29/07/24

Amarante Mancelos - Em Manhufe, na Casa do Ribeiro, onde Amadeo de Souza Cardoso teve o seu atelier.



F.C. do Porto Jogo de Apresentação 2024/2025 - F.C. Porto 4 vs Al Nassr 0 - Portistas só precisaram de 32 minutos para marcar quatro golos ao Al Nassr.



«DRAGÃO APRESENTOU-SE NUM INSTANTE 
28 DE JULHO DE 2024 20:48

FC Porto só precisou de 32 minutos para marcar quatro golos ao Al Nassr (4-0).

O FC Porto regressou a casa e fê-lo logo com uma goleada por 4-0, conseguida entre os minutos 18 e 45+5, frente ao Al Nassr de Alex Telles, Otávio e Luís Castro. No primeiro duelo caseiro da temporada 2024/25, o último de preparação antes da Supertaça, os portistas repetiram o melhor resultado conseguido em jogos de apresentação no Estádio do Dragão (contra o Deportivo, em 2017) e deixaram bons indícios para o clássico do próximo sábado em Aveiro (20h15, RTP1).

Vítor Bruno repetiu a aposta em Martim Fernandes no corredor esquerdo da defesa e num meio-campo a três - com Marko Grujic, Alan Varela e Nico González na sala de máquinas - e foi o sérvio o primeiro a criar perigo, na sequência de um remate à meia-altura que passou perto da baliza árabe. Outros tantos minutos volvidos, aos 18, o espanhol deu perfeita sequência a um excelente cruzamento de João Mário e inaugurou o marcador nas alturas (1-0).

O segundo golo surgiu logo a seguir, quando Iván Jaime fez pontaria ao poste mais próximo e acertou no alvo sem grande dificuldade (2-0). Já depois da pausa para hidratação, bem necessária tendo em conta a temperatura de 28 graus, Nico beneficiou de um corte defeituoso do bem-conhecido Otávio para bisar de cabeça (3-0). Até ao intervalo ainda sobrou tempo para Cláudio Ramos negar a única chance visitante e para Gonçalo Borges fazer o 4-0 de grande penalidade.

O onze que regressou das cabines foi exatamente o mesmo, pese embora a troca de equipamentos, e incluía um médio galego apostado em fazer o hat-trick, mas sem sucesso. Vítor Bruno fez uma sêxtupla substituição volvida uma hora de jogo, promoveu as estreias de Samuel Portugal e de Rodrigo Mora perante as bancadas preenchidas por mais de 47 mil espetadores e junto deles também entraram Vasco Sousa, André Franco, Galeno ou Toni Martínez. Dez minutos mais tarde, aos 74, o técnico portista trocou a dupla de centrais e foi já com Fábio Cardoso e David Carmo à frente que Samuel Portugal disse “presente”.

Nos derradeiros instantes de uma partida há muito decidida, Gabriel Brás também debutou no Estádio do Dragão, Gonçalo Sousa e Fran Navarro entraram lado a lado com o jovem defesa e combinaram para o último lance de perigo, mas o espanhol teve demasiada pontaria e acertou num adversário colocado em cima da linha de golo. Feitas as apresentações e concluída a pré-temporada, chegou a hora de apontar o foco ao Sporting.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240728-pt-dragao-apresentou-se-num-instante


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/584435533?play=true


#fcporto    #jogo    #apresentação    #alnassr    #época24/25    #nicogonzalez    

#ivánjaime    #gonçaloborges    #cláudioramos    #samuelportugal

28/07/24

Mundo Pessoas - É frequente ver-se sapatilhas penduradas em fios elétricos, mas o seu significado pode variar muito dependendo do contexto e do lugar.



«Há sapatos pendurados em cabos elétricos por todo o mundo. Porquê?

É frequente ver-se sapatilhas penduradas em fios elétricos, mas o seu significado pode variar muito dependendo do contexto e do lugar.

Não é raro ver um par de sapatilhas pendurado num cabo elétrico. Este fenómeno, conhecido como shoe tossing ou “shoefiti”, ocorre em todo o mundo e há várias teorias sobre os seus significados.

Durante milénios, os humanos criaram memoriais para os falecidos, com locais de enterro que remontam aos Neandertais. As práticas memoriais modernas evoluíram, e pendurar sapatos em cabos eléctricos pode ser uma homenagem aos entes queridos perdidos, explica o IFLScience.

Uma teoria mais dramática sugere que o lançamento de sapatos assinala a atividade de um gangue, parar marcar território ou passar  mensagens, como a disponibilidade de droga. O site de fack-checking Snopes considera que esta teoria é um mito devido à falta de uma explicação universal para o lançamento de sapatos, no entanto, há casos em que os sapatos realmente são usados por gangues.

A WBEZ Chicago entrevistou o recluso da prisão estatal do Missouri Patrick Starr, um antigo membro do gang Bloods, que confirmou que, em Kansas City, o lançamento de sapatos marcava os territórios dos bairros. Louis afirma ainda que os outros reclusos lhe disseram que os sapatos também podem simbolizar os membros mortos de cada bairro.

Há casos que também podem não passar de meras partidas ou brincadeiras de adolescentes. Os postes de eletricidade nos Estados Unidos têm normalmente cerca de 10 metros de altura, o que os torna um alvo ideal para esta brincadeira. A altura torna a recuperação dos sapatos difícil e perigosa. A Austin Energy adverte até que as luvas ou sapatos de borracha não protegem contra os choques das linhas eléctricas, sublinhando os riscos envolvidos na tentativa de recuperar os sapatos.

Apesar destas teorias, a verdadeira motivação por detrás do ato de atirar sapatos permanece muitas vezes um mistério. Cada incidente pode ter um significado diferente, influenciado por contextos culturais, sociais e pessoais.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/sapatos-pendurados-cabos-eletricos-porque-616584


(Shoe Tossing / Shoefiti Urban Legend or True Story?)


#mundo    #sapatilhas    #linhas    #alta    #tensão    #shoes    #tossing    #shoefiti

Amarante F.C. - Amarante F.C. 3 vs Os Sandinenses 1 - Amarante vença no jogo de apresentação oficial.



F.C. do Porto Equipa B - FC Porto B treinou em conjunto com o Vitória de Guimarães B (2-0) e a Oliveirense (1-3).



«VITÓRIA E DERROTA NUM SÁBADO A DOBRAR 
27 DE JULHO DE 2024 20:31

FC Porto B treinou em conjunto com o Vitória de Guimarães B (2-0) e a Oliveirense (1-3).

O FC Porto B realizou duas sessões de treino com jogo este sábado, uma frente à equipa B do Vitória SC, no Olival, e outra diante da Oliveirense, no Estádio Carlos Osório.

No jogo da manhã, que terminou com um triunfo por 2-0, Anha Candé marcou os dois golos e João Brandão utilizou os seguintes atletas: Gonçalo Ribeiro, Luís Gomes, Alfa Baldé, Gil Martins, Loum, Eric Pimentel, David Vinhas, Adramane Cassamá, Fábio Amaral, André Oliveira, Ussumane Djaló, João Teixeira, Anha Candé, Rui Monteiro e Jorge Meireles.

No da tarde, um desaire por 3-1, o ex-portista Zé Manuel fez hat-trick, Gil Martins reduziu a desvantagem num livre direto ao minuto 88 e o técnico azul e branco fez alinhar Diogo Fernandes, Dinis Rodrigues, António Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Kaio Henrique, Braíma Sambú, Domingos Andrade, Tiago Andrade, Abraham Marcus, Luís Mota, Wendel Silva, Alfa Baldé, Gil Martins, Luís Gomes, Filipe Sousa e André Oliveira.

No boletim clínico consta apenas o nome de Afonso Leite, que treinou condicionado.

Os “bês” regressam ao trabalho este domingo de manhã, novamente no CTFD PortoGaia.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240727-pt-vitoria-e-derrota-num-sabado-a-dobrar


Resumo jogo na Oliveirense: https://www.fcportotv.com/app/watch/7952956340


#fcporto    #equipab    #jogostreino    #guimarãesb    #oliveirense    #jornada    

#dupla    #anhacandé    #diogofernandes     #gonçaloribeiro

27/07/24

Amarante Mancelos - Em Manhufe, por terras e casas que inspiraram umbilicalmente o pintor Amadeo de Souza Cardoso.



Arte Pintura - Um auto-retrato de Norman Cornish, célebre artista britânico do século XX, foi encontrado quando um conservador retirou uma placa na parte de trás de outra obra de arte.

 
(Um autor-retrato do conceituado artista britânico Norman Cornish estava escondido no verso de outro quadro)

 
(O auto-retrato de Norman Cornish estava escondido por trás de “Bar Scene”)


«“Momento oh meu Deus”. Auto-retrato de famoso pintor mineiro esteve escondido 60 anos

Um auto-retrato de Norman Cornish, célebre artista britânico do século XX, foi encontrado quando um conservador retirou uma placa na parte de trás de outra obra de arte.

Quando Jon Old, conservador do Bowes Museum, no norte de Inglaterra, retirou uma placa da parte de trás de uma importante obra de Norman Cornish para uma exposição, fez uma descoberta “mágica”: no verso da tela estava um autorretrato do mineiro que se tornou um artista célebre.

Um colega do curador desatou então a gritar pelos corredores do museu, cheio de entusiasmo: “O Jon encontrou um quadro“, contou ao The Washington Post a Diretora de Programação e Coleções do museu britânico, Vicky Sturrs.

O quadro recentemente descoberto foi exposto pela primeira vez no sábado, no âmbito de uma exposição no Bowes Museum, juntamente com dezenas de outras obras de arte raras de Cornish e do seu contemporâneo L.S. Lowry.

Conhecido pelas suas imagens evocativas da vida profissional dos mineiros no nordeste da Grã-Bretanha, Cornish foi o mais famoso de um grupo que veio a ser conhecido como “os pintores de minas”.

Com pinceladas vivas e definitivas e uma paleta de cores suaves, capturou a vida nas ruas das comunidades mineiras, bem como a camaradagem das reuniões comunitárias. Era uma vida com a qual ele estava intimamente familiarizado: Passou mais de três décadas a trabalhar como mineiro de carvão.

Old encontrou o autorretrato enquanto manuseava um quadro intitulado “Bar Scene“, que retrata mineiros de boné sentados curvados numa taberna, informou o Museu Bowes em comunicado.

Curiosamente, o quadro, emprestado pelo Conselho do Condado de Durham, tinha um encosto colocado na moldura e a obra tinha sido esticada sobre uma moldura, explica Old no comunicado.

“Por isso, decidi retirar a tábua para ver se estava a afetar a pintura e, para minha surpresa, revelou esta maravilhosa outra pintura no verso, que era bastante mágica“, acrescentou.

A família Cornish, explica Vicky Sturrs, documentou meticulosamente todos os seus trabalhos com elementos inacabados na parte de trás das telas: podem ser coisas que ele estava apenas a experimentar ou que abandonou antes de passar para o outro lado.

“Encontrámos algo que ninguém conhecia“, garante a diretora do Bowes. “Foi um momento de ‘oh meu Deus’.”

Com 56 por 74 centímetros, “Bar Scene”, ou “Cena de Bar”, foi adquirido pelo Conselho de Durham em 1961, explica Sturrs, o que significa que o autor-retrato passou despercebido durante mais de 60 anos.

Pintado numa tela usada, o autorretrato mostra Cornish na sua juventude com um olhar pensativo. É o 29º autorretrato no corpo de trabalho do artista, de acordo com o museu.

O desafio era expor ao mesmo tempo a nova obra e “Bar Scene”. Para esse efeito, conta a diretora do museu, foi criado um pedestal especial que inverte as pinturas ao longo do dia, de modo a que os visitantes possam ver as duas faces na posição correta em diferentes pontos.

Cornish nasceu na pequena cidade mineira de Spennymoor, no condado de Durham, em 1919, e começou a trabalhar nas minas aos 14 anos. Quando fez 15 anos, juntou-se a um instituto social que se tornou um viveiro de talentos criativos, conhecido como Pitman’s Academy.

Em 1966, deixou as minas e estabeleceu-se como um dos artistas britânicos mais procurados do século XX. Morreu em 2014.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/auto-retrato-de-norman-cornish-esteve-escondido-60-anos-616130

(Norman Cornish)


26/07/24

F.C. do Porto Eventos - 39 atletas desfilaram na Baixa com a coleção de equipamentos e vestuário com a marca FC Porto para 2024/25.



«UMA NOITE À PORTO 
26 DE JULHO DE 2024 00:00

39 atletas desfilaram na Baixa com a coleção do FC Porto para 2024/25.

Cinco anos depois, clube, adeptos e cidade voltaram a unir-se para uma noite inesquecível. Num Largo Amor de Perdição pintado a azul e branco e repleto de portistas, que fizeram questão de aplaudir e motivar os atletas das várias modalidades para a nova temporada, 39 craques desfilaram com os equipamentos do FC Porto para 2024/25.

O evento arrancou com muito ritmo. À semelhança do que havia acontecido em edições anteriores, a Orquestra Bamba Social, Tiago Nacarato e Mundo Segundo produziram o fim de tarde perfeito com música que animou os milhares de sócios e simpatizantes presentes em frente ao Jardim da Cordoaria.

Ainda antes de o desfile, o presidente André Villas-Boas manifestou a sua felicidade por ver tantos sorrisos” demonstrativos da “vontade” dos adeptos em “ver o regresso do futebol e das modalidades”, reforçou a “fé inabalável” que tem para esta temporada e antecipou o jogo de apresentação, “um dia especial” que ficará marcado pelo “regresso a casa de muita gente que representou e dignificou o FC Porto”.

A partir das 21h30, foi servido o prato principal. Com a fachada do Centro Português de Fotografia pintada com as cores portistas graças à produção OCUBO apoiada pela New Balance, nomes como Diogo Costa, Alan Varela, Evanilson (equipa A), Tanner Omlid (basquetebol), Hélder Nunes (hóquei em patins), David Araújo (desporto adaptado), José Miguel Soares (bilhar), Joana Resende (voleibol), Anusca Costa (boxe), Kevins Apseniece (natação), Cláudia Lima (futebol feminino), Gustavo Guerra (formação) e Sofia Gonçalves (Dragon Force) fizeram as delícias dos adeptos. Só o plantel do andebol, a estagiar em Vila Praia de Âncora, acompanhou à distância.

O destaque foi para a primeira cara do futebol feminino. Cláudia Lima, a primeira futebolista sénior da história do clube, estreou-se de azul e branco e foi uma das surpresas da noite. Após “a melhor estreia possível”, a centrocampista que cumpriu “o sonho” de representar o FC Porto prometeu “muito trabalho” para “dignificar” o “melhor clube de Portugal”.

Os cachecóis ergueram-se e as vozes ecoaram ao som do hino do FC Porto num dos momentos altos de uma festa que foi, depois, encerrada com chave de ouro pela DJ Zanova.


Os atletas do FC Porto que desfilaram na Baixa

Tanner Omlid (basquetebol)

Miguel Maria Cardoso (basquetebol)

Rafa (hóquei em patins)

Hélder Nunes (hóquei em patins)

Leonardo Pais (hóquei em patins)

David Araújo (desporto adaptado)

Luís Nascimento (desporto adaptado)

José Miguel Soares (bilhar)

Inês Silva (bilhar)

Joana Resende (voleibol)

Gabriela Coelho (voleibol)

Eliana Durão (voleibol)

Ana Rui Monteiro (voleibol)

Anusca Costa (boxe)

José Bolela (boxe)

António Rodrigues (boxe)

Kevins Apseniece (natação)

Maria Inês Silva (natação)

Francisco Amaral (natação)

Tiago Magalhães (Dragon Force)

Sofia Gonçalves (Dragon Force)

Filipe Viana (Dragon Force)

Catarina Santos (Dragon Force)

Cláudia Lima (futebol feminino)

João Miranda (futebol formação)

Gustavo Guerra (futebol formação)

Diogo Costa (equipa A)

Cláudio Ramos (equipa A)

Samuel Portugal (equipa A)

Toni Martínez (equipa A)

Fábio Cardoso (equipa A)

André Franco (equipa A)

Nico González (equipa A)

Iván Jaime (equipa A)

Danny Namaso (equipa A)

Rodrigo Mora (equipa A)

Gonçalo Sousa (equipa A)

Alan Varela (equipa A)

Evanilson (equipa A)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240725-pt-uma-noite-a-porto


Resumo do evento: https://www.fcportotv.com/app/watch/113068744?play=true


#fcporto    #eventos    #desfile    #equipamentos    #atletas    #baixa    #porto

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Cláudia Lima, Centrocampista de 27 anos capitaneava o Valadares Gaia. e é o primeiro reforço do Futebol feminino.



«CLÁUDIA LIMA É O PRIMEIRO REFORÇO DO FUTEBOL FEMININO 
25 DE JULHO DE 2024 22:21

Centrocampista de 27 anos capitaneava o Valadares Gaia.

O desenvolvimento do desporto feminino é uma realidade e a valorização do papel da mulher no clube é um eixo prioritário. É neste contexto, e no seguimento das contratações de José Manuel Ferreira para diretor da secção e de Daniel Chaves para treinador, que surge o ingresso de Cláudia Lima, a primeira jogadora de futebol do FC Porto.

Natural da Invicta, a centrocampista de 27 anos começou a carreira no Folgosa da Maia, mas esta primeira etapa apenas durou duas épocas, já que o interesse pelo andebol levou-a para o Santa Joana, onde praticou a modalidade durante um par de temporadas.

De volta aos relvados em 2011, integrou o plantel de sub-17 do Leixões, clube em que se estreou como sénior com apenas 16 anos e que representou durante quatro épocas. Seguiram-se três anos com o xadrez do Boavista vestido antes do início da ligação ao Valadares.

Em Gaia, a internacional portuguesa - foi convocada por Francisco Neto em sete ocasiões para a equipa principal das quinas, já depois de ter feito 16 jogos pelas lusas nos sub-19 – subiu ao relvado por 118 vezes em sete épocas, marcou 10 golos e ajudou, na época passada, os canários a ficarem na sexta posição da Liga.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240725-pt-claudia-lima-e-o-primeiro-reforco-do-futebol-feminino


Declarações de Cláudia Lima: https://www.fcportotv.com/app/watch/5458343950?play=true


#fcporto    #futebol    #feminino    #atletas    #internacionais    #cláudialima

25/07/24

F.C. do Porto Atletas Internacionais - O médio Vasco Sousa de 21 anos renovou o contrato que o vincula ao FC Porto até 2027 e, à semelhança da referência Dmitri Alenichev, vai ser o camisola 15 do plantel comandado por Vítor Bruno e mais um exemplo da aposta no ouro da casa.



«VASCO SOUSA RENOVA ATÉ 2027 
25 DE JULHO DE 2024 13:00

Médio vai envergar a camisola 15 em 2024/25.

Vasco Sousa vai continuar de Dragão ao peito. O médio de 21 anos renovou o contrato que o vincula ao FC Porto até 2027 e, à semelhança da referência Dmitri Alenichev, vai ser o camisola 15 do plantel comandado por Vítor Bruno e mais um exemplo da aposta no ouro da casa.

Natural de Paredes, o internacional sub-21 português deu os primeiros toques no Futebol Clube Cristelo antes de se mudar para Paços de Ferreira, onde permaneceu durante três épocas. Com 11 anos, abraçou o desafio proposto pelo Vitória de Guimarães e representou os conquistadores nos infantis, iniciados e no primeiro ano de juvenil.

Os 34 encontros disputados e os cinco golos marcados em 2018/19 cativaram o interesse do FC Porto, que o resgatou na temporada seguinte e fê-lo crescer nos sub-17 e nos sub-19 até lhe proporcionar a estreia como profissional a 7 de agosto de 2021, ao serviço do FC Porto B, na primeira jornada da segunda liga. O criativo entrou aos 83 minutos e marcou o golo que deu o empate (2-2) aos 90 frente ao Trofense. Três dias depois, renovou até 2025 e revelou o sonho de “jogar pela equipa principal do FC Porto no magnífico Estádio do Dragão”.

O talento demonstrado ao longo de 27 jogos na segunda divisão levou-o a afirmar-se entre os graúdos. Em 2022/23, participou em 32 encontros ao serviço dos bês, divididos entre segunda liga e Premier League International Cup, alinhou nos seis disputados na Youth League pelos sub-19 e cumpriu o objetivo que havia traçado anteriormente: na 19.ª jornada da Liga, a 5 de fevereiro de 2023, entrou para o lugar de Marko Grujic aos 88 minutos e jogou pela primeira vez no palco de sonho frente ao Vizela.

Três golos e duas assistências pintaram o retrato de Vasco na edição 2023/24 do segundo escalão. Dinâmico no meio-campo, tecnicamente evoluído e fundamental na aproximação à baliza contrária, o médio chamou a atenção de Vítor Bruno, que o convocou para a pré-época do plantel principal.

Na primeira semana, ainda no Olival, afirmou à comunicação social que se sente “feliz” e que “a renovação” seria “uma coisa natural” dependente do “trabalho bem feito”. Na segunda, já na Áustria, estreou-se a marcar frente aos húngaros do Tatabánya.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240725-pt-vasco-sousa-renova-ate-2027


Imagens da renovação: https://www.fcportotv.com/app/watch/5350870835?play=true


#fcporto    #atletas    #internacionais    #médio    #vascosousa    #renovação

Amarante Mancelos - A fase de modernismo e de geometrização da paisagem que Amadeo realizou inspirado na paisagem de Mancelos, Manhufe, nas casas da sua família.

(Vista frontal da Casa de Amadeu em Manhufe)


(Fotografia atual da Casa de Amadeo, a partir das vessadas traseiras a partir do ribeiro)


(«P23 – A Casa de Manhufe» (c. 1910) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular — ASC-BA: ASC 02/54 — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


(«P44 – A Casa de Manhufe» (c. 1912-1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular, em depósito no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante —DEP. N.º 4 — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


(«Cosinha da Casa de Manhufe» (1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — 86P36 — © Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa / Museu Calouste Gulbenkian — Coleção Moderna.)


(«P45 – Casa do Ribeiro» (1913) — Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918) — Coleção Particular — In Freitas, H. (ed. 2008). Catálogo Raisonné Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; Assírio & Alvim.)


«Prendo-me depois com as duas pinturas que Amadeo fez da sua própria casa, a Casa de Manhufe, a que o viu nascer, se acreditarmos nos registos paroquiais, às duas horas e meia da manhã, de dia 14 do dito mês. Essas, quando em confronto, mostram tão claramente a evolução vertiginosa; a primeira, de cerca de 1910, e a segunda de cerca de 1912-1913, dificilmente podiam ser mais diferentes, quando pensamos no tempo que separa a produção de ambas. 

 Na primeira (P23, segundo o catálogo), como que numa experiência impressionista, captura uma atmosfera de fim de tarde, quando o sol radiante e anguloso, tinta toda a paisagem de amarelos e laranjas; uma “luz intensa, desta terra cheia de coisas pitorescas.” (Souza-Cardoso, 1910b). Pinceladas mais rápidas, numa tela pequena e portátil, onde o pintor dedica tempo a definir apenas a torre acastelada, como marca identitária principal da casa; o resto do casario tosco, e a vegetação muitas vezes uma simples pincelada grossa. 

A segunda (P44) é já uma experiência completamente diferente. Amadeo geometriza a Casa de Manhufe que se avista “ao longe no alto de uma das montanhas do sopé do Marão (…) com o seu tipo acastelado, com o ar de quem vigia as montanhas aos pés” (Souza-Cardoso, 1910b) e a sua paisagem circundante. As linhas que passam os seus limites naturais, as formas destorcidas, o arvoredo altamente estilizado, conferem à obra uma identidade muito própria. Não há, também, como não mencionar uma das mais fantásticas obras de Amadeo: «a Cosinha da Casa de Manhufe» (P50, 1913). Do mesmo período da P44, a incessante geometrização das formas, a exploração dos vários planos, sagram a entrada definitiva de Amadeo pelo cubismo. Ainda em Manhufe, não muito longe, fica a Casa do Ribeiro, onde o pai de Amadeo lhe constrói um atelier. Também foi pintada (P45), em 1913, no mesmo estilo de P50. 

 Fica assim completa a tríade mais intensa da formação (portuguesa, entenda-se) de Amadeo de Souza-Cardoso: a casa onde nasceu, a que o viu ser batizado, e aquela onde trabalhou e tanto produziu. Nesse sentido, o pintor faz, numa das cartas que envia a Lucie, a confissão: “não imaginas o efeito que me tem produzido a minha terra desta vez” (Souza-Cardoso, 1910a). Hoje, felizmente, não precisamos de imaginar esse efeito: está patente no seu corpo de obra. A presença das suas raízes, em Manhufe, Mancelos, Amarante, Espinho, e a cor e luzes portuguesas, será a base a partir da qual Amadeo desenvolverá a sua estética. 

Ou então, somos apenas nós, portugueses, a tentar reclamar a nossa presença e importância para um percurso magnífico de um dos melhores artistas modernistas do século XX. A realidade é que já muito foi dito sobre Amadeo, sua vida e obra, mas havendo ainda tanto por se descobrir e por se discutir, a relevância é incontestável.


Bibliografia 

Alfaro, C. (2007). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Fotobiografia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Almada Negreiros, J. (1916). “EXPOSIÇÃO amadeo de souza cardoso LIGA NAVAL DE LISBOA” in Vasconcelos, M. J. (coord.) (2016). Amadeo de Souza-Cardoso, Porto – Lisboa, 2016-1916. Lisboa: Museu Nacional de Soares dos Reis & Blue Book, pág. 292. 

Fonseca, C. (2016). Amadeo de Souza-Cardoso: O último segredo da arte moderna [Documentário]. RTP PLAY – 21/12/2017 (Acedido em 19/05/2018). 

Freitas, H. (2008). Catálogo Raisonné: Amadeo de Souza-Cardoso: Pintura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Assírio & Alvim. 

Souza-Cardoso, A. (1910a). Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/15). Disponível em: https://goo.gl/tL9JUH (Acedido em 23/03/2018). 

(1910b) Carta de Amadeo a Lucie, 1910. Colecção espólio de Amadeo de Souza-Cardoso. Lisboa: Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (Cota BA ASC 12/19). Disponível em: https://goo.gl/brfT3k (acedido em 23/03/2018).» in https://pontesdevista.wordpress.com/2018/05/22/o-bom-filho-a-casa-pintou-manhufe-e-mancelos-na-pintura-de-amadeo-de-souza-cardoso-1887-1918/


24/07/24

F.C. do Porto Jogo Preparação: Sturm Graz 0 vs F.C. do Porto 2 - O FC Porto concluiu o ciclo de particulares inseridos no estágio de pré-temporada com um triunfo no terreno do campeão e vencedor da Taça da Áustria, o Sturm Graz.



«FOLHA LIMPA EM CASA DO CAMPEÃO AUSTRÍACO 
23 DE JULHO DE 2024 21:16

FC Porto venceu o Sturm Graz (2-0) no último desafio antes do regresso à Invicta.

O FC Porto concluiu o ciclo de particulares inseridos no estágio de pré-temporada com um triunfo no terreno do campeão e vencedor da Taça da Áustria, o Sturm Graz, por 2-0. No terceiro e último encontro de preparação no coração da Europa - depois das vitórias frente ao Al Arabi (4-0) e Áustria de Viena (3-1) - os portistas bateram um adversário de Liga dos Campeões com golos de Marko Grujic e Danny Namaso.

Vítor Bruno manteve a aposta em cinco dos titulares em Viena e lançou Cláudio Ramos, João Mário, David Carmo, Marko Grujic, Nico González e Danny Namaso de início, mas foi um dos repetentes a deixar os primeiros avisos. Primeiro numa diagonal desde a direita e depois a partir da esquerda, Gonçalo Borges atirou duas vezes à figura de Kjell Scherpen e deu o mote para a boa arrancada (e ainda melhor centro) de João Mário que terminou num remate sem perigo de Iván Jaime - servido por um ponta de lança demasiado altruísta.

Nove minutos volvidos, aos 33, Martim Fernandes tirou um cruzamento como mandam os livros e Grujic só teve que desviar de cabeça para inaugurar o marcador em Graz (1-0). Até ao intervalo ainda sobrou tempo para o guardião da casa protagonizar duas excelentes intervenções com os pés, uma após atraso defeituoso de um companheiro de equipa e outra após remate cruzado de João Mário.

O descanso não arrefeceu a chama de Gonçalo Borges, o principal desequilibrador entre os 22 no relvado da Merkur Arena, que serviu Namaso no tempo e forma certos para o britânico dobrar a vantagem dos Dragões (2-0) e se redimir da oportunidade desperdiçada na etapa inaugural. A resposta austríaca não se fez esperar, porém faltou pontaria ao avançado da casa que apareceu isolado na pequena área forasteira.

A primeira alteração só surgiu ao minuto 77, quando André Franco rendeu Iván Jaime e antecedeu a entrada de Vasco Sousa para o lugar ocupado por Nico González. Um minuto antes dos 90 regulamentares, Rodrigo Mora e Fran Navarro substituíram Grujic e Gonçalo Borges. Os azuis e brancos ainda treinam em Bad Tatzmannsdorf esta quarta-feira, dia do regresso a Portugal.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240723-pt-folha-limpa-em-casa-do-campeao-austriaco


Resumo do jogo: https://www.fcportotv.com/app/watch/1855451126?play=true


#fcporto    #treino    #vitória    #sturmgraz    #grujic    #namaso    #cláudioramos

F.C. do Porto Equipa B: F.C. do Porto 2 vs AVS 1 - Equipa FC Porto B trabalhou em conjunto com o adversário da Primeira Liga no Olival.



«MANHÃ DE TREINO COM JOGO FRENTE AO AVS 
24 DE JULHO DE 2024 12:48

FC Porto B trabalhou em conjunto com o adversário da Primeira Liga no Olival (2-1).

A equipa B do FC Porto reagrupou esta quarta-feira de manhã no Olival, onde trabalhou em conjunto com o AVS. O treino com jogo terminou em vitória portista por 2-1, marcaram Abraham Marcus e Luís Mota.

João Brandão utilizou os seguintes atletas: Nicolas Damaso, Kaio Henrique, Rodrigo Fernandes, António Ribeiro, Filipe Sousa, Domingos Andrade, Braíma Sambú, Tiago Andrade, Wendel Silva, Luís Mota, Abraham Marcus, Ussumane Djaló, Jorge Meireles, Rui Monteiro, Fábio Amaral, Adramane Cassamá, Eric Pimentel, Martim Pereira, Luís Gomes, André Oliveira, Alfa Baldé e Gil Martins.

No boletim clínico consta apenas o nome de Afonso Leite, que fez tratamento.

Os “bês” azuis e brancos regressam ao trabalho esta quinta-feira de manhã no CTFD PortoGaia.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240724-pt-manha-de-treino-com-jogo-frente-ao-avs


#fcporto    #equipab    #jogo    #treino    #vitória    #abrahammarcus    #luísmota

23/07/24

F.C. do Porto Futebol Feminino - David Pinto, Catarina Mendes e Rui Marques completam a nova equipa técnica do FC Porto.




«DANIEL CHAVES É O TREINADOR DO FUTEBOL FEMININO 
23 DE JULHO DE 2024 15:34

David Pinto, Catarina Mendes e Rui Marques completam a nova equipa técnica do FC Porto.

O desenvolvimento do desporto feminino é um dos principais compromissos da Direção do FC Porto, por isso já está em marcha a construção de uma equipa de futebol feminino às ordens de Daniel Chaves, o timoneiro escolhido para orientar a secção liderada por José Manuel Ferreira.

Trata-se do regresso a casa de um antigo treinador da Dragon Force que passou pelas equipas de formação e femininas do Boavista, Valadares, Oliveirense, Fafe, SC Braga, São Pedro da Cova, Coimbrões, Famalicão, Tirsense, Vitória de Guimarães, Leixões e pela Indonésia, onde foi adjunto de Fernando Valente no Arema FC.

Aos 33 anos, o promissor técnico português assume o comando do primeiro plantel feminino do FC Porto e faz-se acompanhar dos adjuntos David Pinto e Catarina Mendes, assim como do treinador de guarda-redes Rui Marques, no início de um projeto que pretende valorizar o papel da mulher no clube e que está obrigado a recuperar anos de atraso relativamente à concorrência.

Nas primeiras declarações aos órgãos do FC Porto, Daniel Chaves confidenciou a “honra, o orgulho e o grande sentido de responsabilidade” que sente ao abraçar “este projeto pioneiro no clube”, antecipou “um futuro brilhante” para as “jogadoras capazes de fazer parte do presente e do futuro” e reforçou a importância de “um crescimento sustentado” feito “à medida que o nível competitivo vai exigindo”.


Daniel Chaves

“É com honra, orgulho e um grande sentido de responsabilidade que abraço este projeto pioneiro no clube, uma das bandeiras da campanha do presidente André Villas-Boas, e é com enorme satisfação que aqui estou. A afluência das jovens jogadoras, demonstrada nas captações na Constituição, dá-nos alento e projeta um futuro brilhante em termos do crescimento e da formação das jovens que aqui poderão chegar e essa vai ser a base do sustento do nosso plantel sénior, jogadoras capazes de fazer parte do projeto no presente e no futuro a médio e longo prazo. É disso que estamos à procura, de um crescimento sustentado que vai sendo feito à medida que o nível competitivo o exija e à medida a que vamos evoluindo em termos de competição.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20240723-pt-daniel-chaves-e-o-treinador-do-futebol-feminino


#fcporto    #futebol    #feminino    #treinador    #danielchaves    #equipa    #técnica

Amarante Mancelos - Fazendo BTT por terras de Amadeo em Manhufe Mancelos, vindo de banho, atravessando Real, até à Casa do Ribeiro em Manhufe.