menos dificuldades, conseguiu controlar o jogo com alguma dificuldade. Grande exibição de todos os jogadores do meio campo, com destaque para Pedro, os centrais em grande evidência e o lateral Jorginho, que parecia o Bosingwa com as suas arrancadas pelo flanco direito. O sistema 4x4x2 exige muito dos laterais e Jorginho esteve á altura deste novo sistema de jogo. Uma palavra também para a equipa de arbitragem em grande nível, das melhores a que assisti no Municipal de Amarante, acompanhado muito de perto as jogadas e com uma postura muito sóbria, quase não se notando a sua presença!

19/04/08

Religião - Hoje é dia de S. Jorge o Patrono de Portugal!

«São Jorge
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


São George e o Dragão, de Gustave Moreau
O Santo Guerreiro
Falecimento c. 23 de abril de 303 em Nicomédia
Venerado pela 23 de Abril e 3 de novembro
Principal templo Igreja de S.Jorge (Lida,Israel)
Festa litúrgica
Atribuições Cavaleiro combatendo dragão, Cruz de São Jorge, espada.


Portal dos Santos


São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do S.C Corinthians Paulista. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões[carece de fontes?] (ver sincretismo religioso).


Índice


1 História
1.1 Disseminação da devoção a São Jorge
2 Padroeiro da Inglaterra
3 Padroeiro da Catalunha
4 São Jorge, o Dragão e a Lua
5 São Jorge na cultura pop
6 Ver também


História


De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região da atual Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar.
Neste tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Vendo, Jorge, que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?". Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade."
Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, segundo a tradição católica, em Nicomédia (Ásia Menor).
Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino, mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.
Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.


Disseminação da devoção a São Jorge


Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. Na França, Gregório de Tours era conhecido por sua devoção ao santo cavaleiro; o Rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotilde, mandou erguer várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante.
O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Jarreteira, fundada por ele em 1330. Por considerá-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o rei inglês Ricardo I, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa dos muçulmanos. No século XIII, a Inglaterra já celebrava o dia dedicado ao santo e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira.
Ainda durante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra. As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo.
Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael, intitulado "São Jorge vencedor do Dragão". Na Itália, existem diversos quadros célebres, como um de autoria de Donatello.


Padroeiro da Inglaterra


Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.
Hoje em dia na Inglaterra, todavia, a festa de São Jorge comemorada todo dia 23 de abril tem tido menos popularidade ao longo das últimas décadas. Algumas rádios locais, como a BBC já chegaram a promover enquetes perguntando qual seria, de acordo com a opinião pública, o orago dos ingleses, e eis que o eleito foi Santo Alba. Muitos fatores contribuíram a isso. Primeiramente por ter sido substituído, segundo bula do Papa Leão XIII de 2 de junho de 1893, por São Pedro como padroeiro da Inglaterra — recomendação que perdura até hoje.
Posteriormente, pelas reformas do Papa Paulo VI, São Jorge foi rebaixado a santo menor de terceira categoria (segundo hierarquia católica), cujo culto seria opcional nos calendários locais e não mais em caráter universal. No entanto, a reabilitação do santo como figura de primeira instância pelo Papa João Paulo II em 2000, conferiu nova relevância a São Jorge. Atualmente, haja vista a grande popularidade e apelo turístico de festas como a escocesa St. Andrew's Day, a irlandesa St. Patrick's Day e mesmo a galesa St. Dave's Day, têm-se formado grande iniciativa de setores nacionalistas para que o St. George's Day volte a gozar da mesma popularidade entre os ingleses como antigamente.


Padroeiro da Catalunha


A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta ao século VIII: documentos da época falam de um sacerdote de Tarragona chamado Jorge que fugiu para a Itália. Já no século X, um bispo de Vic tinha o nome de Jorge, e no século XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao santo no mosteiro de Ripoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge dessa época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da Catalunha. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Tiago I de Catalunha explica em suas crônica que foi visto o santo ajudando os catalães na conquista da cidade de Malorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso, o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos reinos da Sardenha e Nápoles.
Os reis e a Generalidade da Catalunha impulsionaram a celebração da festa de São Jorge por todas as regiões catalãs. Em Valência, em 1343, já era uma festa popular; em 1407, Mallorca celebrava-a publicamente. Em 1436, a Generalidade da Catalunha propôs, nas côrtes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória de São Jorge; em 1456, as côrtes reunidas na Catedral de Barcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, inclusa no código das Constituições da Catalunha. As remodelações do Palácio da Generalidade (sede do governo catalão) feitas durante o século XV são a prova mais clara da devoção impulsionada por esse orgão público, ao colocar um medalhão do santo na fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.


São Jorge, o Dragão e a Lua


O dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias.
A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.


São Jorge na cultura pop


Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.
As tatuagens com o Santo Guerreiro estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge. Vão desde simples camisas até mesmo bolsas de marcas famosas. Muito além das fronteiras religiosas, São Jorge virou um ícone pop, especialmente no Brasil.
São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo Fiel, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor católico italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Editoras Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia, que apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império, mas também a Cristo, e se recusou a contrair alianças com o genro do Imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para deliberar um golpe contra Diocleciano, o que terminantemente, o santo militar recusou.
São Jorge é considerado o Santo Padroeiro dos Jogadores de RPG.
Na Umbanda, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo São Jorge é identificado com Ogum.
Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade" no album Powerslave
A Banda Angra utilizou sua imagem na capa do Cd "Temple of shadows"


Ver também


O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: São Jorge.» Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jorge"


«São Jorge
O culto de São Jorge terá sido introduzido em Portugal por cruzados ingleses no século XII. No entanto a sua popularidade só se iniciou verdadeiramente depois da Batalha de Aljubarrota, em 1385, quando os portugueses com a ajudados pelos ingleses derrotaram os espanhóis.
Nesta Batalha, D. Nuno Alvares Pereira segurava um pendão com a imagem de São Jorge. Os portugueses em vez de gritarem por "São Tiago" passaram a gritar por "São Jorge". O sucesso da batalha ditou a difusão do culto do santo. Em agradecimento pela vitória D. Nuno mandou construir a capela de S. Jorge no próprio campo de batalha. O rei D. João I mandou que o castelo de Lisboa tivesse o nome do Santo.
São Jorge é santo guerreiro que luta contra o mal e as forças invasoras. Um simbolo que se encaixava na prefeição no caso português.
O nome de S. Jorge foi dado a várias paróquias de Portugal, ilhas e fortalezas. Muitos reis e príncipes passaram a ter o seu nome. Foi igualment patrono de várias ordens militares e religiosas. O seu sucesso foi enorme.
O Santo que já era o padroeiro de Inglaterra (1330), passou a ser também de Portugal (1385), e depois de Aragão (Catalunha), Géorgia e até da Grécia.
No século XVI, o seu culto perdeu muito da sua importância quando a Ingleterra se tornou num país protestante, renegando o Santo. Em Portugal o seu culto permaneceu muito vivo nas camadas populares. No século XVIII, D. José I, decreta que a sua imagem a cavalo devia acompanhar as procissões de Corpus Christi, as mais importantes do país. Os espanhóis ameaçavam mais uma vez invadir Portugal, mas graças à protecção do Santo foram de novo derrotados.» in http://acultura.no.sapo.pt/indexFatima.html
------------------------------------------------------------------------------










Na Freguesia de Fregim em Amarante, existe o lugar de S.º Jorge que é atribuído ao pedaço de terra que faz fronteira com as Freguesias de Freixo de Baixo, Freixo de Cima e Mancelos, todas do Concelho de Amarante e na Serra de S. Jorge. Aliás é nesse local que se encontra o marco Norte, delimitador da Ordem de Malta de Fregim. O marco Sul encontra-se nas imediações do parque de jogos da Empresa Metalocardoso! Esta Serra começa a ser inundada por construções mal enquadradas, entulho, eucaliptos, mas ainda me lembro de a atravessar em menino, de Fregim a Mancelos e era linda e muito arborizada! Infelizmente, começa a ficar muito degradada, como tudo neste País que não cuida do seu património em geral e do florestal em particular! O facto de S. Jorge ser o Patrono de Portugal, deve ser a explicação para o facto do nome Jorge ser tão banal em Portugal!

18/04/08

Oficinas de Emprego e Orientação Profissional do Tâmega - Amarante!

























O meu aluno Luís em grande estilo, temos jogador, grande classe!

Penso que a participação da Escola Secundária/3 de Amarante nas Oficinas de Emprego e Orientação Profissional do Tâmega, que decorreu nos Parques EDT, constituiu um grande momento de divulgação do trabalho realizado na Escola, por professores e alunos muito dedicados, apesar do ambiente turbulento que vive a Educação em Portugal! Notei, quer nos alunos do nono, quer nos do décimo segundo ano, uma grande curiosidade pelas inúmeras ofertas de Educativas e de Empregabilidades futuras, que as inúmeras Instituições apresentaram. Foi útil e quando assim é estão todos de parabéns. Todos os professores e alunos que de alguma forma contribuíram para a participação da ESA nesta Feira, estão de parabéns. Pena foi a Feira de Vaidades que alguns realizaram em simultâneo, mas, é a politica!
Pin It button on image hover